Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caros foristas,

Depois de termos pedido vários orçamentos para o projecto da nossa casa, optámos por alguém que na altura nos pareceu de confiança.
    Como somos novos no sitio, não conheciamos ninguém e não conheciamos os "rumores".
    É a primeira vez que vamos construir casa, se houve perguntas que não fizemos é porque desconheciamos que deveriam ser feitas.

Pagámos metade do projecto na altura da entrega ao gabinete de arquitectura e assinatura do contracto, e a outra metade antes da entrega do projecto na câmara.
    O sr. em questão não é arquitecto, mas tem parcerias com arquitectos e engenheiros que executam os projectos.
    Foi no dia em que íamos fazer o segundo pagamento e levantar os projectos para entregar na câmara, que nos deparámos com a primeira "surpresa" porque nesse dia não foram entregues todos os projectos, só a arquitectura, os arranjos exteriores e as águas!
    Nunca nos tinha sido dito que não seriam entregues todos os projectos no mesmo dia!
    Quando reclamámos, foi-nos informado que fazem assim porque se a câmara exigir alterações à arquitectura, projectos como a estabilidade não têm de ser refeitos. E que depois da aprovação do projecto de arquitectura seria tudo uma questão de semanas, pois o resto já estava em fase de rascunho. Isto pareceu-nos lógico e plausível.

Ao fim de 1 mês a câmara tinha a arquitecura aprovada e no mesmo dia dirigi-me ao gabinete para informar do facto e pedir que fossem terminados os restantes projectos.

Isto foi hà mais de 4 meses!!
    Só com muita pressão, insistencia e visitas quase diárias ao gabinete, consegui que ao fim de 3 meses (hà já 1,5 mês atrás) a estabilidade e mais uns quantos projectos fossem entregues. Isto porque eu precisava da estabilidade para pedir orçamentos com custos bem calculados. Mas, nova surpresa!!, o projecto de estabilidade não vinha correcto, faltava a estabilidade das varandas e tinha uma viga onde na arquitectura devia estar uma parte da porta da garagem... Felizmente, a empresa de construção a quem vamos entregar o trabalho tem um engenheiro civil que além de detectar os erros, os vai corrigir sem custos para nós.

E continuamos à espera do projecto de telecomunicações e o da a aprovação da edp...
    Segundo o que hà 1,5 mês nos foi dito, os projectos em falta seriam entregues na semana seguinte e depois de entregar as especialidades na câmara, será uma questão de uma semana ou duas para podermos ir levantar a licença...

Entretanto e à medida que nos iamos "queixando" da demora e comentando-a com outros, começámos a ouvir os rumores sobre este senhor. Aparentemente, isto não é um caso, é uma forma de trabalho. Este senhor depois de ser pago, não tem pressa nenhuma em acabar o serviço.
    Como ele tem de pagar a outros para realizar projectos como a estabilidade e a engenheiros qualificados para os projectos de telecomunicações e ficha da edp, ele arrasta isso o mais possível para lhes pagar o mais tarde possível. Ridiculo, porque no fim tem de o fazer. Mas enquanto não faz, os clientes que se danem.
    Este senhor não atende o telemóvel, não reaje a e-mails, normalmente não está no gabinete e os colaboradores é que aturam os clientes e remetem-os para o chefe.
    Quando conseguimos falar com ele, a resposta é a mesma: com uma calma enorme e um sorriso, promete tudo sempre "para a semana", que "metade já está feito", que está fora das mãos dele, que ele "se tem chateado com fulano e sicrano", etc. Todos conhecemos o tipo...

No meio disto tudo, o projecto não avança.
    Como não temos a licença de construção, não podemos fazer escritura do crédito para a construção.
    Está tudo em compasso de espera. E não falta muito para terminar o periodo de entrega das especialidades na câmara.
    Isto é totalmente inaceitável!!!

O que me espanta, é que apesar de na vila e arredores toda a gente saber como ele funciona e de muitos já terem passado por isto, este senhor ainda tenha a porta aberta e conduza um belo carro, com janelas e sem riscos ;-)
    Como é que ainda não foram tomadas medidas?
    De facto, no contracto não está especificado que todas as especialidades serão entregues ao mesmo tempo, nem qual o período de entrega das mesmas. Mas além da questão legal, há uma componente de seriedade, responsabilidade e de como se tratam os clientes.

É por isso que gostaria de saber qual é a instituição que regulariza e controla gabinetes de arquitectura. Porque eu quero fazer uma queixa deste senhor!
    Não quero aqui iniciar uma discussão sobre quem será mais adequado para fazer um projecto.

Só quero saber a onde e quem me devo dirigir para dar conhecimento da forma de trabalho deste senhor e fazer uma queixa oficial.
    •  
      FD
    • 26 outubro 2011

# 2

Colocado por: Carla PeixinhoSó quero saber a onde e quem me devo dirigir para dar conhecimento da forma de trabalho deste senhor e fazer uma queixa oficial.

E o senhor não é arquitecto nem engenheiro?

Se respondeu não a ambos, não há muito onde fazer queixas... é mais ou menos como ser mal atendido ali pelo Sr. Zé da mercearia...
  2.  # 3

se o estabelecimento prestador de serviços "existe", tem de ter livro de reclamações. A entidade fiscalizadora é a ASAE.

Não tem nada a haver ocm ser Eng. , Arq. ou ATAE. ( nas Ordens e associações devidas, só actuam a nivel deontologico)
    Para ir mais além tem os tribuinais civeis.
    Concordam com este comentário: Jorge_Gonçalves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andante
  3.  # 4

o barato (que não sei se foi) muitas vezes sai caro
    nunca deveria ter pago a totalidade sem se certificar que tinha tudo.
  4.  # 5

Se o Zé da mercearia me vender mercearia estraga sabendo que está estragada, pode ser processado por danos!

O senhor em questão é o dono de um gabinete de arquitectura, gere um gabinete de arquitectura onde trabalha um engenheiro civil, responsabiliza-se no contracto por entregar todos os projectos e estar disponivel para todas as questões, efectua projectos de construção de moradias, prédios e edificios empresariais. Se o seu trabalho não oferece os minimos de qualidade exigidos, não pode fazê-lo e continuar a fazê-lo impune!
    Toda a gente sabe como ele trabalha, antigos clientes, os habitantes, o banco, ao construtores a quem pedi orçamentos.
    Quando o menciono, a reacção é sempre do tipo "ou o sr. x, você está bem tramada"...

Só que pelos vistos, ele aldraba toda a gente e as pessoas depois de finalmente (!!) terem a licença de construção na mão, estão tão aliviadas por a terem que querem mesmo é começar a obra e deixam passar.

Não posso acreditar que não possa ser regulamantado, controlado, fiscalizado.
  5.  # 6

Já lhe disse:
    Livro de reclamações e Faça uma denuncia na ASAE.
    Pode ainda meter um processo civel no Tribunal.

Não percebo. Não leu o meu comentário?! é o mesmo procedimento que a mercearia ou o peixeiro.

Tem de pedir contas ao DONO da empresa, ou à EMPRESA. foi com este que foi contratado o serviço.
    Concordam com este comentário: FD, marco1, ArqCastro, Dj_C, Jorge_Gonçalves
  6.  # 7

Olá Pedro,

Eu estava a reagir ao comentário do FD ao mesmo tempo que você me dava resposta. Só vi o seu comentário quando afixei o meu! Cruzámo-nos.
    •  
      FD
    • 26 outubro 2011

# 8

Colocado por: Pedro BarradasTem de pedir contas ao DONO da empresa, ou à EMPRESA. foi com este que foi contratado o serviço.

E isto apenas, e só apenas se não estiver a cumprir o contratado... se não foram definidos prazos de cumprimento, é difícil conseguir algo nessas instituições (ASAE/tribunais) que lhe sirva para alguma coisa.
  7.  # 9

Colocado por: Carla Peixinho(...)projecto de estabilidade não vinha correcto, faltava a estabilidade das varandas e tinha uma viga onde na arquitectura devia estar uma parte da porta da garagem... Felizmente, a empresa de construção a quem vamos entregar o trabalho tem um engenheiro civil que além de detectar os erros, os vai corrigir sem custos para nós.

Só de referir que tenha alguma atenção com o que escreveu na parte que citei. Alterações ao projecto de estruturas sem serem feitas pelo autor inicial e sem ser efectuado o devido projecto de alterações, invalida o termo de responsabilidade que tem. Além disso levanta alguns problemas éticos e deontológicos ao último.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 10

E isto apenas, e só apenas se não estiver a cumprir o contratado... se não foram definidos prazos de cumprimento, é difícil conseguir algo nessas instituições (ASAE/tribunais) que lhe sirva para alguma coisa.

... e como este senhor é aldrabão, mas não é estúpido, é óbvio que não define prazos no contracto e assim se vai safando... e fazendo a próxima vítima.

Além da espera por tudo e de ter que andar constantemente atrás dele, o que ainda mais chateia é sentirmo-nos completamente impotentes!

Por mais que se fale com a ele, a resposta está "pré definida" com uma lata enorme, quando ele sabe que não pode cumprir a promessa de que "na próxima semana está tudo pronto".
    A lata dele é tanta, que até já me mandou um mail a dizer para começar a obra à sua responsabilidade porque dali a umas semanas estava tudo pronto e os projectos electrotécnicos, como não têm a ver com a estrutura, não são assim tão relevantes!!!
    Posso não ter contracto, mas de certeza que a ASAE terá interesse em alguns dos mail que o senhor me enviou como o acima mencionado ou com as promessas de "proxima semana".
  9.  # 11

Mas uma moradia não necessita de projecto electrotécnico.
    apenas ficha electrotécnica ( 10m para preencher + o termo de responsabilidade)

PS: Isso não é um gabinete de Arquitectura... é um Gabinete de Projectos. ;)
  10.  # 12

E não preciso que ME sirva de alguma coisa.

Nós fizemos negócio com ele e agora vamos mesmo é ter de aguentar e terminar o processo!
    No contracto está garantido que ele entrega os projectos todos e em dezembro tem de entregar as especialidades na câmara, se não quer então que aí sim haja advogados metidos. O que nunca acontece, porque uns dias antes desse prazo, de repente ele milagrosamente tem sempre tudo pronto...

O que pertendo com a queixa, é que haja alguma instituição a tomar medidas para prevenir que ele continue a fazer o que faz.
    Que não omita que só entrega a arquitectura e só depois as especialidades.
    Que depois não possa "esquecer-se" que tem projectos para (mandar) executar até que os determinados 6 meses estejam à porta.
    Que tenha de registar contractualmente como trabalha a com que prazos.
    ...
    Porque quem não tem ideia nenhuma de como este processo todo decorre, por muita informação te procure, leia e se informe antes, não faz ideia de todas as situações com que se pode deparar e como tal não faz as perguntas todas necessérias no inicio.
  11.  # 13

Colocado por: Pedro BarradasMas uma moradia não necessita de projecto electrotécnico.
    apenas ficha electrotécnica ( 10m para preencher + o termo de responsabilidade)

Mais uma razão para não precisar de demorar 4 meses!!!!!
  12.  # 14

Colocado por: Carla PeixinhoNo contracto está garantido que ele entrega os projectos todos e em dezembro tem de entregar as especialidades na câmara,
    Então... ainda falta pouco mais de um mês para dezembro. Ele está a cumprir com o acordo, certo? Ou está a escapar-me algo?
    •  
      FD
    • 26 outubro 2011

# 15

Colocado por: Carla PeixinhoO que pertendo com a queixa, é que haja alguma instituição a tomar medidas para prevenir que ele continue a fazer o que faz.

Isso não existe (acho eu).

Pode sim, dar um feedback verdadeiro, factual e sintético de como correu a sua experiência, sem expressões que possam ser entendidas como difamação, e colocá-lo na internet.
    Tem é que arcar com a responsabilidade e o risco do dito senhor achar que não foi bem assim e ir discutir razões para tribunal.
  13.  # 16

Há um pormenor que me intriga: por um lado diz que ainda não tem os projectos, mas em Maio deste ano andava já a orçamentar os paineís solares para as AQS, o piso radiante hidráulico e a bomba de calor. Já tinha o projecto de comportamento térmico? Pediu orçamentos sem o projecto? Há alguma coisa que me esteja a escapar?
  14.  # 17

Este problema é igual a muitos outros, que eu começo a ver todos os dias. Adjudicam sempre ao mais barato, e depois querem qualidade.
    Pagou antes de iniciarem o trabalho!! Grande erro seu.
    Pagou antes dos projectos estarem aprovados!!! Asneirada da maior.

Já está a cometer outro erro. Ainda não tem projecto, não pediu preços para a execução da obra, mas já sabe quem é que a vai fazer!!!!!!!!!!!!!....só porque é amigo???
    • P+V
    • 26 outubro 2011

# 18

... e o titulo da thread continua a ser: "Onde fazer queixa de gabinete de arquitectura?!"
  15.  # 19

Colocado por: mafgodEntão... ainda falta pouco mais de um mês para dezembro. Ele está a cumprir com o acordo, certo? Ou está a escapar-me algo?

No contracto está definido que ele entrega os projectos todos.

Em Dezembro passam 6 meses desde a aprovação do projecto de arquitectura pela câmara municipal e então têm de ser entregues as especialidades para não caducar a aprovação do projecto de arquitectura. E este prazo é definido pela câmara, não por ele!

Ele nunca avisou que ia entregar o projecto em 2 fases, em Maio pensavamos que eram entregues todos os projectos, como fazem muito gabinetes.

Ele prometeu-me em Junho que daí a 2 semanas teria os projectos todos!

Desde então essa promessa tem sido repetida vezes sem conta. Se não tivesse ido todos os dias ao gabinete, ainda agora estaria à espera da estabilidade, do incendio e adins. Estamos quase em Novembro.

... muito à portuguesa, vamos deixar tudo até ao dia antes do prazo de entrega...

Não, eu paguei o serviço em Junho, o serviço já tem um atraso de entrega de quase meio ano.
    Sim, acreditei na boa fé das pessoas, não fui muito esperta, mas confiei no que me foi dito. A discussão aqui não é essa.

A discussão é que ele faz isto hà anos, toda a gente de queixa, mas ninguém faz nada. Somos um povo pacífico demais.

Obrigada pelas vossas reacções!
    Já tinha pensado no livro de reclamações.
    Mandar os mails deste senhor para a ASAE com uma queixa oficial da maneira como ele trabalha, é uma ideia. Mas que, tenho a impressão, pouco resultado terá.
  16.  # 20

Colocado por: PicaretaEste problema é igual a muitos outros, que eu começo a ver todos os dias. Adjudicam sempre ao mais barato, e depois querem qualidade.
    Pagou antes de iniciarem o trabalho!! Grande erro seu.
    Pagou antes dos projectos estarem aprovados!!! Asneirada da maior.

Já está a cometer outro erro. Ainda não tem projecto, não pediu preços para a execução da obra, mas já sabe quem é que a vai fazer!!!!!!!!!!!!!....só porque é amigo???

Picareta, quando no inicio de setembro finalmente me chegou a estabilidade às mãos, pedi 10 orçamentos para a obra! E foi assim que escolhi um constutor.
    Não é amigo, nunca o tinha visto antes nem somos desta zona para onde nos mudamos, informei-me neste caso bastante bem, falei com muita gente, vi obras, etc.
    Não lhe fica bem tirar conclusões sem dados suficientes para tal.

0.0183 seg. NEW