Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Vou montar um sistema de PPR e vou utilizar válvulas de esfera normais. Na loja só tinham as válvulas em inox, que teoricamente têm maior durabilidade. Os acessórios de PPR com rosca têm as terminações em latão niquelado.

A minha questão é: ao enroscar os dois, mesmo com linho ou teflon nas roscas, irei ter problemas de corrosão devido ao facto de serem 2 metais diferentes?
    É melhor colocar válvulas em latão?

Alguém já fez este tipo de montagem?

Obrigado
  2.  # 2

Estou a rever as minhas memórias das lições de Química do liceu.

É sabido que não se devem usar pregos de ferro em chapas de zinco porque, como têm electronegatividades diferentes, haverá transferência de iões do metal menos nobre para o mais nobre (do zinco para o ferro, que tem maior electronegatividade - respectivamente 1,65 e 1,83 na escala de Pauling).

Se colocar várias moedas de ligas diferentes sobrepostas, num meio húmido, umas moedas começam a corroer (perder peso) e as outras a perder definição dos desenhos (a aumentar de peso).

Por isso, nas canalizações, deve tomar-se algum cuidado quando existem metais com electronegatividades diferentes, para evitar a transferência de iões.
    (salvo erro, os de menor electronegatividade devem estar depois dos de maior electronegatividade - para evitar a transferência durante o fluxo da água).

Mas, isto é a teoria.
    Relativamente à "montagem" -com teflon ou linho- entre aço (ferro+carbono) e latão (cobre+zinco), é melhor perguntar a (...) quem tem essa experiência.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  3.  # 3

Colocado por: Luis K. W.Relativamente à "montagem" -com teflon ou linho- entre aço (ferro+carbono) e latão (cobre+zinco), é melhor perguntar a (...) quem tem essa experiência

Colocado por: DOGMAresumindo: não pode usar ferro com cobre !!

Era precisamente a si que me referia! Obrigado.
  4.  # 4

Epá, Luis K.W., quem me dera lembrar-me de tudo isso das lições de quimica do liceu (voce deve tomar vitaminas :) )... nunca fui muito para ai virado, ainda tive algumas aulas na universidade, mas foi daquelas que passei "por cima"...obrigado pela explicação...
    Sei que se chama corrosão galvanica, mas já não vou além disso...

Caro Dogma, caro luis, obrigado!!! É assim que se vê que nem sempre o inox é a melhor escolha...
    Vou trocar as válvulas por umas boas em latão!! (que até devem ser mais baratas)

inté
  5.  # 5

Parece-me q o problema se pode resolver c\ uniões dielectricas
  6.  # 6

Colocado por: TenazesBoa tarde,

Vou montar um sistema de PPR e vou utilizar válvulas de esfera normais. Na loja só tinham as válvulas em inox, que teoricamente têm maior durabilidade. Os acessórios de PPR com rosca têm as terminações em latão niquelado.

A minha questão é: ao enroscar os dois, mesmo com linho ou teflon nas roscas, irei ter problemas de corrosão devido ao facto de serem 2 metais diferentes?
    É melhor colocar válvulas em latão?

Alguém já fez este tipo de montagem?

Obrigado

Tenazes não me diga que ainda não fez a instalação do PPR! Não tenha problema com as válvulas o que viu certamente foi a esfera em inox mas o corpo da válvula é em latão tenha em atenção é a passagem se é em passagem total ou não e o importante é o obturador ser em teflon!

Não há duvida que a reação dos metais é importante pelo que foi já descrito e partilho da opinião de todos mas se levassemos isto à regra bem lixados estariamos pelas milhares de instalaçóes executadas desta forma por este País.

Cumprimentos
  7.  # 7

Boa tarde,

Existe um produto que eu só conheço por "massa verde" para evitar esses problemas. É uma massa que se coloca em todas as roscas metálicas para não oxidarem. E resulta.
  8.  # 8

Caro Costa53, realmente só esta semana vou começar...não é facil quando se faz tudo sozinho, passei uns dias a tapar tudo o que estava escavado para os esgotos e caixas, a cortar os barrotes velhos do telhado que foi mudado para servirem para lenha, etc...há sempre muito para fazer, por outro lado as lojas nunca têm bem o que a gente quer e há algumas peças que tiveram que mandar vir.

Por acaso tenho essa massa verde mas é utilizada para por no linho para ajudar na vedação...realmente diz que é anti-oxidante, mas não me fiava nisso com o passar do tempo.

De qualquer maneira acabei de ver no corpo das válvulas e o material que está gravado é o CW617N que pelo que pesquisei é latão! estes gajos das lojas não sabem mesmo nada...deve ser a esfera que é em inox...

obrigado a todos e um abraço
  9.  # 9

Tenazes, essa massa verde é anti-oxidante mas não é vedante. Passado anos quando se desmonta a massa encontra-se como se tivesse sido colocada no dia anterior assim como as roscas não se encontram oxidadas. Eu, há muitos anos que coloco, sempre, em todas as roscas, com ou sem linho, fui aconselhado por um canalizador reformado com mais de 50 anos de experiência (e um bom pintor por sinal).
  10.  # 10

obrigado pelas dicas
    • J.C
    • 26 outubro 2011

# 11

Colocado por: AlexMontenegroTenazes, essa massa verde é anti-oxidante mas não é vedante. Passado anos quando se desmonta a massa encontra-se como se tivesse sido colocada no dia anterior assim como as roscas não se encontram oxidadas. Eu, há muitos anos que coloco, sempre, em todas as roscas, com ou sem linho, fui aconselhado por um canalizador reformado com mais de 50 anos de experiência (e um bom pintor por sinal).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tenazes

Essa massa verde, massa vedox.
  11.  # 12

Colocado por: DOGMAeu por exemplo,uso óleo de cozinha ou azeite...no linho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tenazes

Dogma, esqueceu-se do velhinho alvaiade!

0.0169 seg. NEW