Iniciar sessão ou registar-se
    • WR
    • 29 outubro 2011 editado

     # 1

    boas forum, podem ajudar-me, vou comprar uma casa em breve e gostaria de saber os custo que isso me vai custar anualmente, como chego a esses calculos??? isto porque ouvi relatos de familiares que num apartamento estão a pagar anualmente mais de 1000€ de imposto!! ajudem-me
  1.  # 2

    Anexo tabela para cálculo do IMT.

    O IMI varia de 0.2% a 0.4%, sobre o valor patrimonial (avaliação feita pelas finanças) conforme o município. A partir do próximo ano será de 0.3% a 0.5%.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: WR
    • WR
    • 29 outubro 2011

     # 3

    então posso concluir que se a minha casa tiver um valor patrimonial de 50000€ pago anualmento um máximo de 250€ de IMI e não pago IMT certo??
  2.  # 4

    Colocado por: WRentão posso concluir que se a minha casa tiver um valor patrimonial de 50000€ pago anualmento um máximo de 250€ de IMI e não pago IMT certo??

    Se comprar até ao final do ao pode pedir isenção de IMI durante 8 anos, no próximo ano acho que passa para 4 anos.
    Está isento de IMT.
  3.  # 5

    Colocado por: Picareta
    Se comprar até ao final do ao pode pedir isenção de IMI durante 8 anos, no próximo ano acho que passa para 4 anos.
    Está isento de IMT.
    Boas...errado passa para 3...se for até 125mil€...a partir daí 0 anos de isenção.
  4.  # 6

    Colocado por: rodrigo_gomes29Boas...errado passa para 3...

    eu disse: "no próximo ano acho que passa para 4 anos."

    "acho" significa que não tinha a certeza....errei por pouco.
  5.  # 7

    não percebo a tabela tem a tabela I e a tabela II segundo eu vejo tenho uma casa de valor 125000 mil euros quer dizer vou pagar 1848,14 euros?
    Concordam com este comentário: WR
  6.  # 8

    Colocado por: ramos1999não percebo a tabela tem a tabela I e a tabela II segundo eu vejo tenho uma casa de valor 125000 mil euros quer dizer vou pagar 1848,14 euros?



    Os 1814.14 são a "Parcela a abater" e não o valor do IMI a pagar. Tem que aplicar a taxa consoante o valor da sua casa e no total abater/subtrair essa parcela.

    Ex. (125000 * 0.02) - 1814.14.
  7.  # 9

    Colocado por: Picareta
    eu disse: "no próximo anoachoque passa para 4 anos."

    "acho" significa que não tinha a certeza....errei por pouco.
    Boas...eu somente disse que era errado...parece-me que era mais fácil ter dito que eu tinha razão...
    •  
      FD
    • 31 outubro 2011 editado

     # 10

    E já agora o IMT é pago de acordo com o maior de dois valores:
    - o da avaliação das finanças
    - o da compra

    E atenção que o cálculo não é tão simples como interpretar as tabelas:

    3 - Quando, relativamente às aquisições a que se referem as alíneas a) e b) do n.º 1, o valor sobre que incide o imposto for superior a (euro) 92 407, é dividido em duas partes, sendo uma igual ao limite do maior dos escalões que nela couber, à qual se aplica a taxa média correspondente a este escalão, e outra, igual ao excedente, a que se aplica a taxa marginal respeitante ao escalão imediatamente superior.

    http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cimt/cimt17.htm
 
0.0160 seg. NEW