Colocado por: madadiasBoa noite...antes demais quero felicitar este fórum pelos esclarecimentos que tem proporcionado.Tenho cada vez mais espreitado as vossas opiniões. Já li aqui alguns post sobre isolamento térmico de uma casa mas acho que ainda não consegui encontrar uma solução para o meu caso. Estou em vista de comprar uma casa nos arredores de Viseu a um conhecido velhote que foi construindo a casa aos poucos. É uma casa que não possui paredes duplas, fria como tudo, tem um sótão todo dividido em 2 quarto e salinha e pelo que vejo fez uma pequena placa por cima mas que não abrange toda a cobertura e só a parte dos quarto de dormir. No rés do chão tenho salinha com lareira pequena e na cozinha que parece mais um aproveitamento de armazém com uma salamandra. A casa passa meses sem ser aberta mas é soalheira. Alguns problemas de humidade. Estou aqui pois já ando a fazer contas à vida do quanto poderei vir a gastar e a tentar arranjar um projecto na base do faça você mesmo. Já vi que o poliuretano é uma boa escolha para isolamento mas será que projectá-lo nas paredes e forrá-las de pladur não retiraria espaço? Tenho mesmo que criar um espaço entre os dois materiais? Sei lá ...não encontro soluções. O que fariam? Obrigada desde já os vossos comentários.
Madalena
Colocado por: madadiasmas será que projectá-lo nas paredes e forrá-las de pladur não retiraria espaço? Tenho mesmo que criar um espaço entre os dois materiais? Sei lá ...não encontro soluções. O que fariam? Obrigada desde já os vossos comentários.
Colocado por: Fernando Gabriel Arq
retira espaço sim, mas conte com 6cms apenas
se quiser pode optar também por reboco com cortiça, ou seja reboco que já tem isolamento, ai aumenta 2/3cms às paredes, mas têm de as pintar depois na mesma.
Colocado por: Pedro Azevedo78Madadias,
Se isolar o tecto vai imediatamente ter ganhos significativos. O isolamento de uma laje de tecto não podia ser mais simples e económico. Compre uns rolos de lã de vidro ou lã de rocha e estenda-os por cima da laje. Qualquer pessoa faz isso. Bem mais simples que aplicar o XPS (o que chamou erradamente de esferovite azul), pois uma laje dessas dificilmente está nivelada o suficiente para uma correcta aplicação do XPS.
Para o isolamento das paredes, e se por fora for mesmo impossível fazer algo, só lhe resta a solução de isolamento pelo interior, aplicando mais uma vez um isolamento com placas de lã de rocha e depois gesso cartonado. Vai perder uns centímetros, mas vai notar uma diferença do dia para a noite.
Se por fora for possível "aumentar" pelo menos uns 4cm, pode considerar a hipótese ETICS (faça uma pesquisa aqui no fórum sobre o assunto).
Colocado por: madadias
Lã de rocha já ouvi falar...principalmente pelo facto de que se desfaz com a humidade tornando-se uma autentica esponja, depois que se desfaz e torna-se um problema para a saúde. Essa opção pus logo de parte...