Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 421

mais fotos onde estão elas, se quiser meta as de França que o pessoal mete as de cá, força estava a gostar de ver. Cumprimentos.

Colocado por: ramos1999ora bem fui as compras no sábado passado em França e bom umas costeletas de porco das mais baratas que existem a 8.50 euros o kg da mais baratas para 3.79 euros em Portugal penso que da para se ver que nos outros países esta caríssima a vida sem contar com o resto!
    Concordam com este comentário:zeto
      DSC00157.jpg
    Concordam com este comentário: ze79
    • ze79
    • 11 janeiro 2013

# 422

mais uma vez viver com mil euros é possível eu vivo , quem mais consegue a proeza?

é mais simples perguntar quem conseguia viver com mil até 2012 e agora em 2013 quem vai conseguir ?
    Concordam com este comentário: zeto
    • zeto
    • 31 janeiro 2013

# 423

Como já entramos em 2013, como vão as vossas contas? Chegam 1000 euros para viver, um casal com 1 filho
    Sem ter qualquer encargo ou seja sem qualquer credito,renda etc.
    Só mesmo alimentação, eletric.,tel.,tlm.,net.,gas.,aq.central, Gasolina, seguro carro,mota ....
    digamos o minimo necessário.....
    • ze79
    • 31 janeiro 2013 editado

# 424

Colocado por: Anonimo16062021
    Pois,e pagar 9000 por ano de imposto..vai lá vai..

é um assalto o que me fizeram o ano passado foram 1248 de impostos :-(((
    • ze79
    • 31 janeiro 2013

# 425

Colocado por: Anonimo16062021
    é sinal que os ganhou..

Há ai um engano levou um zero a mais já esta rectificado ,peço desculpa pelo lapso ;-))
  2.  # 426

É só para actualizar este tópico, pode ser que agora já se consiga viver melhor com 1000
  3.  # 427

Sim! Vive-se relativamente bem, mas sem grandes luxos!

Na minha casa entram 760 + 500 euros = 1260 euros (Se o marido falta um dia, perde o prémio de 45 euros + o dia, não compensa!).

Desses 1260 euros, pagamos de casa uma ninharia, cerca de 180 euros, com seguros incluídos (multirriscos, vida e recheio da casa) pagos mensalmente, pois custa menos. Pagamos pouco pois foi uma retoma de banco de um andar-moradia antiga T2 no R/C, pequena, em que o empréstimo é de 36 mil + 5 mil extra que pedimos, em 40 anos. A casa é pequena, não tem garagem, mas chega perfeitamente para nós os três.

Sobram, portanto, 1080 euros para:

Água - 30 euros em média (na minha freguesia a água é muito cara, às vezes pago 40);
    Luz - 55 euros (é conta certa e ainda recebo do acerto ao fim do contrato);
    telemóveis - 20 euros;
    Zon - 25 euros (pago a meias com a sogra que vive ao lado (ups, aldrabice!));
    compras do mês p/ encher despensa + higiene/limpeza - 250 euros;
    compras de frescos - cerca de 30 euros/semanais = 120 euros/mês;
    Gás - mês sim, mês não - 26 euros;
    Carro (um só, que está pago) - cerca de 80 euros/mês, sem ser num mês de manutenções/arranjos/seguros/selo/inspecção, com isso tudo, já ascende aos 300 euros (c/ gasolina);
    Todos os meses são passados automaticamente 25 euros para a conta-poupança, não é muito, mas é melhor que nada!

Temos um filho de 19 meses, que gasta fraldas, medicamentos básicos (o que não é sempre), leite, iogurtes, legumes e fruta (muito), o que não é assim muito dinheiro, parece mais do que aquilo que é (já incluídos ou nas compras do mês ou nas semanais).
    A sorte é que ele não anda em creches/infantários, pois por agora tem a avó materna em casa que pode ficar com ele... Menos um gasto!

Tabaco... Infelizmente, somos os dois fumadores, por isso só aí vai logo um gasto médio de 200 euros.

Num mês normal sobram-nos entre 120 a 180 euros (dependendo de gastos que são variáveis, como a gasolina, água, gás) para pequenos luxos: jantar fora 2 vezes/mês, ir ao café só aos fins de semana, uma peça de roupa para cada um, o que não é sempre... Temos um empréstimo de 30 euros/mês de uma moto/bicicleta eléctrica do marido que não tem carta e poupa imenso com ela, pois não paga transportes nem combustível (o carregamento da mota não afecta nos consumos da luz), tomamos o pequeno almoço em casa, almoçamos a "marmita" que sobra dos jantares. Ou seja, no final do mês é raro vermos mais de 50 euros na conta, mas a vida também é para viver um bocadinho, não é só trabalhar...

Estamos a ganhar coragem para deixar de fumar, mas tem de ser uma decisão conjunta, não adianta um deixar e o outro continuar, seria um esforço maior um de nós ver o outro a fumar! Mas se não fosse isso, tenho plena consciência que estaríamos bem melhor na vida! É, sem dúvida, o meu objectivo este ano, para finalmente começar a poupar um bom dinheiro ao final do ano.

Se tivéssemos uma prestação de casa muito maior (o que até é o mais normal de se ver), mais prestação do carro, mais empréstimos ao consumo (tv's, consolas, etc.), teríamos de viver muito mais a apertar o cinto, sem dúvida. Optamos por uma casa habitável, mas cujo valor nos permite continuar a pagá-la, mesmo no caso de um de nós ficar sem trabalho. Infelizmente famílias que estão com estas prestações todas são muitas e, caso um ordenado falte, é motivo para desespero, apesar de, na maioria dos casos, elas ficarem na mão por falta iminente de trabalho...

Resumindo, sim, com 1000 euros vive-se muitíssimo bem se não houver prestações de nada e também se não houver vícios... Agora, com filhos na idade da educação, saúde e actividades aí o caso muda de figura: Vive-se, sim, mas aperta-se um pouco mais, acabam-se logo os luxos. Agora, 1000 euros com casa e carro pra pagar? Impossível...
    Concordam com este comentário: A. Madeira, zeto, Tavares Miguel, fsilva106
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zeto, dato
  4.  # 428

Isa C. Gostei mt de ler o seu post e espero mesmo q os dois deixem de fumar, n digo por causa dos € q poupa mas pelos eu filho!!

eu sei q n é fácil, eu fumei durante 15 anos e foi mt difícil deixar, mas acredite ganham outra vida e o seu filho agradece!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Isa C.
  5.  # 429

Neste caso se deixar ambos de fumar era mais esses 200 euros que sobravam?
  6.  # 430

Colocado por: Isa C.Sim! Vive-se relativamente bem, mas sem grandes luxos!

1260 euros vencimentos
    pagamos de casa 180 euros
    Água - 30 euros em média
    Luz - 55 euros
    telemóveis - 20 euros;
    Zon - 25 euros
    compras do mês p/ encher despensa + higiene/limpeza - 250 euros;
    compras de frescos - cerca de 30 euros/semanais = 120 euros/mês;
    Gás - mês sim, mês não - 26 euros;
    Carro 80 euros/mês, sem ser num mês de manutenções/arranjos/seguros/selo/inspecção, com isso tudo, já ascende aos 300 euros (c/ gasolina);
    Todos os meses são passados automaticamente 25 euros para a conta-poupança, não é muito, mas é melhor que nada!

Temos um filho de 19 meses, que gasta fraldas, medicamentos básicos não anda em creches/infantários, pois por agora tem a avó materna em casa
    Tabaco... Infelizmente, somos os dois fumadores, por isso só aí vai logo um gasto médio de 200 euros.
    Num mês normal sobram-nos entre 120 a 180 euros
    pequenos luxos: jantar fora 2 vezes/mês, ir ao café só aos fins de semana, uma peça de roupa para cada um
    30 euros/mês de uma moto/bicicleta eléctrica
    almoçamos a "marmita" que sobra dos jantares
    é raro vermos mais de 50 euros na conta, mas a vida também é para viver um bocadinho, não é só trabalhar...

Bom dia.
    Resumindo e espero não ser mal interpretado, vives já pendente da ajuda de terceiros e com uma pitada de sorte.
    Depois temos outros aspetos, que depende mais da consideração pessoal do que é suficiente para se viver condignamente.

Repara as seguintes nuances..
    Poupas 100€ comparadamente a uma compra normal de casa
    Poupas 200€ ao deixar, ao deixar o filho com a avó, que "dispõem" da sua vida para ajudar
    Vais jantar fora 2x por mês, mas é muito relativo, é no Mac?

Agora pergunto, consegues estudar se quiseres? Consegues ir a um teatro? Consegues investir numa atividade de lazer? Consegues fazer férias?

É tudo, relativo...
  7.  # 431

É claro que é relativo. Há praí uma tipa dos blogues de economia doméstica, chamada Mónica Dona-de-Casa-Perfeita Duarte, que diz que gasta 100 euros por mês em supermercado. Ah, e diz também que tem uma tia que come fiambre e arrota a bife. Enfim. Eu tenho o mesmo número de pessoas em casa, gasto quase três vezes mais no supermercado (tendo atenção aos preços), e arroto àquilo que comi (mas só quando me cai mal e estou sozinho). Cada um é como é.
    Concordam com este comentário: FD, jrosa, raulschone, two-rok
  8.  # 432

Jrosa,

Claro que é relativo! E não o interpretei mal, são opiniões, vejamos:

Passar ferias não é de todo impossível, pois ainda temos os subsídios para tal, no entanto optamos por ficar em casa, aqui também se apanha algum bom tempo... Prefiro gastar esse dinheiro para umas pequenas obras e pinturas em casa quando é preciso. Ha sempre algo para fazer com o dinheiro, quando não houver nada mais importante, podemos sempre fazer as tais ferias fora daqui... São prioridades que temos!

Obviamente que fumar não é prioridade, é mais uma necessidade, um vicio que pretendemos começar a aniquilar, aliás, para quem fumava maço e meio e ja reduziu para metade é um começo... Sim, Zeto, se não fumássemos sobrariam esses 200 euros :)

A minha mãe fica com o meu filho porque quer e claro que é uma mais-valia no orçamento. Mas não vamos centrar o meu caso apenas, pois ha casais que não fumam e tem de meter o filho na creche, logo, o dinheiro tem sempre de ir para algum lado! É por isso que se não comprássemos tabaco, tínhamos mais dinheiro para usar noutras coisas ou poupar :)

Quanto a estudar também é relativo! Por agora tenho o meu trabalho, deixando de fumar talvez já consiga estudar, mas apenas por realização própria! Dou valor a isso, o valor que não dei quando deixei os estudos já há alguns anos, mas se não for algo a curto prazo também não desespero, tenho 30 anos, muitos anos para realizar isso! Considero-me bem formada e bem falante apesar de não ter estudos "oficiais", e tento sempre manter-me a par de tudo, mas isso já é próprio de mim, há quem simplesmente não queira aprender e estudar mais!...

Cultura... Vivo numa cidade com história, pela qual me interesso saber sempre mais (Porto), por isso além das opções pagas (museus) tenho sempre a opção livre, que é exposições de fotografia, visitar igrejas, monumentos e temos sempre a internet para ler coisas muito construtivas, além da muita coisa má que aparece por aqui! Cinemas, esporadicamente, teatro algumas vezes... Social? Muito, chega perfeitamente ir ao fim de semana tomar um cafezinho e estar com os amigos, não gosto de discotecas nem nada muito "la movida", dar uma voltinha de carro e espairecer, ou apanhar o metro e ir à baixa...

Isto tudo para dizer que não sou nada pobre com 1000 euros, mas claro sem grandes extravagâncias... E se não fumássemos então eram inúmeras possibilidades. Mas fora o tabaco até conseguimos gerir bem o dinheiro, somos poupados, não poupando quase nada, mas se quiséssemos conseguíamos! Deixando de fumar, quiçá, até compraria uma casa melhor... Mas por agora estamos bem no nosso pequeno cantinho que por agora chega bem...

Quanto a imprevistos, eles existem, como por exemplo, avariar a maquina de lavar!!! Ja nos aconteceu e fomos comprar outra a Worten a 10 meses sem juros e ja está paga... O truque/lema é nunca metermo-nos em muita coisa ao mesmo tempo, o que infelizmente é o mal de muita gente... Se não seguirem o lema é claro que andam aflitos, pois claro!...

Cumprimentos a todos!
    Concordam com este comentário: zeto, two-rok, carlosj39, Tavares Miguel
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zeto
  9.  # 433

Isa C. Queria apenas agradecer o facto de ter comentado desta maneira tão detalhada, quero dizer lhe tb que
    Os seus comentários estão em primeiro lugar.
    Muito obrigado
    Obrigado a todos
    ps: mas continuem a comentár
    •  
      FD
    • 8 abril 2013

# 434

200€ em tabaco é muito dinheiro, são quase 16% do vosso orçamento!

Eu nunca me conseguiria viciar em tabaco porque sou muito forreta! :D

Força nisso, deixem o alcatrão!
    Concordam com este comentário: Paramonte, jorgand, Isa C., Casa1980
  10.  # 435

Colocado por: FD200€ em tabaco é muito dinheiro, são quase 16% do vosso orçamento!

Eu nunca me conseguiria viciar em tabaco porque sou muito forreta! :D

Força nisso, deixem o alcatrão!

Caro FD
    Só falta mesmo quase voçe dizer se vive com 1000 ou não
    Va lá diga ao pessoal :-)
    •  
      FD
    • 8 abril 2013

# 436

Já respondi lá para trás:

Colocado por: FDSe não tiver casa, para uma família de 3, eu apontava para os 1.500€ a 2.000€ mês, numa cidade média/grande, para ter uma vida relativamente confortável mas, sem luxos.
    Se tiver casa (e não precisar de pagar renda ou prestação ao banco), deduza 500€ a esse valor.

https://forumdacasa.com/?CommentID=325374
    Concordam com este comentário: zeto
  11.  # 437

No inicio deste mês foram 1300€ num piscar os olhos. Pré escolar de uma, pré escolar de outra, IMI, prestação de um T1 = game over.

Até com 300€ conseguia (sobre)viver, se estivesse sozinho numa casa antiga da minha família. Para constituir família, para ter um emprego, sem apoios sociais e a pagar os apoios de quem precisa, é difícil com 1000€. A pergunta original é:

estou no estrangeiro e penso em breve ir para portugal, gostaria imenso de saber se 1000 euros chegam para um casal viver, sem ter qualquer encargo, como por exemplo creditos,rendas etc.. só mesmo para comer,luz.tel.gas,seguro automovél etc.
    obrigado a todos

Ora 1000€ líquidos "só mesmo para comer,luz.tel.gas,seguro automovél etc" por pessoa chega e sobra para se viver bem, na minha opinião.
    Concordam com este comentário: two-rok
  12.  # 438

Colocado por: Isa C.Jrosa,

Claro que é relativo! E não o interpretei mal, são opiniões, vejamos:

Passar ferias não é de todo impossível, pois ainda temos os subsídios para tal, no entanto optamos por ficar em casa, aqui também se apanha algum bom tempo... Prefiro gastar esse dinheiro para umas pequenas obras e pinturas em casa quando é preciso. Ha sempre algo para fazer com o dinheiro, quando não houver nada mais importante, podemos sempre fazer as tais ferias fora daqui... São prioridades que temos!
    Concordam com este comentário:zeto,Tavares Miguel
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zeto

Cara Isa C.
    Ambições na vida, existem? Vive na corda bamba, basta um encontrar-se no desemprego que a equação fica estragada.
    Recuso-me a aceitar a vida dessa forma.
    Concordam com este comentário: Casa1980
  13.  # 439

Cara Isa C.
    Ambições na vida, existem? Vive na corda bamba, basta um encontrar-se no desemprego que a equação fica estragada.
    Recuso-me a aceitar a vida dessa forma.

Fica estragada? Um pouco, mas não na totalidade comparando com outros casais que ganham tanto quanto nós, mas que pagam 350 ou 400 euros por aluguer ou compra de casa... Os meus 140 euros + 40 euros de seguros mensais são um valor baixíssimo comparado com a maioria dos casos! Aí sim, poderia precisar de um apoio extra, mas nada de transcendente...

Ambições tenho e muitas! Só que as ambições nem sempre são possíveis, por exemplo, ganhar 1500 euros por mês! Não posso pedir isso ao meu patrão senão ele metia-me logo na rua! E não depende só de mim, por mais eficiente que eu seja, não quer dizer que seja insubstituível! Ele arranjaria logo alguém a quem pagar menos! Se eu procuro melhor? Procuro, mas não encontro! O meu companheiro está efectivo há 10 anos e mesmo assim ganha 760 euros (o que não é muito mau comparando com a maioria), o meu sogro está efectivo há 30 anos e ganha 600 euros!!! E é ridículo, pois com a empresa dele em dificuldades e sem muito trabalho, o Estado mandou para lá profissionais para darem formações nas alturas mais paradas da fábrica e o meu sogro tem ínúmeros diplomas (CAD, soldadura, etc, etc, etc), mas a verdade é que, por mais cursos que tire e se ficar sem aquele trabalho, não há ninguém que lhe vá dar trabalho aos 50 anos de idade... A realidade é esta, a idade é um factor demsiado importante para os patrões, a imagem também, em detrimento do valor que a pessoa demonstre... é a loucura.

E não percebo porque é que estão a meter nas contas mensais despesas que só se pagam uma ou duas vezes por ano (IMI, seguro auto, etc.)... Por exemplo, o meu seguro auto é semestral e calha em Fevereiro e Agosto, logo, um é pago com uma parte que guardo do subsídio de Natal e outra parte é com o subs. de férias... Até nisso tenho sorte! Ou será que tenho também cabeça? ;) Hehehe :) É tudo uma questão de sabermos jogar com o que temos e acredito que todos somos capazes com 1000 euros! Então se a maioria de vós não fuma, se eu consigo vocês também conseguem! Não gastam 250 euros nas compras do mês, gastam 400 euros, mas não fumam? Já compensa! Gastam 100 euros a mais na casa que eu? Pois, mas atenção que a questão do Zeto era "1000 euros, sem contar com rendas e etc." E esses 1000 euros, aparte da prestação da casa eu tenho.

Eu não tenho culpa de só entrar este dinheiro por mês em casa, infelizmente tenho de me contentar com o que tenho, pelo menos por agora... Sonho com muito mais, mas sonhos são sonhos... A realidade é outra coisa! E dou-me por contente por ter um trabalho, que infelizmente não é o caso de muita gente.

Cumprimentos a todos :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jrosa, Tavares Miguel, fernandoR
  14.  # 440

Boas !!

isa.C,

Já merece um grande agradecimento da minha parte! Gosto muito da sua filosofia de vida !

Votos para que tudo corra pelo melhor !

Cumpts

P.S.- Uma dica para acabar de uma vez com os cigarros - Não tomem café durante uns tempos, comigo resultou ! Agora só fumo cigarrilhas quando me apetecer (fumei cigarros durante 20 anos, deixei de fumar à meia-duzia de anos) Neste momento sinto-me óptimo !
    Concordam com este comentário: Isa C.

0.1594 seg. NEW