Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Apesar de já haver algumas discussões ácerca deste assunto acho que nenhuma delas é suficientemente esclarecedora, portanto gostava de deixar esta discussão para saber as vantagens/desvantagens entre fazer uma moradia térrea ou aproveitar o terreno e fazer uma cave imaginando o seguinte cenário:
    Preciso de 400 mt2 (Opção 1 - Casa Térrea com 400 mt2 | Opção 2 - Casa de 200 mt2 com cave)

    Em relação ao custo, será que a moradia com cave fica realmente mais cara neste cenário?
    Eu como leigo na matéria vejo o seguinte:
    - Na moradia térrea teremos mais 200mt2 de placa, mais sapatas, e mais 200mt2 de cobertura.
    - Na moradia com cave teremos os seguintes custos adicionais, fazer o buraco, impermeabilizar e drenar e bombar esgotos (se tiver) e águas pluviais.

    Outras questões que influenciem num ou outro método?

    Abraço
  2.  # 2

    A opinião que se lhe pode dar é tão variável quanto a qualidade de terreno que tem e a existência ou não de nível freático. Tudo isto se pode sobrepor a toda e qualquer economia/gasto relativo a arquitectura, tomando uma dessas opções.

    Já vi grandes investimentos pararem por causa disso...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rnja4Real
  3.  # 3

    penso que não deve ver isso apenas pela optica do custo. Uma casa é para viver da melhor maneira possivel em face de todas as variantes quer economicas quer funcionais quer fisicas do local.
    Concordam com este comentário: naar, Expat
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rnja4Real
    •  
      FD
    • 21 outubro 2011

     # 4

    E precisa mesmo de 400m2? É muita casa... conheço mais casos de quem se arrepende de ter escolhido casas grandes que o oposto. ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rnja4Real
    • naar
    • 21 outubro 2011

     # 5

    Colocado por: rnja4RealEm relação ao custo, será que a moradia com cave fica realmente mais cara neste cenário?
    Eu como leigo na matéria vejo o seguinte:
    - Na moradia térrea teremos mais 200mt2 de placa, Não! porque se fizer cave, esta tb tem que têr tecto :)

    - Na moradia com cave teremos os seguintes custos adicionais, fazer o buraco, impermeabilizar e drenar e bombar esgotos (se tiver) e águas pluviais. E ainda todos os muros em betão e sapatas corridas e possívelmente alvenaria pelo interior.

    E como questiona o FD, será que precisa mesmo de 400m2 de "casa", eu achava que sim e mudei de opinião! :)
    E para que lhe servirá uma cave com 200m2? (a não ser que seja uma cave semi-enterrada... de outra forma, apenas para garagem ou arrumos será um exagero, digo eu!)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rnja4Real
  4.  # 6

    Colocado por: rnja4RealOpção 1 - Casa Térrea com 400 mt2


    precisa de tantos m2?

    Colocado por: rnja4RealOpção 2 - Casa de 200 mt2 com cave


    esta será uma opção melhor, quer com cave ou r/c
    200/300 m2 para habitação e restante em garagem áreas tecnicas


    Colocado por: rnja4RealOutras questões que influenciem num ou outro método?


    tem ai um topico com essa indicação, procure

    mas resumindo, tudo depende do terreno e do projecto
    se quer poupar mesmo antes da pergunta r/c ou dois pisos vem o tamanho da casa, esse sim influencia os custos e bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rnja4Real
  5.  # 7

    Colocado por: rnja4RealPreciso de 400 mt2 (Opção 1 - Casa Térrea com 400 mt2 | Opção 2 - Casa de 200 mt2 com cave)


    Na opção 2 está a contar 200 m2 + 200 m2 é isso ?

    Quais as dimensões do terreno ? Um terreno com 800 m2 e uma casa térrea de 400 m2 é diferente de um terreno com 800 m2 e uma casa de RC e cave com área de implantação de 200 m2.
    A topografia do terreno é favorável à construção de uma cave totalmente enterrada ou parcialmente enterrada ?
    Existem n factores que devem ser tidos em conta antes de se optar por uma ou outra solução.

    Veja o seguinte exemplo de uma moradia inserida num terreno com um grande declive, de RC ( 297 m2 ) e cave ( 214 m2 ). Neste terreno mais do que se justifica uma moradia de R/C e cave.








    www.gabineteop.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rnja4Real
  6.  # 8

    Colocado por: FDE precisa mesmo de 400m2? É muita casa... conheço mais casos de quem se arrepende de ter escolhido casas grandes que o oposto. ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rnja4Real

    Tinha inicialmente pensado em 200mt2 (quartos, sala, cozinha, etc), cave com garagem e uma sala de convivio (100 mt2) sendo que nos restantes 100 mt2 iria criar uma cx de ar com a altura de 1,20 mt isolando o tecto com poliuretano projectado e 1º andar para o escritório e ginásio (50 mt2), foi o que pedi à arquitecta.
    De todos os desenhos apresentados inicialmente o que gostei mais foi um que tinha 200 mt2 de r/chão + 200mt2 de cave + 70mt2 de 1º andar.
    Entre fazer a cx de ar com 1,2 mt (acesso reduzido) foi-me proposto fazer a cave em toda a extensão da casa, o acréscimo de custos não seria significativo.
    Destes 470 mt2 tenho cerca de 100mt2 de cave que ainda não sei o que lhe fazer, eventualmente poderei anular
  7.  # 9

    "Não! porque se fizer cave, esta tb tem que têr tecto"
    Numa moradia de 200mt2+200mt2 terá que ter 4 placas
    Numa moradia de 200mt2 com cave terá 3 placas
  8.  # 10

    Vou deixar aqui (nem que seja só temporariamente) o desenho.
    Já houve algumas alterações mas a essência está lá, agora ainda falta diminuir mais alguns espaços e se calhar cortar outros.
    Este é o desenho do r/chão, a cave neste momento está com a mesma área sendo a rampa de acesso à garagem do lado dto, os carros do lado esq já não existem, o 1º andar tem acesso pela mesma caixa de escada que também dá para a cave e ocupa sensivelmente o hall int, vestibulo e quarto 1.
    Em relação ao r/chão está praticamente assente que ficará assim, os quartos estão virados quase a SUL;
    Na cave (a grande dor de cabeça), tenho a garagem, uma sala de convivio com WC, casa das máquinas - espaços imprescindiveis e +100mt2 que não têm destino, eventualmente tiro metade da cave;
    No 1º andar tenho o escritório e o ginásio que a qualquer momento poderá ser transformado em quarto (tem WC), posso abdicar do ginásio.
    Desde já agradeço a contribuição de todos.
  9.  # 11

    Outra informação:
    - o terreno tem cerca de 900 mt2
    - o limite aparece no desenho a cor de rosa
    • naar
    • 21 outubro 2011

     # 12

    Colocado por: rnja4Real"Não! porque se fizer cave, esta tb tem que têr tecto"
    Numa moradia de 200mt2+200mt2 terá que ter 4 placas
    Numa moradia de 200mt2 com cave terá 3 placas


    Não nos estamos a entender! :)

    Estava apenas a referir-me a laje maciça em betão!

    Numa moradia térrea de 400m2 - Tem uma laje com 400m2 (tecto do r/c)

    Numa moradia de c/v + r/c de 200m2 - Tem duas lajes cada uma com 200m2 (tecto da c/v + tecto do r/c)
  10.  # 13

    Colocado por: naar

    Não nos estamos a entender! :)

    Estava apenas a referir-me a laje maciça em betão!

    Numa moradia térrea de 400m2 - Tem uma laje com 400m2 (tecto do r/c)

    Numa moradia de c/v + r/c de 200m2 - Tem duas lajes cada uma com 200m2 (tecto da c/v + tecto do r/c)

    Eu estava a contar também com uma laje para o chão, penso que é usual fazer-se.
    Neste caso na casa térrea teríamos laje do chão + laje do tecto = 800mt2, e numa moradia com cave - 600mt2
  11.  # 14

    Outra questão que o naar referiu,
    para fazer cave os muros têm que ser em betão?
    tenho visto algumas construções em que aplicam bloco ou tijolo
    • naar
    • 21 outubro 2011

     # 15

    Colocado por: rnja4RealEu estava a contar também com uma laje para o chão, penso que é usual fazer-se.
    Neste caso na casa térrea teríamos laje do chão + laje do tecto = 800mt2, e numa moradia com cave - 600mt2


    Sim, correcto!

    Quanto á laje de pavimento tem razão, cada vez mais é usual fazer-se principalmente porque permite o desvão sanitário e os beneficios inerentes do mesmo.

    Mas normalmente nunca maciça em betão, também pela questão da cofragem perdida.
    • naar
    • 21 outubro 2011

     # 16

    Colocado por: rnja4RealOutra questão que onaarreferiu,
    para fazer cave os muros têm que ser em betão?
    tenho visto algumas construções em que aplicam bloco ou tijolo


    Falando em cave (enterrada) nunca me passou nenhum projecto pelas mãos que não considerasse sempre muros em betão, mesmo nas semi-enterradas (por ex: rampa para garagem) o betão acompanha sempre a inclinação da rampa.

    Resumindo: onde encostam terras, sempre em betão!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rnja4Real
  12.  # 17

    Colocado por: RRufinoA opinião que se lhe pode dar é tão variável quanto a qualidade de terreno que tem e a existência ou não de nível freático. Tudo isto se pode sobrepor a toda e qualquer economia/gasto relativo a arquitectura, tomando uma dessas opções.
    Já vi grandes investimentos pararem por causa disso...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rnja4Real

    Isto do nível freático poderá realmente ser um problema,
    a que distância abaixo da cave tem que estar o nível freático para não ter grandes problemas.
    Vou falar também com o vizinho que tem um cave praticamente enterrada.
  13.  # 18

    O meu caso e semelhante a situacao descrita pelo Gabinete OP e devido ao declive do terreno, fazer cave e quase uma situacao natural que se impoe.
    Se o terreno fosse totalmente plano seguramente teria optado por uma solucao diferente.
    A minha moradia e mais ou menos como descreve o projecto que mais gosta (250m2 r/c +250m2 cave e cerca de 70m2 no mezanino)
    http://mynewhousesesimbra.blogspot.com/
  14.  # 19

    Colocado por: rnja4RealTinha inicialmente pensado em 200mt2 (quartos, sala, cozinha, etc), cave com garagem e uma sala de convivio (100 mt2) sendo que nos restantes 100 mt2 iria criar uma cx de ar com a altura de 1,20 mt isolando o tecto com poliuretano projectado e 1º andar para o escritório e ginásio (50 mt2), foi o que pedi à arquitecta.
    De todos os desenhos apresentados inicialmente o que gostei mais foi um que tinha 200 mt2 de r/chão + 200mt2 de cave + 70mt2 de 1º andar.
    Entre fazer a cx de ar com 1,2 mt (acesso reduzido) foi-me proposto fazer a cave em toda a extensão da casa, o acréscimo de custos não seria significativo.
    Destes 470 mt2 tenho cerca de 100mt2 de cave que ainda não sei o que lhe fazer, eventualmente poderei anular


    não percebi o que é essa caixa de ar,
    200m2 de cave? para que? mesmo 100m chega e sobra para garagem, áreas tecnicas, sala, escritorio/ginásio e wc.

    Colocado por: rnja4Realestudo 4.pdf

    torção e paredes tortas?

    diga à sua arquitecta para simplificar e evitar paredes tortas como a da sala.

    Colocado por: rnja4Real100mt2 que não têm destino, eventualmente tiro metade da cave;


    lá está...para que quer mais 100mts? é que mesmo sendo cave significa grandes custos construtivos.
    esqueça esses 100mts, e mesmo os 100 de cave que pensa revia-os para ficarem menos mts.
  15.  # 20

    Em relação à caixa de ar tenho visto algumas moradias com este tipo de caixa de ar e o tecto isolado com poliuretano projectado.
    A cave ainda está em fase de estudo por isso mesmo abri este tópico, poderei até eliminar, os níveis freáticos são uma coisa que me está a preocupar.
    Parede "torta" só está a da sala, visto que o terreno não é perpendicular à rua acho que esta foi uma boa solução para aproveitar o terreno.
 
0.0303 seg. NEW