Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Saudações.

    Já por aqui pesquisei mas não fiquei elucidado.

    Tenho uns arrumos agrícolas no Ribatejo (quase no Alentejo) com boa exposição solar.

    O orçamento para uma baixada da EDP fica pelo menos em 200 € mais o trabalho de pedreiro, mais electricista ....

    Apenas preciso de electricidade para luz no arrumo e para ligar um motor eléctrico para tirar água do poço.

    Conseguem indicar qual a melhor opção e possíveis instaladores do painel solar (ou fotovoltaico).

    Cumprimentos
    •  
      FD
    • 26 outubro 2011

     # 2

    Não percebi muito bem o que quer... quer electricidade para o terreno e quer saber se compensa pedir à EDP ou se compensa através de energia solar?
  2.  # 3

    Exactamente isso.

    E se compensar colocar um painel solar, quem me pode instalar?

    Cumprimentos
    •  
      FD
    • 26 outubro 2011

     # 4

    Penso que não tem noção do custo de uma instalação de microgeração de energia eléctrica por radiação solar.
    É coisa para 20.000€, em média... talvez consiga baixar uns milhares mas, para 200€ + pedreiro + electricista, é uma comparação um pouco injusta.
  3.  # 5

    Talvez esteja confundido, mas não pretendo nada de extravagante. Ainda existe na zona da Serra da Estrela algumas habitações fornecidas a energia solar por estarem muito isoladas, e essa instalação foi feita antes de vir a "moda" (atenção, estou perfeitamente de acordo com esta moda e com qualquer outra de energia renovável, até penso que vieram muito tarde) e não acredito que tenha ficado tão caro. O que pretendo é mesmo o mínimo das instalações, ao qual vão estar ligadas algumas lâmpadas para iluminação usadas com pouca regularidade e o tal motor/bomba para puxar a água do poço. Será que fica assim tão caro?

    Realmente se forem esses 20,000 vale mais pedir a baixada à EDP.

    O que eu não queria era estar a pagar pelo aluguer, ivas e taxas para ligar 2 lâmpadas de 100 w durante 1 ou 2 horas durante 4 ou 5 dias da semana no inverno e usar o motor no verão.

    Cumprimentos
    •  
      FD
    • 26 outubro 2011 editado

     # 6

    Colocado por: VsB consengO que eu não queria era estar a pagar pelo aluguer, ivas e taxas para ligar 2 lâmpadas de 100 w durante 1 ou 2 horas durante 4 ou 5 dias da semana no inverno e usar o motor no verão.

    Então compra um gerador eléctrico a gasolina/gasóleo que lhe fica mais barato. Tem é que se sujeitar ao preço da gasolina/gasóleo, a ter sempre gasolina/gasóleo e ao relativo barulho e poluição.

    (mudei o título, parece-me mais adequado)
  4.  # 7

    Quanto ao titulo - realmente mais adequado

    Quanto ao gerador não é opção, devido ao preço, à poluição, e ao preço do combustível.

    Sou adepto da sustentabilidade e das energias renováveis.

    Penso que compreendeu a minha dúvida e eu também compreendi que talvez seja mais económico pagar 10 euros mensais sem fazer consumos + 500 pela instalação do que optar pela energia solar.

    Cumprimentos
  5.  # 8

    Colocado por: VsB consengSaudações.

    Já por aqui pesquisei mas não fiquei elucidado.

    Tenho uns arrumos agrícolas no Ribatejo (quase no Alentejo) com boa exposição solar.

    O orçamento para uma baixada da EDP fica pelo menos em 200 € mais o trabalho de pedreiro, mais electricista ....

    Apenas preciso de electricidade para luz no arrumo e para ligar um motor eléctrico para tirar água do poço.

    Conseguem indicar qual a melhor opção e possíveis instaladores do painel solar (ou fotovoltaico).

    Cumprimentos


    Existem kits fotovoltaicos que poderá fazer vc próprio para este fim, com custos acessiveis .

    Cumprimentos
  6.  # 9

    Colocado por: VsB consengSaudações.

    Já por aqui pesquisei mas não fiquei elucidado.

    Tenho uns arrumos agrícolas no Ribatejo (quase no Alentejo) com boa exposição solar.

    O orçamento para uma baixada da EDP fica pelo menos em 200 € mais o trabalho de pedreiro, mais electricista ....

    Apenas preciso de electricidade para luz no arrumo e para ligar um motor eléctrico para tirar água do poço.

    Conseguem indicar qual a melhor opção e possíveis instaladores do painel solar (ou fotovoltaico).

    Cumprimentos


    Boa noite

    Embora já tenha passado algum tempo desde o inicio desta discussão, foi o único tópico que encontrei que corresponde às minhas dúvidas. À semelhança da situação que aqui citei também tenho uma quinta agrícola onde tenho uma casa de apoio à agricultura, a qual pretendo remodelar só mesmo para poder passar algumas tardes de churrasco. Além disso quero construir uma piscina no lote ao lado. O grande se não é que não tenho luz eléctrica! E pensei comprar um painel solar fotovoltaico pelas mesmas razões que VsB conseng descreve. Mas ainda não estou muito dentro destas novas energias e gostaria de saber qual a potência que deveria ter esse painel. Apenas para ligar 1 ou 2 lâmpadas, 1 frigorífico tipo bar (algo pequeno) e o motor bomba da piscina. Até agora para obter energia tenho utilizado um gerador eléctrico, que embora seja compensador, apenas serve para a bomba de puxar água para a rega e pouco mais, não me permite ter uma instalação eléctrica como desejo.

    Se alguém me puder ajudar!

    Obrigado
  7.  # 10

    Colocado por: Filipa Me o motor bomba da piscina

    falta saber qual a potencia da bomba, mas quase de certeza será á volta de 1CV (736W) pelo que terá que ter painei(s) suficientes para gerarem pelo menos 6Kva por dia, cada painel em media gera 200W a 400W dependendo da tecnologia teoricamente precisaria de 30 a 15 paineis, mais inversor e baterias a nivel de preços deve andar pelos 15.000€ a 20.000€,

    um gerador é muito mais barato, numa proporção de 1 para 10.
  8.  # 11

    Colocado por: jorgealves
    falta saber qual a potencia da bomba, mas quase de certeza será á volta de 1CV (736W) pelo que terá que ter painei(s) suficientes para gerarem pelo menos 6Kva por dia, cada painel em media gera 200W a 400W dependendo da tecnologia teoricamente precisaria de 30 a 15 paineis, mais inversor e baterias a nivel de preços deve andar pelos 15.000€ a 20.000€,

    um gerador é muito mais barato, numa proporção de 1 para 10.


    Pois, pelos visto ter pensado num fotovoltaico foi uma ideia não muito razoável. Usarei então o gerador. Por acaso será uma bomba 1,5 CV, dadas as dimensões da piscina apenas precisa de estar ligada cerca de 3h por dia.

    Obrigada pela sua informação, foi uma grande ajuda.
 
0.0160 seg. NEW