Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Não conhecia este fórum e veio agora ao meu encontro na melhor altura possível. :-)

    Estou á procura de um apartamento, e não tem sido fácil. Pois a minha ideia é comprar algo e remodelar/alterar quase toda a casa.

    Tenho agora em vista um apartamento com cerca de 150m2 em águas furtadas e pé direito muito alto, acho que só se contabiliza como 1 água pois só tem uma única inclinação que apanha dois lados e une-se em curva como se fosse meio circulo.(Não percebo nada disto, peço desculpa, estou a tentar explicar da melhor forma).
    O apartamento está todo destruído quase sem paredes e e nada montado (w.c., cozinha etc) mas tem as canalizações e esgotos já prontos.
    É um prédio de placa de 1960, e para alem do espaço do apartamento ainda tem o restante espaço sem utilidade por causa do telhado em toda a volta.

    A minha questão é quanto ficará partir o resto de todas as paredes, partir todo o telhado e levantá-lo e aproveitar a zona q esta inútil para fazer varanda.
    Construir 1 WC´s, 1 cozinha em ilha na mesma divisão da sala e 2 suites. colocar todo o chão novo e ainda em vez de paredes por portas em vidro em todo o acesso á varanda.

    Ajudaria imenso saber preços e os procedimentos para não ficar a arder com o dinheiro que vou investir.

    Obrigado a todos.
  2.  # 2

    Bom dia

    Se vai levantar o telhado, a primeira coisa a fazer é fazer um projecto, já que a cércea irá ser alterada.
  3.  # 3

    E possivelmente poderá até nem ser viável, isto se o alinhamento das cerceas se alterar e o das cumeeiras também.

    Tente analisar isso melhor. A camara por vezes pode nao o permitir. Marque uma reunião com um tecnico da camara.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  4.  # 4

    Mas eu ainda não comprei o apartamento, a câmara não vai reunir comigo para falar de um projecto para um apartamento que ainda não comprei certo?

    Falaram-me que talvez poderia cortar o telhado em vez de subi-lo , aproveitando assim a parte morta para fazer varanda e assim não mexeria no telhado. Disseram que fica mais barato e a câmara nesses casos permite com maior facilidade pois retira-se peso ao prédio.
    Será?
    E a viga horizontal que está a suportar o telhado? é que teria de ser retirada á mesma, pois está a uma altura de cerca de 1,5m e cobre toda a área em volta do telhado. Seria viável retirá la e por colunas num material metálico qualquer para suportar o telhado? como as vigas de ferro na imagem que segue?

    Obrigado pela vossa colaboração
      arquitetura-de-casas-0012.jpg
  5.  # 5

    Está enganado.

    Se for um edificio classificado, Águas furtadas esqueça as aberturas de vãos. Só com muito jeitinho mesmo!
    Não sendo, terá de comunicar na mesma à edilidade as suas pretensões.
    Não tendo ainda comprado o apartamento, negoceie isso com o vendedor.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: darkmc2
  6.  # 6

    Obrigado adarq!

    (Enganada!, sou do sexo femenino.)

    Sendo um prédio de 1960, e não tendo nenhuma relação com uma identidade publica, acho que não é classificado. Ou ainda se pode colocar essa hipotese?

    Como não percebo nada disto, ficava muito agradecida se me sugerice como poderia negociar isso com o vendedor.
    (Aquilo que entendi foi: Tentar comprar o apartamento já com as licenças para poder levar o projecto em frente, é isso?)

    Obrigada
  7.  # 7

    darkmc2,


    É isso mesmo. Já que pretende adquirir o apartamento, proponha ao vendedor que este o venda já como A darkmc2 pretende.


    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: darkmc2
  8.  # 8

    humm

    pois, mas por acaso gostaria de ser eu a fazer as obras, desde o inicio. As unicas coisas que me estáo a reter são viabilidade do projecto, que se ele conseguisse a licença antes de me o vender seria fantastico, a 2ª é os custos da obra.

    Mas de qualquer forma acho que ele poderia sim vender-me o apartamento com a licença para a construção, mas para haver licença teria de haver já um projecto certo?
    • P+V
    • 14 outubro 2011

     # 9

    Colocado por: darkmc2Disseram que fica mais barato e a câmara nesses casos permite com maior facilidade pois retira-se peso ao prédio.
    Será?
    LOL! Nunca tinha ouvido semelhante disparate...
  9.  # 10

    darkmc2

    Exacto,

    Para licença de construção terá que haver um projecto. Também é uma hipótese.
    Onde se localiza o apartamento em questão?

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: darkmc2
  10.  # 11

    Adarq,

    Em Lisboa.

    Mas esse projecto não teria de ser da obra toda certo? Poderia dizer apenas respeito ao telhado e destruição de 1 ou 2 paredes do apartamento?

    Porque para construção interior das divisões em pladur e da colocação dos w.c´s e da cozinha os procedimentos seriam menos burocráticos, ou estou errada?

    Muito obrigada Adarq, tem sido muito prestável.
  11.  # 12

    darkmc2

    Esse projecto iria incidir sobre as alterações que pretende efectuar.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  12.  # 13

    Adarq,

    Seriam prática mente a única alteração á fisionomia do apartamento.

    Eu vou propor ao proprietário para me arranjar as licenças antes de eu o comprar. Pois acho que depois dessa licença aceite poderia dar inicio á obra e ai escolher grande parte dos materiais/pormenores com que iriam trabalhar. De resto seria uma remodelação normal ao interior do apartamento.

    Obrigada
  13.  # 14

    É o melhor faz.

    poderá também solicitar a um técnico uma visita ao local para poder analisar melhor a situação e propor a melhor solução para ambas as partes.

    Algum esclarecimento adicional, disponha

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: darkmc2
  14.  # 15

    Colocado por: darkmc2É um prédio de placa de 1960, e para alem do espaço do apartamento ainda tem o restante espaço sem utilidade por causa do telhado em toda a volta.

    não se esqueça, para além de licença de construção terá de sondar o condomínio, terá de ter aprovação do condomínio, o telhado é parte comum.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: darkmc2
  15.  # 16

    Obrigado Fernando Gabriel Arq,

    Pois isso ás vezes pode ser o maior impedimento, mas apenas vou precisar de 2/3 das aprovações não é?
  16.  # 17

    Obrigado adarq mais uma vez, tem sido bastante útil a sua informação.

    Tive a fazer umas pesquisas e descobri que o apartamento se encontra numa Área consolidada de Edifícios de utilização colectiva habitacional (portanto sem nenhuma classificação especial) e que uma parte do apartamento se encontra dentro de uma área de Protecção dos Imóveis Militares. E esta ultima talvez seja um impedimento para levantar a totalidade do telhado.

    Mas quanto tempo aproximadamente levaria para o proprietário do apartamento a conseguir a licença? É que tenho alguma urgência em comprar o meu apartamento.

    Ps: De que tipo de tecnico estamos a falar? E onde posso solicitar esse serviço?
  17.  # 18

    Esse tipo de procedimento pode levar meses.
    Se vai fazer alterações, convém falar com um arquitecto para elaborar um processo de alterações para entregar na Camara municipal.
    Pode solicitar esses serviços aqui no forum, ou a qualquer atelier que lhe de garantias de que executa o trabalho com rigor.

    Algo em que possa ajudar disponha.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Concordam com este comentário: darkmc2
  18.  # 19

    darkmc2,

    enviei-lhe uma mp.


    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  19.  # 20

    Colocado por: darkmc2Tive a fazer umas pesquisas e descobri que o apartamento se encontra numa Área consolidada de Edifícios de utilização colectiva habitacional (portanto sem nenhuma classificação especial) e que uma parte do apartamento se encontra dentro de uma área de Protecção dos Imóveis Militares. E esta ultima talvez seja um impedimento para levantar a totalidade do telhado.
    Mas quanto tempo aproximadamente levaria para o proprietário do apartamento a conseguir a licença? É que tenho alguma urgência em comprar o meu apartamento.
    Ps: De que tipo de tecnico estamos a falar? E onde posso solicitar esse serviço?

    Pois isso ás vezes pode ser o maior impedimento, mas apenas vou precisar de 2/3 das aprovações não é?

    Sintetizando:

    1. Precisa, PRIMEIRO DE TUDO, da autorização do Condomínio para mexer na fachada e/ou telhado (implica uma Assembleia Geral convocada para o efeito, e em que nenhum condómino se manifeste contra; em alternativa, NÃO SEI - informe-se na CML - se serve um documento assinado por cada condómino dizendo que não se opõe à realização das obras que V. pretende).
    Atenção que pode haver condóminos a residir na Cochichina, e no apartamento estarem apenas inquilinos!
    1.1. Sem a aprovação dos condóminos, nem conseguirá meter um projecto na Câmara.
    1.2 E sem projecto na Câmara, NÃO RECOMENDO que se atreva a alterar o que quer que seja (fachada, cobertura, esgotos....).

    2. Se o prédio está numa «área de protecção», vai levar mais tempo a aprovar o projecto. Portanto, não "tenha urgência" em comprar o apartamento porque:
    2.1 Não sabe se pode fazer as alterações que pretende;
    2.2 Não faz ideia de quanto vai custar a consulta dos vários técnicos, os projectos de arquitectura e de especialidades, as taxas camarárias, etc.
    2.3 Desconhece quanto vão custar essas obras (se eu lhe disser que vão custar mais de 50.000euros, continuará interessada na aquisição?);
    2.4 Poderá estar MAIS DE UM ANO À ESPERA das aprovações sucessivas dos Condóminos, dos Militares e da Câmara (incluindo bombeiros, e preveja eleições autárquicas pelo meio - em 2013, eu sei...).
    NOTA: Sei de um caso semelhante, e recente, também em Lisboa, em que as obras só começaram CINCO ANOS após a aquisição.

    3. Para TODO o processo deverá consultar técnicos das várias áreas:
    3.1 Advogado;
    3.2 Arquitecto e, talvez,
    3.3 Engenheiro Civil - com experiência em remodelações (porque também os há a dar aulas de matemática no liceu...).

    A minha questão é quanto ficará partir o resto de todas as paredes, partir todo o telhado e levantá-lo e aproveitar a zona q esta inútil para fazer varanda. Construir 1 WC´s, 1 cozinha em ilha na mesma divisão da sala e 2 suites. colocar todo o chão novo e ainda em vez de paredes por portas em vidro em todo o acesso á varanda..
    Corrijo, e dependendo do material em que está feita e vai ser executada a cobertura: mais de 70.000,00 euros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P+V, darkmc2
 
0.0196 seg. NEW