Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá

    Estou a construir uma moradia, e deparei que as portas interiores têm em média 72 a 75 cm de abertura. No projecto, o respectivo desenho, menciona 80cm, no entanto o responsável da obra afirma que a medida é perfeitamente aceitável, e que os 80cm do mencionados no desenho na prática com a guarnição (são portas de correr dentro da parede) passam a ser de 72 ou 75.

    Gostaria de obter informação / legislação que me elucida-se nesta matéria.

    Se existir alguém que me pudesse ajudar, agradecia.

    Cpts

    Adelina
  2.  # 2

    é, em geral os 80 passam a menos na obra, pois acrescenta-se guarnição
    agora em portas de correr já é mais complicado, visto que geralmente são ainda mais 5 cms para o puxador ficar à vista
    e se é 72-5=67 ai já se torna pequena para porta comum, há portas de casa de banho e outras menos relevantes com essa medida mas nas outras torna-se pouco
    é só uma porta? ou duas juntas?

    não há legislação, a indicação deve constar no desenho de projecto ou em legenda
  3.  # 3

    Colocado por: Fernando Gabriel Arqnão há legislação
    Creio que no percurso acessível (lei das acessibilidades), as portas tem de ter o mínimo de 75cm, certo?
  4.  # 4

    Colocado por: mafgodCreio que no percurso acessível (lei das acessibilidades), as portas tem de ter o mínimo de 75cm, certo?

    certo, bem lembrado

    afinal há essa lei, mesmo que em construção não se verifique é melhor cumprir nesse caso de percurso acessivel.
  5.  # 5

    Colocado por: mafgodCreio que no percurso acessível (lei das acessibilidades), as portas tem de ter o mínimo de 75cm, certo?

    Não será 77cm??
  6.  # 6

    Não é 75, tem de ter 77. portanto folha de 80cm
    Concordam com este comentário: moraisdd
  7.  # 7

    o ideal é mesmo fazer todas as portas com minimo de 80, mesmo as de não percurso acessivel, até arrumos, alias nos arrumos até devem ser maiores.
    é o que eu faço por isso esqueci essa lei na pratica, está na legenda
  8.  # 8

    OK

    obrigado. De facto ou analisar a Lei das acessibilidades.

    No entanto, as portas já estão ao sítio, e o responsável não admite que errou, sendo as portas de correr dentro, agora para as corregir terá de levantar o chão, deitar paredes abaixo, enfim um terror. Acham que posso pedir, ligitimamente alguma indmnização?

    Aproveitando este forum, e sendo o Fernando Arq. gostaria de lhe pedir uma opinião: contractei um gabinete de arq. O arq. não fez de todo o que combinamos antes de meter o projecto á C Municipar. Depois e infelizmente o mesmo arq. ficou doente e desde Março de 2009 numca mais o vi.
    Duas questões: pode o arq.agora exigir novo projecto uma vez que eu fiz alteraçãoes exteriores, sendo essas pojectadas pelo gabinete?
    segunda, como numca mais tive contacto com ele, mas sim por um administrativo, o que posso fazer (ligitimemente) para me desvincular desse gabinete / arq. -atráves do tal administrativo já pedi esta desvinculação, mas não me foi concedida; ou melhor exigiam o pagamento de todos os honorários - desenhos e acompanhamento da obra, situação não efectuada por um arq.mas sim pelo administrativo que nada percebia do assunto e tanto é assim que existiram erros na obra que não foram verificados, logo não corregidos.


    Agradeço os comentários

    Obrigado.
  9.  # 9

    Colocado por: maria01Acham que posso pedir, ligitimamente alguma indmnização?

    Talvez...mas 99.9% das casas tem portas com 75cm.
  10.  # 10

    Apenas as portas que fazem parte do plano de acessibilidades devem garantir os 77cm (livres). Quanto ao resto, no que toca a portas interiores, não existe lei que impeça os 75cm.

    Cumps,
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 11

    ou 70...
    Concordam com este comentário: Hélio Pinto
  12.  # 12

    Colocado por: maria01No entanto, as portas já estão ao sítio, e o responsável não admite que errou, sendo as portas de correr dentro, agora para as corregir terá de levantar o chão, deitar paredes abaixo, enfim um terror. Acham que posso pedir, ligitimamente alguma indmnização?


    não se apoquente se tiverem 72/73/74..., a única questão que eu coloco é mesmo se são portas de correr e só de uma folha(ver imagem-são estas?), essa distancia que fala de 72cms é de guarnição a guarnição ou de porta a guarnição? ver se me explico, as portas de correr costumam ter puxador e ao serem embutidas esse puxador tem de ficar fora para se puxar a porta, ao ficar fora vai perder uns 5 cms no minimo à largura do vão, 72 dá perfeitamente, se for 72-5=67 tambem dá começa a ficar à justa para porta corrente.

    Colocado por: maria01Aproveitando este forum, e sendo o Fernando Arq. gostaria de lhe pedir uma opinião: contractei um gabinete de arq. O arq. não fez de todo o que combinamos antes de meter o projecto á C Municipar. Depois e infelizmente o mesmo arq. ficou doente e desde Março de 2009 numca mais o vi.
    Duas questões: pode o arq.agora exigir novo projecto uma vez que eu fiz alteraçãoes exteriores, sendo essas pojectadas pelo gabinete?
    segunda, como numca mais tive contacto com ele, mas sim por um administrativo, o que posso fazer (ligitimemente) para me desvincular desse gabinete / arq. -atráves do tal administrativo já pedi esta desvinculação, mas não me foi concedida; ou melhor exigiam o pagamento de todos os honorários - desenhos e acompanhamento da obra, situação não efectuada por um arq.mas sim pelo administrativo que nada percebia do assunto e tanto é assim que existiram erros na obra que não foram verificados, logo não corregidos.

    se fez alterações exteriores pode ter problema na vistoria final, se pedirem desenhos finais ou aditamento(alteração) ao projecto, terá de contactar esse arquitecto e pedir esse aditamento, ou então pede-lhe autorização para que outro arquitecto o faça, em todo o caso convem sempre falar com o autor do projecto, tente encontra-lo e falar com ele, se não conseguir mesmo e for impossivel tal, comunique na camara e procure outro arquitecto para fazer as telas finais.

    em ralação à segunda, espero não estar a induzi-la em erro pois começa a ser confuso, se percebi agora, houve desentendimento
    convem saber o que se passou realmente, se houve rompimento de contrato e de que lado, do seu o do dele.
    convem ler muito bem o contrato que fez com o gabinete, principalmente no que respeita a pagamentos.
    não sou advogado mas em geral diria que o cliente paga honorarios até à fase de cessação do contrato, logo não teria de pagar esses serviços que faltam, pode é existir uma clausula que pode obrigar ao pagamento de x por rescisão de contrato da sua parte.

    tem aqui uma discussão parecida
    https://forumdacasa.com/discussion/20577/1/onde-fazer-queixa-de-gabinete-de-arquitectura/
      portas-de-correr-embutidas1.jpg
    • J.C
    • 26 outubro 2011

     # 13

    Antes até havia portas nas salas de banho com 0,60!
  13.  # 14

    a lei das acessibilidades obriga no percurso acessível, nas portas de correr a uma largura de passagem de 80cm com a ferragem (puxador/fechadura) completamente fora do aro. se não me engano.
    Ninguém, mas mesmo ninguém, nem lares nem hospitais liga alguma coisa a isso, as cadeiras de rodas passam perfeitamente, 99% também,... e a justificação do empreiteiro tem razão de ser, e se lhe vai pedir dinheiro e vai lhe pedir esse mesmo e mais algum noutro aspecto.
  14.  # 15

    Colocado por: Criativoe se lhe vai pedir dinheiro ELE vai lhe pedir esse mesmo e mais algum noutro aspecto.
    • P+V
    • 26 outubro 2011

     # 16

    Colocado por: CriativoNinguém, mas mesmo ninguém, nem lares nem hospitais liga alguma coisa a isso
    Ai não liga? tá bonito, tá...
  15.  # 17

    já fiz vários lares de terceira idade, e remodelações de hospitais, com muita porta de correr embutida totalmente, onde o vão de passagem é de 73cm.
    o projecto é desde logo mal pensado, depois passam os eng, arq., fiscais, directores de obra, empreiteiros, pedreiros,............cliente final e ninguém liga nenhuma.
    são poucos os que se preocupam, mas desde que a cadeira de rodas passe com folga fica aceitavel.
    mas digo existem muitos outros pormenores nestes tipos de obras muito mais preocupantes.
  16.  # 18

    Colocado por: Fernando Gabrielnão sou advogado mas em geral diria que o cliente paga honorarios até à fase de cessação do contrato


    E quando não há contrato com o gabinete de arquitectura? como é com o pagamento?

    no meu caso não me passaram nenhuma factura do que pagei, nem houve contrato (só se houve alguma assinatura da minha esposa entre os papeis que foram para a C.Municipal e era o contrato), se houver algum problema como se chega à responsabilidades?
  17.  # 19

    Colocado por: Fernando Gabriel
    certo, bem lembrado

    afinal há essa lei, mesmo que em construção não se verifique é melhor cumprir nesse caso de percurso acessivel.


    Boas,

    em que divisões é que se torna mais prático colocar portas de correr?
    Wc´s?
    Ou em divisões, que em pouca área existem várias portas, p ex. um hall que dá acesso a várias divisões?
  18.  # 20

    Boa tarde,

    colocar portas de correr faz sentido não pelas divisões em si, mas mais pelo modo como vive ou como quer viver o espaço, ou pelo espaço que tem disponível.
    Isto é, as portas de abrir ocupam mais espaço (por causa do varrimentos da abertura) na divisão do que as portas de correr, logo se tiver divisões que por qualquer razão tenham constrangimentos, as portas de correr (que abrem/correm paralelamente às paredes) são uma boa solução.
    Em relação ao modo de viver, as portas de abrir são portas que por regra encontram-se fechadas e que se abrem sempre que passa de um compartimento para outro fechando outra vez de seguida. As portas de correr são portas mais "estáticas" porque no uso normal estão sempre abertas, isto porque dão mais "trabalho" a abrir e fechar no dia a dia.
    Existe também a questão "estética" ou de "gosto", mas isso já seria entrar noutras discussões.

    Cumprimentos,

    Rodrigo
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
 
0.0156 seg. NEW