Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho uma moradia uni-familiar e gostaria de transformar a zona da garagem num centro de estudos. É possível obter um autorização para alteração de utilização de parte do imóvel para fins comerciais? A que tipo de entidade me devo dirigir para saber este tipo de informações?

    Muito obrigada
    Carolina Portela
    •  
      FD
    • 17 outubro 2011

     # 2

    É possível mas, tem que cumprir os regulamentos para tal.
    Se a garagem na actual situação não cumprir os regulamentos, tem que fazer o que for necessário (obras) para que cumpra.
    Como é uma matéria um pouco complicada, não é linear e depende de alguma legislação dispersa, o melhor para si é contratar alguém habilitado para levar esse processo adiante.

    Se quer mais alguma informação fiável, contacte um arquitecto ou engenheiro.

    Se quer uma informação diy, vá ao site da sua câmara municipal e faça o download dos diversos regulamentos, entre os quais o Regulamento Municipal de Urbanização e Edificação.
    Nesse documento procure as regras para o licenciamento de serviços.
    Se não estiver nesse documento, procure nos outros regulamentos municipais.
    Deve também consultar o Regulamento Geral das Edificações Urbanas (RGEU) para conhecer as regras "gerais".

    Se quiser recolher informações na câmara municipal, penso (não tenho a certeza) que deve contactar o departamento de urbanismo.
  2.  # 3

    Possivel deve serpois um vizinho meu o vez, para escritórios!
  3.  # 4

    Muito obrigada pelas sugestões, em primeiro lugar vou-me dirigir à Câmara para ver se consigo obter os regulamentos, pois no site não os encontrei. Logo que tenha mais novidades, partilho.

    Cumprimentos
    Carolina P.
    • P+V
    • 19 outubro 2011

     # 5

    Centro de estudos ---> local de trabalho (escritório e serviços) --> pé-direito livre de 2.7mt (no seu caso, sendo edifício adaptado). A sua garagem tem 2.7mt de altura? Duvido, mas...
  4.  # 6

    Se a moradia estiver inserida num loteamento, para além da alteração de uso, terá também que fazer alteração alvará do mesmo.
  5.  # 7

    carolina portela,

    É garagem e anexo ou apenas garagem?

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  6.  # 8

    O pé direito livre é de 1,80mt em metade da garagem e mais de 3 metros na outra metade.
    Em relação à pergunta de adarq e Pauloss, a moradia é um único espaço com garagem e é situada num loteamento.

    Obrigada por alertarem para estas questões.

    Cumprimentos
    Carolina P.
  7.  # 9

    E qual a área da garagem?
  8.  # 10

    2.7m é o normal, mas penso que o minimo seja 2.4m!

    Colocado por: P+VCentro de estudos ---> local de trabalho (escritório e serviços) --> pé-direito livre de 2.7mt (no seu caso, sendo edifício adaptado). A sua garagem tem 2.7mt de altura? Duvido, mas...
  9.  # 11

    Ora , fica então >2,4 de pé direito medio, é capaz de se safar...

    Colocado por: carolina portelaO pé direito livre é de 1,80mt em metade da garagem e mais de 3 metros na outra metade.
    Em relação à pergunta de adarq e Pauloss, a moradia é um único espaço com garagem e é situada num loteamento.

    Obrigada por alertarem para estas questões.

    Cumprimentos
    Carolina P.
  10.  # 12

    Centro de estudos > local de trabalho onde o min. 3.00m, em edificios existentes pode ir aos 2.70m de pé-direito.
  11.  # 13

    Bom dia carolina portela,

    Primeiramente deverá dirigir-se a um técnico que esteja habituada a trabalhar para a Câmara da sua zona para a poder informar melhor.

    Caso seja possível, terá 1º que fazer uma alteração ao loteamento, uma vez que demorará algum tempo até que saia a deliberação final e posteriormente é que poderá instruir o processo propriamente dito.

    Em que zona / cidade do país é!?

    com os melhores cumprimentos,

    Lousa Projectar
    e-mail: [email protected]
  12.  # 14

    Pois eu não sou da area, mas o meu vizinho tem um escritorio legalizado à pouco a nos na garagem dele, e de certeza que não tem 2,7m de pé direito.

    O que sei é que para zonas habitaveis é 2,4m minimo.


    Colocado por: Pedro BarradasCentro de estudos > local de trabalho onde o min. 3.00m, em edificios existentes pode ir aos 2.70m de pé-direito.
  13.  # 15

    system32
    2.4m, para uso HABITAÇÃO.

    .. podem ter mentido ou omitido essa questão... do escritório.
    • P+V
    • 19 outubro 2011 editado

     # 16

    Colocado por: system32O que sei é que para zonas habitaveis é 2,4m minimo.

    Teimosia....
    Os 2,4mt de pé-direito são para a função "habitação" que é diferente da de "comércio e serviços".
    • P+V
    • 19 outubro 2011

     # 17

    Colocado por: system32escritorio legalizado
    Certeza?

    Colocado por: system32de certeza que não tem 2,7m de pé direito
    Aldrabou....
  14.  # 18

    Até podia, mas de quem é , duvido!! É pessoa muito certinha, até preferiu retirar um BB do que arranjar chatices para o legalizar.
    E com um outro vizinho que tenho, tinha logo uma denuncia.

    Até porque a entrada se vê bem da rua, e tem cargas e discargas frequentes, por isso dá nas vistas.


    Colocado por: Pedro Barradassystem32
    2.4m, para uso HABITAÇÃO.

    .. podem ter mentido ou omitido essa questão... do escritório.
  15.  # 19

    A garagem tem uma área de 150m2 (+ ou -) e situa-se na zona de Cascais.
 
0.0194 seg. NEW