Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho uma moradia com cerca de 180 m2, que está preparada inicialmente pra aquecimento central com tubagem em cobre, radiadores e supostamente para uma caldeira que ficará num anexo á casa que dista cerca de 20 m desta.
    Como a instalação já está feita, a opção de caldeiras não se torna muito viável ( face ao consumo médio mensal) e a hipotese de recuperador, obriga-me a deitar paredes abaixo, estou a pensar em optar por uma bomba de calor de alta temperatura ( para radiadores).


    Gostaria , que os entendidos, me indicassem se a bomba de calor será boa opção , uma vez que tem de ficar 20 m ( pois a tubagem está toda preparada aí , que era para uma caldeira) afastada da casa e poderá perder a eficiência térmica ?

    Quanto custa uma bomba de calor de alta temperatura e todos os acessórios e montagem, com um cop acima de 3 ou 4, e para 20 KW? onde posso adquiri-la?

    Qual o consumo médio mensal de electricidade?

    A bomba de calor também poderá fazer aquecimento de águas sanitárias?
  2.  # 2

    Colocado por: Miguelsilvapara 20 KW

    1º qual o local\zona da moradia?
    2º 20Kw creio que está exagerado, considerando exclusivamente a área referida deveria ser uma de 16Kw.

    Colocado por: Miguelsilvame indicassem se a bomba de calor será boa opção , uma vez que tem de ficar 20 m ( pois a tubagem está toda preparada aí , que era para uma caldeira) afastada da casa e poderá perder a eficiência térmica ?

    neste momento é capaz de ser uma das melhores opções, se retirar a opção de recuperador a lenha se tiver lenha disponível gratuita ou quase,

    Colocado por: MiguelsilvaQuanto custa uma bomba de calor de alta temperatura e todos os acessórios e montagem

    para uma Daikin de 16Kw conte com perto 10.500€ (existe uma campanha até final do ano com redução de 20% neste preço) e IVA a 13% não incluido, para uma de 22,4Kw já vai para os 20.800€, com o mesmo desconto,

    Colocado por: MiguelsilvaQual o consumo médio mensal de electricidade?

    cada caso é um caso e depende da casa em si (isolamento termico das paredes\tectos, dimensão dos envidraçados) da localização da mesma, do ambiente exterior e do perfil de uso pretendido, mas numa moradia desse tipo conte com qualquer coisa a rondar os 150€ a 200€ de consumo mensal (media dos utilizadores numa zona climática mediana com tarifa bihoraria) nos meses de Inverno, claro que pode ter acesso á conta certa em que este valor é diluído nos restantes meses do ano,

    Colocado por: MiguelsilvaA bomba de calor também poderá fazer aquecimento de águas sanitárias?

    sim com um deposito adicional que também pode ser ligado a painéis solares para AQS solar térmico,

    uma outro ponto de vista: não compensaria substituir os radiadores por ventiloconvectores e colocar uma bomba de calor LT (baixa temperatura), a bomba de 16Kw LT monobloco custa 7600€ e cada ventiloconvector custa 760€(isto com Daikin, existindo outras opções mais economicas), e com um consumo mais baixo que uma HT,
  3.  # 3

    a zona é famalicão . Quanto ao isolamento é razoável .

    Mas esse consumo mensal parece-me exagerado 150 a 200 euros, é para 24 horas por dia?

    as bombas de alta temperatura são as mais caras? nao haverá por volta dos 5000 euros?

    o facto de ter a tubagem toda pra fora a 20 m da casa, não irá perder a eficiência termics d bomba, pois os radiadores tem de chegar uma temperatura ded 70 º?
  4.  # 4

    Colocado por: MiguelsilvaMas esse consumo mensal parece-me exagerado 150 a 200 euros, é para 24 horas por dia?

    Parece-lhe muito? Experimente colocar a caldeira a gasóleo e vai ver o que é muito...
    Colocado por: Miguelsilvaas bombas de alta temperatura são as mais caras? nao haverá por volta dos 5000 euros?

    Sim são bem mais caras. Que eu saiba para esse preço não arranja.
    O preço que aqui apareceu é de uma altherma HT que consegue aquecer água até 80ºC. Há outras tb consideradas de alta temperatura que aquecem até temperaturas mais baixas.
    Algumas devem ser mais baratas.
    Veja este meu post antigo:
    Colocado por: Pedro Azevedo78
    "A" marca mais conhecida? Não existe "A" marca. Há várias...
    Exemplos:
    DIMPLEX (até 65ºC e 75ºC)
    OSCHNER - Golf Maxi Plus (até 65º)
    Daikin - ALTHERMA HT (até 80ºC)
    Technibel - PHTJ (até 65ºC)
    AERMEC - SRP (até 65ºC)
    etc, etc, etc....

    Colocado por: Miguelsilvao facto de ter a tubagem toda pra fora a 20 m da casa, não irá perder a eficiência termics d bomba, pois os radiadores tem de chegar uma temperatura ded 70 º?

    É óbvio que não é o ideal essa situação, mas o que tem de fazer é reforçar ao máximo o isolamento das tubagens.
    Tem mesmo de ser a 70ºC? Não consegue aumentar ao numero de elementos dos radiadores? Quanto maiores forem os radiadores, mais baixa pode ser a temperatura da água, mais poupa...
  5.  # 5

    Colocado por: MiguelsilvaMas esse consumo mensal parece-me exagerado 150 a 200 euros

    nos meses de Inverno não acredito que consiga menos que isto, basta ver alguns exemplos aqui no forum, lembre-se que estamos a falar de uma HT que consome muito mais que uma LT,

    Colocado por: Miguelsilvaas bombas de alta temperatura são as mais caras? nao haverá por volta dos 5000 euros?

    os modelos que apresentei são da Daikin que é mais cara que outras com qualidade ligeiramente inferior, mas mesmo assim não conheço nenhuma abaixo dos 7000€ (tecnibel),

    Colocado por: Miguelsilvao facto de ter a tubagem toda pra fora a 20 m da casa, não irá perder a eficiência termics d bomba

    se a tubagem estiver razoavelmente feita não é significativo a perda térmica no percurso,

    Colocado por: Miguelsilvapois os radiadores tem de chegar uma temperatura ded 70 º

    as HT produzem até 80º,
  6.  # 6

    Colocado por: jorgealvesas HT produzem até 80º,

    Esta a falar da Altherma certo? É que há muitas de "alta" temperatura que produzem até 65ºC...
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro Azevedo78Esta a falar da Altherma certo?

    sim.
 
0.0117 seg. NEW