Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Estou a fazer uma instalação em PPR. Vi aqui no forum que algumas pessoas colocam uma válvula de retenção na chegada de água, após o contador. É necessário? qual a finalidade ??

    Não irá provocar uma perda de carga muito grande? (já tenho um filtro de copo e um em Y na entrada de água)

    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: TenazesBoa tarde a todos,

    Estou a fazer uma instalação em PPR. Vi aqui no forum que algumas pessoas colocam uma válvula de retenção na chegada de água, após o contador. É necessário? qual a finalidade ??

    Não irá provocar uma perda de carga muito grande? (já tenho um filtro de copo e um em Y na entrada de água)

    Obrigado


    Não é necessário só se colocar um filtro em y a válvula de retenção é no caso de ter alguma alimentação contrária imagine um depósito no caso de falta de água um furo a partir de um poço a alimentar também a habitação por ex. desde que venha fluxo de água contrária neste cado introduz a válvula de retenção para não retorner ao contador, enrendido!
  3.  # 3

    Bom dia,

    Caro Costa53, acho que entendi a explicação, no meu caso, se houver falta de água, como o contador está a uma cota superior ao resto da instalação nunca terei retorno da água e por isso posso dispensar a válvula... é isto?

    Quanto ao filtro em Y, não entendi o que quiz dizer.

    obrigado
  4.  # 4

    Colocado por: TenazesBom dia,

    Caro Costa53, acho que entendi a explicação, no meu caso, se houver falta de água, como o contador está a uma cota superior ao resto da instalação nunca terei retorno da água e por isso posso dispensar a válvula... é isto?

    Quanto ao filtro em Y, não entendi o que quiz dizer.

    obrigado


    Exacto não necessita da válvula e em relação ao Y como refere anteriormente já tem ou vai instalar é um filtro que se pode colocar á saida do contador mas como refere vai colocá-lo, portanto por agora estamos entendidos!

    Se tiver outrras dúvidas não hesite em colocar

    Cumprimentos
  5.  # 5

    Obrigado pela ajuda e disponibilidade.

    Já fiz praticamente toda a instalação exterior e estou bastante contente com o PPR. Para quem não é profissional é fácil de fazer (nunca tinha feito), rápido e sem fugas (aparentemente não tive uma única fuga...)

    Por acaso relativamente ás fugas vou abrir um tópico para isso porque vi que no manual da coprax recomendavam o teste hidráulico á instalação à pressão máxima admissivel e durante 24 horas e eu como não tenho máquina de presdsão limitei-me a ligar á rede e verificar durante 1-2 horas se havia fugas nas junções. Será que isto é aceitável? Muita gente faz assim e não tem problemas?

    O amigo Costa53 tinha razão, acabei por devolver as válvulas de esfera e acessórios roscados para elas e comprar as válvulas de passagem em PPR da coprax (K50). Mais simples e barato. O que me faz confusão é a dificuldade em substituir as válvulas. Será que duram tanto como a tubagem em PPR? (substituindo a sede de borracha, claro) As torneiras de casa têm a sede em latão e mesmo assim a água faz fissuras e deixam de vedar bem... será que estas com a sede em PPR duram bastante?

    Obrigado

    Um abraço
 
0.0115 seg. NEW