Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Publicado no Correio da manhã de hoje:

Purificadores de água "não fazem sentido"
    Os purificadores da água da torneira que se encontram à venda no mercado "não fazem qualquer sentido" em locais onde existe rede pública de distribuição, que tem qualidade adequada ao consumo, defende a Entidade Reguladora dos Serviços da Água e Resíduos.

A Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) recebeu vários pedidos de esclarecimento acerca destes equipamentos, cujo funcionamento é normalmente demonstrado por pessoas das empresas que os comercializam nas casas dos consumidores.

Nesse sentido, o director do departamento de Qualidade da Água da ERSAR, Luís Simas, esclarece que tais demonstrações são "publicidade enganosa", uma vez que é dito aos consumidores que a água proveniente da rede pública não é boa para consumo. Opinião semelhante é transmitida pela jurista da associação de defesa do consumidor - DECO Carolina Gouveia, ao salientar que "grande parte das vendas dos purificadores são feitas com técnicas de venda agressivas". "Os aparelhos não têm qualquer efeito prático na qualidade da água", acrescenta.

Os equipamentos chamados de purificadores realçam todas as substâncias que estão na água através de um processo de eletrólise. Aqueles elementos são atraídos para o aparelho colocado na água, juntam-se à sua volta dando origem a uma aglutinação, "uma pasta, com impacto visual negativo, mas que nada tem a ver com a qualidade", especificou Luís Simas.

Aliás, os possíveis "contaminantes não aparecem nesta experiência", assegurou. "Aquelas substâncias fazem parte da composição de uma água mineralmente equilibrada", referiu o responsável da ERSAR, concluindo "existir publicidade enganosa" da parte daquelas empresas ao transmitirem que "a água tem má qualidade e é prejudicial à saúde".

Com preços que podem chegar aos 2.500 euros e vendidos a prestações, os equipamentos "não fazem qualquer sentido em casas situadas em locais onde há rede de distribuição pública", realçou Luís Simas.

A DECO registou 13 processos de mediação jurídica relacionados com duas marcas destes equipamentos, a maioria no norte do país, no Porto e Viana do Castelo, mas o número de pedidos de esclarecimento e reclamações é mais elevado. A jurista Carolina Gouveia esclareceu que a compra pode ser cancelada no prazo de 14 dias após a sua concretização.

Segundo o relatório para 2010, divulgado pela ERSAR no final de setembro, a água das torneiras continua a apresentar "excelente" qualidade e foram cumpridos 97,71 por cento dos parâmetros estipulados, podendo os portugueses consumi-la sem problemas em todo o país.

Cerca de 650 mil análises realizadas por ano, de 50 parâmetros, revelam "um cumprimento acima dos 97 por cento, o que é, em termos internacionais, considerado muito bom", realçou o presidente da ERSAR, Jaime Melo Baptista.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/purificadores-de-agua-nao-fazem-sentido
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bcool
  2.  # 2

E se os canos foram galvanizado com 30 anos?
    • J.C
    • 17 outubro 2011

# 3

Então porque raio, se beber agua da torneira uma semana, fico com dores de estômago?
  3.  # 4

Eu bebo à varias dezenas de anos e nunca fiquei mal!

Estomago sensivel??

Claro que este estudo não pode enderessar os casos clinicos, apenas para pessoas normais (leia-se saudaveis).

Acredito que existem casos extraordinarios em que essa maquinaria seja util!!

Colocado por: J.CEntão porque raio, se beber agua da torneira uma semana, fico com dores de estômago?
  4.  # 5

Pior (teoricamente):
    Eu nasci e fui criado em casa de canos de chumbo. Mais terde aos poucos substituidos parcialmente por galvanizado.
    Nessa altura a gente não andava a cair que nem tordos com envenenamento por chumbo. pois não??

Quanto ao galvanizado , rapidamente enferruja e passa-se a consumir agua com um teor de ferro um pouco mais alto. Mas desde que as aguas não fiquem muito tempo parada (altura em que a agua sairá castanha), o ferro extra não faz mal nenhum ( tambem não é assim tanto).

Note-se que a agua deve conter minerais!! A Ideia de beber agua (basicamente) destilada, não é bom para a saude.
    E os aparelhos de osmose inversa basicamente é o que produzem!

Colocado por: tostexE se os canos foram galvanizado com 30 anos?
    • J.C
    • 17 outubro 2011

# 6

estômago sensivel? Estranho, nunca precisei de um médico mas, sei que a água da torneira, o branco e o vinagre em excesso me ataca o referido!
    Carrascão tinto, whisky, bagaço, etc,etc, não!.
  5.  # 7

Curiosamente, os defensores/vendedores dos purificadores da agua, estão muito caladinhos!!

Este estudo prejutica-lhes o negocio, e quem comprou à espera de milagres ocultos, agora defende o "investimento".

Mas este forum não é só para fazer negocio, é principalmente informativo, por isso...
  6.  # 8

Eu investi 100€ nisso.
    Comprei uma cabeça para filtros da Brita e uma torneira de água filtrada.
    Se faz sentido ou não... não sei. O que eu sei é que o sabor da água depois de passar no filtro é COMPLETAMENTE diferente.
  7.  # 9

Tambem a Agua do vimeiro sabia mal, e agua do luso sabia bem, tudo pelos minerais que continham, mas ambas fazia bem.
    Hoje em dia as mineralizações das aguas de mesa foram reduzidas e as aguas sabem quase todas ao mesmo.

É natural que os filtros, ao retirarem minerais, alterem o sabor, mas isso não significa que a agua faça mal.
    É uma questão de gosto e de habituação.

E você pelos vistos só pagou 100€, agora imagine os que pagaram 1000-1500€...
  8.  # 10

o pior ainda é o sabor a cloro que às vezes se faz sentir...
  9.  # 11

Colocado por: system32Curiosamente, os defensores/vendedores dos purificadores da agua, estão muito caladinhos!!

Este estudo prejutica-lhes o negocio, e quem comprou à espera de milagres ocultos, agora defende o "investimento".

Mas este forum não é só para fazer negocio, é principalmente informativo, por isso...

Não sou vendedor de filtros...mas gosto que as pessoas sejam corretas e não venham aqui argumentar sobre a "casa dos outros" quando os seus telhados são de vidro...diga-me qual a sua profissão por favor, para analisarmos outra área e perceber também outros negócios!!
  10.  # 12

Na minha opinião para este tipo de problemas o sistema osmosis inversa acaba por resolver estes problemas!
  11.  # 13

Colocado por: system32Pior (teoricamente):
    Eu nasci e fui criado em casa de canos de chumbo. Mais terde aos poucos substituidos parcialmente por galvanizado.

Esta tudo explicado..lol!!!
  12.  # 14

EU??? Háháhá!!! não tenho nada a ver com qualquer dos ramos da construção civil!!
    Nem estou a vender nada! Farto estou eu de gente a querer impingir coisas!!

Colocado por: oxigenio

Não sou vendedor de filtros...mas gosto que as pessoas sejam corretas e não venham aqui argumentar sobre a "casa dos outros" quando os seus telhados são de vidro...diga-me qual a sua profissão por favor, para analisarmos outra área e perceber também outros negócios!!
  13.  # 15

Meninos...

Agora tenho Aço Inox e não noto diferença de sabor!!
    Acha mesmo que antigamente a agua continha chumbo?? Já viu um tubo não novo por dentro?? É tudo menos chumbo!!

Esta tudo explicado..lol!!!
  14.  # 16

Colocado por: system32EU??? Háháhá!!! não tenho nada a ver com qualquer dos ramos da construção civil!!
    Nem estou a vender nada! Farto estou eu de gente a querer impingir coisas!!

meu caro toda a gente faz papel de comercial na vida...em qualquer profissão...mas não desvie a conversa e diga la o que faz da vida... a não ser que eu ande a pagar o seu subsidio de desemprego!! é o mais certo...
  15.  # 17

Pelo menos por enquanto não me paga nada!! O futuro: não sou vidente, mas bom não é!!

E já lhe disse que não vendo nada, nem nada tenho a ver com qualquer serviço ou materiais para casas. Mais do que isso é invasão de privacidade!! ;)

Mas diga-la o que tem a dizer contra o estudo apresentado?? Não fui eu que o fiz!!!

meu caro toda a gente faz papel de comercial na vida...em qualquer profissão...mas não desvie a conversa e diga la o que faz da vida... a não ser que eu ande a pagar o seu subsidio de desemprego!! é o mais certo...
  16.  # 18

Colocado por: oxigenio... a não ser que eu ande a pagar o seu subsidio de desemprego!! é o mais certo...

Permita-me que discorde desta frase. Quem recebe subsidio de desemprego é alguém que trabalhou e, descontou para a Segurança Social. Não são os trabalhadores que estão no activo que "pagam" aos desempregados.
    Peço desculpa por este desabafo, mas não pude ficar calado.
    Concordam com este comentário: Anonimo88
  17.  # 19

Colocado por: A. Madeira
    Permita-me que discorde desta frase. Quem recebe subsidio de desemprego é alguém que trabalhou e, descontou para a Segurança Social. Não são os trabalhadores que estão no activo que "pagam" aos desempregados.
    Peço desculpa por este desabafo, mas não pude ficar calado.

Reles provocação, nem merece troco.
  18.  # 20

Voltando ao cerne da questão.
    A água da rede, principalmente aqui a do Algarve é absolutamente intragável. Própria para consumo??? Bebam-na eles... é mau demais para ser verdade. Para comida, claro, mas beber directamente da torneira, só em último caso. Para além de às vezes conter tanta lixívia que até dá impressão.
    Ainda não comprei os "novos filtros de água" existentes no mercado, jarros para água com filtro de carbono que altera o sabor da água por cerca de 20-30€. Mas funciona, já "experimentei" em casa de amigos, e a água fica de facto, com um sabor agradável, não diria comparada com uma luso, mas bem melhor que algumas marcas de venda.
    A pensar em investir...
    Cump, E*

0.0202 seg. NEW