Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: Sergio Rodrigues

    Tem aqui esta bomba de calor com estes paineis de vacuo e não tem esses problemas de excesso de temperatura que referiu.

    http://www.climaconforto.pt/?PRODUTOS:Bombas_calor_Climatizacao_alta_temperatura_energia_renovavel:Aquecimento_Agua_Sanitaria_Bomba_Calor_AQS_Energias_Alternativas

    http://www.climaconforto.pt/?PRODUTOS:Paineis_Solares_tubos_vacuo_Energia_solar_renovavel



    Sim neste caso não acontece isto porque é um sistema de circulação forçada e não de termosifão, ou seja como o depósito está dentro de casa existe uma bomba (eletrica) responsável pela circulação do Glycol (liquido solar) que trabalha em simultaneo com um controlador solar com sondas que controla quando deve ou não circular o liquido.
    Os sistemas de termosifão por vacuo não controlam nada e é a lei da termodinamica que manda, o liquido quente sobe e vai ao depósito transmitir o calor e volta ao painel etc etc...
    Tubos de vácuo ou não os sistemas de circulação forçada são bons para temperaturas extremas, demasiado calor, demasiado frio, são no entanto mais caros e gastam sempre energia electrica devido à bomba de circulação ( de 40 a 100w/h).

    Em zonas de litoral um painel termosifão com apoio de resistencia electrica ou a gás (natural ou Butano/Propano) é a melhor opção, não é tão avançado em termos de poupança como o solar/Bomba de calor, mas estamos a falar de um equipamento/instalação mais barata que representa uma média de 8 meses de poupança/ano, sem contabilizar que esses sistemas com bomba de calor gastam sempre electricidade por causa da bomba circuladora
  2.  # 62

    mesmo que não fosse de circulação forçada, estes paineis de vacuo têm limitador de temperatura imbutido ou seja não existe o risco de sobreaquecimento mesmo que falhe a luz no circulador!
  3.  # 63

    Colocado por: nlscsão no entanto mais caros e gastam sempre energia electrica devido à bomba de circulação ( de 40 a 100w/h).


    mas têm mais rendimento!!!
  4.  # 64

    os utilizadores de termoacumuladores não devem esquecer que no minimo uma vez por semana tem de elevar a temperatura do termoacumulador para mais de 65... 67 ºC a fim de eliminar as salmonelas

    a nível de consumos energéticos para a produção de água quente encontram o esquentador eléctrico monofásico a produzir água quente com mais economia... para cima de 50...60 % menos e o preço é bem mais conveniênte que os sistemas solares...
  5.  # 65

    Corioso, participa em todas as discussões!

    Está a falar de legionela ou salmonela?
    Os estudos que li referem 60, egraus, e se não houver retorno o que é o normal na maior parte das casas 55 graus pode chegar.


    poupa 60% em relação ao quê?
    Mostre os estudos que comprovam tal.
  6.  # 66

    Bom dia
    Pretendo comprar um termoacumulador, mas por falta de espaço sugeriram-me coloca-lo dentro da despensa. No entanto uma outra pessoa disse que não era boa ideia pois vai aquecer esse espaço e pode levar a que a comida se estrague.
    A dúvida é se de facto o termoacumulador aquece por fora ou se se mantém frio.
    Obrigada
  7.  # 67

    Colocado por: helenavieiraBom dia
    Pretendo comprar um termoacumulador, mas por falta de espaço sugeriram-me coloca-lo dentro da despensa. No entanto uma outra pessoa disse que não era boa ideia pois vai aquecer esse espaço e pode levar a que a comida se estrague.
    A dúvida é se de facto o termoacumulador aquece por fora ou se se mantém frio.
    Obrigada


    Se optar por um termocumulador com um bom isolamento nunca deixará passar o calor para fora senão não fazia sentido!

    Tem ponto de esgoto na despensa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: helenavieira
  8.  # 68

    eu tenho num arrumo ( que utilizo como despensa para alguns prod alimentares) muito apertado e profundo (70cmx200cm). aquece um pouco o ar ambiente, mas nada de preocupante - nota-se no verão. convem ter a porta com um respiradouro.
    Atenção à valvula de purga ( se não tiver esgoto, coloque um recipiente para apahar a agua de descarga, por vezes acontece).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: helenavieira
  9.  # 69

    Costa53 e Pedro Barradas, obrigada pelas vossas respostas.

    Ainda não tenho o esgoto, mas vai ser feito pois a cozinha vai ser toda remodelada.
    Agora estou a pesquisar o tipo de termoacumulador a comprar. Tenho estado a ler os comentários anteriores e parece-me que um de 100l será suficiente, pois somos só dois adultos em casa.
    Numa das primeiras mensagens vi que aconselham Vulcano ou Fagor, mas isso foi em 2009. Alguém tem alguma sugestão mais atualizada?
    Obrigada
  10.  # 70

    Colocado por: dfserraCorioso, participa em todas as discussões!

    Está a falar de legionela ou salmonela?
    Os estudos que li referem 60, egraus, e se não houver retorno o que é o normal na maior parte das casas 55 graus pode chegar.


    poupa 60% em relação ao quê?
    Mostre os estudos que comprovam tal.



    bem! a sua fonte deve ser fidedigna

    05.08.2013
    http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1853478&seccao=Norte
    Uma mulher de 43 anos morreu no hospital de Bragança depois de ter sido infectada com a bactéria da legionella presente na água de um dos pisos da unidade hospitalar, confirmou hoje à Lusa o gabinete de comunicação.

    17/05/2011 - Ana Pires estava internada desde Abril e teve contacto com água contaminada.
    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/doente-com-legionella-morre-no-hospital

    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/doente-com-legionella-morre-no-hospital
    A Legionella possui um crescimento ótimo em condições de 30 a 37 °C, se estagna em 40 a 45 °C e MORRE POR VOLTA DOS 70 °C. Uma característica da ..

    http://www.publico.pt/sociedade/noticia/mulher-afectada-pela-legionella-pneumophila-morre-em-espanha-36345
    21/08/2001 - As últimas notícias, opinião, fotos e vídeos de Lisboa, Porto, Portugal, Europa e do Mundo. A melhor fonte de informação de economia, política...

    60...70% menos que um esquentador tradicional
    se for em relação ao termoacumulador é mais
    isto apenas referente aos valores para produção de água quente
    se sobre isto adicionar a economia de água potável...

    fico por aqui... tempo livre não é muito...

    portanto cuidado com termoacumuladores... já tive um, nunca desligava para não ter possibilidade de desenvolvimento da bichrada (que mata), e estava sempre bem alto... acima dos 65ºC
    acontece que eu AMO A MINHA FAMILIA e dai agora utilizarmos esquentadores eléctricos (monofásicos)
    consumo mais baixo... economia de água... índice máximo em segurança... etc... pois o termoacumulador é básico quanto ao nível de segurança...
  11.  # 71

    a sua fonte deve ser fidedigna

    se acredita em tudo o que lê na comunicação social e sem pensar um pouco, também não esta nada mal.

    PS: 60% da legionella morre aos 60º, aos 70º morre quase 100% instantaneamente, a sua multiplicação máxima é entre os 25º e os 40º, e só é patogénica se inalada não tendo qualquer efeito se ingerida, lembre-se que existe naturalmente e sempre coexistimos com ela.
  12.  # 72

    A minha opinião.
    em instalações domesticas, a questão legionella é desprezível... os volumes são pequenos (abaixo dos 1000l), a quantidade de cloro livre na agua é suficiente para manter a desinfecção.
    Os casos reportados, são casos isolados, de pessoas com sistemas imunitários fragilizados e quase sempre em instalações hospitalares...
    pelo que não vale a pena andarmos com alarmismos...

    EDIT: a renovação de agua no deposito de acumulação é suficiente para não haver a proliferação de agentes patogénicos acima de nível critico.
    Concordam com este comentário: eu, 1976
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, 1976
    • eu
    • 6 agosto 2013

     # 73

    E cá vêm mais exemplos de contaminações em Hospitais para justificar o perigo nas instalações domésticas...

    E mesmo esses exemplos são extremamente raros, quando comparados com outras bactérias que matam... por exemplo, sabem quantas pessoas morem por dia, infetadas por esta bactéria: Streptococcus pneumoniae ? Dezenas !

    E sabem onde vivem essas bactérias? Não é nos depósitos de água, nem nas canalizações, é dentro do nosso aparelho respiratório.

    Estamos rodeados de bactérias por todo o lado, essa histeria com a legionella é completamente injustificada.
  13.  # 74

    e 100 litros para dois adultos é mais que muito,a nao ser que sejam daqueles que adormecem a tomar banho,em minha casa,banho rapido,80 litros 3 adultos,2 em simultaneo.
  14.  # 75

    Colocado por: Pedro Barradasem instalações domesticas, a questão legionella é desprezível... os volumes são pequenos (abaixo dos 1000l), a quantidade de cloro livre na agua é suficiente para manter a desinfecção.

    lamento discordar em parte,

    porque mesmo num volume pequeno e se não existir circulação, como seja nas casa de ferias ou de fim de semana, a proliferação das ditas cujas já é de preocupar ou no mínimo de acautelar, o cloro não mata as bactérias da Legionella somente não as deixa proliferar,


    e a par de outra situação é das poucas utilizações praticas dos aquecedores instantâneos de agua ( sim é este o nome dos ditos cujos e não aquele que lhe chamam para criar confusão e levar ao engano quem não percebe destas coisas),
  15.  # 76




    e a par de outra situação é das poucas utilizações praticas dos aquecedores instantâneos de agua ( sim é este o nome dos ditos cujos e não aquele que lhe chamam para criar confusão e levar ao engano quem não percebe destas coisas),


    LOL
    então o que é um esquentador? não é um aquecedor de água?
    water heater = aquecedor de água= em português de portugal ESQUENTADOR
    independentemente da sua fonte de energia

    ao vulgar esquentador a gás, porque não lhe chama pelo correcto nome?
    esquentador a gás instantâneo
    meu caro a confusão é sua
    quando muito pode-lhe chamar esquentador eléctrico por ser essa a sua fonte de energia

    até o termoacumulador (famoso gastador de kw), é um aquecedor de água eléctrico, ainda que seja lento, não deixa de ser um aquecedor de água

    quanto a legionela melhor será jogar pelo seguro, 1 vez por semana elevar a temperatura do termoacumulador acima dos 65ºc (no mínimo), tal como recomendado pelos fabricantes
    • ze79
    • 8 agosto 2013

     # 77

    bactérias ,legionela, etc... o ser humano andou anos a matar tudo o que descobria ,vacinas contra rudo e agora temos o que eu costumo chamar de copinhos de agua ,

    pessoas sem auto defesas ,ao minimo comtacto com animais ,natureza ,la ficam doentes :-(

    Mais o que é que são os iogurtes bifidus ? nada mais que bactérias ;-)
  16.  # 78

    water heater

    não sabe que as traduções literais são erradas,

    quanto a legionela melhor será jogar pelo seguro, 1 vez por semana elevar a temperatura do termoacumulador acima dos 65ºc (no mínimo), tal como recomendado pelos fabricantes

    qual é o fabricante que recomenda isto???????????????????????????????????????????????????????

    e em que situações????????????????????????????????

    alarmismos exagerados, enfim.

    famoso gastador de kw

    só se for o seu, ou aquele que lhe convier para expor as virtudes de outro produto especifico,

    todos teem a sua utilização especifica e mistura-los sem rigor induz em erro,


    Colocado por: Rodrigues35a confusão

    meu caro a confusão é deturpar elementos sem conhecimento de causa,

    o cerne da questão sempre foi ESQUENTADOR ELECTRICO ser mais económico que BOMBAS de CALOR e SISTEMAS SOLARES TERMICOS,

    eu nunca falei em caldeiras instantaneas de aquecimento de agua sanitarias (este é que é o nome correcto para os esquentadores a gaz)
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
    • alma
    • 13 novembro 2014

     # 79

    Boa Noite!

    A propósito deste surto de legionela aproveito para colocar a seguinte questão, que me preocupa há uns tempos:
    Tenho um termoacumulador eléctrico Equation com regulador de temperatura, apenas por rotação de um botão (+) e (-), sem qualquer indicação do intervalo a que se refere os graus de temperatura. Já procurei no folheto das instruções, e apenas falam na manutenção e do cuidado que se deve ter em manter a temperatura acima dos 65º para evitar a legionela. Mas como posso eu saber qual a temperatura mínima e máxima do aparelho? Já procurei no site do Leroy Merlin mas nas especificações nada diz sobre as temperaturas?
    Alguém me pode ajudar?
    Obrigada
    • eu
    • 14 novembro 2014

     # 80

    Colocado por: almaapenas por rotação de um botão (+) e (-), sem qualquer indicação do intervalo a que se refere os graus de temperatura

    Que aparelhos tão básicos... ;)

    Sugestão: tente medir a temperatura da água (na torneira) com um termómetro...

    PS: não tenha medo da legionella, o risco de desenvolver colónias em termoacumuladores domésticos é muito baixo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alma
 
0.0307 seg. NEW