Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Se esses horários chegam para manter a casa a 20 graus depende muito da capacidade da casa em reter calor, depende dos isolamentos, janelas, exposição solar, potência instalada, etc, e de que temperatura costuma ter quando não tem o aquecimento ligado.

    De todo o modo, tirando sistemas com acumulação que podem manter o calor mais tempo, quando se desliga o aquecimento a casa começa a arrefecer se o isolamento não for bom. Por norma não vale a pena desligar o aquecimento por poucas horas. Quando é atingida a temperatura desejada o aquecimento trabalha de forma intermitente, ou com uma potência mais baixa nos ar condicionados inverter.

    Na minha casa essa configuração não permitia ter sempre a casa quente, de todo o modo, depende do que pretende. Se apenas pretender ter a casa quente após as 19h e não se importar que durante a noite baixe um pouco a temperatura porque está de baixo dos edredões, então pode funcionar.

    Se fosse a si, tentava primeiro ver se o ar condicionado está em condições, e se consegue um nível de temperatura/velocidade/inclinação do ar que lhe permita gostar do aquecimento por ar condicionado. Pode ser que até consiga obter bons resultados. Se por exemplo considerar que tal é suficiente para a sala, já evitava investir nela.

    Quanto aos quartos, eu sou bastante sensível aos barulhos, mas consigo dormir perfeitamente com o meu ar condicionado no mínimo. Contudo é normal que nem todos possam gostar até porque não sei qual o ruído mínimo do seu ar condicionado.

    Assim a minha ideia era tentar aproveitar o ar condicionado onde puder, e nos locais em que realmente não gostar do ar condicionado, como quartos e cozinha (que não deve ter ar condicionado) poderia optar por qualquer outra fonte de calor.

    Tirando os acumuladores de calor que permitem aproveitar a tarifa bihorária, os outros aquecedores tem um desempenho aproximado. Por isso a escolha depende do preço, da parte estética, das funcionalidades mas não propriamente do desempenho.

    Um aquecedor com pedra permite reter o calor algum tempo, pelo que poderia ao desligar às 7h manter a temperatura mais algum tempo. Contudo nunca dará para muito, pelo que a diferença de preço pode não compensar.

    Nota, um aquecedor para libertar calor tem de consumir energia. Os aquecedores que permitem libertar calor após serem desligados, significa que consumiram a energia correspondente antes. Ou seja, a única poupança que pode haver é se estiver relacionada com a tarifa bihorária, e nunca por consumirem menos.
  2.  # 22

    Muito obrigado pela vossa ajuda

    dfserrahá
    Tem lógica o que escreveu.

    Então segundo a vossa opinião ponha por exemplo um sistema de aquecimento, só para a noite (tarifa vazio) nos quartos e o resto Durante o dia), trabalhava com o ar condicionado.

    Pode ser uma boa solução.

    E qual o aparelho que escolhiam?
    Atenção que será para trabalhar quase sempre no vazio.

    Obrigado
  3.  # 23

    Colocado por: FranciscogarciaEntão segundo a vossa opinião ponha por exemplo um sistema de aquecimento, só para a noite (tarifa vazio) nos quartos e o resto Durante o dia), trabalhava com o ar condicionado.

    Pode ser uma boa solução.

    E qual o aparelho que escolhiam?
    Atenção que será para trabalhar quase sempre no vazio.

    Se é para ligar só no vazio não faz sentido investir em acumuladores. Termoventiladores tb fazem ruído. Por isso um aquecedor a óleo com um bom termostato e um programador...
    Concordam com este comentário: Paramonte, dfserra
  4.  # 24

    Eu tenho AC
    Deixo ligado 24/24, a 20º na velocidade minima.Tenho bom isolamento, mas claramente o sistema está subdimencionado. Mas como fica 24/24 chega e gasta pouco.
    Orienta-se o AC para longe das pessoas e para baixo (no inverno).

    5*****

    Só tocava para PRH , mas para isso as obras que tinha de fazer eram demasiadas, por isso a opção seguinte foi AC.


    Não se meta com radiadores sejam quais forem pois vai gastar um balurdio ao final do mes.



    Colocado por: FranciscogarciaQual a temperatura que solicita? Normalmente 22 a 24 Graus

    Qual a velocidade que pede? no Mínimo

    Quais as razões para "não gostar do aquecimento por A\C"? Não gosto da sensação de conforto que o AC dá no inverno, ou seja quando emite calor.

    Volto a dizer se calhar não tenho o A/C com potência suficiente para a área que tenho.

    Nao existe ninguém aqui no fórum que tenha as pedras de aquecimento?

    Gostava de ter uma noção do gasto mensal.

    Obrigado
  5.  # 25

    Obrigado pela sua resposta,

    Mora em que região do pais?

    Pode me dizer quanto gasta de eletricidade por mês?

    Obrigado
  6.  # 26

    Lx
    No pior mes até agora paguei 100€.
    Normalmente pago 60/70€ no inverno.

    Colocado por: FranciscogarciaObrigado pela sua resposta,

    Mora em que região do pais?

    Pode me dizer quanto gasta de eletricidade por mês?

    Obrigado
  7.  # 27

    Tem o Ar-Condicionado ligado 24 H por dia e no final do mês só paga 70€?

    Isso é muito bom.

    Qual a marca do seu Ar condicionado?

    O meu é LG Modelo art Cool mirror
  8.  # 28

    Amanha , já vou limpar os filtros todos.
    e depois faço este teste para ver se estão bons.

    "Ligue em arrefecimento no máximo de ventilação e depois ligue em aquecimento com 28º de temperatura também no máximo de velocidade e depois de passados 10 minutos a velocidade TEM que ser a mesma que em arrefecimento, caso seja diferente tem problema\falta de gaz."

    Assim que fizer o teste informo.

    Digam-me uma coisa:

    Penso que necessito de outra máqina de ar-condicionado para o corredor (tem 10m2), dá para juntar aos ar condicionados que tenho agora, (LG Modelo art Cool mirror )multi split?

    Obrigado
  9.  # 29

    Tudo depende do modelo da máquina externa, mas acho que o mais provável é estar dimensionada apenas para 3 internas.

    Cada caso é um caso, mas creio não ser muito usual colocar unidades ar condicionado murais nos corredores. O que faço é ter normalmente as portas abertas por forma a que o calor passe de umas divisões para as outras. A eficácia deste método depende também da colocação em concreto das unidades, e se o ar condicionado está ligado há pouco ou muito tempo. No meu caso não considero necessário aquecimento extra nos corredores, de todo o modo quando escolhi os locais das unidades de ar condicionado tive essa preocupação.

    O único ponto que por vezes não tenho calor suficiente é na cozinha, não me dava jeito colocar ar condicionado nela. Tenho lá um termoventilador que ligo alguns minutos nos dias mais frios. Como o resto da casa está quente basta ligar o termoventilador alguns minutos que depois a temperatura já se mantém num nível aceitável. O fogão e o forno também são bons aquecedores, embora gastem muito para o efeito!
  10.  # 30

    No meu caso, penso que é necessário, pois tenho um corredor com 7 metros de comprimento por 2 de largura.

    Uma vez que consigo por mais uma máquina numa das pontas, penso que daria muito jeito.
    O aquecimento fica mais disperso, logo com melhor qualidade e menos custo, pois atinge a temperatura desejada mais rapidamente.

    Já devo ter as máquinas possíveis, pois não acredito que o construtor, desse essa benesse.
    Como faço então?
  11.  # 31

    Que fica com melhor qualidade é verdade, mas menos custo não, é mais rápido mas com mais uma unidade gasta mais, pelo que o custo é o mesmo

    Terá então de ver qual o modelo da unidade externa e/ou se tem mais alguma saída disponível. Depois tem de ter em conta que tem de ir 2 tubos e um cabo eléctrico da unidade externa até à unidade interna, e a unidade interna tem de ter uma saída para os condensados. Caso não tenha um local perto dessa unidade interna para enviar os condensados pela lei da gravidade, terá de colocar uma bomba para condensados. É necessário também ter em conta a distância a que vai ficar essa unidade interna da externa. De todo o modo estes aspectos o instalador poderá no local ver melhor.

    Começou esta discussão por dizer que não gosta do aquecimento por ar condicionado. Posto isto acho que antes de pensar em colocar qualquer unidade extra, tem de ver se passa ou não a gostar desta forma de aquecimento.
  12.  # 32

    É verdade que comecei por dizer que não gosto do calor do ar condicionado, mas pelos vistos também é verdade que o AC é muito mais barato.

    Tenho que saber quais as hipóteses que tenho, para ter a casa confortável, uma vez que a minha mulher vai ter o filho no inicio do próximo mês.

    Posso ter o A/C para aquecer mas tenho que ter algo para manter.

    Ou mantenho com A/C, ou compro outro sistema para manter o calor durante a noite.

    É aqui que necessito da vossa ajuda, o que faço?

    O que acham?

    Obrigado
  13.  # 33

    Pois, compreendo a urgência da decisão.

    Então é assim a minha opinião.

    Em primeiro lugar devia ver se gosta do ar condicionado, isto passa por um lado ver se está a funcionar correctamente, (pode pedir ajuda ao Jorge Alves, ele até é dessa zona), e depois em caso positivo tem de o experimentar para ver se o satisfaz. Deverá em particular experimentar no quarto, nomeadamente a nível de ruído, para ver se é uma boa opção para si.

    Caso não goste dele no quarto ou noutra zona, tem de partir para outros aquecedores.

    Se a opção for para aquecer a divisão o dia todo, os acumuladores de calor são a solução mais económica. Se a ideia for apenas aquecer uma parte do dia, nomeadamente à noite, então um simples aquecedor a óleo poderá ser a melhor opção.

    Quanto ao seu caso em concreto, neste Inverno provavelmente vai querer ter o quarto sempre quente, contudo para o próximo ano tal já não deve acontecer, parto do pressuposto que a sua mulher para o ano está a trabalhar e o filho no infantário. Sendo assim, provavelmente não compensa comprar o acumulador de calor apenas para 1 ano.
    Contudo a solução mais económica seria usar o ar condicionado o mais possível e complementar com aquecedores a óleo.
    ou seja, se não gostar de dormir com ar condicionado, no quarto, pode ter o ar condicionado ligado durante o dia e ligar o aquecedor a óleo apenas à noite. Consegue manter a casa quente o dia todo com um custo controlado.

    O aquecedor a óleo tem também a vantagem de que como é um equipamento relativamente barato, permite que possa mudar de tipo de aquecimento sem ficar com grandes remorsos do dinheiro que gastou.
  14.  # 34

    Colocado por: Franciscogarcia
    Tenho que saber quais as hipóteses que tenho, para ter a casa confortável, uma vez que a minha mulher vai ter o filho no inicio do próximo mês.


    Deixe-me adivinhar: primeiro filho não é ?
  15.  # 35

    Colocado por: duartecordeiro

    Deixe-me adivinhar: primeiro filho não é ?


    Não, é o segundo filho, a primeira já tem 5 anos.

    No primeiro tinha aquecedores a oleo a trabalhar o dia todo, e nem quero falar na factura da eletricidade.
  16.  # 36

    Uma coisa sei pr experiêcia: ar condicionado e mulheres não jogam no mesmo clube
    Concordam com este comentário: sergyio
  17.  # 37

    Colocado por: ParamonteUma coisa sei pr experiêcia: ar condicionado e mulheres não jogam no mesmo clube


    Agora é que acertou.
  18.  # 38

    Colocado por: Franciscogarcia

    Agora é que acertou.


    Bom, fico mais descançado, pensava q era só eu...
  19.  # 39

    Colocado por: Franciscogarcia

    Não, é o segundo filho, a primeira já tem 5 anos.

    No primeiro tinha aquecedores a oleo a trabalhar o dia todo, e nem quero falar na factura da eletricidade.


    Pareciam preocupações de "pai de primeiro filho" :)
    Claro que é necessário darmos o máximo conforto à nossa família, não estou a pôr isso em questão.

    Cumprimentos,

    Duarte
  20.  # 40

    Colocado por: Franciscogarciadá para juntar aos ar condicionados que tenho agora,

    não é normal deixar reserva nas unidades exteriores para futuras ampliações,

    Colocado por: FranciscogarciaLG Modelo art Cool mirror

    este é o modelo interior, dava jeito ter a referencia completa da unidade exterior,
 
0.0223 seg. NEW