Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,
    encontro-me numa situação complicada(pelo menos para mim) estou a certificar a minha nova moradia no âmbito do RCCTE,
    tenho janelas(4-18-4+4) com estores mono-bloco e portas pvc, tenho isolamento no chão(5cm), no tecto(10cm) e capoto (8cm) no exterior das paredes,tenho pré instalação de AC, tenho painéis solares CF 300l, tenho esquentador WRD 2KME, e tenho recuperador de calor para aquecimento central a água por radiadores que faz apoio ao solar.
    O meu problema é que o perito ligou hoje a dizer que o recuperador tem mais de 25Kw e não pode entrar para a certificação e por conseguinte o melhor que consigo é B. Alguém me pode ajudar a ultrapassar este "obstáculo"?

    desde já o meu obrigado a todos.

    luis
  2.  # 2

    Não lhe chega o B, precisa do A para dormir melhor?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, j cardoso, raulschone
  3.  # 3

    Colocado por: rjmsilvaNão lhe chega o B, precisa do A para dormir melhor?


    Que comentário feliz.. Realmente..
    Concordam com este comentário: adarq
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
    • eu
    • 27 outubro 2011

     # 4

    Qual é o problema do B ? Eu fiquei com B só porque uso uma resistência de apoio aos painéis solares. Se tivesse optado por um esquentador, ficava com A.

    O RCCTE é tão ridículo...
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78, raulschone, DOGMA
  4.  # 5

    Colocado por: nofic1encontro-me numa situação complicada(pelo menos para mim)


    Explique porque se encontra numa situação complicada para que o possamos ajudar...
    A minha casa também ficou com a classificação de B e garanto-lhe que não noto diferença nenhuma.
    A propósito, altere lá esse título pois ele não faz muito sentido.
  5.  # 6

    Colocado por: euQual é o problema do B ? Eu fiquei com B só porque uso uma resistência de apoio aos painéis solares. Se tivesse optado por um esquentador, ficava com A.

    O RCCTE é tão ridículo...
    Concordam com este comentário:raulschone


    Caro eu,
    já somos 2...que não vão comprar gás aos argelinos pelo que tinhamos de ser penalizados de alguma forma.
    • eu
    • 27 outubro 2011 editado

     # 7

    Colocado por: raulschoneque não vão comprar gás aos argelinos pelo que tinhamos de ser penalizados de alguma forma.

    Ainda por cima, uso tarifa bi-horária e um relógio, pelo que aqueço a água entre as 2H00 e as 7h00 da manhã, quando a produção eólica tem os valores máximos e existe pouco consumo!

    O fetiche do Estado pelo gás é de facto muito estranho...
  6.  # 8

    se tivesse menos de D é que deveria estar preocupado, agora com A!!

    só não vai poder deduzir uma percentagem no IMI e mesmo assim nem sei se durará muito,

    e deixe-se estar caladinho que como tem 25Kw o perito está a ser simpático, porque se ele coloca essa potencia de aquecimento vai entrar noutro diploma muito mais chato a nível de certificação energética (RSECE) e aí é que vai ser os diabos, até projecto de AVAC assinado por engenheiro vai ter que fazer,
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 9

    esqueci-me de dizer que para o RSECE já tem mais do que 25Kw pois ainda tem que adicionar a potencia do esquentador,
  8.  # 10

    quando decidimos construir a nossa casa, optamos por dar prioridade ao útil em vez do "esteticamente agradável" deixamos para trás algumas coisas que provavelmente a maioria das pessoas quereria ver na sua casa nova para podermos investir no conforto, e a classificação A era umas das nossas metas desde o inicio.
    Discordamos também porque o projecto inicial de térmica nada tinha a ver com a nossa casa mais parecia um "copy paste" e nunca nos foi dito nada acerca disto ou daquilo nem tão pouco um contacto para ver como as coisas estavam ou se era preciso optar por outras soluções, não acho justo o Rccte ser obrigatório e depois na prática só serve para dar mais uns € a uma certa classe...

    eu sei que aqui ninguém obrigado a responder mas se o fazem agradecia um pouco de bom senso, e no final de todas as respostas nenhuma veio ao encontro da minha questão... também sei que o que pode ser uma questão para mim, para outros pode ser uma perda de tempo e eu respeito isso até porque já é fim de dia e certamente tiveram um dia de trabalho cansativo e a paciência já não estava tão boa quanto isso, mesmo assim agradeço a todos as respostas e espero novas...

    os melhores cumprimentos

    Luis
  9.  # 11

    Colocado por: jorgealvessó não vai poder deduzir uma percentagem no IMI e mesmo assim nem sei se durará muito


    outro nosso objectivo...

    Colocado por: jorgealvese deixe-se estar caladinho


    pelo tom suponho que pertença à classe referida... e peço desculpa se estava à espera que o perito fosse mais profissional, quando paguei não pensei estar a pagar um "copy paste".

    continuação de boa noite a todos, até amanha.

    luis
    •  
      alv
    • 27 outubro 2011

     # 12

    Vivam!

    Luis, realmente também sou dos que lhe diz para se contentar com o B. Chega e sobra, porque é apenas uma classificação e você sabe que tem melhor e isso é que importa. Digo isto, porque também sou dos que concorda que a dedução fiscal, além de ser uma minharia, vai acabar, certamente.
    Como bom portuga, se faz mesmo questão de ter o tal A, coloque mais um painel, peça uma caldeira de condensação emprestada por uns dias e substitua a que tem, deixando que o perito faça os seu trabalho, certifique, documente e depois de ter o certificado nas mãos torne a colocar o equipamento e pelo menos em dez anos ninguém tem nada a ver com isso, nem mesmo os senhores da ADENE que nos estão a ler e tentar perceber como contornar esta falha!
    "Fassam" parte.

    PS. Daqui a dez anos, já alguém há-de ter dito que o Rei vai nú!!!
  10.  # 13

    Colocado por: nofic1

    outro nosso objectivo...



    pelo tom suponho que pertença à classe referida... e peço desculpa se estava à espera que o perito fosse mais profissional, quando paguei não pensei estar a pagar um "copy paste".

    continuação de boa noite a todos, até amanha.

    luis

    Supoe errado, mas eu tambem dei-lhe motivos para isso, agora compreenda que se tiver uma potencia instalada superior a 25Kw, o menor dos seus problemas vai ser a classificacao B da sua moradia,

    E sempre desagradavel ver goradas as nossas espectativas, mas a vida continua, votos de felicidades nesta nova etapa e sem ironia.
  11.  # 14

    Caro Luís, se para si a classificação do CE é uma prioridade

    Colocado por: nofic1Alguém me pode ajudar a ultrapassar este "obstáculo"?

    e o perito lhe informou que o obstáculo é o recuperador de calor, então em uma solução muito simples: livre-se do recuperador de calor durante uns dias até receber o seu tão desejado "diploma"
  12.  # 15

    O seu projecto RCCTE teve DCR?
    E o seu recuperador usa os + de 25kW quando está a aquecer?
  13.  # 16

    Colocado por: raulschoneCaro Luís, se para si a classificação do CE é uma prioridade


    e o perito lhe informou que o obstáculo é o recuperador de calor, então em uma solução muito simples: livre-se do recuperador de calor durante uns dias até receber o seu tão desejado "diploma"


    Obrigado pela resposta, mas se me "livrar" do recuperador como fico sem sistema de aquecimento também não obteria o A.
    e já agora deixo mais uma questão, hoje estive a ler o projecto térmico e acho que o projecto que foi feito quase nada teve a ver com a nossa casa (nem o Norte estava na posição correta) como também já disse nada em tempo algum nos foi questionado a cerca das opções que tomamos, não poderei reclamar junto de alguma entidade a conduta e o profissionalismo do perito?

    uma vez mais obrigado

    Luis
  14.  # 17

    Colocado por: AugstHillO seu projecto RCCTE teve DCR?
    E o seu recuperador usa os + de 25kW quando está a aquecer?


    Boa tarde, não sei o que significa esse DCR, quanto à segunda questão eu também achei estranho pois a potencia do recuperador vai de 21 a 39 Kw logo como podem defenir em que potencia ele vai estar a trabalhar? Como é a biomassa é um bocado incerto mas pronto. de qualquer forma também não lhe sei dizer qual a potencia aquando do aquecimento...

    obrigado

    Luis
  15.  # 18

    Colocado por: nofic1não poderei reclamar junto de alguma entidade a conduta e o profissionalismo do perito?

    desculpe que lhe diga e apesar de não conhecer todo o processo, mas aparentemente o perito não fez nada de grave a não ser a certificação energética simples que por causa da potencia instalada está ao abrigo do RSECE e a qual ele já não pode fazer nestes moldes,

    a existir erros e omissões o perito que fez o levantamento energético não tem rigorosamente nada a ver com isso, tem sim a ver como o processo de obra foi organizado\conduzido e de quem fez o projecto térmico, apesar de não defender ninguém nem nenhuma classe em particular, pondere muito bem as suas acções futuras porque as consequências podem ser muito graves e neste momento é somente a classificação energética que não cumpre as expectativas geradas,

    quando se fala em RSECE não é qualquer um que pode projectar, executar e licenciar, mas isto sou eu a falar, só o pretendia alertar sem assustar.
  16.  # 19

    Colocado por: nofic1

    e já agora deixo mais uma questão, hoje estive a ler o projecto térmico e acho que o projecto que foi feito quase nada teve a ver com a nossa casa (nem o Norte estava na posição correta) como também já disse nada em tempo algum nos foi questionado a cerca das opções que tomamos, não poderei reclamar junto de alguma entidade a conduta e o profissionalismo do perito?

    uma vez mais obrigado

    Luis

    Então experimente vender a casa... para isso vai precisar de um certificado energético... que comparado com o projecto térmico deve ser de certeza um desastre ainda maior !!! O meu por exemplo foi executado por um """"Eng.""" que mo minimo éra:
    Cego - nem na côr dos estores acertou
    Anão - tb não acertou no pé direito da casa
    Insensivel - ao tacto as minhas janelas de aluminio pareceram-lhe madeira ?????????
    Matematicamente Estupido - falhou na metragem quadrada do meu apartamento em quase 40m2 ???????
    Completamente Irracional - Todas (MAS MESMO TODAS) as observações de melhoria energética da minha casa contemplavam soluções QUE JÁ LÁ ESTAVAM !!!!!
    Enfim, resumindo éra um perfeito mentecapto que deve ter tanto de Eng. como eu de Pastor de Ovelhas e cuja unica preocupação foi sacar os 200€ e borrifar-se no resto. Mas agora vem o melhor... Achei por bem questionar a Imobiliária pois fiquei com algum receio de que o certificado fosse negado pelo banco do comprador uma vez que a unica coisa que tinha correcto éra mesmo a morada, de resto aquela não era de todo a minha casa!! Resposta pronta e imediata que mais tarde vim a confirmar ser verdade... "Mas o Senhor acha mesmo que alguem olha para essa ****"... pergunto eu então para que gastei 200€... Resposta pronta uma vez mais... "È a lei !!!" Cheira-me que isto se deve adequar ao seu caso tambem !!??????
    Por isso eu digo que Portugal é um Pais Geométrico, "com problemas bicudos...discutidos em mesas redondas... por BESTAS QUADRADAS !!!!!!!!!!!!!!"
    Concordam com este comentário: danobrega
  17.  # 20

    Colocado por: jorgealves
    desculpe que lhe diga e apesar de não conhecer todo o processo, mas aparentemente o perito não fez nada de grave a não ser a certificação energética simples que por causa da potencia instalada está ao abrigo do RSECE e a qual ele já não pode fazer nestes moldes,

    a existir erros e omissões o perito que fez o levantamento energético não tem rigorosamente nada a ver com isso, tem sim a ver como o processo de obra foi organizado\conduzido e de quem fez o projecto térmico, apesar de não defender ninguém nem nenhuma classe em particular, pondere muito bem as suas acções futuras porque as consequências podem ser muito graves e neste momento é somente a classificação energética que não cumpre as expectativas geradas,

    quando se fala em RSECE não é qualquer um que pode projectar, executar e licenciar, mas isto sou eu a falar, só o pretendia alertar sem assustar.


    Foi a mesma pessoa(o perito) que fez o projecto e que agora está a fazer a certificação.
    Julgo que como eu, estarão muitas outras pessoas... não deveria haver o cuidado por parte de quem faz o projecto de saber que classificação pretendíamos e como alcança-la? o que poderia ser ou não utilizado? Ou será o "Projecto térmico" mais um fácil meio de obter rendimentos extra?
    A questão está lançada...

    abraço a todos.

    Luis
 
0.0226 seg. NEW