Iniciar sessão ou registar-se
    • hmc
    • 25 outubro 2011

     # 1

    boa tarde a todos,

    venho aqui pedir ajuda pois procurei no forum e embora tenha encontrado alguns assuntos semelhantes, não fiquei completamente esclarecido. Estou a iniciar o projecto de uma moradia. Neste momento deparo-me com o problema da electricidade. Já considerei os pros e contras e vou optar por halogeneo pois os leds saem fora do meu orçamento. Agora, existe alguma regra que define quantos watts devo ter por divisão, ou seja, por ex., 50 w/m2 ou 30 w/m2. alguma coisa desse tipo. na sala são "não sei quantos" por m2, nos quartos já é diferente, no wc outra coisa. alguem me pode dar alguma ajuda nisto? obrigado
  1.  # 2

    isso é subjectivo, depende da função dos espaços, e podem existir várias funções dentro de um espaço

    mas se quiser uma base, a minha ideia é: 100w por 20/30m2
    • hmc
    • 26 outubro 2011

     # 3

    Ok muito obrigado. Apenas precisava ter uma ideia do que iria necessitar, e assim já me oriento. Mas o que precisava era isso mesmo, qual a potência mediante o espaço
  2.  # 4

    hmc... mas quer colocar uma iluminação distribuida e constante nas divisões de casa?!... como se fosse um gabinete ou sala de escritórios?!

    Os espaços de habitação, vivem de situações de claro/ escuro.. as soluções de iluminação devem ser ponderadas com soluçõs de tecto ou de parede( iluminação geral) e com outras soluções de iluminação pontual, para leitura, de iluminação complementar ( por exemplo candeeiors de pé)
    Não existem receitas.

    A temperatura de cor escolhida e a tecnologia de lampadas também influencia as condições iluminotecnicas. O rendimentos das lampadas e / ou luminárias idem.

    Por exemplo numa zona de refeições, sobre a mesa deve existir iluminação directa sobre o plano de refeições. pode ser através de candeeiro/s suspenso, ou de downlights embutidos. ( halogeneo, HIT, FLUocompacta, LEDS.. existem milhares de soluções e cada uma com rendimentos dispares)
    É Errado dizer que são necessários X W/m2. Mas pode-se medir em Densidade de intensidade luminosa - LUMINÂNCIA =LUX/m2

    Veja aqui por exemplo:
    http://br.osram.info/casavirtual/ambientes/escritorio/dicas.html
  3.  # 5

    Por acaso tb preciso da ajuda de alguèm com conhecimentos desta área para definir a iluminação da moradia.
  4.  # 6

    ... Para os meus Projectos de Arquitectura... quando é adjudicada essa parte (que está descriminada nas opções). Eu faço um estudo das opções e proposta de implantação ;)
    Incluindo ou não, os modelos das iluminárias. Isto dá trabalho.
  5.  # 7

    Sr. Pedro, qual o valor dessa opção? e um estudo desses para uma moradia já quase em fase final da construção?
  6.  # 8

    Desculpe, mas apenas executo o Estudo para os meus projectos de Arquitectura.
  7.  # 9

    Tudo bem.... pode ser que consiga a ajuda de alguém aqui do forum.....
  8.  # 10

    Concerteza que haverá por aqui comerciais da area de iluminação, que terão todo o gosto em o ajudar.
  9.  # 11

    Pode haver...vamos ver é se eles se identificam.....

    Obrigado!
    •  
      FD
    • 26 outubro 2011

     # 12

    A raquel.jma mencionou em tempos um software que faz qualquer coisa parecida com o que quer: Dialux.
    O download é gratuito, experimente a ver se se desenrasca: http://www.dial.de/CMS/English/Articles/DIALux/Download/Download_d_e_fr_it_es_cn.html#
    • hmc
    • 26 outubro 2011

     # 13

    A principio vou colocar spots pequenos em todas as divisões (com excepção da cozinha). Pensei que houvesse alguma "regra" basica. Vou seguir a ideia do sr. Fernando Gabriel que não me parece mal. Aproveito para perguntar a alguem que possa saber, se montar reguladores, o consumo continua a ser igual, mesmo que estejam acesas com pouca luz, certo? Apenas regulo a intensidade, o consumo continua, ou estou enganado?
    • Tman
    • 26 outubro 2011

     # 14

    Colocado por: Pedro Barradashmc... mas quer colocar uma iluminação distribuida e constante nas divisões de casa?!... como se fosse um gabinete ou sala de escritórios?!

    Os espaços de habitação, vivem de situações de claro/ escuro.. as soluções de iluminação devem ser ponderadas com soluçõs de tecto ou de parede( iluminação geral) e com outras soluções de iluminação pontual, para leitura, de iluminação complementar ( por exemplo candeeiors de pé)
    Não existem receitas.


    Absolutamente de acordo.
    Por acaso o arquitecto da minha obra fez um esquema de uma possivel distribuição de iluminação... depois, quando chegou o electricista, estivemos a ver com atenção e acabei por mudar tudo. Agora vai parecer uma casa. Antes era um escritório.
  10.  # 15

    Boas,

    Obrigado FD. Sim, esse software é bastante bom e simples de funcionar com ele, para além de possuir os modelos de maioria das marcas de iluminação. Mas basta escolher um spot de dicroica. Coloque aqui por exemplo as medidas da sala ou dum hall.
    • hmc
    • 29 outubro 2011

     # 16

    ok, com estes comentarios já fiquei com ideias do que preciso. obrigado a todos
 
0.0167 seg. NEW