Iniciar sessão ou registar-se
    • psousa
    • 15 outubro 2011 editado

# 1

Olá,

Preciso de aconselhamento técnico num pormenor.
    A moradia que estou a construir tem uma varanda (dos quartos) com cerca de 12mts. O Arqº projetou a mesma para ter uma guarda em vidro que será assente numa calha e com 2, 3 prumos no máximo. Esta calha será afixada à padieira que foi feita em tijojo e enchida a massa.
    O empreiteiro disse-me que a fazer como projetado podia ter problemas com a fixação porque ainda leva bastante vidro e que devia ter sido projetado no inicio umas padieiras em betão com a tal calha já embutida.
    Ainda não discuti este pormenor com o Arqº mas gostava de ouvir opiniões/sugestões dos foristas.
    Em anexo envio pormenores do projeto.

Obrigado.
      porm1.jpg
    • naar
    • 15 outubro 2011

# 2

Eu abria uma caixa no pavimento, "enterrava" metade da calha com umas "unhas" e "chumbava-a" com isto ou similar, por ex:

http://www.weber.com.pt/argamassas-tecnicas/o-guia-weber/produtos/montagem-e-fixacao-de-elementos/webertec-grout.html
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  1.  # 3

Já sabe quanto custa essa guarda? Está incluída nos trabalhos a executar pelo empreiteiro?
  2.  # 4

Se embutir a calha na laje, o proprio pavimento pode rematar no vidro.
    O tipo de acabamento é totalmente diferente do que tem ai expresso.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  3.  # 5

Colocado por: PicaretaJá sabe quanto custa essa guarda? Está incluída nos trabalhos a executar pelo empreiteiro?

O valor não faço ideia! Já está incluído no orçamento, pois é chave na mão. Ao ver com o serralheiro que vai executar o trabalho este chamou a atenção que se fizesse como está descrito no pormenor e como é muito vidro a estrutura pode não aguentar e com vento ou alguém a agarrar a estrutura pode ceder!
    O empreiteiro disse que no projeto da estrutura não marca a padieira em betão mas em tijolo e o Arqº nunca disse que tinha que ser em betão, agora é que enviou o pormenor da guarda da varanda e o empreiteiro disse-me que não é viável... a não ser que eu queira arriscar!
    Ah! A padieira já está com tela asfáltica e "forrada" com os capacetes de zinco...
  4.  # 6

é uma consola/laje, padieira chama-se àquela parte superior das portas/vãos.
    essa consola devia ter sido feita em betão, o seu empreiteiro ou então engenheiro faltou ai, é a minha opinião.
    agora como está só se tentar um chumbadouro mais fundo, reparei que tem 16mm de vidro é realmente bastante peso...a dimensão dessa guarda é grande? se for normal talvez 8/10 mm cheguem
  5.  # 7

Boas

O topo da lage é em betão, certo? Se sim, eu colocava a guarda da passar pela frente da lage e apertava de topo. A guarda em vez de ficar com 0.90 de altura teria que ficar com 1.35, 0.90 a passar acima e 0.45 a cobrir o topo de lage..
  6.  # 8

Embutindo a calha na "lage", não se esqueça de prever, uma caleira de recolha de aguas, antes do vidro. ;)
    Concordam com este comentário: J.C
  7.  # 9

Boas,

A primeira coisa que me salta à vista no seu desenho é a entrega para o vidro, que a mim me parece muito pouco, porque sendo a medida regulamentar de 1,10m de altura, apenas tem 5cm de entrega para o vidro.
    Eu também estou a fazer um sistema para a minha guarda de vidro, um pouco diferente da sua, e estou a prever pelo menos 12cm de entrega, e pretendo utilizar vidro 5.5.1. ou 4.4.1 ainda não tenho a certeza de qual vou aplicar..
    A mim, parece-me fraco, o apoio da guarda.
    Confira outras opiniões e soluções aqui:
    https://forumdacasa.com/discussion/9613/6/procuro-guardas-para-varanda-inox-ou-inoxvidro-24-metros/

Cumps.
  8.  # 10

Colocado por: Ricardo.Figueiredoporque sendo a medida regulamentar de 1,10m de altura

Qual é o regulamento??
  9.  # 11

Essa ligação não tem à priori a resistência que é suposta. Acrescento ainda que ao que me parece isso é pormenor à designer, altamente omisso...

- Qual o diâmetro do parafuso?
    - Qual o comprimento do parafuso?
    - Qual a classe do aço inox?
    - Quanto é a penetração do parafuso?

O artº 39 do dec. lei nº 235/83 (vulgo Regulamento de Segurança e Acções) diz que uma guarda num edifício privado deve resistir a uma força horizontal aplicada no topo de 50 kg/m, a majorar.

A solução de ligação que tem é altamente vulnerável aos efeitos de fadiga, o seu Arquitecto devidamente auxiliado consegue certamente fazer melhor.

Cumprimentos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, P+V, Martins_31
  10.  # 12

Colocado por: Picareta
    Qual é o regulamento??

tem a haver com a Norma... não existe ainda legislação. De acordo com a Norma teremos de saber qual a altura do piso...
  11.  # 13

A norma que o Pedro refere julgo ser a NP 4491.

Tinha ideia que ainda era pré-norma, mas no site do IPQ já está como norma.
  12.  # 14

Colocado por: Ricardo.FigueiredoBoas,

A primeira coisa que me salta à vista no seu desenho é a entrega para o vidro, que a mim me parece muito pouco, porque sendo a medida regulamentar de 1,10m de altura, apenas tem 5cm de entrega para o vidro.
    Eu também estou a fazer um sistema para a minha guarda de vidro, um pouco diferente da sua, e estou a prever pelo menos 12cm de entrega, e pretendo utilizar vidro 5.5.1. ou 4.4.1 ainda não tenho a certeza de qual vou aplicar..
    A mim, parece-me fraco, o apoio da guarda.
    Confira outras opiniões e soluções aqui:
    https://forumdacasa.com/discussion/9613/6/procuro-guardas-para-varanda-inox-ou-inoxvidro-24-metros/

Cumps.

A minha situção é bastante semelhante à da ultima imagem do post que referiu. Tenho a platibanda em tijolo e já está forrada com zinco! A solução mais viável que me parece é fazer um rasgo na platibanda com cerca de 10cm onde levará o perfil "enterrado". O problema é rasgar a platibanda que já está com tela e depois arrematar bem o zinco de forma a garantir impermeabilização...
    A solução apresentada pelo meu Arqº também me parece pouco segura...
  13.  # 15

aí vai..

Np 4491-2009.
  14.  # 16

15.  # 17

Psousa

Veja no site da Q-railing (http://europe.q-railing.com). Tem lá várias soluções em que todos os pormenores (robustez, drenagens, etc) estão já pensados e salvaguardados. Esse pormenor do seu arquitecto parece-me mesmo frágil e incompleto.

Cuidado com esse vidro de 8+8 temperado e laminado (custo elevado).

Parece-me que disse que só agora é que recebeu o pormenor do arquitecto….o orçamento chave na mão para esse pormenor foi dado com base em quê? Clarifique isso com o empreiteiro para não ter surpresas depois…

Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 18

mitrix123... não conhecia o sistema... muito bom, muita variedade.
  17.  # 19

O sistema parece realmente bom, já agora sabe de algum representante em Portugal desta marca?
    Cumps.
  18.  # 20

Mande-lhes um mail... Tem uma sucursal em Espanha.

0.0258 seg. NEW