Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

e melhores estarão, é a lei do tapa buracos...fácil, rápido, barato e eficaz(mente estúpido) :)
    E olhe que já vi muito km de estrada, não só em imagens como em valores de medições de vários parâmetros (dei pra ai umas 20 voltas à madeira virtualmente e posso garantir que não é só um buraco que por lá anda XD )
  2.  # 22

Sim as drenagens do solo já começam a ser uma preocupação quer dos Donos de obra quer mesmo de alguns projectistas e equipes de fiscalização.
    Trata-se de uma mariquiçe bastante acessivel em termos de custos e que pode trazer um retorno em termos de qualidade da construção bastante interessante.
    Concordam com este comentário: Expat, valbap
  3.  # 23

Pelo facto de:
    bastante acessivel em termos de custos

e
    pode trazer um retorno em termos de qualidade da construção bastante interessante
    que concordo afincadamente e promovo,
    não concordo com:
    Trata-se de uma mariquiçe
    :D
  4.  # 24

Não percebo tantas dicas sobre algo que retirando a matemática envolvente me parece extremamente fácil de resolver: construir as sapatas em cima de colchão de brita envolto com geotêtil ,aditivar o betão de forma a repelir a absorção de água, aplicando posteriormente impermeabilização, poderá sêr complementado com dreno de forma a retirar a água.Abr.
  5.  # 25

Esqueci-me tenho fotos de obra quase igual com esquema completo de drenagem e execução das fundações.se precisar diga.abr.
  6.  # 26

valbap,

viva! Se puder meta aqui as fotos, assim sempre temos um termo de comparação.

Cmts!
    Concordam com este comentário: pjcpaulo
  7.  # 27

Desculpem pelo atraso junto algumas fotos,cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bcool
      Cópia de Obra Arrifana 006.jpg
  8.  # 28

Relativamente as sapatas, tive algumas questões semelhantes com a necessidade de impermeabilização e brita de regularização nas sapatas.

Na minha obra, o terreno é de origem calcárea e bastante compactado e tanto quanto me pude aperceber, não houve preocupação em demasia com a aplicaçao de brita ou aspectos relacionados com a impermeabilização.

Houve aplicação de brita em algumas zonas, mas não foi integral como na imagem do post acima.

Depois de realizadas as sapatas e fundações, não foi realizado ainda qualquer impermeabilização as mesmas, sendo que se estão a levantar primeiro as paredes exteriores da casa.

Está previsto no projecto a aplicação de um geodreno exterior envolto em brita em todo o perimetro das fundações, que haverá de ser ainda aplicado.

Tenho duvidas sobre qual a melhor altura para proceder a este tipo de impermeabilizaçoes. Pode ser mais tarde em obra como no meu caso ?

Já me tinham falado que de facto, mesmo que se aplique impermeabilização na base das sapatas/fundações, estas acabam por estar na maioria dos casos sempre expostas á terra, ainda que não na base, pelo que haverá sempre transmissão de humidade, ficando as mesmas quase sempre humidas. Referiram-me que a aplicação destes materiais também dependem muito do tipo de solo onde se vai edificar a construção.

Na minha obra falta inclusivé ainda a regularização e nivelamento do piso zero dentro da moradia, com várias camadas de material inclusivé um XPS, o que será feito já depois de levantadas as paredes exteriores.

Tenho de actualizar entretanto o topio da minha obra, mas não quis deixar de participar aqui pelo facto da questão já se ter colocado comigo.
  9.  # 29

Caro "SchopferGott", é possível impermeabilizar as fundações por forma a que não haja ascenção de humidade pelos elementos de betão armado, seja da base ou dos lados e sem gastar muito dinheiro, é mesmo uma questão de querer fazer bem feito, ainda para mais como refeiru que numa das escavações foi detectada a presença de água, ou o nível freático é elevado, ou o solo é argiloso e retêm humidade.

Veja as fotos da construção do nandogonca -"A construção da minha casa ao cêntimo (com fotos) ", que tenho seguido, a nível da impermeabilização das fundações é um exemplo de boas práticas e daquilo que se deveria fazer em todas as casas!
  10.  # 30

no post #27 está um bom exemplo do que se "deve" fazer. Falta apenas saber se aqueles drenos têm as inclinações suficientes.
    Aliando a uma impregnação de betuminoso nas sapatas e elementos em contacto com o solo penso que fica-se com uma solução com boas garantias.
  11.  # 31

Caro Pedro G.Marques
    na obra poderá implementar dreno, pelo exterior das sapatas envolvido em dreno e geotextil de forma a absorver as aguas. junto foto.Atenção a que o dreno seja envolto em geotêxtil e brita tipo chouriço com inclinação suficiente e que haja positivo e negativo de forma que exista sempre circulação de ar no interior do mesmo.junto foto de trabalho feito pelo interior,mas pode fazer com resultados satisfatórios pelo exterior das fundações
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro G. Marques
    •  
      bcool
    • 8 novembro 2011 editado

# 32

Colocado por: valbap
    junto foto de trabalho feito pelo interior,mas pode fazer com resultados satisfatórios pelo exterior das fundações

Faltou a foto! :)
    Bc
    Concordam com este comentário: kuGu_eLu

0.0170 seg. NEW