Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde

Estou prestes a começar a construção da minha casa unifamiliar na zona de Mafra.
    Estou à espera da aprovação do projecto de especialidades.O que pretendia saber era o seguinte:

como a casa vai ficar distante- e numa localização nada favoravel a nivel de inclinação de terreno -da rede de esgotos, ter-se-ia que utilizar bombas para ultrapassar esse problema o que iria encarecer a obra ,alem da ramagem ate à dita rede.

a) há de acordo com a lei possibilidade de construção/compra de uma fossa biologica e aplicá-la no terreno?Qual o decreto-lei?

b) se houver hipotese ter-se -a que apresentar alguma documentação especifica na camara para autorização?

b) quais os custos de ligação à rede de saneamento ? (julgo ser a mesma coisa que rede de esgotos!)

Podem-me elucidar sobre esta matéria ?

os meus antecipados agradecimentos
  2.  # 2

Boa tarde.

Também tenho um terreno que é inclinado que está distante da rede de saneamento.
    Para o local mais perto que é a subir (+/- 50 metros de distancia,sobe +/-15metros),
    Para o local mais longe que é a descer (+/- 200 metros de distancia,desce +/-5metros).
    Não sei onde me derigir para saber se posso ligar a rede, CAMARA ou JUNTA DE FREGUESIA, se alguem poder ajudar?
    Alguem sabe qual é o custo para a ligação à rede? já fiz pesquisa no google mas não encontro nada.
    Obrigado
    •  
      FD
    • 28 outubro 2008 editado

# 3

As Câmaras Municipais são quase sempre as entidades responsáveis pelo saneamento básico. Através das mesmas, são por vezes criadas empresas públicas que gerem o saneamento básico, os esgotos - os comuns SMAS.

As Câmaras Municipais têm regras específicas quanto às regras a cumprir na construção no munícipio. Essas regras estão reunidas num documento que se poderá chamar, entre outras designações, Regulamento Municipal de Edificação e Urbanização.
    É esse documento que deverão consultar para saber quais as regras de saneamento básico em vigor no munícipio.
    Para se conhecer os custos associados, deve-se consultar outro documento, normalmente a tabela de taxas.

Regra geral, estes documentos estão disponíveis nos sítios das Câmaras Municipais na internet.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ringalinho
  3.  # 4

Ringalinho
    Em 1º lugar acho estranho num processo em que já estão as especialidades em aprovação, essa questão não estar definida, pois uma das coisas que até costumam ir na memória descritiva da arquitectura é a adequação ás redes públicas caso as haja.
    De qualquer forma nada melhor que os serviços de municipalizados de águas e saneamento para ter essas informações todas.
  4.  # 5

Marco tem razao

expliquei-me mal

o objectivo é deixar o processo de especialidades à aprovaçao final mas entretanto por varias razoes estou a pensar ao inves de casa em alvenaria...uma casa em madeira o que me obriga a entregar o projecto de arquitectura e especialidades de novo...daí a minha questao acima.obrigado
  5.  # 6

Ringalinho

Os SMAS é que lhe dizem se necessita de ligar à rede publica. Depende da distância e do desnível. Nada como pedir para ver...

No meu caso, aí muito perto, se não tivesse ligado para o SMAS a moça tinha "aprovado" a ligação à rede publica, e eu ficava com 70 metros de estrada para abrir com uma máquinas, colocar tubos, alcatroar, etc... tinha um desnível de 15 metros. Quando lhe pedi para ver o desnível, ela lá disse que assim poderia ficar com fossa...

Agora, fossa séptica ou fossa biológica, é apenas um preciosismo do nosso lado... para o projecto, é indiferente...

Coisas da Casa
  6.  # 7

muito obrigado pela ajuda.100 % esclarecido.Abraço a todos
  7.  # 8

Colocado por: flaresBoa tarde.

Também tenho um terreno que é inclinado que está distante da rede de saneamento.
    Para o local mais perto que é a subir (+/- 50 metros de distancia,sobe +/-15metros),
    Para o local mais longe que é a descer (+/- 200 metros de distancia,desce +/-5metros).
    Não sei onde me derigir para saber se posso ligar a rede, CAMARA ou JUNTA DE FREGUESIA, se alguem poder ajudar?
    Alguem sabe qual é o custo para a ligação à rede? já fiz pesquisa no google mas não encontro nada.
    Obrigado

Boa tarde.
    Venho agora dos serviços municipalizados.
    Já tenho a minha licença de construcção pronta a levantar, o meu arquicteto quando fez os projectos de especialidades colocou o meu saneamento a ligar à rede, mas como já referi a rede ainda está distante.
    Fui lá aos serviços para obter informação sobre os preços e se posso vir a ter acesso a rede, o que me disseram é que só podem ver isso quando eu lhes levar a licença de construcção para os engenheiros poderem ver o que se pode fazer.
    Mas agora tenho um mais problema, para levantar a licença já tenho de ter o empreeteiro escolhido, que já tenho, mas para isso tenho de ter o orçamento dele e assim não sei se nesse orçamento há-de estar uma fossa ou não.
    Alguem sabe o que posso fazer nos serviços para me esclarecerem melhor, às tantas a mulher até nem explicou bem,ou não sabe?
    Obrigado
  8.  # 9

Passo a explicar melhor a minha situação:

A minha futura casa ,como disse atrás, dista a 140 metros da rede publica de drenagem de aguas residuais domesticas e 80 metros do limite do terreno e situa-se numa zona baixa em relaçao è mesma rede. Como tal, o arquitecto fez um pedido evocando essa mesma situação de distancia a fim de a camara permitir a colocação de uma fossa septica ( com poço de infiltração ou ETAR compacta com ligação à linha de agua).

Tal pedido foi indeferido atraves de oficio recebido ontem.(art 60 e 62 da lei nº 58/2005 de 29/12 e do nº 4 do artº 48º do DL 226-A/2007 de 31/05).

A camara decide indeferir o pedido pois evoca a existencia dessa rede publica atras referida a uma distancia de 140 metros da futura habitaçao.E diz tb que a ligação da pretensao em causa é viavel mediante construçao de sistema elevatorio, cujos custos de construção nao diferem muito dos sistemas alternativos evocados pelo arquitecto.(fossa com poço de infiltração ou ETAR compacta com ligação à linha de agua)

O que vos perguntava era o seguinte:

-Entao nao serei eu a pagar a colocação do ramal (140 metros de ramal) ate à rede publica, alem do tal sistema elevatorio ?

E isto tudo nao difere substancialmente, em termos de preço, duma colocação de uma fossa septica com as caracteristicas atras mencionadas ?

Estou a perceber mal ou estarei a ser enganado com estas palavrinhas mansas escritas no oficio que recebi?

Se realmente estao a querer mandar areia para os olhos...haverá volta a dar ???

Desculpem o testamento e muito obrigado
  9.  # 10

Ringalinho.. peça à Câmara um orçamento para o ramal... e depois faça as suas contas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ringalinho
  10.  # 11

Obrigado Pedro

esse orçamento pode ser pedido via telefone...sabe-me dizer? Ou tenho de or aquelas reunioes que se fazem semanalmente ? Epa desculpe lá a ignorância e estas perguntas mas é matéria que desconheço totalemente...
  11.  # 12

telefone para os serviços municipalizados da Câmara e esclareça o procedimento...
  12.  # 13

Aqui em Silves quando é pra ligar ao ramal da câmara vamos ao departamento, pagamos um valor.

Depois a câmara faz um orçamento pra fazer o trabalho, e vc pode aceitar ao mandar fazer por privados que sai mais barato.
  13.  # 14

Olá a todos,

acabo de me registar no forum, há muito que o acompanho (obrigado a todos), mas nunca tive necessidade de colocar questões. Esse dia chegou, tenho o mesmo problema do Ringalinho: Tenho uma moradia que está a ser construída em Mafra. O terreno tem uma grande inclinação.Tenho as especialidades aprovadas com Fossa. E o saneamento chegou agora ao local. A "futura fossa" a ser colocada terá de ser a uma cota inferior à do "futuro saneamento".

O problema que se colocam é o seguinte:
    - compro a fossa e instalo (pois é assim que está aprovado, para ter licença de habitação), para daqui a +ou- 1 ano enviarem-me uma carta a dizer que sou obrigado a ligar à rede (e nessa data tenho que destruir a fossa e colocar umas bombas para bombear o esgoto para a cota superior do saneamento)?

Ringalinho gostava de saber como resolveu a sua situação?

Obrigado a todos.

0.0184 seg. NEW