Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde.
    Pretendo construir uma casa e desenhei uma espécie de planta. Como não possuo conhecimentos de arquitectura e engenharia gostaria de ter algumas ideias de profissionais sobre este esboço. O terreno que tenho tem 35m de largura e 100m de comprimento pelo que gostaria de ter uma cozinha bastante grande com alpendre e um jardim grande nas traseiras e um quarto grande com wc privativo e uma divisão para ter armários no mesmo quarto. Também pretendo ter uma escada que dê para águas furtadas. O esboço encontra-se no seguinte endereço:

    http://img76.imageshack.us/my.php?image=novaimagemma5.png



    [URL=http://img183.imageshack.us/my.php?image=novaimagemdw3.png][IMG]http://img183.imageshack.us/img183/3267/novaimagemdw3.th.png[/IMG][/URL][URL=http://g.imageshack.us/thpix.php][IMG]http://img183.imageshack.us/images/thpix.gif[/IMG][/URL]

    A frente do esboço fica para este e a traseira para oeste. a entrada da garagem para este. o terreno é completamente plano situando-se na zona centro. è unicamente um esboço que pretendo mostrar a um arquitecto uma vez que não tenho conhecimentos de arquitectura, pelo que nunca deixará de ser um esboço feito por quem não percebe nada do assunto.

    Gostaria de conselhos sobre este esboço, pelo que poderei enviar o desenho em excel pelo email, [email protected] caso haja alguém com ideias sobre este esboço.
    Cumprimentos,
    Sérgio Marques
  2.  # 2

    Caro maximus_01 não há necessidade de abrir tantos tópicos, alguém lhe responderá.

    Calma

    O seu esquema poderá servir como organigrama, porque quanto ao resto nem comento.
    É fundamental ter a localização do Norte e uma pequena descrição do terreno pelo que deve começar por mandar executar um levantamento topográfico e recorrer a um arquitecto.
    cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: S.E.Silva
  3.  # 3

    Sinceramente esse esboço só serve mesmo para o arquitecto saber o que você quer na sua nova casa, porque com um terreno maravilhoso como o seu, merece uma casa bem elaborada, bem pensada e equilibrada, eu não sou arquitecto, mas só de olhar de relance para o seu esboço vi ali uma série de barbaridades, procure a ajuda de um profissional porque é para isso que eles servem e são pagos, nem todos temos que ser engenheiros ou arquitectos ou empreiteiros.

    PS Gostei do pormenor do Audi e do Corsa. :-D

    Rui Silva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: S.E.Silva
  4.  # 4

    É claramente evidente que será um arquitecto a tratar deste assunto, pois só assim poderei ter várias ideias coerentes. Este esboço resume-se apenas a uma vontade de transpor para o excell algumas das coisas que eu e a minha namorada pretendemos, nunca substituindo o trabalho dos profissionais. Quando falar com o arquitecto de certeza que novas ideias virão, no entanto sempre gostei de colocar no papel estas ideias que vão surgindo, não ficando esquecidas. Quanto às barbaridades que aparecem, são claramente normais para uma pessoa que nada percebe do assunto...mas mesmo assim diverti-me bastante a fazer este esboço,que deu para perceber as dificuldades e perceber que tem de ser bem estudado por quem sabe... a base para o que queremos existe, agora basta imaginação e o profissionalismo de quem realmente sabe.
    Cumprimentos a todos,
    Sérgio Marques
  5.  # 5

    Estimado Sérgio,

    Realmente dá vontade de elaborar esboços e tentar transcrever ou passar para papel o nosso desejo, mas o ideal é falar com um Arq. e deixá-lo ter ideias, fundidas com as vossas, porque com um terreno dessa largura constrói uma moradia de res-do-chão maravilhosa e com umas formas fantáticas, desde jardins de inverno, etc.... faça isso e vão ver que a planta que desenharam se vai tornar banal.

    Cumprimentos e sucesso para o v/projecto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: S.E.Silva
  6.  # 6

    Obrigado pelo comentário Sr.ª Raquel
    O meu objectivo é mesmo esse, tornar este esboço no mínimo banal... achei imensa piada faze-lo... e tendo terreno acho que irá ficar algo bastante engraçado, assim espero.
    Já agora o que quis dizer com jardim de inverno? A ideia que tenho com a minha namorada será um enorme jardim nas traseiras da casa, cria um ambiente muito bom tanto para a casa como para uma família
    Cumprimentos,
    Sérgio Marques
  7.  # 7

    Se se divertiu a fazer o esboço no Excel recomendo que use uma ferramenta mais dedicada, tal como o Google Sketch-up que lhe dará mais liberdade criativa e fica com uma melhor ideia daquilo que vai sair.

    Rui Silva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: S.E.Silva
  8.  # 8

    O único problema de "brincar" aos desenhos, é que vamos construíndo na nossa cabeça um desenho, que depois nos vai "limitar" na relação com o arquitecto....
    Quando ele nos apresentar o seu primeiro esboço, e este não tiver nada a ver com o nosso "desenho", corre-se o risco de não gostarmos nada, e isto apenas porque já temos um ideia pré-concebida muito forte...
    Sou a favor de entrar num projecto com a cabeça totalemente "limpa", aberta a receber as ideias. Claro que temos de saber o que queremos (nº de quartos, WCs, salas, cozinha), como "vivemos" a casa e isso tudo, mas sem já ter a casa quase construída na nossa mente.
    Isto penso eu...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: S.E.Silva
  9.  # 9

    Boa Tarde Sr. Pedro Azevedo. Penso que tem razão quando diz que se vai criando uma imagem que nos poderá limitar. No entanto e como não sou conhecedor de arquitectura, reconheço que não me posso limitar a esta ideia pois existem coisas que não estou a ponderar como seja o caso de pilares etc. etc. O que tenho na mente e isso sim está definido é ter uma cozinha bastante grande (15m ) uma sala moderna, um quarto com wc privativo e com uma divisão que tenha armários e sirva de vestiário. Pretendo aproveitar para ter águas furtadas e para isso terei de ter um telhado que permita essa situação. Pretendo ter um enorme jardim atrás da casa e um alpendre. Estas são ideias pré definidas que pretendo dar ao arquitecto. Penso que o terreno é óptimo para que ele possa dar largas à imaginação... Pena é os custos de construir uma habitação... esse sim é mais complicado de resolver...
    Cumprimentos a todos,
    Sérgio Marques
  10.  # 10

    Tal como o maximus_01, também fiz um esboço (em word) do que queria, nº de divisões, localização de cada uma. Quando o arquitecto mostrou o seu 1º esboço, com base no nosso rascunho, não fiquei nada decepcionada pelo contrário, o básico mantinha-se, alterou essencialmente a localização de algumas divisões, por uma questão de haver divisões que convém ficar para norte e outras mais protegidas- ignorância nossa. Mas assim sentimos como o "nosso" projecto, da nossa casa e não o projecto do arquitecto da nossa casa. Arquitecto que recomendo apesar de ainda estar no começo. Fez um excelente trabalho.

    Cumpts
    Estas pessoas agradeceram este comentário: S.E.Silva
  11.  # 11

    No meu entender esse é o processo normal e corrente na prática da arquitectura!
  12.  # 12

    Eu creio que quem está a pensar em construir uma casa deverá ter pelo menos uma ideia nem que seja genérica para a concepção da sua casa, pois creio que mais ninguém, as pessoas que vão lá morar sabem aquilo que pretendem.

    Se levar um esboço ao seu arquitecto, creio que ele agradece e mais facilmente lhe desenvolverá a casa dos seus sonhos.

    No meu caso, fui eu que desenvolvi a base do projecto, tendo somente conhecimentos de autocad, visto em tempos ter sido formador de cad, nada mais do que isso....e ah com leitura de alguns livros ténicos.

    Após essa base com ajuda do meu cunhado (engenheiro, mas com algumas cadeiras de arquitectura feitas, pois desistiu a meio) e com mais um amigo (também engenheiro), foram corrijidas as falhas técnicas e aplicadas as várias legislações em vigor.

    "Et voilá" após uns dois anos de avanços e recuos a obra finalmente começou em Agosto e o que eu acho mais engraçado... é que até agora está tudo como eu idealizei, ainda antes de passar para o papel....

    Um abraço

    http://montedochafariz.blogspot.com/

    Ps. Fiz edit ao post porque indesculpavelmente me esqueci de referir que também tive um empurrão de uma amiga minha Arquitecta :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: S.E.Silva
  13.  # 13

    Practicamente todos os clientes chegam à primeira reunião com um desenho da sua casa. É um processo legítimo e que serve de ponto de partida à elaboração de um programa, mas nunca de uma solução formal.

    "vontade de transpor para o excell" :) penosamente brilhante. :D
    Estas pessoas agradeceram este comentário: S.E.Silva
  14.  # 14

    Bom dia AFSantos.
    Fez bem em ter anexado o blog... irei certamente navegar no mesmo... Do sonho à realidade, é mesmo essa ideia que tinha... uma casa é algo para toda a vida e acho muito agradável idealizar a mesma, nem que seja com um simples esboço... a partir deste ponto ficará a cargo do profissionalismo e imaginação dos arquitectos.
    Cumprimentos,
    Sérgio Marques
  15.  # 15

    maximus

    Apesar da resposta típica dos arquitectos, ser de alguma desconsideração por esse tipo de esforços e dizerem sempre para ir falar com um deles, e de no fim, esses esboços estarem sempre destinados a não servirem para grande coisa, pelo menos uma vantagem têm: obrigam-nos a pensar, a começar a fazer escolhas, a procurar soluções a aprender algo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: S.E.Silva
  16.  # 16

    Boa Tarde Sr. Paulo Correia.
    Sinceramente não considero o tempo que dispendi uma perda de tempo.. è muito agradável ir imaginando como é que poderia ser uma casa... tenho ideias fixas, isso sim é certo(cozinha muito comprida, águas furtadas, quarto com wc privativo e vestiário, um enorme jardim nas traseiras e alpendre), mas a piada irá estar quando falar com um arquitecto e a cada ideia dele transformar isto tudo em realidade... estou certo que terá ideias muito boas pois o terreno tendo 118mx35m penso que serão umas medidas muito boas para que um arquitecto possa trabalhar, não ficando restringido no espaço...
    Acho que não irei ficar por aqui em esboços, pois a imaginação poderá trazer alguma ideia nova (talvez, quem saiba)... ou então aceitar a ideia de um outro comentário e utilizar o google Sketch-up, apesar de não saber trabalhar com esse operativo...
    Até falar com um arquitecto lápis e papel servirão para apontar ideias...
    Cumprimentos,
    Sérgio Marques
    • Jonh
    • 31 outubro 2008

     # 17

    O que você está a fazer é o mais correcto, e foi o que eu fiz...a casa vai ser nossa e não de quem a desenha portanto não ha mal nenhum em apresentarmos um desenho totalmente amador mais que nao seja para exprimirmos o que queremos(posição e numero de divisões etc)...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: S.E.Silva
  17.  # 18

    E passou finalmente passou a projecto... fase de construção em curso...
  18.  # 19

    Colocado por: Sérgio Marquesfase de construção em curso...
    ... e há fotos? ;-)
  19.  # 20

    Sim já há fotos... neste momento já está na fase de preparação do telhado...
 
0.0216 seg. NEW