Iniciar sessão ou registar-se
    • RuiF
    • 15 outubro 2011

# 1

Boa tarde,

Recentemente levantamos um muro aqui de casa e deixamos 3 zonas devidamente preparadas para receber iluminação.

A iluminação não será nada de mais, por isso gostaria de saber o que necessito (tipo de cabo e tipo de ligação)
  1.  # 2

eu não sou entendido, mas não vejo cabos especiais, a não ser bem isolados e claro isolar muito bem também as ligações.
    pode tentar cabos com maior diâmetro de isolamento mas não sei se vale a pena, terá é de aplica-los por exemplo dentro daqueles tubos de pvc em harmônio, que os protegem.
    •  
      FD
    • 18 outubro 2011

# 3

E comprar material que diga claramente que é para exterior...
  2.  # 4

Colocado por: FDE comprar material que diga claramente que é para exterior...

Mas....o que é considerado 'material para o exterior'? IP44? IP54? IP67?

Ainda não apanhei ninguém que me soubesse responder a esta questão. A legislação obriga a que factor de protecção, no exterior? Já li IP44 e já li IP54. Fiquei na mesma.
  3.  # 5

Depende do índice de protecção necessário que se encontra directamente relacionado com o local a colocar.

Será debaixo de um telheiro?
    Será numa zona exposta a intempérie?

Não esquecer que as caixas de derivação exteriores terão de ser também estanques e na montagem a garantia de estanquecidade.

O tipo de fio será FVV 3X1,5 (ligação à terra obrigatória)

O meu site aqui

0.0106 seg. NEW