Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Já tenho o material todo para a primeira fase da tubagem e estou em vias de encomendar o isolamento. (amanhã se o tempo melhorar conto começar com a montagem no exterior). O isolamento que me propuseram na loja onde compro o material é o Armaflex, que segundo dizem é muito bom
    Surgiram-me umas dúvidas em relação ao isolamento em que espero que alguém possa ajudar:

- Estava a pensar colocar isolamento de 19 mm em todos os tubos enterrados no exterior (fria e quente), mas quando soube o preço começei a pensar 2 ou 3 vezes...
    Os tubos vão ficar enterrados cerca de 20-30 cm. Será que 9mm para a água fria (penso colocar na fria por causa da congelação) e 19 mm para a água quente já servem bem? ou nem vale a pena colocar na fria?

- As paredes do WC são de tijolo simples e contactam com o exterior (terei que colocar um isolamento, provavelmente ISODUR, mas será no futuro), será que posso colocar apenas 9 mm na quente e nada na fria? ou não éaconselhável? (também têm isolamento om 13 mm)

- Para isolar as curvas e acessórios basta forçar o tubo de isolamento ou tenho que comprar alguma fita ou isolamento especial?

- Reparei que há isolamento com e sem protecção. Disseram-me que a protecção é apenas para os raios UV em instalações à vista - é verdade?

A casa é no litoral centro

Obigado a todos pela paciencia que têm tido comigo e com esta instalação em PPR que já se arrasta...
  2.  # 2

Vai ter tubagem de água quente a passar pelo exterior? Porque motivo?
    De qualquer forma não "poupe" no isolamento da tubagem de água quente. Preferia deixar a fria sem nada e manter uma boa espessura na quente, principalmente no exterior.
    Aonde mora é assim frio para haver o risco de congelamento da água numa tubagem enterrada?
    No interior deve sim isolar na mesma a tubagem de quente. Se os euros se fizerem curtos, não isole a da fria.
    A protecção contra UV é mesmo só para isso. Ou seja, para se ficarem expostas à luz solar.
  3.  # 3

Obrigado pela ajuda.

A tubagem de água quente deriva de um termoacumulador que está num anexo contiguo com o WC e passa pelo exterior a caminho da cozinha, pela configuração que tem a casa e para permitir seccionamento do WC sem afectar a cozinha.
    Os 19 mm chegarão para a água quente?

Não percebo muito disto, mas na zona de Torres vedras/ bombarral será propicio o congelamento do solo no inverno? ou é mesmo disparatado? Se calhar estou para aqui com coisas e tem mais possibilidade de congelar dentro da parede de tijolo simples do WC...
    Se for muito disparatado também posso comprar um isolamento "rasca" de 6 mm que fica baratissimo e colocar na fria.

Abraço
  4.  # 4

Caro Dogma, acha que esse isolamento de 6 mm servia para a fria tanto enterrada no exterior como dentro da parede?

Será que não apodrece? (andei a ver uns isolamentos da Isoltubo baratissimos, a diferença de preço é tanta...)

Obrigado
  5.  # 5

Colocado por: DOGMA
    ai ai ai....

podia ter dito que em vez fumar umas cigarradas que canalizasse esse dinheiro para o isolamento.

O conselho que deu é o melhor de facto. Mas nem sei se fuma...

Vamos fazer um jogo: tem 100€ para gastar em isolamento de tubagens.
    Que prefere? gastar 75€ na tubagem da quente e 25€ na da fria, ou gasta os 100€ na da quente?

Colocado por: DOGMANOTA: mas também se compreende,vindo de quem veio....ele nem na quente nem na fria tem o dito.

Isto foi para mim? Não faça de mim parvo... Até lhe posso parecer, mas acredite que não sou...
  6.  # 6

Colocado por: TenazesBoa tarde a todos,

Já tenho o material todo para a primeira fase da tubagem e estou em vias de encomendar o isolamento. (amanhã se o tempo melhorar conto começar com a montagem no exterior). O isolamento que me propuseram na loja onde compro o material é o Armaflex, que segundo dizem é muito bom
    Surgiram-me umas dúvidas em relação ao isolamento em que espero que alguém possa ajudar:

- Estava a pensar colocar isolamento de 19 mm em todos os tubos enterrados no exterior (fria e quente), mas quando soube o preço começei a pensar 2 ou 3 vezes...
    Os tubos vão ficar enterrados cerca de 20-30 cm. Será que 9mm para a água fria (penso colocar na fria por causa da congelação) e 19 mm para a água quente já servem bem? ou nem vale a pena colocar na fria?

- As paredes do WC são de tijolo simples e contactam com o exterior (terei que colocar um isolamento, provavelmente ISODUR, mas será no futuro), será que posso colocar apenas 9 mm na quente e nada na fria? ou não éaconselhável? (também têm isolamento om 13 mm)

- Para isolar as curvas e acessórios basta forçar o tubo de isolamento ou tenho que comprar alguma fita ou isolamento especial?

- Reparei que há isolamento com e sem protecção. Disseram-me que a protecção é apenas para os raios UV em instalações à vista - é verdade?

A casa é no litoral centro

Obigado a todos pela paciencia que têm tido comigo e com esta instalação em PPR que já se arrasta...

Caro Tenazes na água fria pode utilizar o Tubolit da Armstrong é muito mais económico e o isolamento de 9mm creio que serve perfeitamente para a água quente se alguma tubagem ficar no exterior então tem que comprar o revestido a branco resistente ao raios UV nas curvas corte o isolamento em esquadria e pode comprar uma fita própria ou então compre cola própria e cole os extremos tenha em atenção que tem que comprar isolamento com a medida acima dos diversos diametros que utiliza na tubagem e resta-me desejar um Bom trabalho!

Cumprimentos
  7.  # 7

Colocado por: DOGMAparvo ou não,não sei,o que sei é que você nem sabia que tubagem meteu na casa....sei também que não tirou fotos a essa tubagem,portanto facilmente se deduz que não tem isolamento,além disso não tem como provar o contrario!!

Não lhe sabia dizer a marca do PPR só isso.
    Quanto ao resto claro que sabia e sei. Até porque existe um caderno de encargos para o efeito... Quanto a não ter fotos querer dizer que não tem isolamento, poupe-me por favor. Construí a minha casa para usufruir dela da melhor maneira possivel, não para ter de lhe provar nada. Por mais desligado que tenha sido do assunto da canalização, não me passaria pela cabeça que não estivesse isolada. E bem... Foi sempre ponto de ordem junto de quem elaborou os projectos, que queria ao máximo evitar desperdicios de energia.

Colocado por: DOGMAque raio de trocadilho fez você....e você fez o quê na sua??
    Pedro Azevedo78 não me subestime nestes assuntos...a sério!!

Trocadilho? Não é trocadilho nenhum. É uma situação bem real para quase toda a gente que constroi. Fazer contas! E como sempre não respondeu... Que escolhia??

Eu nao o substimo. Aonde fiz isso? Você é que substima e muito a minha inteligência...
  8.  # 8

Colocado por: DOGMAe aposto que a sua tubagem não foi isolada!!!

Caro, não me substime a mim até porque nunca o fiz em relação a si.
    Não percebo de construção, muito menos de tubos, mas felizmente deram-me uma cabecinha para pensar..

Colocado por: DOGMAnão posso escolher o que para mim é "automático"....

E o que é esse automático? Prefere isolar menos a quente para isolar tb a fria? Ficamos todos sem perceber mais uma vez...
  9.  # 9

Colocado por: Tenazes- Estava a pensar colocar isolamento de 19 mm em todos os tubos enterrados no exterior (fria e quente), mas quando soube o preço começei a pensar 2 ou 3 vezes...

agua não è a minha especialidade mas isolamentos já me diz respeito, poupe noutra coisa qualquer e não no isolamento, coloque o Armstrong que è sem duvida o melhor e coloque 25mm de espessura na agua quente e 19mm na agua fria,

lembre-se que cada grau de temperatura que a agua perder na entrada, vai custar muitos €€€€ para sair à temperatura desejada, lógico que quanto mais elevada for a temperatura na entrada menos vai gastar em €€€€€ para aquecer e se a saida tiver uma espessura confortável poucos €€€€ de energia já absorvida pela agua vai deitar fora,

e o preço do isolamento no conjunto da tubagem é minimo, mas o custo da energia que vai pagar para o resto da vida útil da tubagem já é considerável,

perigo de congelamento numa tubagem enterrada não creio que exista nessa zona,

e a titulo de curiosidade as tubagens de agua quente no exterior têem que ser isoladas com isolamento de 50mm segundo o RCCTE, infelizmente esquecerão-se de obrigar as densidades e vê-se materiais que cumprem o RCCTE mas pouco fazem,
    Concordam com este comentário: DOGMA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  10.  # 10

Caro Jorge Alves,

Obrigado pelo seu comentario. Os preços que consegui para o isolamento não eram nada animadores e por isso tive que optar por fazer uma invenção: na água quente vou colocar um isolamento duplo com um Armaflex de 9mm espessura revestido por um isolamento "rasca" de 6 mm e vou colocar o conjunto dentro de um tubo corrugado (a parte enterrada). Na água fria penso colocar apenas o rasca de 6 mm. (a diferença de preço é como do dia para a noite).
    Estive a pensar e dado que a casa é terrea e o tubo que vem do contador atravessa o jardim, mesmo isolando todo esse tubo, a água proveniente da rede e do contador (que está exposto) já vem fria e o isolamento não fará grande diferença. Será que estou a pensar bem?

Acho que tem toda a razão mas os preços que obtive para o isolamento de 19mm(p.ex. para tubo diam 25 ficava 8.3 euro o de 19mm e 3 euro o de 9 mm) tornaram o investimento bastante importante. E mesmo que quisesse colocar apenas na quente um isolamento mais espesso que 19mm, nem consegui encontrar (e procurei bastante - infelizmente na maior parte dos sitios nem sabem bem o que sao este tipo de isolamentos)

um abraço
  11.  # 11

Colocado por: Tenazesos preços que obtive para o isolamento de 19mm(p.ex. para tubo diam 25 ficava 8.3 euro o de 19mm e 3 euro o de 9 mm) tornaram o investimento bastante importante. E mesmo que quisesse colocar apenas na quente um isolamento mais espesso que 19mm, nem consegui encontrar (e procurei bastante - infelizmente na maior parte dos sitios nem sabem bem o que sao este tipo de isolamentos)

os preços que tem são algo estranhos, na tabela da Armstrong o SH\Armaflex (para agua quente sanitaria e corrente) custa o 25x19 de parede 4,36€\mt e o 16x19 de parede custa 3,61€ isto de tabela,

poupe noutras coisas que aqui vai custar caro, para sempre, e a diferença de custo inicial é mínima,

nos armazéns de material de canalização é raro ver isolamento desta qualidade só têem daquele rasco e desse mais vale não gastar dinheiro, na sua zona veja na Gavedra em Torres Vedras, pode ser que tenham equivalente e mais barato,
    Concordam com este comentário: DOGMA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  12.  # 12

Bem, a maior parte da instalação exterior está feita. Depois de dar bastantes voltas à questão acabei por colocar isolamento Armaflex XG de 19 mm na água quente e de 9 mm na água fria (alguns troços pequenos da água fria levaram do rasca porque já não tinha mais do armacell e era Domingo :) ). Na parte interior embebida na parede vou colocar o Armaflex de 9 mm em ambas ou o rasca na fria e o Armaflex na quente - depende do orçamento (para o de 19 mm o roço fica muito fundo. (todos os comentários são bem vindos ...)
    O preço que estva a referir era para barras de 2 metros. A titulo de exemplo e para futura referencia comprei o Armaflex diam 20 de 19 mm por 7 euro já com IVA (barra de 2 metros) e o de 9 mm por 2.8 euro já com IVA .

Coloquei o tubo com isolamento dentro de um tubo corrugado desses para cabos eléctricos. Apesar do diam do corrugado ser bastante superior ao do isolamento não consegui fazer as curvas e tive que cortar, ficando na realidade apenas os troços rectos dentro de tubo corrugado.
    Nas curvas e acessórios coloquei um pedaço de tubo de diam superior com as pontas cortadas a 45º e fiz a junção dos isolamentos com fica autocolante esponjosa de isolamento. Cobri as curvas com uma camada de fita-cola dessas impermeáveis com tecido incorporado e sobre esta uma camada de fita preta isoladora dessas do chines só para dar mais longevidade á anterior. Coloquei depois um pedaço de tubo corrugado de drenagem (sem camada interior - fica mais maleável) cortado longitudinalmente e apertado com abraçadeiras de plástico (para proteger o conjunto da pressão da terra e pedras).

No meio disto tudo ocorreu-me a duvida se estes isolamentos apodreceriam em contacto directo com o solo e se o tubo corrugado é mesmo necessário... ???

O Armaflex XG é inferior ao SH que recomendou? só encontrei este... irei à Gavedra quando em breve comprar isolamento para os tubos no interior do WC

Os preços estão mais ou menos em linha com o que tinha referido... mas mesmo assim comparativamente com o custo da tubagem parece-me bastante caro relativamente ao que imaginava... (mas claro que o que é bom custa dinheiro...)

Obrigado por toda a ajuda...

abraço
  13.  # 13

Colocado por: DOGMA
    com todo esse trabalho mais valia ter comprado tubos pré isolados e protegidos.

Tubos pré-isolados?
      Nunca vi à venda.

Pode dar um exemplo do tubo que refere?
    •  # 14

tantos! é so procurar!!
    •  # 15

Colocado por: bodrelhosPode dar um exemplo do tubo que refere?
      estes por exemplo,
      Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
        Thermo Twin teaser.jpg
        Thermo single teaser.jpg
    •  # 16

0.0223 seg. NEW