Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

No contrato devem estar referidas as penalizações por incumprimento do serviço. É accionar as mesmas. Contrate um advogado para lhe tratar da situação. Ou, tal como disse o Pedro Barradas, se é firma colectada deverá ter livro de reclamações, é escrever a sua situação no mesmo e denúncia à ASAE

www.gabineteop.com
  2.  # 22

Colocado por: Carla PeixinhoPicareta, quando no inicio de setembro finalmente me chegou a estabilidade às mãos, pedi 10 orçamentos para a obra

Orçamentos só com arquitectura e estabilidade?!! ou estou outra vez a tirar conclusões precipitadas?
    Concordam com este comentário: danobrega
  3.  # 23

Colocado por: Picareta
    Orçamentos só com arquitectura e estabilidade?!! ou estou outra vez a tirar conclusões precipitadas?

Está.
    Alem de que está a sair completamento do tópico que foi iniciado.
  4.  # 24

Colocar o nome do Gabinete ou a zona de atuação deste individuo já ajudava a "desprezar" a falta de profissionalismo mostrado. Até para outros e futuros clientes abrirem as pestanas...
  5.  # 25

Carla,

Tal como referenciado por alguns colegas, se é uma "casa aberta" terá certamente o livro de reclamações.
    Quando procedeu à celebração do contrato, vinha descriminado o nome dos futuros autores dos projectos ou apenas o gabinete de projectos desse senhor?

Permita-me que faça uma opinião pessoal. A questão é que deveria inicialmente precaver-se com esses problemas todos. Digo isto porque para o cliente é tudo uma questão de custos. (Quanto mais barato melhor). Mas reforço e defendo que por vezes o barato sai caro. Refiro-me a caro ou barato tanto a nivel de custos como de tempo. E este é novamente mais um exemplo do que se sucedeu.
    Certamente contactou outros gabinetes com um portfolio mais apelativo, mas por razões diversas optou por esse. Certamente pela qualidade do tipo de trabalho não foi...
    Já pagou tudo?
    Aproveite o que falta pagar e solicite a outro gabinete.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  6.  # 26

Colocado por: j cardosoHá um pormenor que me intriga: por um lado diz que ainda não tem os projectos, mas em Maio deste ano andava já a orçamentar os paineís solares para as AQS, o piso radiante hidráulico e a bomba de calor. Já tinha o projecto de comportamento térmico? Pediu orçamentos sem o projecto? Há alguma coisa que me esteja a escapar?

Bem Picareta, ou você tem uma memória de louvar, ou quando aparece um tópico, você dá-se ao trabalho de ver o que essa pessoa já alguma vês prestou no Fórum. Não sei se deva estar espantada ou preocupada... lol

Não, em Maio andava, com ideia no tipo de aquecimento que pertendiamos e com os desenhos que já tinha de arquitectura (que foram entregues na câmara), a informar-me, a visitar empresas e a aprender sobre os tipos de aquecimentos existentes, sobre as possibilidades, etc. Com os desenhos de arquitectura, tinha o minimo a informação para estudar as possibilidades, conversar com fornecedores, ver como eles funcionavam, como tratavam a informação que lhes dava.
    Assim como visitei uma feira de energias renováveis e coloquei questões no Fórum, sim.

Se no decorrer desta "investigação" indaguei também sobre preços? Pode ter certeza de que sim!
    Depois dessa recolha de informação, foi muito mais fácil reduzir o campo de escolha, para avaliações mais sérias e pormenorizadas.

Só é pena não ter investido tanto tempo e energia na escolha do gabinete de arquitectura... ou de projectos, como lhe queiram chamar. Para os curiosos, a empresa intitula-se gabinete de arquitectura.
  7.  # 27

Colocado por: Carla PeixinhoAlem de que está a sair completamento do tópico que foi iniciado.

Também já não há mais nada a dizer sobre o assunto, excepto que vai precisar dos projectistas no final da obra, porque de certeza que vão existir alterações e eles tem que assinar as telas finais. Trate-os mal trate...depois fica com o menino nas mãos.

E devia preocupar-se mais com o futuro do que com o passado....para não voltar a cometer erros...tipo... pagar ao pedreiro antes de ele assentar os tijolos.
  8.  # 28

Colocado por: Carla PeixinhoBem Picareta, ou você tem uma memória de louvar

Éh lá...não fui eu.
  9.  # 29

Colocado por: Carla PeixinhoPara os curiosos, a empresa intitula-se gabinete de arquitectura.
    E é de que zona?
  10.  # 30

Carla, com esse título certamente é um gabinete de arquitectura que subcontrata as especialidades a outras empresas.
  11.  # 31

Intitula-se?!? e qual a denominação social que vem nas facturas da prestação do serviço? também é "gabinete de Arquitectura?
  12.  # 32

Colocado por: Carla PeixinhoPagámos metade do projecto na altura da entrega ao gabinete de arquitectura e assinatura do contracto, e a outra metade antes da entrega do projecto na câmara.

já aqui uma valente asneira/erro... nunca se deve pagar tanto na assinatura

Colocado por: Carla PeixinhoNunca nos tinha sido dito que não seriam entregues todos os projectos no mesmo dia!

deve vir descrito em orçamento a estimativa de entrega e o que se entrega

Colocado por: Carla PeixinhoQuando reclamámos, foi-nos informado que fazem assim porque se a câmara exigir alterações à arquitectura, projectos como a estabilidade não têm de ser refeitos. E que depois da aprovação do projecto de arquitectura seria tudo uma questão de semanas, pois o resto já estava em fase de rascunho. Isto pareceu-nos lógico e plausível.

isso não pode ser assim, das duas uma ou é licenciamento e entrega-se primeiro arquitectura e arranjos exteriores, ou é comunicação previa e entrega-se tudo.

Colocado por: Carla PeixinhoIsto foi hà mais de 4 meses!!

parece-me realmente muito tempo para uma moradia

Colocado por: Carla PeixinhoSó com muita pressão, insistencia e visitas quase diárias ao gabinete, consegui que ao fim de 3 meses (hà já 1,5 mês atrás) a estabilidade e mais uns quantos projectos fossem entregues. Isto porque eu precisava da estabilidade para pedir orçamentos com custos bem calculados. Mas, nova surpresa!!, o projecto de estabilidade não vinha correcto, faltava a estabilidade das varandas e tinha uma viga onde na arquitectura devia estar uma parte da porta da garagem... Felizmente, a empresa de construção a quem vamos entregar o trabalho tem um engenheiro civil que além de detectar os erros, os vai corrigir sem custos para nós.

ocorre-me a pergunta, quanto pagou pelos projectos?

Colocado por: Carla PeixinhoEste senhor não atende o telemóvel, não reaje a e-mails, normalmente não está no gabinete e os colaboradores é que aturam os clientes e remetem-os para o chefe.

por isso é muito mas muito importante antes, saber indicações do arquitecto ou atelier que vai contratar

Colocado por: Carla PeixinhoO que me espanta, é que apesar de na vila e arredores toda a gente saber como ele funciona e de muitos já terem passado por isto, este senhor ainda tenha a porta aberta e conduza um belo carro, com janelas e sem riscos ;-)

facil
    está a viver entre uma grande percentagem de portugueses que não reclamam, não se indignam, nem se mexem com medo que fiquem mal dizidos, que sejam mal vistos no partido, que percam o trabalho, que caia um relampago...etc

Colocado por: Carla PeixinhoÉ por isso que gostaria de saber qual é a instituição que regulariza e controla gabinetes de arquitectura. Porque eu quero fazer uma queixa deste senhor!

além de avançar com queixas, e duvidando que recupere o dinheiro e respeito, porque sim, para mim isso é falta de respeito, a melhor queixa é a publicidade dessa situação
    dê a conhecer à população toda esse acontecimento
  13.  # 33

Colocado por: Fernando Gabriel Arqalém de avançar com queixas, e duvidando que recupere o dinheiro e respeito, porque sim, para mim isso é falta de respeito, a melhor queixa é a publicidade dessa situação
    dê a conhecer à população toda esse acontecimento

E se precisar de telas finais, como é que resolve o problema??
  14.  # 34

Colocado por: RRufinoCarla, com esse título certamente é um gabinete de arquitectura que subcontrata as especialidades a outras empresas.

olhe que hoje em dia e antesdia, há gabinetes de arquitectura que directamente nem um arquitecto têm a trabalhar. lá está um país de subs
    se ouvir ateliers já é diferente :)
  15.  # 35

Colocado por: Picareta
    E se precisar de telas finais, como é que resolve o problema??

se estivesse nessa situação já tinha esquecido o dinheiro(que nem deve ser muito"") e contratado outro gabinete, esquecia esse
    o respeito acima de tudo

Colocado por: Carla PeixinhoQuando conseguimos falar com ele, a resposta é a mesma: com uma calma enorme e um sorriso, promete tudo sempre "para a semana", que "metade já está feito", que está fora das mãos dele, que ele "se tem chateado com fulano e sicrano", etc. Todos conhecemos o tipo...
  16.  # 36

Colocado por: Fernando Gabriel Arqse estivesse nessa situação já tinha esquecido o dinheiro(que nem deve ser muito"") e contratado outro gabinete, esquecia esse

Contratado outro gabinete? e os direitos de autor?
  17.  # 37

Os direitos de autor perdem-se se não der andamento ao processo já existente. Basta pedir na câmara para anular o presente projecto e colocar outro ( nova arquitectura e novas especialidades ) que poderá ficar ou não com o nº de processo actual ( há câmaras em que fica com o mesmo nº de processo e outras em que é alterado ). Já tivemos casos assim e por vezes o melhor é mesmo começar do zero porque o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita.

www.gabineteop.com
  18.  # 38

os direitos de autor, neste caso terá de ser uma carta escrita a perguntar se este cede os direitos. Se não ceder, existe um prazo.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  19.  # 39

Colocado por: Gabinete OPBasta pedir na câmara para anular o presente projecto e colocar outro ( nova arquitectura e novas especialidades )

Imagine que existiam pequenas alterações. O vosso gabinete executava essas pequenas alterações e apresentava na Câmara como um novo projecto, sem qualquer autorização do autor do projecto inicial?
  20.  # 40

além disso...posso estar enganado, não sou advogado, mas ao existir um incumprimento de contrato, ao serem pagos honorarios até ao projecto base, este pode ser dado como adquirido, logo este é da propriedade do cliente, podendo pedir a obrigação de passagem de telas finais pagando um valor extra (isto claro sem mexer no projecto em obra) ou então existir a obrigação de concessão dos direitos de autor...
    mas como disse é entrar em advogados, mas penso que tem lógica e sustentação.

0.0207 seg. NEW