Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou com um processo de construção de habitação própria. A habitação foi avaliada no valor final de 224.700 Eur. Gostaria de saber qual o valor de escritura com que deverei contar após a conclusão da obra (passagem para licença de habitação).

    Obrigada!
    Telma
    •  
      FD
    • 28 outubro 2008

     # 2

    Já é proprietária do terreno? Escritura do quê?

    Se comprou um terreno e vai aí construir uma casa, não é preciso fazer nenhuma escritura quando a acabar...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Telma Peres
  2.  # 3

    Colocado por: Telma PeresBoa tarde,

    Estou com um processo de construção de habitação própria. A habitação foi avaliada no valor final de 224.700 Eur. Gostaria de saber qual o valor de escritura com que deverei contar após a conclusão da obra (passagem para licença de habitação).

    Obrigada!
    Telma


    No final tem é que informar as finanças que possui uma moradia considerada para 1º habitação de forma a que os "amigos" das finanças façam uma avaliação ao imovel no âmbito do pagamento do IMI... com um pouco de sorte ainda terá alguns anos de isenção dependendo da avaliação.
  3.  # 4

    Já sou proprietária do terreno! mas como é a 1.ª habitação própria não sei quais os procedimentos ou implicações que se seguem à licença de habitação...
    •  
      FD
    • 28 outubro 2008

     # 5

    Se já é proprietária do terreno não precisa de fazer nenhuma escritura.

    A única escritura que poderá vir a fazer é se pedir um empréstimo para construir a casa. Nesse caso, precisa de fazer uma escritura de hipoteca, mas isso deverá ser o banco a tratar e a informá-la dos custos (conte com pelo menos 500€).
    Depois da casa feita, tem que inscrever/actualizar a matriz predial nas finanças e na Conservatória do Registo Predial, nada mais, acho eu.
  4.  # 6

    Sim, com a escritura da hipoteca já conto e são mesmo cerca de 500€. Mas pensei que depois teria de fazer nova escritura da casa - que substituiria a actual escritura do terreno. Mas as explicações que me dá fazem de facto sentido!

    Muito obrigada pela ajuda!
 
0.0153 seg. NEW