Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Não precisa ser opinição legal, porque até é um caso na alemanha e preciso fazer a mesma pergunta a alguem de lá.

    imaginem o seguinte caso:
    - casa alugada durante 'x' meses
    - garagem alugada durante 'x' meses (contracto diferente da casa)

    - decidimos voltar a portugal e mandámos carta registada ao senhorio a avisar que iamos sair passado 3 meses (alemanha é 3 meses).
    - 3 meses foram agosto, setembro e outubro, ou seja, pagámos renda até esta segunda feira dia 31 de outubro.

    - no inicio de setembro mudamos as nossas coisas para portugal e como a casa já estava vazia, fizemos o protocolo de saida (verificar se a casa estava em condições tal como a recebemos) e entregámos as chaves da casa (casa, predio, arrecadação, etc.), mas não as da garagem, pois o contracto é diferente do apartamento e necessitavamos da garagem para guardar o carro até o entregar à empresa tambem agora no fim do mês.

    - viemos a descobrir pelos vizinhos que a casa está arrendada a outra pessoa "à seis semanas", ou seja, poucos dias depois de sairmos no inicio de setembro (dia 5 segunda feira), não é relevante que dia de setembro, mas com certeza antes de outubro.

    - não sei se a pessoa no apartamento está a pagar renda ou não, mas se estiver, e aqui está a questão que preciso de resposta:

    --- se nós pagámos renda do mês de outubro, pode o senhorio cobrar uma segunda renda a um segundo inquilino para o mesmo mês? ---

    assumo que haja uma segunda renda porque a dita pessoa decidiu estacionar o carro em frente à garagem, e quando pedimos para retirar (long story, sem sabermos de quem era o carro e sem podermos sequer buzinar (ao pé de hospital) tivemos obviamente de chamar a policia). Ora a pessoa em questão tentou argumentar num meio alemão meio ingles meio sabes-se lá o quê que "a garagem era dele e que eu é que a estava a ocupar sem dever". Posso interpretar isto como haver realmente dois contracto para o mes de outubro em nome de cada um, ou apenas um chico-espertismo de "a garagem é minha em novembro anyway, faço o que quiser à frente dela".

    mas faz algum sentido?

    Posso chamar a policia, apresentar os meus dois contractos (apartamento e garagem) e a carta de rescisão para o dia 31, e expulsar os gajos da "minha" casa até segunda feira? >:) kidding.

    voltou a perguntar, se a casa já foi alugada a alguem, pode o senhorio cobrar renda duas vezes, ou deveria devolver-nos o mes de outubro já que não estavamos lá e já tinha inquilino novo? (o qual até foi sugerido por ele, mas sem termos bases legais é complicado (e recordo que aqui só quero uma opinião tuga, tenho de ver o que realmente acontece na alemanha)
    .

    e pensava eu que só em portugal é que o mercado de arrendamento era macaco ;)
  2.  # 2

    Em Portugal o inquilino tem de dar o pré-aviso.
    E também tem de pagar as rendas até ao final do prazo.

    Se o inqulino cumpriu todo o protocolo de saída da casa, entregou as chaves ao senhorio, etc. etc. não estou a ver porque é que o senhorio não poderia arrendar a casa logo no dia seguinte (recebendo duas rendas de Outubro, a do antigo inquilino e a do novo, sim).
  3.  # 3

    mesmo cobrando duas rendas por mês, a minha e a do inquilino novo? não quero dizer que um ou outro esteja correcto, estou só a tentar perceber se faz sentido as duas rendas, porque se fizer, a proxima vez durmo no chão da casa até às 23h59 do ultimo dia. pago, usufruo! ;)
  4.  # 4

    não devia ter dado a chave pois não? já me confirmaram (estorias pessoais, não advogados) que legalmente pode não ser valido as duas rendas em simultaneo mas na practica assim que se dá a chave, chapeu. lição do dia: manter as chaves até ao ultimo dia, be more bitch than the landlord
    • naar
    • 29 outubro 2011

     # 5

    Mas porque entregou as chaves antes? Não lhe dava jeito entregar as chaves no término do contrato?
  5.  # 6

    pensámos que podiamos confiar no senhorio, sendo alemão. entregamos antes porque queriamos voltar a pt o mais rapido possivel e viemos logo que tivemos a mudança carregada. a garagem (contracto à parte) ficamos com a chave porque o carro é da empresa (que tambem termina o contrácto no fim do mês) e assim pudemos voltar à alemanha agora para tratar doutra papelada, entregar o material à empresa, a chave da garagem, e comer uma salsicha. Em compensação tenho potenciais novos inquilinos com contractos duplos de renda a argumentar que é tudo deles e a parder um mês de renda (que foi prometido pelo senhorio, mas whatever), mas discussões em alemão sobre quem pertence a garagem. Felizmente *eu* é que tenho a chave e que a Polizei sabe bem a diferença entre um Português (gute urlaub - bom para férias) e outras nacionalidades/atitudes.

    portanto para simplificar a questão, dando três meses de aviso, pagando os três meses, ficando com a chave, não há hipotese que o novo inquilino argumente que a garagem é dele durante esse ultimo mês pois não?
    • naar
    • 29 outubro 2011

     # 7

    Sem dúvida! :)
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  6.  # 8

    e se à frente de uma garagem tem um passeio e um "Parken Verboten" na garagem, nem devia poder estacionar lá. é proibido, e não é dele. ah adoro tanto falar com a Polizei alemã, em inglês-alemão-arranhado :D
  7.  # 9

    Colocado por: daviptpensámos que podiamos confiar no senhorio, sendo alemão. entregamos antes porque queriamos voltar a pt o mais rapido possivel e viemos logo que tivemos a mudança carregada. a garagem (contracto à parte) ficamos com a chave porque o carro é da empresa (que tambem termina o contrácto no fim do mês) e assim pudemos voltar à alemanha agora para tratar doutra papelada, entregar o material à empresa, a chave da garagem, e comer uma salsicha. Em compensação tenho potenciais novos inquilinos com contractos duplos de renda a argumentar que é tudo deles e a parder um mês de renda (que foi prometido pelo senhorio, mas whatever), mas discussões em alemão sobre quem pertence a garagem. Felizmente *eu* é que tenho a chave e que a Polizei sabe bem a diferença entre um Português (gute urlaub - bom para férias) e outras nacionalidades/atitudes.
    portanto para simplificar a questão, dando três meses de aviso, pagando os três meses, ficando com a chave, não há hipotese que o novo inquilino argumente que a garagem é dele durante esse ultimo mês pois não?


    É um comentário marginal ao seu problema, mas achei curioso que os estereótipos associados à nacionalidade estejam aqui tão ativos, mas em sentido contraditório:
    - senhorio alemão = pessoa de confiança;
    - português = pessoa de bem;
    - outras nacionalidades (turco? africano?) = pessoa incivilizada...
    De resto, parece-me que a sua questão se resolveu por si: o senhorio alemão provou que o chico-espertismo não é monopólio dos portugueses; os novos inquilinos pode ser que saíam caros ao incorrup´tivel alemão...
 
0.0160 seg. NEW