Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

Canecas? Pff, isso é coisa de putos. Girafas, conhece?
    Concordam com este comentário: MikeMelga
  2.  # 142

Boas,

Colocado por: j cardosoCanecas? Pff, isso é coisa de putos.

Agora babei-me: sou um puto :)

Colocado por: j cardosoGirafas, conhece?

Yeps ;)

Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
    • adan
    • 20 outubro 2011

# 143

Colocado por: j cardoso
    Estes sulistas mais a norma deles ...Pingoem vez de garoto
    Aquilo que para vós é uma imperial para nós não passa de um fino. Além do fino temos o "príncipe", da minha preferência (e preto).

Tem razão... Eu coloquei ao contrário do que vinha de cima...

Por engano coloquei a "norma" lisboeta e depois a nortenha... O Garoto não é o pingo do café..mas miúdo, criança... Ouço muitas vezes alguém dizer:

- "Oh puto, anda cá"... Já no feminino, não se usa (é OH pequena)... apesar de se puder chamar na mesma...
  3.  # 144

Boas,

e para quem pensa que estamos a falar de cerveja, está muito enganado, por aqui fala-se em bejecas ;)

Divirtam-se,
    • becas
    • 20 outubro 2011 editado

# 145

Colocado por: j cardoso
    Gostava de saber o que quer dizer"ir buscar a norma".

Mesmo não percebendo concordo com a última frase!

A norma é a variante de uma língua que constitui o "modelo" a seguir, aquilo que as pessoas geralmente consideram o "correto". A norma varia de acordo com o território, daí que a norma do português europeu seja diferente da norma do português do Brasil.
    Um exemplo: na norma da língua portuguesa (europeia) existe uma distinção entre os fonemas /v/ e /b/; na variante setentrional (norte do país) ocorre uma indistinção entre os fonemas. A razão é simples: o fonema /v/ não existia no galego-português, foi introduzido no sul por influência dos dialectos moçárabes.
    Outro exemplo: na norma, para expressar uma ação que se prolonga no tempo, prefere-se a construção perifrástica "estar a ...." (estou a comer...), nas variantes alentejana e madeirense (são várias, mas simplifiquemos), prefere-se a construção com gerúndio (estou comendo).
    A norma é fixada em função de critérios históricos e sócio-políticos, não se reporta a critérios estritamente linguísticos. Geralmente tem que ver com a zona do país onde se situa a capital (poder político), onde estão os meios de comunicação (devido ao seu poder de influência), onde estão concentrados os recursos económicos. Se a capital de Portugal fosse o Porto (como devia ter sido...) muito provavelmente hoje a norma seria o falar do norte e os lisboetas teriam uma variante regional e seriam muito gozados por "falarem mal".
    É ignorância dizer que um alentejano, um transmontano ou um minhoto falam mal. Falam, se derem pontapés na gramática (aqui entra a gramática normativa...que fixa as regras ortográficas, sintáticas, etc); se falam com "bês", com ditongos abertos ou com gerúndios, falam tão bem quanto o mais "tem-a-mania-que-é-bom" lisboeta!!!!
    Concordam com este comentário: mar_ju
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j cardoso, mar_ju
  4.  # 146

Obrigado, foi bastante explícita.

PS: ainda bem que a capital não veio para o Porto, uma das vantagens de ser do Porto e ser do contra é poder vociferar contra os "lísbios".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: becas
    •  
      MRui
    • 20 outubro 2011

# 147

Colocado por: becasSe a capital de Portugal fosse o Porto (...)

Valha-nos nossa senhora e o santíssimo, cruzes-canhoto, nem quero imaginar uma coisa dessas.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  5.  # 148

amigos para sair de criza esse governo só tem k comprar mais impressoras para imprimir mais euros....ou começar a matar as pessoas... com essa já e mais difícil mas chega cortar as medicamentos gratuitos e já...
  6.  # 149

Colocado por: tiyxuamigos para sair de criza esse governo só tem k comprar mais impressoras para imprimir mais euros....ou começar a matar as pessoas... com essa já e mais difícil mas chega cortar as medicamentos gratuitos e já...

Cortar medicamentos gratuitos? Tem de me dizer onde é a sua farmácia que os meus pago-os bem!
  7.  # 150

8.  # 151

Se o outro era aldrabão;este é?......................
  9.  # 152

O que me faz uma grande confusão é estarmos a discutir o sexo dos anjos,e sabermos que temos um 1º ministro super imcompetente e aldrabão a governarnos...
  10.  # 153

Dois terroristas. Um já o apanharam, o outro anda a monte.
    Concordam com este comentário: two-rok
      terroristas.JPG
  11.  # 154

Dois terroristas. Um já o apanharam, o outro anda a monte.

Percebo o paralelismo. Permita-me que estabeleça outro, tão "forçado " como o seu; o meu é entre Kadafi e o povo português:

- Kadafi fez o que não devia fazer enquanto dirigente: oprimiu, reprimiu, matou, mandou matar; os portugueses gastaram o que tinham e o que não tinham comprometendo o futuro num desvario colectivo (sublinho o colectivo).
    - Ambos - Kadafi e os portugueses - fizeram o que fizeram com o beneplácito da "sociedade democrática" ocidental que se prestou, no caso português, a financiar esse desvario.
    - Ambos são obrigados por parte de quem até aqui os apoiou a pagar os desvarios e em ambos os casos, suponho eu, com relevantes ganhos para os antigos "patrocinadores.
    - Ambos "morrerão" da mesma forma: acabada a sua "utilidade" são abatidos à queima roupa.

PS: não lhes causa incómodo a forma como Kadafi morreu com um tiro na cabeça depois de ter sido capturado vivo?
    Concordam com este comentário: two-rok
  12.  # 155

Boas,

Colocado por: j cardosoPS: não lhes causa incómodo a forma como Kadafi morreu com um tiro na cabeça depois de ter sido capturado vivo?

Não tendo simpatia nenhuma por khadafi, tudo na guerra da Libia me causa incómodo.
    O facto de ter sido capturado vivo e ter sido morto é perfeitamente entendivel: quantos é que se poderiam sentir incomodados pelo que ele pudesse dizer?

PANO PARA MANGAS
    João Gobern
    http://tv2.rtp.pt/multimediahtml/audio/pano-para-mangas/2011-10-21/99578

Divirtam-se,
  13.  # 156

O facto de ter sido capturado vivo e ter sido morto é perfeitamente entendivel

Entendível e de esperar; o que me preocupa é o ruidoso silêncio com que os povos das "sociedades democráticas ocidentais" acolhe este tipo de actuação por parte dos seus governos. Isto quando não aplaudem, não me admirava que a maioria o fizesse.
  14.  # 157

PANO PARA MANGAS
    João Gobern

Percebo mas acho que falha o principal: considera esta morte como o resultado de um acto tresloucado de uma multidão em fúria. Eu atrevo-me a desconfiar que ali no meio estava um SAS para garantir que morria e isto é assassínio premeditado.
    Concordam com este comentário: Luis K. W., Jorge Rocha, tiyxu, oxelfeR (RIP)
  15.  # 158

Boas,

Os povos das "sociedades democráticas ocidentais" facilmente têm como inimigos ou agentes do mal, aqueles que os seus governos lhe impingem.
    Para mim o mais estranho é falar com alguém que rejubila com a morte de alguém que não fazia a mínima ideia de quem era há 15 dias (ok, 6 meses).
    Quanto à morte em si e às imagens por ai distribuídas faz-me pensar que afinal não evoluímos assim tanto desde o tempo em que caçávamos com setas.

Divirtam-se,
    Concordam com este comentário: tiyxu, two-rok, mar_ju
  16.  # 159

j cardoso

penso no entanto que não seria muito relevante, o mundo ocidental, os seus mandatários, viessem exigir e brandar aos céus responsabilidades, pelo acto no momento, de um qualquer combatente ( neste caso uma força rebelde pouco disciplinada) ter dado um tiro de raiva no dito.
  17.  # 160

acto no momento, de um qualquer combatente ( neste caso uma força rebelde pouco disciplinada) ter dado um tiro de raiva no dito.

Um acto como o Marco descreve pode acontecer e é "natural" que aconteça nos primeiros minutos da sua detenção. Pelas imagens mostradas é visível que ele estava ferido mas caminhava pelo próprio pé já muito depois disso. Não duvido que tenha sido assassinado:

Eu atrevo-me a desconfiar que ali no meio estava um SAS para garantir que morria e isto é assassínio premeditado.

0.0404 seg. NEW