Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    O empreiteiro que está a substituir o telhado da minha casa colocou uma tela isotérmica sobre as ripas e madeiramento e as telhas directamente sobre a tela.(tela com as 2 faces constituidas por uma folha de poliester metalizado - reflectora e o interior em espuma de polietileno)

    Estive a ler a ficha técnica da tela e parece que esta é uma das formas correctas de aplicar (porque não se fura com os pregos das ripas), mas faz com que as telhas ceramicas não tenham caixa de ar e que o lado plano das mesmas fique directamente sobre a tela. Isto não irá provocar diminuição do período de vida das mesmas? Nas instruções das telhas diz que devem ter bem ventiladas na face inferior. Costuma colocar-se telhas de ventilação? (ele não vai colocar)
    Alguém tem experiencia de instalar a tela desta forma?

    Por outro lado li que a montagem da tela deve ser feita em camadas horizontais e as junções feitas com fica metalizada. Ele faz em camadas verticais e sem a fita...isto terá algum problema significativo? costuma fazer-se assim?

    Uma vez li aqui no forum alguém que abriu um buraco para uma chaminé e encontrou a tela toda podre, mas não encontro a discussão. Alguém tem exemplos de casos assim?

    Alguém costuma aplicar este tipo de tela?

    Não querendo duvidar da experiencia do empreiteiro que já fez bastantes telhados, gostaria de saber opiniões a respeito destas dúvidas para ficar descansado...

    Obrigado
  2.  # 2

    Aviso prévio: tenho um probleminha com a Würth.

    Para mim, TUDO o que vem da Würth é mau, péssimo, abaixo de cão, em suma, LIXO.

    Já agora: eu não costumo «aplicar» esse tipo de tela. Mas já tive de a remover em mais de um telhado...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, NELSON SANTOS
  3.  # 3

    já apliquei e acho que deve colocar a fita a unir as telas, porque se não vai ter pontes térmicas no isolamento.
    apodrecer tenho muitas duvidas que isso aconteça de qualquer maneira.
    colocar ao alto ou deitada, isso não sei, mas deve ser quase igual.
    acho que a wurth tem dois tipos dessas telas, ainda se utilizam relativamente pouco em portugal, mas existem dezenas de modelos no estrangeiro.

    em relação à wurth, tem produtos maus, razoáveis, bons e excelentes, todos eles caros, mas em média são bons.
  4.  # 4

    Colocado por: Criativoem relação à wurth, tem produtos maus, razoáveis, bons e excelentes, todos eles caros, mas em média são bons.
    O que interessa é a relação preço-qualidade.
    Se TODOS são caros (concordo) e a maioria (os maus, os razoáveis e os bons) não justifica o preço, então não custa nada generalizar.

    O que me chateia é a arrogância comercial dessa empresa. Acompanhei um caso em que houve um produto Würth aplicado sob a fiscalização diária de técnicos dessa empresa, passado um ano aquilo estava a desfazer-se causando danos e prejuízos, e eles BORRIFARAM-SE.
    Concordam com este comentário: NELSON SANTOS
  5.  # 5

    Colocado por: Luis K. W.fiscalização diária de técnicos dessa empresa

    técnicos ou comerciais?
    comerciais são vendedores que de recebem formações de produtos, mas percebem pouco daquilo.

    ex: eles vendem vários tipos de isolamentos liquidos. cada um com características técnicas diferentes e usos diferentes,.... e depois todos (vendedores, engenheiros, aplicadores,... e clientes finais) confundem aquilo tudo e depois dá ****. fazem reclamação e vem os verdadeiros especialistas da marca, e apontam defeitos, imperfeições, deficiências, de todos sejam de quem for, e uma coisa é certa a wurth de burro e inexperientes não tem nada, acham sempre alguma coisa que livra a responsabilidade dela. depois discretamente os vendedores saltam fora e não piam.

    conheci um caso em que aplicaram um produto e deu problemas, estava em Lisboa um eng. dinamarquês que trabalhava na wurth na Alemanha e estava em portugal, e ele foi ver. da 1ª vez apontou em 15 min uma pag A4 e pediu uma caixa de uns instrumentos quaisquer que só veio uns dias depois e ele foi la outra vez (desta vez eu não vi).
    no final disse a wurth não tem responsabilidade mas tem um produto, na mesma escala de preço, que é ideal para esta situação. aplicaram o produto e não deram mais problemas.

    em relação aos preços, só quem for cliente registado, regular e com boas encomendas é que consegue preços bons. mas isso é politica de varias empresas, hilti, berner,....
    •  
      alv
    • 23 outubro 2011

     # 6

    Vivam!

    Da qualidade do produto, não comento porque não conheço. Comento apenas por ser um produto do tipo Tripolux, se bem que os que vejo da Wurth são do tipo bolha de ar entre duas telas termorefletoras. Ainda assim, sendo o que seja, não passa de uma manta de baixa espessura que é muito boa em determinadas aplicações. Pessoalmente uso muito a da tripolux multicamada de duas ou três telas de poliuretano entre duas telas termorefletoras.
    O comentário te a ver com duas situações, sendo a mais grave o facto de que qualquer dessas marcas recomenda a aplicação de manta sob as ripas da telha, seja qual seja o sistema de cobertura, por forma a que as telhas não assentem directamente sobre a tela. Ao assentarem directamente, o que acontece é que provoca condensados no dorso da telha, sobre a tela e em ciclos de gelo degelo continuados, o que acontece é que passa a haver impulsões internas e a telha acaba por desfazer-se, ou descascar-se. Este fenómeno é corrente e comum e muito habitual em pessoas que lidam com telhados. Concluido, só com algum ar entre o suporte e a telha é que se evita esse fenómemo muito recorrente. Já agora acrescento a talho de foice que não sou dos que defendo os furinhos nos beiredos nem repados com espaçamentos para ventilação das telhas; Se as telhas com os seus empenos e com os canudos não ventilar, então não há furinhos que lhes valha.
    A outra situação, menos preocupante, mas que decorre do que afirma que tem a ver com um empreiteiro de "confiança" que tem montes de telhados feitos assim, mas que anda sempre a fazer a mesma asneira há mesma quantidade de anos: Independentemente de aplicar fita ou não, coisa de somenos importância, o que importa é aplicar a tela na horizontal, de baixo para cima, i.é, em tiras paralelas aos beirados e começando deste para a cumeeira, sobrepondo as emendas por forma a possibilitar o efeito de subtelha caso haja infiltrações ou telhas partidas, tirando partido do facto dessas telas serem impermeáveis.
    Espero ter ajudado e "fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  6.  # 7

    Colocado por: Criativo técnicos ou comerciais?
    comerciais são vendedores que de recebem formações de produtos, mas percebem pouco daquilo..
    Quem passava lá quase todos os dias era um Engenheiro (muitas vezes acompanhado pelo vendedor).

    No caso que eu acompanhei, os gajos da Würth pura e simplesmente fizeram de conta que não era nada com eles.
    Foram eles que ESCOLHERAM e RECOMENDARAM o produto a aplicar para aquele caso, e acompanharam de muito perto todo o processo. Quando aquilo deu raia, não apontaram responsabilidades a outros - não podiam! -, mas falaram num produto alternativo ... só que era umas 10 vezes mais caro e eles não assumiam o pagamento. Um nojo!
  7.  # 8

    Colocado por: TenazesO empreiteiro que está a substituir o telhado da minha casa colocou uma tela isotérmica sobre as ripas e madeiramento e as telhas directamente sobre a tela.(tela com as 2 faces constituidas por uma folha de poliester metalizado - reflectora e o interior em espuma de polietileno)

    O que me choca é que o critério de adjudicação de uma obra seja o preço, escolhem sempre o mais barato, e depois o empreiteiro é que define os materiais a aplicar. Então o Tenazes é que paga e o empreiteiro é que define os materiais que aplica?

    Colocado por: Tenazesestive a ler a ficha técnica da tela

    Agora? no fim de aplicada? então quando adjudicou a obra não sabia o que é que estava a comprar? só pediu um orçamento? Qual a tela que os outros concorrentes propunham?
  8.  # 9

    Boas tardes,

    Obrigado pelos comentários.

    Quanto à wurth em si, sei que o empreiteiro também andava lixado com eles mas alguma razão há-de ter para lhes continuar a comprar (até porque a fábrica da Tripolux na Lourinhã não fica nada longe)... a verdade é que ele consome bastantes produtos deles e segundo ele está muito satisfeito com os resultados e sem queixas dos clientes...de qualquer modo desde que a qualidade não seja má, para mim é um pouco igual...

    Caro Criativo, quando aplicou a tela, aplicou directamente abaixo da telha, ou abaixo das ripas?

    Caro Alv, obrigado pela explicação... receio que a manta directamente sob a telha vá dar um tempo de vida bastante curto ás telhas, mas a ficha técnica da wurth até recomenda que se coloque assim, como vou explicar ao empreiteiro que sempre colocou assim que eu é que estou certo? ainda por cima no site da tripolux aparecem umas fotos em que aplicam a telha directamente sobre a tela...
    Será que há algo que possa fazer para minorar o problema? género telhas de ventilação?
    O telhado tem várias secções e como foi feito à pressa por causa da chuva provavelmente deu mais jeito colocar a tela na vertical porque foi mais facil fazer secção por secção...
    Mas o problema que me parece realmente grave é o da tela directamente sob a telha.

    Caro Picareta, compreendo a sua posição, mas pedi pelo menos 4 orçamentos, 1 nem apareceu mais e nem atendeu o telefone, e os outros 3 eram ainda menos especificos que este, e não gostei nada da forma como se propunham a fazer o trabalho. Não foi portanto apenas uma questão de preço, foi de fiabilidade conjugada com preço e com "qualidade" do orçamento. Este orçamento especificava "isolamento com manta reflectora" enquanto que os outros apenas mencionavam "isolamento". O problema é que neste país 80% ou mais dos empreiteiros ou orçamentos são assim e quando não se dispõe de dinheiro á farta tem que se ter uma certa flexibilidade...
    Por outro lado, tal como a maior parte das pessoas eu percebo pouco disto e tenho que confiar em quem faz a obra. Mesmo assim eu preocupo-me bastante e investigo e pergunto tudo, porque na maior parte dos casos as pessoas nem sabem como foi montado e nem querem saber...

    Bem, a verdade é que essa parte do telhado já está tapada e a parte que falta é um armazém e não vai levar tela. Esta parte foi à pressa por causa da bendita chuva, mas no restante até estou satisfeito.
    O que posso fazer? Valerá a pena mandar levantar a telha e colocar a tela na horizontal? Mandar tirar o ripado parece-me impensável...
    Colocar telhas de ventilação?
    Ás tantas valerá mais mandar tirar a tela?

    Alguém tem sugestões?

    Obrigado a todos, um abraço
  9.  # 10

    ficha tecnica
  10.  # 11

    •  
      FD
    • 24 outubro 2011

     # 12

    Colocado por: Luis K. W.No caso que eu acompanhei, os gajos da Würth pura e simplesmente fizeram de conta que não era nada com eles.
    Foram eles que ESCOLHERAM e RECOMENDARAM o produto a aplicar para aquele caso, e acompanharam de muito perto todo o processo. Quando aquilo deu raia, não apontaram responsabilidades a outros - não podiam! -, mas falaram num produto alternativo ... só que era umas 10 vezes mais caro e eles não assumiam o pagamento. Um nojo!

    Quando estava a ler isto só me vinha uma palavra à cabeça: políticos.
  11.  # 13

    Para mim essa tela devia fazer 2 funções: de isolamento por reflexão e de um segundo telhado.
    Para tal acontecer, teria que em 1º lugar colocar um ripado no sentido da água, coincidente com o vigamento. Em 2º lugar colocava a tal tela mas horizontal e com sobreposição de 10 cm colada com fita de dupla face, agrafando ao ripado horizontal para a manter esticada. Em 3º lugar colocava o ripado para colocação da telha, e assim tinha um telhado duplo e ventilado. Isto se a tela tivesse resistência no rasgar e se fosse impermeável. Agora o conforto térmico para mim só se consegue com a espessura do material, quanto mais camadas e perfazendo mais espessura melhor.
    Mas é o problema de sempre, orçamentar para fazer mal quase todos, mas orçamentar para fazer bem quase ninguém. Até que sabem fazer, mas dá muito trabalho e pessoal especializado está cada vez mais raro e fica mais caro do que o aprendiz, trolha, mais vale dizer o indiferenciado e não o APRENDIZ OU TROLHA COM LETRAS MAIÚSCULAS.
    Este deveria ser o processo mais básico, o mínimo para se começar a construir bem. Os materiais não são eternos, mas mal aplicados duram horas.

    Leitão
    Concordam com este comentário: alv, valbap
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  12.  # 14

    Já me livrou de fazer um desenho com esse esquema de trabalho.
    OBRIGADO

    Leitão
  13.  # 15

    Colocado por: TenazesCaro Criativo, quando aplicou a tela, aplicou directamente abaixo da telha, ou abaixo das ripas?

    foram em telhados com estrutura de madeira. e foi entre os barrotes e a ripa, idêntico às imagens cima. assim a telha já tem um bocado de mais respiração.

    Colocado por: Luis K. W.Quem passava lá quase todos os dias era um Engenheiro (muitas vezes acompanhado pelo vendedor).

    ai é que a 'porca torce o rabo', e depois eles tem na maior parte dos produtos a mítica frase: 'efectue testes prévios'.
  14.  # 16

    Colocado por: Criativoai é que a 'porca torce o rabo', e depois eles tem na maior parte dos produtos a mítica frase: 'efectue testes prévios'.
    Na altura efectuámos ensaios e estava tudo ÓPTIMO.
    O problema foi um ano e tal depois...
    Quando descobrimos o que lá estava, o material da Würth estava transformado em farrapos.

    Colocado por: FDQuando estava a ler isto só me vinha uma palavra à cabeça: políticos.
    :-)
    Políticos, e não só.
    Alemães !
  15.  # 17

    Idêntico não é igual, pois com a ripa paralela à viga, a tela não está só presa pontual, mas sim em todo o comprimento da ripa. Quando coloca a tela e depois a ripa transversal à viga, a tela só fica fixa pontual, na intersecção da ripa/viga. Esta tela não tem resistência ao rasgo, como muitas outras que existem no mercado.

    Leitão
  16.  # 18

    Bem, como já está posto e o tempo está como está vai ter que ficar assim. Falei com o empreiteiro e ele mostrou-me que a tela tem pequenos "poros" que permitem respiração (diz que o tal "tecnico" da wurth é assim que afirma que se monta...vejam bem), por outro lado estive a ver e a tela não toca praticamente na telha (fica um pequeno espaço). Daqui por um tempo ponho umas telhas de ventilação para tentar minorar o problema...

    Obrigado a todos
  17.  # 19

    Ela ventilar ventila, pois não é estanque entre uma e a outra, agora que essa passagem de ar não seja o suficiente para poder secar o suar da telha. Nesse ponto, a telha começa a desfazer, parece farinha quando se toca nesse ponto. Alguém neste forum e muito bem já descreveu o porquê da ventilação por baixo da telha. Quando tiver um TIC TAC vou tentar encontrar.

    Leitão
  18.  # 20

    Deve sempre existir caixa de ar nesse tipo de aplicações; em telhados de revestimento cerâmico, já com alguns anos, deve sempre aplicar-se pelo exterior da telha hidrofugo para evitar ao máximo a absorção da humidade, aumentando dessa forma a longevidade da mesma.
    Em relação ao fornecedor da tela/manta de bolha de ar em propileno com forra de aluminio, é claro que não é fabricada por ele e existem alternativas de melhor qualidade com acompanhamento técnico.
 
0.0236 seg. NEW