Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite!

Antes de mais queria dizer que sou novo nestas andanças, portanto desde já peço desculpa por qualquer pergunta "parva" que coloque aqui.

Tenho um estabelecimento comercial por baixo da habitação dos meus pais com cerca de 100m2. O que gostaria de fazer era converter este estabelecimento numa habitação, mas tenho algumas dúvidas. A primeira esta relacionada com a licença, é necessária? Gostaria de ter a vossa ajuda relativamente a forma que deveria seguir para este projecto (arquitectura, obras, tudo basicamente).

Obrigado pela disponibilidade

Qualquer informação extra que seja necessária digam
  2.  # 2

Caro André,

Será necessário fazer uma mudança de uso ( de comércio para habitação ) que terá de ser comunicada à câmara. E terão de haver obras e projectos ( arquitectura e alguns de engenharia ) para transformar esse espaço numa habitação.

A primeira coisa é contactar uma equipa projectista e levar-lhe a documentação relativa ao prédio em questão ( certidão da conservatória, caderneta predial, planta de localização, licença de utilização ) e plantas do edifício para que lhe possam fazer o pedido de autorização à alteração de utilização do edifício ou suas fracções. Não é um procedimento muito complicado, já o inverso, de habitação para comércio ou serviços pode ser.

www.gabineteop.com
  3.  # 3

é em moradia. Em termos de valor consegue ter uma ideia? ou os dados são insuficientes?
  4.  # 4

Colocado por: André Nunesé em moradia. Em termos de valor consegue ter uma ideia? ou os dados são insuficientes?

o melhor é pedir orçamentos
    contacte um arquitecto ou gabinete

terá de meter projecto, pedir alteração de uso, fazer alteração nas finanças
  5.  # 5

Como já foi referido valores é complicado, seriam necessários mais elementos.
    Quanto ao projecto, o ideal é seleccionar um gabinete de projecto pois o processo embora "simples" tem de cumprir alguma legislação, por exemplo: se fizer ampliação tem obrigatoriamente de cumprir o DL163, e mesmo se não for ampliada depende do programa e se este vai ou não aumentar a desconformidade com o DL163.

Se precisar de ajuda disponha,
    Márcio Carvalho
  6.  # 6

Depois de várias pesquisas e de alguns orçamentos, em final de Janeiro assinei contrato com um gabinete de arquitectura. Estou neste momento na fase de estudo prévio e gostaria de ter a vossa ajuda para o feedback da planta. Preciso também de ajuda para colocar as fotos porque não sei.
  7.  # 7

1ªimg virtual ext
      DPA_02.png
  8.  # 8

2ª img virtual
      DPA_01.png
  9.  # 9

planta original. é apenas a do lado esquerdo
      Imagem (10) (582x800).jpg
  10.  # 10

planta do estudo prévio. Com alteração na frente e na lateral da casa.
  11.  # 11

Apenas um detalhe que me saltou à vista. A lavandaria devia abrir para o corredor dos quartos, e não para a sala de jantar... afinal a roupa suja lava-se... em privado :-)
    Concordam com este comentário: RC | ARQ
    Estas pessoas agradeceram este comentário: André Nunes
  12.  # 12

a porta da wc acessivel ou é de correr ou tem de abrir para fora, assim como embora possa ter uma base de duche tem no entanto que ter espaço que possibilite a eventual instalação de uma banheira, senão não cumpre com a lei das acessibilidades.
    embora seja uma "planta" que pode funcionar, eu tinha feito algo completamente diferente, ou seja teria feito uma entrada lateral e só isso ganhar o espaço do hall, teria ainda feito uma melhor relação da cozinha/ zona de comer/ sala de estar e isolado melhor a zona dos quartos, penso que não vai ser muito agradável essa zona de comer interior e sobretudo meio encerrada entre paredes.
    enfim estes espaços pequenos por vezes dava para outros voos.
    tenha atenção tambem que isso parece-me dentro de um loteamento e como tal terá que fazer a alteração de moradia unifamiliar/ espaço comercial, para habitação bifamiliar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, RC | ARQ
  13.  # 13

André Nunes,

Desculpe a minha sinceridade, mas tem aí uma "planta" que apesar de (parecer) estar muito certinha, tem na minha opinião pontos algo... assim-assim...
    O marco1 já falou em alguns deles, o Italiano também, mas vou "enfatizá-los" um pouco mais.
    - A "rodinha" no WC é um engano. Não irá é enganar os técnicos da Câmara de certeza... Como a obra passará por controlo prévio, não acredite no que aí está porque isso assim é chumbo na certa.
    (além disso, falta desenhar uma rampa no acesso à habitação, que aquele degrau à entrada é a morte do artista no que respeita às acessibilidades...)
    - Tem metade da casa na penumbra, fecha completamente a sala de jantar e encosta às fachadas os WC's. Sem falar que na Câmara se forem mesmo rigorosos, vão dizer que não pode ter um compartimento habitável sem janela ou porta.
    - A lavandaria virada para a sala de jantar, além de não me parecer bem, parecer-me-ia menos mal trocada com o WC com a janela. Era preferível ter a lavandaria arejada.
    - Tem a certeza que subindo só 3 degraus para o quarto de casal o "bloco" suspenso da casa de banho fica àquela altura? Se pretender meter lá atrás uma carrinha ou um jipe alto peça para fazerem bem as contas (se calhar aqui é mesmo culpa da ilusão de óptica)
    - Pode também ser culpa outra vez da ilusão de óptica, mas se o 3D está bem feito, e as pessoas à escala, então as portas da fachada têm 2m a 2,10m de altura. O que quer dizer que o volume do escritório vai ficar com um pé-direito com menos de 2m (pode ser bem menos). Confirme se é mesmo assim que quer.
    Há outras coisas pequenas, mas nem vale a pena estar agora a falar nelas caso corrija algumas das coisas por aqui faladas, que serão bem mais importantes. Boa sorte!
    Cumps.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, marco1
  14.  # 14

Sinceridade é o que pretendo porque estou no estudo prévio, ainda tem muita coisa a melhorar.

-a entrada principal e a porta das traseiras só pode ser no sitio que se encontra neste momento. porque já são na planta actual.
    -a altura do bloco fica por volta dos 2,50m da zona mais pequena da rampa (o pé direito actual da fracção é de cerca de 3 metros neste momento).
    -Em relação a lavandaria vou falar com eles sobre a vossa ideia.
    -Na zona do escritório fica cerca de 2 metros mas não tem problema.

Ainda estamos numa fase embrionária, lol. As imagens 3ds foram feitas para ilustrar principalmente as alterações (os acrescentos), porque estamos na dúvida se os fazemos ou não por causa dos custos (que não sabemos bem quais são).

Só mais um pequeno pormenor, a casa de banho que fica suspensa vai ficar colocada a outra casa, mas não haverá problema por parte da câmara porque já falamos com eles.

obrigado pelas ajudas, vou aguardar por mais
  15.  # 15

não se iluda, com tanta mexida ao nivel exterior não acredito que não possa mexer nas entradas, e isso da entrada principal só poder ser ai não é verdade pois imagine um corredor exterior ao lado da escada exterior para a casa de cima e percorrendo esse corredor até meio da casa e ai entrar lateralmente, já viu que só isso eliminava automaticamente o hall de entrada que tem neste momento?
    tenha atenção tambem que o pe-direito minimo para os compartimentos habitáveis é de 2,4 m.
    enfim acho que merecia ai uma "ginastica maior" e não cair em desenhos bonitinhos mas com uma distribuição de espaços um pouco labirintica.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, RC | ARQ
  16.  # 16

ou não estou a perceber o que esta explicar da entrada lateral, ou é o contrário. da maneira que fala (ou o que entendi) não é possível porque se o fizesse ficava sem espaço para passar um carro. A dimensão lateral da rampa para a cave não chega a 3 metros.

vou colocar um foto real da frente e lateral da casa.
  17.  # 17

frente da casa
      2011-11-05 12.54.51.png
  18.  # 18

lateral da casa
      2011-11-05 12.55.12.png
  19.  # 19

andré

imagine esse corredor que eu falo ao lado da escada ( exterior)existente mas no lado esquerdo e não no lado da rampa, já entendeu agora?
    olhe vou ver se durante a tarde dá para fazer um pequeno esboço.
  20.  # 20

esta a dizer para colocar a porta da entrada do lado direito e não no lado esquerdo é isso?

0.0238 seg. NEW