Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.

    Deixo aqui o meu primeiro post, após ter efectuado uma pesquisa na internet sobre um problema que parece ser raro quando se trata de janelas novas em PVC.
    A minha casa é uma construção nova em Lisboa e até teve uma boa classificação energética, no entanto verfiquei de há uns tempos para cá que todas as janelas deixam entrar ar, ao ponto de mesmo com todas as janelas fechadas, se sentir corrente de ar capaz muitas vezes de fechar uma porta encostada.
    O construtor está sempre a esquivar-se a falar comigo ou com o meu marido e diz que isso é só uma questão de afinação, sendo certo que já lá foi um homem dele apertar as "ditas" folgas nas janelas e tudo ficou na mesma.
    A minha questão é saber se o material PVC, quando é mal instalado pode dar azo aos problemas que têm as janelas antigas com caixilharia de madeira ou alumínio, e como consigo perceber e demonstrar que isso se deve a uma má instalação. O que é facto é que a casa é nova e as janelas também, todas em PVC, oscilo-batentes, o que à partida nos transmitiu uma ideia de conforto e bom isolamento térmico, mas que deixam entrar frio e sair o calor. O resultado final é uma casa fria e com correntes de ar e uma conta gigante de gás por causa da caldeira do aquecimento central.
    Tenho que pressionar o construtor para me arranjar as janelas (pois ainda temos 4 anos de garantia da casa) mas não sei identificar o defeito, se é que existe, e aparentemente as janelas parecem estar boas...
    obrigada.
    • jma
    • 27 outubro 2011

     # 2

    .. não terá por acaso a caixa de estores por cima das janelas?
  2.  # 3

    Sim, por acaso tenho.
    • jma
    • 27 outubro 2011

     # 4

    e por acaso, a tampa de acesso não é do lado de dentro da casa?
  3.  # 5

    Penso que sim. Acho que já por uma vez tiveram que mexer nos estores (automáticos) e foi por dentro...
    • naar
    • 27 outubro 2011

     # 6

    E consegue perceber por onde passa o ar?

    Abra uma janela num quarto oposto para provocar uma corrente de ar e depois passe a mão á volta da janela e tente sentir por onde entra o ar.
    •  
      FD
    • 27 outubro 2011

     # 7

    Colocado por: naarAbra uma janela num quarto oposto para provocar uma corrente de ar e depois passe a mão á volta da janela e tente sentir por onde entra o ar.

    Acenda uma vela e vá passando a vela pelas diversas frinchas.
    Concordam com este comentário: naar
  4.  # 8

    Eu já experimentei fazer isso e sinto que o ar entra pelo topo da janela, ou seja na junta das duas portas. Já cheguei a ter gotinhas por dentro das janelas, que desapareceram aquando da primeira "afinação" pelo técnico que o construtor chamou. Mas o vento continua a entrar. A caixa dos estores também deve deixar entrar ar, mas a intensidade é tanta que penso mesmo que vem das janelas e como disse, já experimentei por uma vez. Em dias de muito vento chega a fazer ruído (aquele uivo do vento)!
    • jma
    • 27 outubro 2011

     # 9

    veja se não é na junção do caixilho com a tampa da caixa de estores.
  5.  # 10

    Vou tentar falar com ele ainda esta semana para pedir que chame novamente o técnico e espero que seja um dia de vento quando ele lá for. De qualquer modo acho que vou fazer essa da vela com o técnico presente, porque mesmo que não haja muito vento sempre será o suficiente para mexer a chama.
    Obrigada
  6.  # 11

    Colocado por: R BrancoVou tentar falar com ele ainda esta semana para pedir que chame novamente o técnico e espero que seja um dia de vento quando ele lá for. De qualquer modo acho que vou fazer essa da vela com o técnico presente, porque mesmo que não haja muito vento sempre será o suficiente para mexer a chama.
    Obrigada

    Cá pra mim pode ser o costume...janelas baratas arranjadas pelo empreiteiro com juntas soldadas nas esquadrias,e com ferragens rascas que não têm afinação e que não estão nos itts dos caixilhos,e secalhar mal colocadas por falta de pontos de fecho devido às dimensões dos caixilhos ou até estrutura de ferro mal dimencionado por dentro do pvc...secalhar puseram estrutura do ferro mais económica(fina)não respeitando as dimensões dos vãos e estes pela pressão do vento varejam concerteza!Para se ganhar obras faz-se de tudo,e a maioria dos clientes gostam disso,só que depois os problemas vem ao de cima!
    Concordam com este comentário: naar
  7.  # 12

    Pois, realmente não tinha noção que até nessas pequenas coisas se poderia adulterar o resultado final. Terei que pressionar o construtor talvez com algumas das coisas que me disse, para me fazer de "entendida". Tenho ideia que alguns dos materiais usados nos acabamentos são de fraca qualidade, mas nunca tal me passaria pela cabeça em relação às janelas.
    obrigado pela sua opinião mais técnica que me irá permitir (espero eu) falar num tom mais acertivo com o construtor. Darei feedback assim que falar com ele.
    Desde já agradeço a prontidão nas respostas e a sua qualidade, pois um leigo nestas coisas não se faça muito bem. Os meus parabéns à administração. Espero contribuir, na medida do possível, com o que puder para esclarecer dúvidas com base nas minhas experiências.
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha
 
0.0162 seg. NEW