Colocado por: DOGMA
ai ai ai....
podia ter dito que em vez fumar umas cigarradas que canalizasse esse dinheiro para o isolamento.
Colocado por: DOGMANOTA: mas também se compreende,vindo de quem veio....ele nem na quente nem na fria tem o dito.
Colocado por: TenazesBoa tarde a todos,
Já tenho o material todo para a primeira fase da tubagem e estou em vias de encomendar o isolamento. (amanhã se o tempo melhorar conto começar com a montagem no exterior). O isolamento que me propuseram na loja onde compro o material é o Armaflex, que segundo dizem é muito bom
Surgiram-me umas dúvidas em relação ao isolamento em que espero que alguém possa ajudar:
- Estava a pensar colocar isolamento de 19 mm em todos os tubos enterrados no exterior (fria e quente), mas quando soube o preço começei a pensar 2 ou 3 vezes...
Os tubos vão ficar enterrados cerca de 20-30 cm. Será que 9mm para a água fria (penso colocar na fria por causa da congelação) e 19 mm para a água quente já servem bem? ou nem vale a pena colocar na fria?
- As paredes do WC são de tijolo simples e contactam com o exterior (terei que colocar um isolamento, provavelmente ISODUR, mas será no futuro), será que posso colocar apenas 9 mm na quente e nada na fria? ou não éaconselhável? (também têm isolamento om 13 mm)
- Para isolar as curvas e acessórios basta forçar o tubo de isolamento ou tenho que comprar alguma fita ou isolamento especial?
- Reparei que há isolamento com e sem protecção. Disseram-me que a protecção é apenas para os raios UV em instalações à vista - é verdade?
A casa é no litoral centro
Obigado a todos pela paciencia que têm tido comigo e com esta instalação em PPR que já se arrasta...
Colocado por: DOGMAparvo ou não,não sei,o que sei é que você nem sabia que tubagem meteu na casa....sei também que não tirou fotos a essa tubagem,portanto facilmente se deduz que não tem isolamento,além disso não tem como provar o contrario!!
Colocado por: DOGMAque raio de trocadilho fez você....e você fez o quê na sua??
Pedro Azevedo78 não me subestime nestes assuntos...a sério!!
Colocado por: DOGMAe aposto que a sua tubagem não foi isolada!!!
Colocado por: DOGMAnão posso escolher o que para mim é "automático"....
Colocado por: Tenazes- Estava a pensar colocar isolamento de 19 mm em todos os tubos enterrados no exterior (fria e quente), mas quando soube o preço começei a pensar 2 ou 3 vezes...
Os tubos vão ficar enterrados cerca de 20-30 cm. Será que 9mm para a água fria (penso colocar na fria por causa da congelação) e 19 mm para a água quente já servem bem? ou nem vale a pena colocar na fria?
Colocado por: Tenazesos preços que obtive para o isolamento de 19mm(p.ex. para tubo diam 25 ficava 8.3 euro o de 19mm e 3 euro o de 9 mm) tornaram o investimento bastante importante. E mesmo que quisesse colocar apenas na quente um isolamento mais espesso que 19mm, nem consegui encontrar (e procurei bastante - infelizmente na maior parte dos sitios nem sabem bem o que sao este tipo de isolamentos)
Colocado por: DOGMAcom todo esse trabalho mais valia ter comprado tubos pré isolados e protegidos.