Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Venho por este meio solicitar esclarecimentos sobre direcção técnica de obra.
    Numa determinada obra, foram executadas diversas alterações, arquitectónicas e estruturais, sem terem sido contactados os respectivos técnicos, bem como não foram registadas em livro de obra.
    O Dono de Obra decidiu mudar de empreiteiro e de Director Técnico de Obra.
    Qual o procedimento correcto a efectuar?
    Realizar um projecto e uma acta relatando as diversas alterações, com conhecimento do Dono de Obra?
    Quais as consequências para o novo D.T.O. que venha a acompanhar o decurso da obra?

    Obrigado.
  2.  # 2

    Colocado por: BeckettNuma determinada obra, foram executadas diversas alterações, arquitectónicas e estruturais, sem terem sido contactados os respectivos técnicos, bem como não foram registadas em livro de obra.

    Com ou sem o conhecimento (e aprovação?) do Dono de Obra?

    (só para aquilatar da disposição do DO para pagar os projectos de alteração...)

    Creio que será melhor os projectistas corrigirem os seus projectos (e, no caso do proj. de estabilidade, que re-verifiquem os cálculos). Depois disso, o novo DTO poderá escrever no livro de obra que foram feitas alterações, de acordo com os novos projectos.
    Concordam com este comentário: marco1
  3.  # 3

    é tão simples como isso. o novo director de obra irá assinar um termo em como a obra está executada de acordo com os projectos aprovados, agora cabe a ele precisamente a responsabilidade pelo que está a assinar.
    o meu conselho é que metam projectos de alterações que forem necessários. Se as alterações tiverem sido promovidas pelo dono de obra, esses projectos de alterações terão de ser pagos pelo mesmo, caso contrário terão que ser assumidos por quem promoveu essas alterações ou por incorreção inicial dos projectos neste caso os projectistas.
  4.  # 4

    Não tenho exactamente a mesma opinião; em caso de alterações na estrutura como vai o novo director da obra saber o que foi feito? Acredita na palavra do dono da obra?
    Acho que o ex-director da obra devia ter preenchido o livro até à data em que esteve presente, mencionando as alterações. O novo director de obra continuava depois disso. Acho que reflecte melhor a realidade - e distribui correctamente as responsabilidades.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  5.  # 5

    não , mas acredita no novo projecto ( projecto de alterações) e é apenas isso de que se vai responsabilizar. Deve é fazer menção no livro desse aspecto, uma vez que a estrutura estará já "coberta". futuramente se houver problemas com a estrutura por exemplo, o novo director estará assim salvaguardado pelo projecto de alterações aprovado. Penso eu de que.
  6.  # 6

    E quem garante ao novo DT que a estrutura que está feita tem capacidade para suportar as obras que ainda faltam fazer?
  7.  # 7

    Colocado por: zedasilvaE quem garante ao novo DT que a estrutura que está feita tem capacidade para suportar as obras que ainda faltam fazer?

    O projectista.
    E se a estrutura não estiver de acordo com o projecto, a responsabilidade será do anterior DT.
  8.  # 8

    Pois e quando não há garantia de se poder confiar no antigo DT e naquilo que está escrito no livro de obra?
  9.  # 9

    Vai tudo a baixo e faz de novo... em caso de duvida voltamos ao inicio.
  10.  # 10

    Boa tarde,

    Obrigado a todos pelas respostas e opiniões.
    Como o seguro morreu de velho e dá-me jeito continuar a trabalhar, vou apoiar-me nos diplomas legais.

    Até breve.
 
0.0142 seg. NEW