Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 581

Colocado por: loverscout

e a culpa disso é dos bancos.....

Os bancos não abrem empréstimos sozinhos, a nós os humanos foi dada uma cabeça com massa cinzenta que serve para pensar...
    Concordam com este comentário: Casa1980
  2.  # 582

1000 euros depende muito do meio onde se viva tambem, nas cidades o custo de vida é maior, logico que 600 euros não iria dar para nada....
    tenho familiares na suiça e 3000 euros tambem não dá para nada, é casa trabalho.
  3.  # 583

Colocado por: BricoleiroOs bancos não abrem empréstimos sozinhos, a nós os humanos foi dada uma cabeça com massa cinzenta que serve para pensar...

Então usa-a para pensar e vê se chegas à seguinte conclusão: A maioria das pessoas (se não todas) é manipulável por qualquer pessoa que se treine para o fazer.
  4.  # 584

Colocado por: loverscout
    e a culpa disso é dos bancos.....

Desculpa la... mas os bancos sao um negocio como ali a mercearia do Ze da Esquina. Como tal o objectivo deles e aumentarem os lucros. O objectivo dos seus clientes e saberem aproveitar o que esta no mercado.
    Nao e por o Ze estar ali a vender uma tonelada de tomate maduro ao preco da uva mijona que eu vou ja aproveitar e comprar sem saber o que fazer com aquilo.
    O mesmo se passa com os bancos... a culpa esta em quem se deixou enrolar. E isto aplica-se para quem ganha 1000, 2000 ou 300.000. Se nao tiver cabeca, faz asneira em qualquer das situacoes.

Dito isto, essa invejinha de ter mais que o vizinho ve-se em todo o lado... nao e so em Portugal.

Tenho amigos em Franca que todos os anos tem denuncias anonimas ao fisco em como ele nao esta a pagar impostos que cheguem.
    No Reino Unido ou em Londres, mais concretamente, toda a gente quer morar em determinados codigos postais para poder dizer que mora ali... nao importa se vai ser uma familia de 3 a viver num T0... mas dizer que e o SW3 ou algo assim e motivo de honra.
    Em Portugal sao os carros... se o vizinho (ou ate irmaos, como ja assisti) tem o XPTO, o outro tem de ter o XPTO + 1.

Eu sinceramente nao entendo porque e que alguns tem de aparentemente ter mais que outros para serem felizes... mas gostava de entender isso. Algo que muita gente tambem desvaloriza sao as experiencias em vez dos bens materiais. O dinheiro que se paga por um BMW seria mais bem empregue numa viagem a algum lado ou mesmo aulas em algum assunto interessante... mas o que importa e mostrar ao vizinho.
    Concordam com este comentário: fsilva106, Bricoleiro, Casa1980
  5.  # 585

Colocado por: danobrega

Então usa-a para pensar e vê se chegas à seguinte conclusão: A maioria das pessoas (se não todas) é manipulável por qualquer pessoa que se treine para o fazer.

E nada impede a quem seja passivel de ser manipulado de entender as estrategias de quem o faz e evitar que isso aconteca. A realidade e que quem e "treinado" para o fazer, fa-lo de forma simples que e apelando aos instintos de cada um de nos e dizer que e tudo muito facil e e so assinar na linha X.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  6.  # 586

Colocado por: ceacE nada impede a quem seja passivel de ser manipulado de entender as estrategias de quem o faz e -> TENTAR <- evitar que isso aconteca. A realidade e que quem e "treinado" para o fazer, fa-lo de forma simples que e apelando aos instintos de cada um de nos e dizer que e tudo muito facil e e so assinar na linha X.

Faltava-te ali o tentar.

Há pessoas mais bem preparadas que outras. Mas parece-me um erro querer ignorar que existem campanhas agressivas que de forma consciente tentam aliciar as pessoas a aceitar negócios ruinosos. A responsabilidade não existe só de um lado.
    Concordam com este comentário: eu, Casa1980
    • eu
    • 3 junho 2014

# 587

Colocado por: danobregaA maioria das pessoas (se não todas) é manipulável por qualquer pessoa que se treine para o fazer.

Mas há pessoas mais manipuláveis que outras... não é tudo igual.

Colocado por: ceacO dinheiro que se paga por um BMW seria mais bem empregue numa viagem a algum lado

Essa é a tua perspetiva. Porque queres impor essa perspetiva aos outros? Cada um é que sabe onde emprega melhor o dinheiro não?

PS: não tenho um BMW e gosto imenso de viajar, mas não critico as opções dos outros quando são diferentes das minhas. Cada um é que sabe da sua vida.
    Concordam com este comentário: two-rok, Bricoleiro
  7.  # 588

Colocado por: danobregaEntão usa-a para pensar e vê se chegas à seguinte conclusão: A maioria das pessoas (se não todas) é manipulável por qualquer pessoa que se treine para o fazer.

Claro que sim, em todas as esquinas encontramos professores Caramba prontos a hipnotizar o comum dos transeuntes para que assine créditos ao consumo e compre bugigangas que não precisa. É pena ainda não ter encontrado nenhuma dessas vítimas, todas as que conheço só começaram a queixar-se dos vendedores e dos bancos quando os agentes de execução começaram a bater à porta, porque até aí só gabavam os brinquedos novos.
    Concordam com este comentário: two-rok, Casa1980
  8.  # 589

Colocado por: Anonimo16062021O que eu considero o problema da mentalidade típica do tuga é preocuparem-se muito com aquilo que os outros ganham,

Será mesmo ? Diga lá qual é o limite máximo para as reformas pagas pelo estado aí na Alemanha ? 3.000 € ou já aumentou ?

Pois é aí não têm com que se preocupar, mas por cá a coisa não é bem igual porque há muita reforma churoda que nada tem a ver com os "miseraveis" 3.000 € que ai ganham
  9.  # 590

Colocado por: eu
    Essa é a tua perspetiva. Porque queres impor essa perspetiva aos outros? Cada um é que sabe onde emprega melhor o dinheiro não?

PS: não tenho um BMW e gosto imenso de viajar, mas não critico as opções dos outros quando são diferentes das minhas. Cada um é que sabe da sua vida.

E um facto... cada um e que sabe da sua vida e desde que nao interfiram com a minha quero mais e felicidade e saude para eles. Eu tambem nao queria dizer que sei mais que toda a gente ou que quero mandar nas outras pessoas. Mas a verdade e que a maior parte das pessoas pensa que os bens materiais sao a unica maneira de se sentirem felizes e realizados, quando na minha perspectiva nao e assim de todo. Eu pelo menos, dou mais valor a experiencias do que propriamente bens materiais.

E, mais importante, nao estou a dizer para nao comprarem um BMW ou um Rolex se tiverem possibilidades para tal... o que critico e o motivo pelo qual compram. Se compram um BMW porque retem melhor o valor e porque vai dar muito mais conforto, etc, etc... tudo bem.
    Comprar o BMW porque o vizinho tambem tem um e fica mal nao ter um carro melhor ou igual e que e errado.

Faltava-te ali o tentar.

Há pessoas mais bem preparadas que outras. Mas parece-me um erro querer ignorar que existem campanhas agressivas que de forma consciente tentam aliciar as pessoas a aceitar negócios ruinosos. A responsabilidade não existe só de um lado.
    Concordam com este comentário:eu,Casa1980

Sim, claro que existem pessoas melhor preparadas... mas nao existe uma entidade que proibe as pessoas de pensarem um pouco sobre as suas motivacoes e sobre as consequencias. Existem campanhas agressivas, mas no final cabe ao individuo olhar por si, ou nao?
  10.  # 591

Como já referi só posso falar por mim, não me incluo nessa resposta do amigo danobrega nem nesse leque de pessoas. O que é facto é que ao falar assim tanto é susceptível o vendedor do produto como o comprador, os dois podem pensar, os dois podem influenciar a prestação do sim ou não, mas ainda não vi nenhum banco com pistolas apontadas às cabeças das pessoas. Só lá vai quem quer.
    Concordam com este comentário: two-rok, loverscout
  11.  # 592

Normalmente a maioria das pessoas não se apercebe ( e tudo é feito para que assim seja, caso contrário o esquema publicitário desabava) de quão manipulável é, até porque para o admitir lhes falta uma coisa que é a humildade. Uma das coisas mais manipuladoras destes tempos é por ex. a Televisão, com um tremendo poder persuasivo ( a prova deste poder está no custo dos anuncios comerciais, o anunciante quando paga 15 ou 30 segundos não recebe nada em troca a não ser a compra - por um tempo limitado - do tal poder persuavivo).

Agora você vá por ex. a um café e pergunte por ex. a alguém se votou no partido ou comprou o telemóvel ou outra coisa que ele esteja a usar por vontade (influência) da TV e a resposta será não.

Colocado por: Bricoleiro

Como já referi só posso falar por mim, não me incluo nessa resposta do amigo danobrega nem nesse leque de pessoas. O que é facto é que ao falar assim tanto é susceptível o vendedor do produto como o comprador, os dois podem pensar, os dois podem influenciar a prestação do sim ou não, mas ainda não vi nenhum banco com pistolas apontadas às cabeças das pessoas. Só lá vai quem quer.
  12.  # 593

Colocado por: ceacExistem campanhas agressivas, mas no final cabe ao individuo olhar por si, ou nao

Não sei. Se fores a andar pela rua e vires um puto a apanhar porrada de um adulto qualquer, vais pensar: Olha, cabe a ele olhar por si. O problema é dele.

Penso que não vais. O ser humano tem uma característica engraçada de sentir empatia pelo próximo, e de não tolerar ver alguém a cometer uma injustiça sobre outro.

O mesmo se passa com estes assuntos, suponho.

Colocado por: BricoleiroO que é facto é que ao falar assim tanto é susceptível o vendedor do produto como o comprador, os dois podem pensar, os dois podem influenciar a prestação do sim ou não, mas ainda não vi nenhum banco com pistolas apontadas às cabeças das pessoas. Só lá vai quem quer.

Estás iludido. Dizer que ambas as partes podem influenciar o negócio é atirar poeira para os olhos. Poder podem, mas a relação entre o vendedor e o comprador é muitas vezes uma relação de desequilibro de forças, como é normal.

E nem sempre lá vai quem quer. Também lá vai quem precisa.
  13.  # 594

o problema é esse.... os bancos sao para quem nao precisa!
  14.  # 595

Colocado por: danobregaNão sei. Se fores a andar pela rua e vires um puto a apanhar porrada de um adulto qualquer, vais pensar: Olha, cabe a ele olhar por si. O problema é dele.

Que analogia parva. Se vir um puto a ser agredido claro que também passa a ser meu problema e se vir um papalvo adulto a ser endrominado por uma qualquer campanha de marketing claro que o problema é só dele.
  15.  # 596

Não sei. Se fores a andar pela rua e vires um puto a apanhar porrada de um adulto qualquer, vais pensar: Olha, cabe a ele olhar por si. O problema é dele.

Penso que não vais. O ser humano tem uma característica engraçada de sentir empatia pelo próximo, e de não tolerar ver alguém a cometer uma injustiça sobre outro.

O mesmo se passa com estes assuntos, suponho.

Estás iludido. Dizer que ambas as partes podem influenciar o negócio é atirar poeira para os olhos. Poder podem, mas a relação entre o vendedor e o comprador é muitas vezes uma relação de desequilibro de forças, como é normal.

E nem sempre lá vai quem quer. Também lá vai quem precisa.

Não, ainda bem que não me iludo facilmente por isso é que disse o que disse!
    Claro que também lá vai quem precisa, mas se precisar convém informar-se de tudo e não fazer só o cálculo optimista porque infelizmente as coisas não estão a correr lá muito bem como todos sabemos.
    Eu tou a pagar uma moradia geminada pelo banco, dei entrada, tou a pagar o resto, se não tivesse entrada ficava-me por um T1 ou T2. Mas há quem pense positivo demais tipo Sócrates (como ele próprio diz: as contas não são para pagar), eu felizmente não penso assim, penso no que me meto primeiro e faço conclusões a isso para conseguir sempre pagar o que devo.
    Concordam com este comentário: two-rok
  16.  # 597

Colocado por: loverscouto problema é esse.... os bancos sao para quem nao precisa!

É a tal história de só darem uma guarda-chuva quando está sol e de o pedirem de volta quando começa a chover.
  17.  # 598

Colocado por: J.Fernandes
    Que analogia parva. Se vir um puto a ser agredido claro que também passa a ser meu problema e se vir um papalvo adulto a ser endrominado por uma qualquer campanha de marketing claro que o problema é só dele.
    Concordam com este comentário:Bricoleiro

Nem mais, subscrevo tudo o que disse.
  18.  # 599

Colocado por: J.FernandesSe vir um puto a ser agredido claro que também passa a ser meu problema e se vir um papalvo adulto a ser endrominado por uma qualquer campanha de marketing claro que o problema é só dele.

E se a campanha for ilegal? O problema está na lei?
  19.  # 600

E se a campanha for ilegal? O problema está na lei?

Daqui a bocado está a medir graus de inteligência para separar os que são capazes e os que não são, de discernir campanhas publicitárias ilegais ou legais...

0.1995 seg. NEW