Iniciar sessão ou registar-se
    • mgp
    • 19 outubro 2011 editado

     # 1

    olá a todos! adquiri um terreno, com algum declive, numa zona rural onde predomina a arquitectura dita "tradicional". na actual conjunctura económica, quero assegurar-me de que o projecto que apresentarei ao banco é avaliado o suficiente que me permita a construção daquilo que pretendo. tendo já abordado alguns arquitectos, todos me aconselharam uma arquitectura contemporânia/moderna - na qual não me identifico minimamente apesar de ser um jovem de 30 anos. sei que este tipo de arquitectura tem melhores avaliações por parte dos bancos, mas não haverá uma solução intermédia? a ideia era optar por uma arquitectura tradicional com traços e apontamentos actuais e modernos (o que os arquitectos consideram não ser carne nem peixe...). que projecto e opções devo tomar para uma melhor avaliação? não me identifico mesmo nada com telhados verdes e cubos brancos... segestões ou ideias?
  1.  # 2

    Continue à procura. Há quase 20000 arquitectos, só em Portugal. De certeza que arranja um que projecte de acordo com os seus gostos...
  2.  # 3

    mgp,

    Antes de mais tem de se identificar com o que realmente pretende.
    Se pretende uma moradia do genero que solicita, essa é possivel ser feita, sendo "carne ou peixe".
    A contemporaneidade da moradia pode estar aliada a diversos factores, bem como a sua componente tradicional.
    Aliás, poderá resolver o tradicionalismo na aplicação e selecção dos materiais e a contemporaneidade em como resolve a funcionalidade da casa.
    O que pretende é possivel de ser feito e, é interessante como abordou o que pretende. As suas ideias já são claramente uma vantagem para quem vai elaborar o projecto.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Concordam com este comentário: mgp
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mgp
    • mgp
    • 19 outubro 2011

     # 4

    ola AugstHill. sim, sei que arquitectos existem muitos. consultei ja alguns e e desses, alguns estão dispostos a fazer tal e qual eu pretendo com os meus gostos. não é isso que está em causa, infelismente. a questão é: se optar por uma arquitectura moderna, sei que terei uma melhor avaliação bancária, mas não me identifico minimamente com esse estilo. não vou construir uma casa para o banco, mas sim para mim onde me sinta confortável e satisfeito com o que vejo. haverá o melhor dos dois mundos?
  3.  # 5

    Bom, suponho que os bancos acham que essas se vendem melhor em caso de incumprimento. Se o projecto for do Thiago Bradell, pode ser que eles já melhorem a avaliação.
    • P+V
    • 19 outubro 2011

     # 6

    Colocado por: AugstHillThiago Braddell, pode ser que eles já melhorem a avaliação
    Só se for na linha de Sintra...
    • mgp
    • 19 outubro 2011

     # 7

    ora aí está AugustHill... sei que esse tipo de arquitectura é mais bem visto pelos bancos. a questão é que não me identifico minimamente... mas também pergunto: não será uma tendência e uma "moda" esse tipo de arquitectura? vejo autênticos "caixotes" uns em cima dos outros, e desculpem a minha falta de cultura ou ignorância, mas não consigo apreciar a sua beleza. claro que existem bons exemplos, e também já os vi e sei reconhecer a qualidade da construção, mas para mim não obrigado.

    adarq
    também já me foi feita a mesma sugestão, relativamente à utilização de materiais ditos "tradicionais" numa arquitectura mais contêmporânea como forma de esbater essa questão. foram-me dados exemplos do que tem vindo a ser feito na suécia nesse campo, e confesso que não me agrada. a minha vontade é de avançar por aquilo que gosto, e fazer um projecto "à minha maneira", a grande questão é: o banco vai gostar e dar-me o dinheiro para um tipo de arquitectura tradicional? da sua experiência, que parãmetros são tidos em conta na avaliação de projectos?
  4.  # 8

    num loteamento no Baixo alentejo... contemporâneo com referencias da arquitectura popular portuguesa.
    soluções existem muitas... podendo o contemporâneo ser mais ou menos preponderante do design global do edificio.
    boa sorte e escolha bem...

    PS: Isso dos banco valorizarem mais uma arquitectura X, em detrimento de uma arquitectura Y.. é treta.
    O que normalmente é verdade é que o custo por m2 é mais elevado numa arquitectura dita contemporânea.. mercê de algumas soluções utilizadas ( vãos enormes, revestimentos exteriores carissimos, consolas abismais, guardas em vidro , etc...)
    Concordam com este comentário: j cardoso, marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mgp
      262_Vf_2011.jpg
  5.  # 9

    A sua preocupação principal é a avaliação que o banco vai fazer?
    Sabe que neste momento os bancos não estão interessados em avaliar casas? Nem emprestar dinheiro para construção.
    Concordam com este comentário: mgp
  6.  # 10

    Pela minha experiência deve-se preocupar com a Sua casa e não com o valor que a casa possa ter para o banco.
    Presumo que o estilo arquitectonico se for bem conseguido, sendo "tradicional ou contemporâneo" não irá ser factor de decisão aquando o empréstimo.
    Até porque o "pseudo-modernismo" está muito em voga na arquitectura de hoje. Mas modernismo, puro e duro...é raro...


    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    • mgp
    • 19 outubro 2011

     # 11

    bino_
    sim, a minha grande preocupação é a valiação que o banco vai fazer. e também sei que os bancos não estão a facilitar créditos a ninguém. acontece que adquiri o terreno com o compromisso de construção e tenho de começar a pensar na melhor alternativa para a valorização do investimento.

    agradeço a sua sugestão Pedro Barradas ;)
  7.  # 12

    quanto à avaliação do banco, veja o meu PS, no post acima.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mgp
  8.  # 13

    bom dia mgp,

    Pelo que aqui li, você está indeciso entre construir uma casa a seu gosto ou uma casa ao gosto do banco!

    Você deve fazer aquilo que gosta! É você que lá vai morar e não o banco!

    Os bancos fazem uma avaliação do imóvel proposto em projecto e sendo este de arquitectura tradicional ou contemporânea nunca lhe emprestam a totalidade do valor da avaliação. No entanto irá encontrar orçamentos de empreiteiros que variarão uns dos outros. Posteriormente poderá optar por materiais mais baratos com a mesma eficiência dos mais caros, como é o caso dos materiais de 2ª escolha (em tijoleiras, azulejos, peças sanitárias, etc..), em que não encontra um único defeito e quando se vai a ver são materiais de 1ª escolha, mas como já só têm em pequena quantidade baixam em muito os preços.
    Fazendo as contas, tudo somado poupa muito dinheiro e muitas das vezes não é necessário utilizar o dinheiro todo que o banco disponibiliza!

    Veja mensagem privada!

    Com os melhores cumprimentos,

    Lousa Projectar
    e-mail: [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mgp
  9.  # 14

    Penso que os bancos levam em conta a "vizinhança" onde a obra se insere e como o Pedro Barradas escreve pelos materiais usados = custo por m2.
    Normalmente o banco irá pedir-lhe um orçamento da construção, que servirá de ajuda à avaliação deles.
  10.  # 15

    Mgp,

    A equipa que lhe projectar a casa terá de lhe fazer uma estimativa orçamental, tente jogar com isso, também acho que o tipod e arquitectura não deveria ser uma procupação para o banco, apesar de entender os motivos deles.


    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  11.  # 16

    eu gostava era de saber se o mgp se baseia em factos reais para afirmar isso dos bancos, porque senão é mais uma falacia que vai pairar no ar.
    eu como arquitecto não assumo a responsabilidade por impor este ou aquele estilo a um cliente, assumo sim "desenhar" bem uma solução para determinada intervenção.
  12.  # 17

    Boa tarde mgp,

    Algumas "zonas rurais onde predominam as arquitecturas tradicionais" apelam à continuidade com o que existe, o projecto da sua habitação deve ser influenciado pelas características do local e cruzá-las com o seu gosto, enquanto cliente, pela arquitectura tradicional. De qualquer maneira, sugiro que veja a Casa do Chá de Leça da Palmeira do Arquitecto Siza Vieira (http://ultimasreportagens.com/siza.php), bem como as habitações projectadas pelo Arquitecto Fernando Távora, ambas as referências fazem um bom cruzamento entre o Tradicional e o Moderno.

    Cumprimentos.
    Pedro Resende Arquitecto http://pedroresendearq.blogspot.com/
  13.  # 18

    Boa tarde mgp,

    À semelhança do que grande parte dos outros colegas já referiram para trás, não me parece que o tipo de Arquitectura assuma grande relevância na avaliação feita pelos Bancos. A qualidade e tipo de acabamentos que vai aplicar é que determinam em grande parte o valor da construção e de igual forma a avaliação dos bancos. No entanto, e segundo feedback que temos tido por parte dos clientes, os bancos estão a dar grande importância neste momento à taxa de esforço, que ronda aproximadamente os 30% sobre os rendimentos da parte interessada no crédito, coisa que até à bem pouco tempo não era de grande relevo. Assim, imagine que lhe avaliam a moradia em 250 000,00 euros, mas a sua taxa de esforço só lhe permite 150 000,00 euros é o que por norma eles lhe emprestariam, até porque como todos sabemos todos os dias estão a ser entregues habitações aos bancos, por incomprimento no crédito.
    Não percebo porque razão os gabinetes que consultou lhe aconselham a opção pela arquitectura contemporânea, deve ser feita uma análise cuidada ao terreno de intervenção e envolvente próxima, ouvir o cliente e depois avaliar a melhor opção para intervenção. Não podia estar mais de acordo com o que o marco1 lhe disse, cada cliente e projecto devem ser visto como únicos.

    Cumprimentos,
    rui rodrigues arq., e restante equipa flash_arquitectos
    visite-nos em www.flash-arquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mgp
  14.  # 19

    Colocado por: mgpmas não haverá uma solução intermédia?


    há sim senhor :)
    pode ter as duas, o moderno e cobertura inclinada mesmo em telha.
    sou a favor que o cliente tenha a ultima palavra neste aspecto da cobertura.

    há muitos exemplos disso na arquitectura moderna
    um que occorre imediatamente
    casa de chá da boa nova

    http://www.google.pt/search?gcx=c&q=casa+de+ch%C3%A1&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-BR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&biw=1680&bih=949#um=1&hl=pt-BR&tbm=isch&sa=1&q=casa+de+ch%C3%A1+boa+nova&pbx=1&oq=casa+de+ch%C3%A1+boa+nova&aq=f&aqi=&aql=1&gs_sm=e&gs_upl=1317l3009l0l3129l9l9l0l8l0l0l192l192l0.1l1l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=8d233ae072656fc2&biw=1680&bih=949
 
0.0224 seg. NEW