Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros amigos,

    preciso de ajuda relativamente à colocação de cerâmica sobre um reboco antigo. A parede em questão é de alvenaria de pedra, e o reboco tem o aspecto que podem ver na foto, mas eu não percebo o suficiente disto para adivinhar de que tipo é (claramente não é de cimento). A parede estava originalmente pintada, mas como já é muito antiga e já foi pintada muitas vezes, decidi raspar tudo o melhor que consegui.

    Mais concretamente, a minha dúvida é relativa à preparação do suporte para colocação de cerâmica. O reboco está em condições, mas dá para perceber que por mais que raspe, ficará sempre a "largar pó".

    Já me recomendaram picar bem o reboco e usar um cimento-cola à base de resinas (não sei se será este o termo técnico correcto). Também já vi escrito que se deve aplicar um primário consolidante sobre este tipo de reboco.

    A cerâmica é muito leve (peças de 20x10cm).

    O que me recomendam? Preferia não estar a gastar dinheiro em produtos caros sem ter necessidade disso, mas prefiro ainda mais que não me caia um azulejo em cima da bancada!

    Obrigado desde já.

    Parede1
  2.  # 2

    Desculpe, Daqui não consigo ajudá-lo com «certezas absolutas».

    Já fizeram um ensaio para tentar remover esse "reboco" (para ver se está bem «agarrado» à parede)?
    Colocado por: pedromega...reboco tem o aspecto que podem ver na foto, mas eu não percebo o suficiente disto para adivinhar de que tipo é (claramente não é de cimento). A parede estava originalmente pintada, mas como já é muito antiga e já foi pintada muitas vezes, decidi raspar tudo o melhor que consegui.
    Será estuque? uma argamassa de cal? um «esboço»?

    Raspar o melhor que consegue pode não ser suficiente. Colar azulejos sobre restos de tinta pode dar mau resultado...

    A cerâmica é muito leve (peças de 20x10cm).
    Não são essas dimensões que interessam.
    O que interessa é a espessura. :-)

    Preferia não estar a gastar dinheiro em produtos caros sem ter necessidade disso, mas prefiro ainda mais que não me caia um azulejo em cima da bancada!
    Ou... o azulejo cair com um bocado de reboco agarrado.
  3.  # 3

    Luís, obrigado pelo seu comentário. Na foto abaixo está o reboco mais de perto. Espero que ajude alguma coisa.

    Eu como não percebo nada disto, não me expliquei tão bem como devia: eu tenho quase a certeza que este reboco é feita da mesma argamassa que une a alvenaria (que é constituída por pedra pequena, tipo 5 cm). Sei isto porque mandei uma parede abaixo noutro quarto, e o homem viu-se às aranhas...

    A mim parece-me que o reboco está bem sólido, porque eu ao raspar, mesmo com força, só sai pó. De qualquer forma, vou tentar picar um pouco para ver se há alguma coisa diferente por detrás. O risco que se vê na foto foi feito com um escopro e bastante força, e deve ter nem 1mm de profundidade.

    As peças para além de pequenas são finas, diria 5mm. É um revestimento da Cinca, bom, mas apenas decorativo.

    Obrigado de novo.

    Parede 2
  4.  # 4

    à primeira vista não vejo problema, e nota-se que o reboco é sólido, confirme é se não tem humidades na parede, essas é que podem trazer problemas futuros.
    de resto se quer assegurar raspe essa tinta.
  5.  # 5

    Obrigado Fernando.

    E em relação à colagem da cerâmica? Acham que posso usar cimento-cola convencional ou deverei usar os tais adesivos à base de resinas?

    Obrigado.
  6.  # 6

    acho que não há problema nenhum em utilizar cimento cola, é o que se utiliza geralmente.
    se for em zonas humidas opte pelo cimento cola classe 2, é mais resistente usa-se no exterior e em sítios que sofrem cargas.
  7.  # 7

    Se o reboco nao estiver consolidado, fixe kerdi-board a parede e aplique a ceramica.
  8.  # 8

    Colocado por: Fernando Gabriel Arqacho que não há problema nenhum em utilizar cimento cola, é o que se utiliza geralmente.
    se for em zonas humidas opte pelo cimento cola classe 2, é mais resistente usa-se no exterior e em sítios que sofrem cargas.


    Obrigado Fernando.

    E posso usar cimento-cola, mesmo de classe 2, quando o suporte larga um pouco de pó, ou é necessário aplicar um primário consolidante?

    Colocado por: pc ferreiraSe o reboco nao estiver consolidado, fixe kerdi-board a parede e aplique a ceramica.


    Obrigado pc ferreira.

    Essa ideia é realmente boa, caso chegue a conclusão que o reboco não aguenta. Mas tenho uma dúvida: onde posso eu arranjar placas dessas em muito pequenas quantidades para eu montar? Muitas vezes as empresas que armazenam este tipo de material só vendem a profissionais...

    E gesso cartonado normal (do tipo disponível nas grandes superfícies), funcionaria?

    Obrigado desde já a ambos.
  9.  # 9

    Colocado por: pedromegaE posso usar cimento-cola, mesmo de classe 2, quando o suporte larga um pouco de pó, ou é necessário aplicar um primário consolidante?

    não vejo problema desde que seja pó da tinta e não pedaços de reboco
    mas tente limpar o mais possível essa tinta/pó
 
0.0157 seg. NEW