Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 521

Queria apenas actualizar o tópico
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maria Luísa
  2.  # 522

eu acho que a questão hoje em dia é mais ter ou não ter trabalho.
    receber 1000 ou 1200 ou 900 ou 600, utilizando uma palavra muito em voga, é uma questão de ajustamento.
    alias é como o outro também satiriza: é melhor que falecer
    Concordam com este comentário: two-rok, Casa1980
  3.  # 523

Eu ja vivi com 1000€ mes e tinha que pagar credito ao banco de quase 300€ mais condomínio e despesas. Sem filhos e sozinho. Por isso sim e possível.
    Concordam com este comentário: Casa1980
  4.  # 524

Colocado por: zetoQueria apenas actualizar o tópico

Bom... depois do "chumbo" do TC não sei, não! Com perspectivas de o IVA subir para os 25% (ainda sou do tempo em que se chamava IT (imposto de transacção) e o valor mais comum era de 7%, nos artigos de grande consumo! Também já havia o IT de 20%, mas era para artigos de luxo e de menor procura. Quando estão em discussão uns miseráveis 15€, para aumentar o salário mínimo, claro que quem viver com 1.000,00€ pode considerar-se "muito rico"! Se comer apenas uma refeição (de faca e garfo, transportada na lancheira) uma vez por dia, tomar o pequeno almoço em casa, for para o emprego a pé, comprar as vestes no »chino« (chinês), calçado de "ténis" comprado nas feiras... talvez consiga juntar uns trocos, se não tiver o hábito da bebida ou do tabaco e viver em casa dos pais! Se levar uma vida normal, se for chefe de família casado e com filhos, se pagar renda ou a prestação da casa, se usar os transportes públicos, etc., etc., etc., não vai a »lado nenhum«! Estou a supor que o rendimento de 1.000,00€ é a soma dos rendimentos dos dois membros, do casal!
  5.  # 525

Nao vou entrar na discussao dos salarios pois estou imigrado ha cerca de 7 anos e sinceramente nao faco ideia de como esta o nivel de vida em Portugal.

No entanto, como ja vi referido ao de leve atras, a maior parte das pessoas apenas olha ou fala sobre o salario e isso e o que menos importa. O que importa e a felicidade e quanto sobra no final do mes no banco.

Eu posso estar em Portugal a receber 1000 euros por mes e a tomar o cafezinho no cafe e almocar fora com a senhora nos fins de semana ou ate durante a semana, aproveitar o nosso sol, ir tomar o pequeno almoco a praia ao Domingo, etc, etc... e ir para, por exemplo, Noruega receber 2000 ou 3000 e nao conseguir fazer nada disso e pouco mais poupar ao final do mes. Nesse caso, valera mesmo a pena mudar?
    Isto olhando, claro, ao aspecto puramente economico da coisa. Quando me mudei foi principalmente pela oportunidade dum emprego em especifico, mas o que reparei foi precisamente isso... que no final, apesar de ganhar muito mais dinheiro, ficava com o mesmo ou quase do que ficava em Portugal e nao tinha metade da qualidade de vida Portuguesa.

No meu caso em concreto, mudei-me para a Noruega e aquilo nao e exactamente o mar de rosas que essas estatisticas dos povos mais felizes nos fazem crer. Existem salarios altos, mas os custos sao incrivelmente altos tambem. O IRS e uma brutalidade (cheguei a ser violado com 54% de impostos apos fazer horas extra como um maluco). O sistema de saude e mau... e preciso ter sorte com o medico que nos calha e esquecam ir ao dentista...
    Transportes publicos, alem de serem muito poucos e nao cobrirem todas as areas residenciais sao caros. Extremamente caros ate para a qualidade que tem. Os impostos sobre carros e gasolina sao proibitivos tambem e, para ajudar, ainda temos de ter dois conjuntos de pneus e muda-los anualmente no inverno.
    O tempo e comida sao horriveis. E para beber um vinho, temos quase de hipotecar a casa e ir compra-lo a um servico do Governo... So o Governo pode vender alcool la (excepto cerveja). Comer fora esta fora de questao a nao ser que seja uma fatia de pizza. O preco e de trazer agua aos olhos.

Logo, e preciso medir muito bem o que se tem (o que admitidamente e dificil, eu nao o fiz...) antes de achar que se vai mudar para outro lado e o salario 3 vezes maior vai ser fantastico para ganhar dinheiro.
    Concordam com este comentário: xana, treker666, two-rok, fsilva106, pt2004, parrana, 1976, valtores, Bricoleiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD, statusquo, fsilva106, Maria Luísa
  6.  # 526

Finalmente, alguém que apresenta uma visão real sobre a emigração.
    Concordam com este comentário: pt2004, maria rodrigues, 1976, valtores
    • ceac
    • 2 junho 2014 editado

# 527

Algo que me chocou imenso era o preco de coisas basicas.

Lembro-me vividamente do meu choque ao ver que 6 ovos custavam 6 vezes mais que em Portugal... o leite era cerca de 3 vezes mais... a bem dizer a unica coisa barata na Noruega era o pao (devido a uma qualidade superior a maioria do pao Portugues) e o salmao. O salmao em filetes la custava tanto como salmao em postas em Portugal.

Mas, ainda assim, hoje teria feito exactamente a mesma coisa e emigrado porque a oportunidade profissional valeu a pena.

Mas nao caio naquela conversa de quem emigou de:

- "La fora e que se ganha dinheiro!!!". Sim, ganha... mas trabalha-se para isso e nao se faz o mesmo estilo de vida... nao se toma a bica fora de casa e jantar fora e uma vez por ano. Quanto muito pode-se dizer que nos e dada a oportunidade para ganhar mais, coisa que em Portugal podera nao existir.

- "La e que e bom."... se fosse assim, nunca mais voltariam... e no entanto, imensa gente volta para Portugal. E posso tambem garantir que nao existe um dia em que nao se pensa em Portugal. Nao necessariamente em Portugal como um todo... obviamente que criticamos Portugal a primeira oportunidade. Mas sao as pequenas coisas que magoam e nos fazem pensar em Portugal:

- Nao haver bolinhos de bacalhau ou rissois ou pate de sardinha para petiscar no restaurante...
    - Invernos deprimentes quando em Portugal apesar do frio faz sol.
    - Sumol de Laranja.
    - Ovos moles de Aveiro.
    - Francesinha.
    - qualquer prato de bacalhau... ou bacalhau seco.
    - Televisao Portuguesa (nos ultimos tempos tenho visto o Masterchef Portugues e aquilo e uma comedia fantastica como so Portugal pode proporcionar)
    - Ouvir Portugues...
    - Variedade do peixe. E incrivel a variedade de peixe que se consegue comer em Portugal. Simplesmente incrivel!!!!!
    - Santos populares.
    - Sardinha assada.
    - pasteis de nata.
    - bolacha maria.
    - Praia.

Mas e um sacrificio para obter algo... e isso nao precisa de ser dinheiro.

Editado:

apos ler este post da para entender que nao sou propriamente magro... :s LOL
    Concordam com este comentário: Dj_C, 1976
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LFMD
  7.  # 528

ceac,
    há uns anos em estocolmo paguei, acho que, 7 euros por um bilhete de 3 viagens de metro.
    no hotel a rapariga da recepção disse que não entendia como havia turistas por lá... que o custo de vida até para os suecos era exorbitante. uma coisa que me espantava é que nos restaurantes onde fui, a malta se descalçava ao entarar e andava de meias. suponho que seria por causa da neve, para não sujar... é assim?
    concordo com tudo o que disse.
    conheço grande parte da europa e não se come em lado nenhum como se come cá. ok, nalgumas zonas de espanha e de itália come-se bem, mas cá no rectângulo não há nenhuma terra onde não haja um tasco onde a comida seja uma maravilha. e por menos e 10 euros! tinto incluído!
    receba daqui um abraço português, seguido por uma palmada nas contas e um convite para ir beber um copo!
    Concordam com este comentário: Dj_C
  8.  # 529

Eu faco parte dos que vao voltar... No final deste ano espero ja estar de volta a Portugal.

Sim, eles tiram os sapatos a entrada para nao sujar a casa. Regra geral as entradas das casas sao em tijoleira (para ser facil de limpar) onde se tira os sapatos e o resto da casa em alcatifa. Mas isso nunca vi em restaurantes... Tambem devo admitir que nao comi em muitos restaurantes Noruegueses ou Escandinavos... talvez uma vez e acabei de pagar o emprestimo ao banco o ano passado. ;) LOL

Em Italia, do que experimentei, o que sobressai e a qualidade dos ingredientes. Comida italiana com ingredientes escandinavos ou britanicos e uma bosta... nao sabe a nada, mas isso aplica-se a quase todas as cozinhas.

Outra coisa interessante e importante e a cultura ou sociedade e mais concretamente a maneira como lidam com o alcool. Enquanto eles olham para os paises do sul da Europa e fazem um ar de desaprovacao por bebermos uma mini ou copo de vinho ao almoco, nos sabemos lidar com o alcool. La e precisamente o contrario... as pessoas embebedam-se em casa antes de sairem (para nao hipotecarem a casa e Universidade dos filhos) e parecem so conseguir socializar bebadas. E super estranho... mas aconteceu-me varias vezes.
    Em Portugal, as pessoas embebedam-se sim... mas isso nunca e um objectivo. E uma causa que pode ou nao acontecer... na Noruega tem de acontecer. E o imposto sobre o alcool e tao mau que muita gente distila alcool para poder beber.
    E normal na Noruega apanharem um ferry para a Dinamarca e volta so para terem alcool sem imposto (o mar entre ambos os paises e tax-free).
    Tambem e extremamente normal bufar ao balao antes de comecar a trabalhar em estaleiros.

Isto por sua vez cria um problema para a Noruega em termos de imagem, ja que muitos Noruegueses nao se controlam ao verem alcool a precos baixos e vai de se embebedarem a bruta.

Isso do tinto lembra-me Malta... uma vez num restaurante, como ia conduzir tentei trocar o meio litro de vinho que vinha incluido com o prato por uma coca-cola. Nao deixaram... Apesar de eu dizer que pagava o mesmo, eles nao aceitaram. Nao confirmei, mas suspeito que meio litro de vinho seja mais barato que coca-cola la. eh eh

Obrigado pelo convite... :)
  9.  # 530

Só para ajudar um pouco no tópico.. Ganho não muito mais que os tais 1000 aeurios, mas como normalmente faço orçamentos anuais (quero dizer, a pensar nos despesas de um ano), eis como divido o pilim no final do mês. Para cada envelope pré programado, ponho sempre €€€ de parte todos os meses, mesmo que naquele mês não vá ter nenhuma despesa naquela rubrica. Isto porque o que não gastarmos este mês, há de aparecer num outro mais à frente, por isso estou sempre salvaguardada.

renda: 300
    alimentação (2pessoas) - 250
    água: 30
    eletricidade:50
    gaz: 25
    despesas com o carro: 40 (40 x12 = 480. Aqui englobo despesas com o seguro (cerca de 200eur), inspecção anual (30), selo (50). O restante é para manutenção do carro. Como sempre sobra de ano para ano, dá perfeitamente para trocar pneus, etc.
    gasolina: 100 (também costuma sobrar. O sobrante vai para o pacote de cima)
    cão: 40 (40x12=480. Cada saca de ração custa 36eur e dá para mês e meio. O restante é para visitas regulares ao vet e vacinas.)
    depilação: 20 (é pá, tem de ser!!!!!)
    TV cabo (vodafone): 25
    assinatura mensal World of Warcraft: 12,99 (sem comentários)

Tudo o que sobrar, se não for consumido em algum miminho, vai para a poupança.

EDIT: antes constumava haver um envelopezinho de 40€ reservado para o ginásio. Mas com tantos cortes e afins, conjugado com a falta de tempo para ir ao gym ultimamente, acabou por saltar fora. Mas tbem dava para incluir no orçamento...
    Concordam com este comentário: treker666, 1976
    • 1976
    • 2 junho 2014 editado

# 531

eu tenho um sistema semelhante.
    as despesas são é outras, que somos 4 e tenho os prolongamentos de horário para pagar.
    não pago nada (alimentação,e tc.) com cartão. paga com dinheiro que levanto semanalmente, conforme o cabimento que tenho pré-estabelecido.

Especificação_______Valor/Mês__Valor/Ano___% do total
    Prestação da casa____€ 320,00__€ 3 840,00_____16%
    Prolongamentos______€ 220,00__€ 2 640,00_____11%
    Comunicações________€ 30,00____€ 360,00_____ 2%
    EDP________________€ 150,00__€ 1 800,00______8%
    Água________________€ 30,00___€ 360,00_______2%
    Alimentação_________€ 520,00_€ 6 240,00______ 26%
    Condomínio__________€ 40,00__€ 480,00________2%
    Seguros diversos______€ 30,00__€ 360,00________2%
    Combustível__________€ 70,00__€ 840,00________4%
    Seguros auto_________€ 50,00__€ 600,00________3%
    Extras/Consultas_____€ 200,00_€ 2 400,00______10%
    Via Verde____________€ 30,00___€ 360,00_______2%
    IUC, IPO_____________€ 20,00___€ 240,00________1%
    Viagens_____________€ 275,00_€ 3 300,00_______14%
    Total global__________€1985,00 €_23 820,00_____100%

tenho tudo guardado numa folha de cálculo do google drive, e tenho calculada a execução diária, semanal, mensal e anual.
    edit: compor texto para parecer uma tabela e acrescentar último parágrafo
  10.  # 532

Ora bem visto que o ordenado médio é de cerca de 800 euros e tomara muitos o receberem e não pagarem casas e carros, eu diria que não é possível viver "à grande e à francesa" mas vive-se com conforto, não se sobrevive.
  11.  # 533

Com 1000€ vivia às mil maravilhas...

Sou eu e a minha mulher (temos 24 anos), temos casa paga e carro pago.

De momento estou desempregado. A minha mulher ganha 700€/mês.
    As despesas raramente passam dos 400€ + um ou outro passeio ainda sobra ao final do mês.

No que toca ao IMI e ao seguro+revisão do carro, vai-se metendo x€ todos os meses de parte para quando chega essas datas...

Espero arranjar trabalho mais rapidamente possível... mas está complicado. Com mais um ordenado já se consegue viver uma vida bastante razoável nas nossas condições.
  12.  # 534

Colocado por: andre.r.pCom 1000€ vivia às mil maravilhas...

Sou eu e a minha mulher (temos 24 anos), temos casa paga e carro pago.

De momento estou desempregado. A minha mulher ganha 700€/mês.
    As despesas raramente passam dos 400€ + um ou outro passeio ainda sobra ao final do mês.

No que toca ao IMI e ao seguro+revisão do carro, vai-se metendo x€ todos os meses de parte para quando chega essas datas...

Espero arranjar trabalho mais rapidamente possível... mas está complicado. Com mais um ordenado já se consegue viver uma vida bastante razoável nas nossas condições.

Vai me desculpar, mas atrevo-me a dizer que com essa idade e casa paga... Ou os pais a pagaram.. ou herdou-a de alguém...

99% dos meros mortais tem de contar com uma prestação, seja ela renda ou pagamento de crédito habitação, para viver. Portanto 99% das pessoas teriam de adicionar ai uns 300 euritos a essas contas...
    Concordam com este comentário: treker666, statusquo, maria rodrigues, alc
    • alc
    • 2 junho 2014

# 535

Considero que nos dias de hoje quem tenha um vencimento de 1000€ ñ se pode queixar, e deve conservar esse emprego.
    Eu ganho 1000€ e a minha esposa 1000€ (trabalha a 550km de casa, por isso temos despesas extra com as viagens).

Gastos mensais:

-Renda: 380€
    -Água: 25€
    -Luz: 35€
    -Gás: 10€
    -Meo: 47€
    -Deco: 3.9€
    -Telemovel (2 numeros): 13€
    -Comida: 250€
    -Viagens: 250€
    -Renda 2 (trabalho): 40€
    -Comida 2 : 60
    -Combustivel: 40€
    -Extras: +/- 100€

Temos gastos na ordem dos 1250€

Por isso acho que um vencimento de 1000€ é muito bom, é claro que ñ dá para ter um mercedes de 50.000€ e uma moradia de 250.000€, mas dá para ter um vida muito razoavel.
    Concordam com este comentário: two-rok
  13.  # 536

Colocado por: alcclaro que ñ dá para ter um mercedes de 50.000€ e uma moradia de 250.000€, mas dá para ter um vida muito razoavel.

o problema de muita malta, penso eu, é que quer ter um bmw ou um mercedes...
  14.  # 537

Colocado por: Tyrande

Vai me desculpar, mas atrevo-me a dizer que com essa idade e casa paga... Ou os pais a pagaram.. ou herdou-a de alguém...

99% dos meros mortais tem de contar com uma prestação, seja ela renda ou pagamento de crédito habitação, para viver. Portanto 99% das pessoas teriam de adicionar ai uns 300 euritos a essas contas...
    Concordam com este comentário:alc

Sim, os meus pais teem duas casas. Deram-me uma. Foi uma grande ajuda.
  15.  # 538

Eu pago a minha casa sob empréstimo bancário, no entanto que quem tem casa paga ou dada ou lá o quer for não deve explicações ou satisfações a ninguém muito menos num forum... acho que não é isso que se debate.
    Concordam com este comentário: youngjoey77
  16.  # 539

Não se pode debater todas as situações?

Isto há com cada um...
  17.  # 540

Colocado por: BricoleiroEu pago a minha casa sob empréstimo bancário, no entanto que quem tem casa paga ou dada ou lá o quer for não deve explicações ou satisfações a ninguém muito menos num forum... acho que não é isso que se debate.

Mas alguém pediu explicações??? Foi constatato apenas um facto!
    Leia lá bem a thread desde o começo.
    O post inicial pergunta se se consegue viver com 1000€ em Portugal.
    O comentador anterior postou um orçamento mensal sem qualquer encargo com imóvel.
    Qualquer pessoa que venha para Portugal (e como disse 99% dos que já que vivem) terão obrigatoriamente de tê-lo, a não ser que vá viver para debaixo da ponte, portanto é crucial que se inclua no orçamento!

Irra, há sempre um a criticar...

0.2049 seg. NEW