Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Nas situações que já tivemos, os projectos substituídos ( novos ) nada tinham a ver com o que já tinha dado entrada na câmara. A ser elaborado um novo projecto não iríamos fazer apenas pequenas alterações pois isso seria "copiar" algo de outro técnico e não seria ético. Iríamos sim trabalhar em conjunto com o dono de obra para que este tivesse um projecto bem melhor que o que já deu entrada na câmara.

Colocado por: Picareta
    Imagine que existiam pequenas alterações. O vosso gabinete executava essas pequenas alterações e apresentava na Câmara como um novo projecto, sem qualquer autorização do autor do projecto inicial?

www.gabineteop.com
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 42

Colocado por: Gabinete OPNas situações que já tivemos os projectos substituídos ( novos ) nada tinham a ver com o que já tinha dado entrada na câmara. A ser elaborado um novo projecto não iríamos fazer apenas pequenas alterações pois isso seria "copiar" algo de outro técnico e não seria ético. Iríamos sim trabalhar em conjunto com o dono de obra para que este tivesse um projecto bem melhor que o que já deu entrada na câmara.

Estamos a falar de coisas diferentes, você diz que a Carla Peixinho devia deitar para o lixo o projecto que tem e fazer um novo (talvez tenha razão), o que eu pretendia ver esclarecido era se ela depois do projecto aprovado entrasse em conflito com o gabinete de projectos, executasse o projecto aprovado e no final tinha necessidade de entregar telas finais, devido a pequenas alterações.
  3.  # 43

Arranja-se outro técnico para substituir, mas terá de se efectuar o procedimento necessário, relativo a autoria, na Ordem.
    Na Câmara não tem de averiguar se houve ou não transmissão de autorias... basta-lhes receber as Telas finais assinadas e responsabilidadas por alguém que o possa efectuar.
    PS: Será que os técnicos a substituir quererão estar envolvidos num inquérito com possível processo disciplinar?!
  4.  # 44

Se no contrato estava estipulada uma calendarização da entrega dos trabalhos e se essa não foi cumprida, pode o dono de obra(Carla Peixinho) rescindir o contrato por este não ter sido cumprido na integra.

Regulamento de Deontologia:
    Artigo 11.º
    Deveres recíprocos dos arquitectos

3.a) O arquitecto encarregado de elaborar ou continuar um trabalho profissional anteriormente acordado com outro arquitecto, ou por este iniciado, não deverá aceitar essa tarefa sem que o tenha notificado previamente, tenha tomado em consideração legítimos direitos desse colega e tenha feito o que lhe for possivel para assegurar o cumprimento dos termos aplicáveis ao contrato com ele celebrado;
  5.  # 45

No caso de deitar para o lixo o primeiro projecto e contratar uma nova equipa projectista, assegurar-se de que o contrato contém todas as clausulas que protejam tanto o dono de obra como a equipa projectista no caso de incumprimento da outra parte e que este contrato preveja todas as fases até ao levantamento da autorização de utilização. Assim, com um contrato justo para ambas as partes, a haver conflito, que normalmente existem quando as coisas não são bem esclarecidas no contrato, existem mecanismos para a resolução do mesmo.
    No caso limite de haver conflito entre as partes, deverá a obra ser realizada conforme projecto aprovado, sem as tais pequenas alterações, solicitar vistoria à câmara municipal e obter a autorização de utilização.

www.gabineteop.com
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 46

Mas secalhar nem houve qq Arquitecto metido ao barulho... Houve? Arquitecto inscrito na OA.
    De qq maneira o Projecto de Arquitectura está aprovado e não houve problema.
    Isto é um problema contratual com o dono da Empresa.
  7.  # 47

A questão é saber também quem é o coordenador de projecto
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  8.  # 48

Duas coisas à Carla Peixinho e futuros construtores:

Tratar sempre c\ o Arquitecto e Engenheiro directamente e pagar a ultima tranche depois da especialidade aprovada (levantamento de licença de construção).

Há pessoas q estão a pedi-las peço desculpa
    Concordam com este comentário: marco1
  9.  # 49

Colocado por: ParamonteTratar sempre c\ o Arquitecto e Engenheiro directamente e pagar a ultima tranche depois da especialidade aprovada (levantamento de licença de construção).

eu diria mesmo que a ultima prestação deve ser no encerramento do livro de obra, licença de habitação ou telas finais conforme o caso.
    eu faço isso
  10.  # 50

Fernando...
    .. eu já não faço isso... já apanhei "banhadas suficientes". Mutios clientes tÊm am mania de desisitr das coisas a meio... e ficamos entalados.
  11.  # 51

Colocado por: Pedro BarradasFernando...
    .. eu já não faço isso... já apanhei "banhadas suficientes". Mutios clientes tÊm am mania de desisitr das coisas a meio... e ficamos entalados.

pois têm, mas falo em tranches de percentagem reduzida, ou seja o que realmente se paga por essa fase, como o acompanhamento de obra, ou telas finais por exemplo.
    ou seja o cliente paga o que está feito até à data e não mais nem menos, se se quiser imputar rescisão de contrato é adicionar clausula no contrato com respectivo valor.
  12.  # 52

Carla Peixinho

dê as voltas que der, esse "gabinete" ´so pelo faseamento dos pagamentos, via-se logo de que massa era feito.

para alem do que já lhe disseram, só tem é que desligar-se completamente desses "bons profissionais" e partir para outra.

repare que uma boa relação com os projectistas é imprescidivel ao longo do processo e da obra em si, por uma série de razões.

vai poupar € e dores de cabeça.
  13.  # 53

Olá

De facto, e desculpem lá mas esta situação dos arq. é muito complicada. Eu própria tambem estou a construir uma casa e tambem tive problemas com o gabinete de arq. No meu caso, o arq. meteu o projecto á camara para aprovação sem ter feito as alteraçãoes todas por mim solicitadas. Após aprovação, o mesmo arq., inesperdamente teve de se afastar, e desde Março de 2009 que numca mais o vi; fui "atendida" por um administrativo. Quando tentei mudar de arq. este, segundo o administrativo, não assinou a declaração para transitar este assunto a um colega, a menos que lhe paga-se todo o valor.
    Tambem gostaria de saber como posso reclamar desta situação

Á pessoa que colocou o problema do arq. se domorar depois de lhe ter pago tudo, por experiência própria, aviso: faça tudo por escrito, todos os orçamento, extras que podem surgir, coloque clásulas de penalização em todos os contratos efectuados, fiscalize e acompanhe muito de perto a sua obra ou então contrate um eng. para fiscalizar o que faz o pedreiro, trolha, carpinteiro, etc. lembre-se que estas artes encontram-se em várias obras e que todos se encondem atrás dos outros, atirando as desculpas uns para os outros. Exija personaliosmo ou então é comi----- sem qualquer problema.
    No meu caso, o pedreiro atraso a obra 6 meses mas como tinha clasula de penalização, ele foi obrigado a pagar, apesar de ter ficado extremamente furioso. Mas não se esqueça, para isso tem de, quando o prazo terminar, informar o pedreiro ou outra arte, de que o prazo já terminou.
  14.  # 54

Colocado por: Pedro BarradasLivro de reclamações e Faça uma denuncia na ASAE.

Julgo que os gabinetes de arquitectura não tem livro de reclamções, tive a ler um parecer...

Se alguem já viu algum confirmem se existe nos gabinetes.

Vejam aqui..
  15.  # 55

O nosso gabinete desde a sua constituição que tem.

www.gabineteop.com
  16.  # 56

... O meu tem desde que apareceu o "livro Vermelho".
  17.  # 57

Pois é Carla, infelizmente isso não se passa só consigo. Trabalho na Divisão do Licenciamento de Obras Particulares, numa Câmara Municipal, ouvi mts histórias identicas na 1ª pessoa, porque estive mts anos no atendimento. Alguns técnicos, para se libertarem mais uns dias dos clientes, diziam já ter entregue os projectos na Câmara, sem que tal tivesse acontecido. Chegaram a ser humilhada com o argumento que o Sr. Engº ou o Sr, Arqtº lhe tinham dito já ter entregue os projectos há muito tempo e que as Câmaras e funcionários eram uns incompetentes. Cheguei a ligar para os gabinetes a perguntar em que dia tinham feito a entrega e lá de desmistificava a coisa e foram-me feitos alguns pedidos de desculpa. Ainda hoje trabalho na mesma Divisão, não no atendimento mas na retaguarda e ainda se registam situações identicas....
    Por isso, meus amigos, ninguém é mais sério que eu.... se mandasse fazer um projecto só o pagaria depois de aprovado na Câmara.... è raro o projeto que entra nas devidas condições, os preços que as pessoas pagam são abismais.... Para eu ganhar o que levam de fazer um projecto tenho de trabalhar mts meses, hoje há programas que fazem quase tudo automático mas, cada vez mais, querem ganhar muito e fazer pouco....
    Concordam com este comentário: eu, andante
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andante
  18.  # 58

Projecto de arquitectura: 10% do valor para adjudicar o trabalho, restante após aprovação do projecto-

Quem paga adiantado é mal servido
    Concordam com este comentário: eu
  19.  # 59

Colocado por: cinderelaAlguns técnicos, para se libertarem mais uns dias dos clientes, diziam já ter entregue os projectos na Câmara, sem que tal tivesse acontecido.

Isso faz-me lembrar um Agente de Execuções que culpava os "funcionários incompetentes" do Tribunal para *não poder* transferir o dinheiro que já estava na sua conta bancária (do Agente de Execuções) para a minha.

Felizmente houve um indiscreto que comentou isso dos "funcionários incompetentes" no Tribunal e NO DIA SEGUINTE saía um despacho do Juiz a ORDENAR o Agente de Execuções a fazer a transferência de imediato. ;-)
    Concordam com este comentário: eu
  20.  # 60

Colocado por: cinderela.... se mandasse fazer um projecto só o pagaria depois de aprovado na Câmara.... è raro o projeto que entra nas devidas condições, os preços que as pessoas pagam são abismais.... Para eu ganhar o que levam de fazer um projecto tenho de trabalhar mts meses, hoje há programas que fazem quase tudo automático mas, cada vez mais, querem ganhar muito e fazer pouco....

discordo ;)
    Sabe quantos meses pode levar um projecto (da concepção à entrega na Câmara!?!?) sem sequer pensar ainda no tempo dispendido durante a construção...
    Normalmente vão bem instruidos... muitas vezes "não estão", por "regras" internas dos serviços administrativos das CM's.
    Enfim, de qualaquer dos mdos Não se deve cair na tentação de GENERALIZAR.

Pagar depois de aprovado.. isso é que era bom, à conta disso, no inicio da minha profissão, ficou a minha a empresa a "arder", tem de haver uma correspondência justa entre o trabalho realizado e o recebimento.

0.0247 seg. NEW