Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos.
    Alguém me pode informar se é obrigatório a instalação de um sistema de renovação de ar (passivo ou activo) numa vivenda?

    Obrigado
  2.  # 2

    Habitações novas necessitam de 0.6 renovações de ar por hora. (60% do volume de ar existente na casa)
    Concordam com este comentário: kiliam
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cliko
  3.  # 3

    No caso de uma sala com 100m3, necessita renovar numa hora 60m3. Tem que extrair 60m3 e meter 60m3, isto só será possível com um sistema activo, ventilador ou extractor.
    Não tenho visto aqui no fórum, discussões sobre os sistemas de renovação de ar das vivendas, julgava que não era obrigatório.
  4.  # 4

    Colocado por: PicaretaHabitações novas necessitam de 0.6 renovações de ar por hora. (60% do volume de ar existente na casa)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:cliko


    Boas,

    Isso quer dizer que é aconselhado ou obrigatório?

    Obgd
  5.  # 5

    Colocado por: clikoIsso quer dizer que é aconselhado ou obrigatório?

    Obrigatório.
    RCCTE - DL 80/2006
  6.  # 6

    Existe (acho eu) um sistema de renovação de ar na própria caixilharia, tem o nome de lâminas .... (qual quer coisa)
  7.  # 7

    Colocado por: ps casaExiste (acho eu) um sistema de renovação de ar na própria caixilharia, tem o nome de lâminas .... (qual quer coisa)


    Sendo assim, para que serve a rotura térmica do alumínio??
  8.  # 8

    Colocado por: ps casaExiste (acho eu) um sistema de renovação de ar na própria caixilharia, tem o nome de lâminas .... (qual quer coisa)


    É a caixilharia com aberturas/grelhas auto-reguláveis, em que quando há vento elas fecham e quando não há abrem. Convém serem bem estudadas quais as caixilharias que levam estas aberturas pois não é necessário ter em todas.

    www.gabineteop.com
  9.  # 9

    Com essas grelhas auto-reguláveis consegue-se renovar numa hora, 60m3 de ar numa sala de 100m3 ?
    Se for inverno e a temperatura exterior for 0 graus, quanto vou baixar a temperatura interior?
    Concordam com este comentário: cliko
  10.  # 10

    o ideal é colocar VMC (Ventilação Mecanica Controlada) que noutros países(Alemanha, França e resto da Europa) é obrigatório e por cá nem por isso,

    para poder controlar o "arejamento" eficazmente sem alterar as condições de habitabilidade da casa,
  11.  # 11

    Colocado por: Gabinete OPaberturas/grelhas auto-reguláveis, em que quando há vento elas fecham e quando não há abrem

    não é bem assim, mas sim garantem sempre uma circulação de ar REGULANDO a passagem em função da velocidade, abrindo quando passa ar com pouca velocidade e fechando quando passa ar com muita velocidade,

    na pratica os termos abrir e fechar estão incorrectos pois elas nunca fecham totalmente existindo sempre uma passagem de ar, maior ou menor consoante a velocidade do mesmo, e velocidade x área da abertura = caudal de ar (volume de ar )em que mais velocidade e menos área de abertura = caudal fixo e menos velocidade com mais área da abertura = mesmo caudal de ar
    Concordam com este comentário: two-rok
  12.  # 12

    Terei em breve (daqui a três ou quatro meses) o mesmo problema e optarei, provavelmente, por um sistema mecânico, com troca de energia entre o ar que entra e o que sai. Provavelmente um destes, passe a publicidade: http://www.climastore.pt/vortice/domestico_4_prometeo.html
    http://www.chatron.pt/Imgs/content/page_189/catalogo_eco_vent_uta_por_print.pdf
  13.  # 13

    Para sistemas mecânicos há várias opções, é só escolher entre qualidade prestações e preço.
    outra opção: http://www.solerpalau.es/product.jsp?PRODUCTID=520&CATEGORYID=48
  14.  # 14

    Depois de uma pesquisa, acho que vou optar por um sistema similar a este: http://www.alderventicontrol.es/pdf/Compulsor%20Conducto%20Geot%C3%A9rmico.pdf
  15.  # 15

    Colocado por: leomartiDepois de uma pesquisa, acho que vou optar por um sistema similar a este:http://www.alderventicontrol.es/pdf/Compulsor%20Conducto%20Geot%C3%A9rmico.pdf


    e em quanto lhe fica isso?
    Concordam com este comentário: cliko
  16.  # 16

    Tenho isto.
  17.  # 17

    Colocado por: Pedro Azevedo78Tenhoisto.

    Isso com a montagem adicional disto:http://www.alderventicontrol.es/pdf/Compulsor%20Conducto%20Geotérmico.pdf , deve ter um rendimento espetacular tanto no verão com no inverno. Qual o preço deste recuperador?
  18.  # 18

    A renovação do ar dentro de uma casa, é, na minha opinião um dos temas mais importantes a ter em conta na construção de uma casa. Vai depender do sistema de renovação de ar dentro da casa, o conforto, o gasto em aquecimento, a qualidade do ar, a possível condensação, humidade , etc.
  19.  # 19

    Colocado por: leomartiDepois de uma pesquisa, acho que vou optar por um sistema similar a este:http://www.alderventicontrol.es/pdf/Compulsor%20Conducto%20Geot%C3%A9rmico.pdf

    existem mais opções e até pode fazer um artesanalmente, veja na internet por "poço canadiano" vai encontrar imensa informação, e se puder use em conjunto com um recuperador de calor de fluxo cruzado.
  20.  # 20

    Tenho uma casa (anterior à 1900) remodelada onde tenho o problema da renovação do ar, vou passar a acompanhar, atentamente, esta rubrica para ver se encontro soluções. Desde já obrigado a todos os participantes.
 
0.0247 seg. NEW