Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

e a casa que o sr. duarte lima doou ao filho...estava hipotecada? pergunto eu....
  2.  # 22

Colocado por: loverscoute a casa que o sr. duarte lima doou ao filho...estava hipotecada? pergunto eu....

Uma pergunta mais interessante seria: "O que é que o Duarte Lima hipotecou para lhe ser concedido um empréstimo de milhões?".
  3.  # 23

loverscout
    Já percebi que o senhor é daqueles tecnoburocratas que acha que até para pedir um guardanapo no restaurante se deve preencher um requerimento.

Só lhe digo mais uma vez: é possivel fazer uma escritura de doação de um bem hipotecado.
    Só para uma escritura de compra e venda é que é necessário o documento do pagamento integral da hipoteca ao banco.
    Mas parece que só o preocupa o aspecto legal da transação. Ao que lhe respondo: está na lei, é possivel fazer. Infelizmente, não lhe sei dar os pormenores tecnicos. Satisfeito?

Quanto ao Pingo Doce, o que eu fiz foi uma comparação entre os grandes empresarios que podem e mudam os seus negocios para países com melhores condições e maiores garantias e os pequenos empresários que não o podem ou sabem fazer, tendo de se submeter a uma enorme carga fiscal.
    Mas afinal também foi o senhor que disse "é com protecções destas que depois os impostos aumentam e todos reclamam". Pois , a Jerónimo Martins não vai pagar menos impostos em Portugal. Só vai ver diminuida a tributação dos dividendos... mas isso não interessa nada,num país em que os comerciantes têm de passar factura para receberem e mesmo que o cliente não pague, têm de pagar o IVA sobre esse valor. Não, isso não interessa nada.

Agradeço ao admnistrador deste fórum pelo espaço que disponibiliza para a discussão de temas.
    Tentei colocar aqui um PDF sobre as novas regras para avaliação dos prédios urbanos, por achar que é um assunto que interessa a todos, mas não consegui.

Cumprimentos
  4.  # 24

Sim loverscout pode vender com hipoteca, quem compra aceita essa compra nessas condições e claro que é impugnável mas isso "são outros vinte..."

é mais uma forma "legal" de tentar fugir embora não resulte totalmente, servirá para salvaguardar eventuais penhoras e afins sobre o proprietário como diz o mct40, infelizmente a nossa justiça parece uma auto estrada para a fuga e tentativa de salvaguarda de situações menos claras, para mim o caso mais flagrante é a INSOLVÊNCIA PESSOAL, o que têm a dizer sobre isto?

Não se trata de enganar o Estado, antes de proteger um bem.
    Suponha que um banco lhe acciona uma penhora sobre os seus bens por ter sido fiador de alguém.
    - já agora mct40, acha correcto esta atitude? se foi fiador assumiu solidariamente as responsabilidades, ou não?

Com estas e com outras espantam-se que as empresas e particulares de capitais estrangeiros fujam ou não queiram vir para Portugal, porque será???

Um abraço e vamos falando
  5.  # 25

Casas_do_Rio
    Concordo consigo, qualquer fiador devia pensar bem naquilo que se mete. Mas acha correcto que um banco tenha todas as garantias, que empresta e nunca fique a perder, accionando penhoras sobre fiadores só porque estes na sua ignorância (embora esta não sirva como desculpa) no acto da escritura de emprestimo tenham renunciado do seu direito de excussão e fiquem a pagar pelos erros dos outros? Quem é que desconfia que daí a dez anos uma irmão se divorcie, vá para o estrangeiro e deixe simplesmente de pagar uma casa, ela e o marido?
    E os bancos que emprestaram a torto e a direito? Terão o direito de roubar assim? Não têm também de assumir o risco do dinheiro que emprestaram?
    Posso contar-lhe de um caso de uma senhora brasileira que estava em portugual há 6 meses e que com um simples papel de uma empresa em como trabalhava lá, conseguiu um empréstimo de 5 mil euros no Banco Popular. E nem visto de residência tinha, mas o que importa muitas vezes é conhecer bem o gerente deste ou daquele balcão.
    Se não pagou esse empréstimo, como sei que não pagou, é esse dinheiro que todos os outros fiadores de todas as outras contas estão agora a pagar.
    Será então crime que alguém tente proteger, repito, dentro da Lei, aquilo que poderá perder devido a terceiros?? Acho que não. O que a nossa justiça é, é uma auto-estrada para proteger os ricos e os poderosos. E volto ao exemplo do Duarte Lima. Mas se calhar ele é que é honesto ao passar para o filho uma casa de milhoes de euros...

E também concordo consigo, os casos de insolvência pessoal são um INSULTO! No caso de uma empresa, em que a pessoa se esforçou ao limite para manter o seu neghócio, muitas vezes unico garante de sobrevi~encia da familia, é penhorado e carregado de impsotos e vê-se e deseja-se para conseguir sair de situações, porque não pode dar falência (e acho bem, para não se repetirem as situações de empresários que fechavam aqui e abriam ali), mas no caso de pessoas???
    Gastaram o que tinham e não tinham em televisores, em telemóveis ultimo modelo, nos carros mais fixes nas consolas para os filhos e agora dão insolvência pessoal?? E claro, depois lá estão os fiadores que por todo o país vão tendo de ir pagar os juros e empréstimos que outros contrairam.
    Mas tudo isso é legal...

Cumprimentos e cá estamos para ir falando.
    •  
      FD
    • 31 janeiro 2012

# 26

Colocado por: mct40Tentei colocar aqui um PDF sobre as novas regras para avaliação dos prédios urbanos, por achar que é um assunto que interessa a todos, mas não consegui.

Envie para forumdacasa @ forumdacasa.com que eu trato disso.
    Concordam com este comentário: ajmp
    •  
      FD
    • 31 janeiro 2012

# 27

6.  # 28

Colocado por: danobrega

Uma pergunta mais interessante seria: "O que é que o Duarte Lima hipotecou para lhe ser concedido um empréstimo de milhões?".

que eu saiba nao hipotecou nada...... alias a casa nem estava em nome dele! estava em nome de um fundo imobiliario......
  7.  # 29

Colocado por: loverscoutque eu saiba nao hipotecou nada

Ok, a pergunta que se segue é, como é que eu consigo a mesma coisa? Quero um empréstimo de milhões sem hipotecar nada. :)
    •  
      GF
    • 1 fevereiro 2012

# 30

A moradia ao algarve estava hipotecada ao BES. Essa hipoteca ascendia a cinco milhões de euros, em resultado da concessão de dois créditos bancários à Birdwells Limited, sociedade offshore que teria Duarte Lima como último beneficiário.
  8.  # 31

Ok, a pergunta que se segue é, como é que eu consigo a mesma coisa? Quero um empréstimo de milhões sem hipotecar nada. :)

Fácil, cria um fundo imobiliário com o seu património e de outros co-fundadores do fundo...
    Concordam com este comentário: loverscout
  9.  # 32

Colocado por: danobrega

Voce é maçon ou faz parte de algum nucleo de amigos que gerem o país?

se nao é nada disso....nao consegue! =)

(tava aqui no gozo...... se fizer o que o forista Casas do rio disse consegue )
    • kfc
    • 8 abril 2013

# 33

Boa tarde, desculpem so estar a responder agora mas por qq motivo deixei passar os avisos de resposta.

Colocado por: jmello9Se deixares de pagar o credito ao banco e tiveres doado o apartamento, o banco não tem onde ir buscar o imovel! depois nem credito nem imovel! por isso nao ha de ser assim tao facil esse malabarismo!

Ha aqui 2 pontos, 1-titularidade, 2-hipoteca.Se eu deixasse de pagar ao banco eles executavam a hipoteca(continuavam em 1o lugar na lista.A quem eu doei e que ficava sem a casa).
    Estou correcto?

Colocado por: Casas_do_RioTeoricamente você pode doar, vender, o que bem entender pois é o proprietário, no entanto só pode fazer alguma dessas coisas com conhecimento do Banco (conforme deve ter na escritura?!) pois este tem a hipoteca.

Problemas deve ter no caso de execução, insolvência e afins, ai poderá ser avançada uma acção de anulação da venda ou doação por parte do executante pois não o informou, e este não autorizou, a venda ou doação ou whatever...

Porque e que o banco tem de saber? ele continua com a sua proteccao que e a hipoteca em nome do banco e eu continuo a pagar as mensalidades como ate aqui.So e feita a alteracao de titular nao da hipoteca.

Colocado por: GF

Se bem que este topico já tem uns mesitos, esta ideia é completamente errada. Havendo hipoteca, só o banco pode aceitar libertar a hipoteca. E pode fazê-lo em alguns casos, tais como Pagamento integral da dívida ou entrega de outro imovel para hipoteca. Não há muitos outros casos, e quem decidesempreé o banco, a não ser com o pagamento integral são obrigados a efectuar o cancelamento da hipoteca.
    Naturalmente que doar um imovel hipotecado é algo que não acontece, pois como devem calcular o imovel e sua hipoteca é a unica coisa que o banco tem em caso de incumprimento.

Se eu doar e manter o pagamento no que e que o banco fica prejudicado?

Colocado por: pomIdeia peregrina...doar/vender uma coisa que não é sua...

Nunca e minha enquanto estiver a pagar.Neste caso e so mudanca de titular.

Colocado por: luisvv

eu gostava meeeeesmo muito de saber uma coisa ou duas ...

1) Qual seria, na ideia do Kfc, a utilidade de o banco ter uma hipoteca sobre um imóvel que já não pertence ao titular da hipoteca?
    2) Que outra coisa é que o kfc não queria chamar...

1-Para executar caso deixasse de haver pagamento, portanto o que interessa mais? o titular ou a garantia da casa?
    2-Interesseiros, porque os bancos sabem se houver buricracia ganham com isso.Novo contracto, prazos prelongados, aumento de imposto, etc

Colocado por: loverscout

Oiiii??!!!

Como é que voce faz a escritura de uma casa se existir uma hipoteca sobre a mesma?

Parece-me que o mct40 fala com conhecimento de causa com base legal.
    Como foi dito neste post, no caso de doacao pode-se fazer, no caso de venda e que nao.Agradecia confirmacao.

Cumprimentos.
  10.  # 34

eu consegui fazer isso mudai a casa pra o meu nome I ficai com o creditto habitacao em nome dos 2 o seija a casa esta no meu nome antigamente dos 2 e agora esta o credito dos 2 o meu e dela feito no prencipio da compra do imovel mas a propriadade no meu nome e tudo feito pelo banco
  11.  # 35

Qual é o seu banco Soaresuk , pode dizer se faz favor?
  12.  # 36

Boa tarde. Apesar do tópico já ter algum tempo, venho cá dar a minha opinião, baseada numa aprendizagem profissional.
    KFC, essa pergunta nos dias de hoje, é pergunta de chacota. Toda a gente larga um sorriso quando é confrontado com essa situação. A situação é a seguinte:
    O mct40, tem toda a razão ao afirmar que podes doar a tua casa aos teus familiares, e repara que sempre disse, DOAR, não disse VENDER. E os teus familiares, beneficiários da DOAÇÃO, vao ser sempre conhecedores que no eventualidade de deixares de pagar o Crédito Habitação, o banco vai executar a hipoteca. E assim desta forma, a casa deixa de ser dos teus familiares, e passa a ser do banco.
    Não quero que me interpretem mal, mas... Não achas demasiado evidente a tua ideia? É facil... Estás com dificuldades em pagar o crédito habitação, doas a casa aos teus pais, por exemplo, e mais dia menos dia, pedes insolvência pessoal, com exoneração do passivo. Como "não tens casa, prq a doaste aos teus pais", e como estás insolvente, o banco vai literalmente ficar a arder com o teu Crédito Habitação. É obvio que o banco não se importe que faças a doação aos teus pais, mas vai sempre manter a hipoteca!
    Pior estou eu... Que sou fiador de várias operações bancárias, devido à empresa do meu pai. O problema é que a empresa, devido às insolvencias, está tecnicamente insolvente tambem, e eu não tenho como me mexer, sequer. Poderia pedir insolvência pessoal também, mas isso iria implicar a perda da minha casa, que tem uma hipoteca, de um crédito habitação.
    • ajmp
    • 23 setembro 2015

# 37

Colocado por: mct40Só uma dica: pode fazer uma escritura de doação do bem (imóvel) para os seus pais, sendo que desta os seus pais estarão isentos de um dos impostos de selo, só pagarão um outro com um valor de 0.8 sobre o valor total do imovel que vai doar. Não tem de informar o banco, não pode é falhar nenhuma prestação, porque o banco pode vir a anular (e só o banco) a transação. Os seus pais podem manter a actual morada fiscal, e assim irá perder a isenção de IMI, se a tiver, porque esta so funciona para habitação permanente e na escritura pode colocar em como habita nesse imóvel.
    É uma forma de "proteger" o seu bem de penhoras das finanças ou de outras , afinal como nos dizem sempre, se eles podem fazer as coisas porque está na lei, nós também podemos.

é mesmo eu fiz isso
    • ajmp
    • 1 dezembro 2015

# 38

Bom gostaria de quem me pudesse ajudar.
    eu doei a habitação em meu nome para nome de familiar e ainda tenho credito bancário, tentei fazer dação em cumprimento ou melhor entregar ao banco por problemas financeiros mas o banco recusou porque a casa não era minha tinha outro proprietário e como já tinha passado 2 anos da doação não puderam fazer a impugnação da doação, o que devo fazer sair ou continuar lá ate que a situação se resolva.
    • esm
    • 23 maio 2016

# 39

Segundo o que esta aqui parece perfeitamente possível doar o bem, no entanto o Banco poderá accionar sempre a hipoteca no caso de quebra do contracto. (IMPUGNAÇÃO PAULIANA)

http://www.dgsi.pt/jtrc.nsf/0/ad0fb0b3b118396880257432003a376e?OpenDocument

Quanto ao julgamento dos porques ou nao isso deixo com outros.

Ha imensos motivos para a questão um deles ser vantajoso fiscalmente nao ter um segundo imovel.

0.0250 seg. NEW