Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 701

Colocado por: LuisPereiraE a nossa democracia?

A nossa existe e funciona (mal), o grande problema são as opções que nos dão nas mesas de voto, são tão maus que até dói pôr uma cruz seja em quem for.

Temos uma democracia fraca e tendencialmente de esquerda, ou seja, não temos opções variadas, como noutros países existem, muito por culpa do povo que prefere que o estado tome conta de todos nós, e que gosta é de políticos que gastem dinheiro para mostrar obra feita, como se as obras não tivessem de ser pagas. E assim vamos de bancarrota em bancarrota.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  2.  # 702

Não vou arriscar no motivo que os fez tomar essa atitude, mas se foi pela ideologia política... Onde anda a democracia que está sempre tão presente na cassete do PCP?

Entre um grupo parlamentar que representa uma fracção da população e um governo e um presidente que nos representam a todos, acho muito mais grave que estes se sentem à mesa da CPLP com o ditador assassino da Guiné Equatorial. Acho significativo esta indignação selectiva, ainda que justificada, com o PC por parte de quem tudo cala acerca do governo e do presidente.
  3.  # 703

Colocado por: j cardosoacho muito mais grave que estes se sentem à mesa da CPLP com o ditador assassino da Guiné Equatorial.

A CPLP não interessa nada, principalmente depois desta adesão de um país de língua oficial não portuguesa, é uma organização moribunda.
    Mas acompanho-o no asco que essa máfia da Guiné-Equatorial (GE) me provoca.
    Verdade seja dita que os grandes aliados da GE são africanos, nomeadamente Angola. Não desculpando o governo português que, como sempre, foi pífio e inconsequente, o grande apoio para a GE integrar a CPLP veio dos africanos e Brasil. Não é novidade nenhuma, os africanos são os primeiros a apoiar e encobrir as monstruosidades que por lá se passam em muitos países; e depois temos sempre umas boas consciências ocidentais a assumir a culpa de tudo, como se os outros fossem atrasados mentais que só fazem o que aqueles mandam.
  4.  # 704

Colocado por: j cardosoEntre um grupo parlamentar que representa uma fracção da população e um governo e um presidente que nos representam a todos, acho muito mais grave que estes se sentem à mesa da CPLP com o ditador assassino da Guiné Equatorial. Acho significativo esta indignação selectiva, ainda que justificada, com o PC por parte de quem tudo cala acerca do governo e do presidente.

Nunca me ouviu a defendê-los por terem feito isso, aliás, nunca aqui vi uma discussão sobre esse assunto, como tal nunca tinha dado a minha opinião.

É vergonhoso terem feito o que fizeram, quer pelo motivo que o j cardoso referiu, quer pelo facto de não falarem português.

Aliás, sobre criticas ao governo ou ao nosso PR, pode ver no meu perfil do facebook que quando discordo de alguma coisa também o demonstro.
  5.  # 705

Nunca me ouviu a defendê-los por terem feito isso

Eu não me referi a ninguém em particular, referi-me a quem bradou indignado contra o PC e o Bernardino (justificadamente, torno a dizer) e aceitaram sem grandes ondas um gesto que nos envergonha a todos. Para ser mais preciso tinha em mente, ao dizer isto, a maioria das classes política e jornalista e os fazedores de opinião.
  6.  # 706

Colocado por: j cardosoEu não me referi a ninguém em particular, referi-me a quem bradou indignado contra o PC e o Bernardino (justificadamente, torno a dizer) e aceitaram sem grandes ondas um gesto que nos envergonha a todos. Para ser mais preciso tinha em mente, ao dizer isto, a maioria das classes política e jornalista e os fazedores de opinião.

Pois, isso diz-nos muito, estamos mal representados em todos esses sectores, se bem que na imprensa escrita ainda se leu umas coisas, mas sim, sem grandes ondas.
  7.  # 707

Colocado por: Tyrande

Se alguém ganha 1000 euros e quer ter uma família de 3 ou mais.. é simplesmente irresponsável.
    Porque sabe muito bem à partida que não vai conseguir dar uma vida como deve ser a toda essa gente..

Ganho 1000€/mês (limpos, depois de impostos). A minha mulher fica em casa com o meu filho de 1 ano por opção, porque entendemos que é muito melhor a criança ser criada por um dos pais a ser despejada numa cresce/infantário.

Tenho uma moradia isolada, um BMW com 5 anos, vou de férias para o Algarve duas vezes por ano, não falta em casa comida, roupa, medicamentos, passeios ao fds, escapadelas, jantar fora 2 vezes por semana, Internet e TV por cabo, etc. E não preciso fazer créditos para viver. Aliás, não tenho um unico crédito.

Chama-se boa gestão financeira. Há muitas familias de 3 que recebem mais do dobro do que eu ganho e andam cheias de dívidas.

Mas fiquei a saber que aparentemente sou é um grande irresponsável irresponsável. Será por não conseguir oferecer um iphone ao miudo e levar a familia às caraíbas em vez de levá-los ao Algarve?

Gasto mensalmente:

EDP: 50€ (não tenho gás, cá em casa há termoacumulador e placa de indução)
    SMAS: 15€
    NOS: 48€ (TV+Net+Telefone+Telemóveis)
    Transportes: 150€
    Alimentação: 300€
    Seguro de saúde para toda a familia: 65€ (cobre tudo, desde parto até estomatologia)

Total: 628€

O que sobre, normalmente tempo poupar sempre 100€ e colocar numa conta poupança e o restantes vai para jantaradas, escapadelas, passeios e imprevistos. Sou tão irresponsável...
    Concordam com este comentário: Tavares Miguel, Bricoleiro
  8.  # 708

Colocado por: marcoaraujo

Ganho 1000€/mês (limpos, depois de impostos). A minha mulher fica em casa com o meu filho de 1 ano por opção, porque entendemos que é muito melhor a criança ser criada por um dos pais a ser despejada numa cresce/infantário.

Tenho uma moradia isolada, um BMW com 5 anos, vou de férias para o Algarve duas vezes por ano, não falta em casa comida, roupa, medicamentos, passeios ao fds, escapadelas, jantar fora 2 vezes por semana, Internet e TV por cabo, etc. E não preciso fazer créditos para viver. Aliás, não tenho um unico crédito.

Chama-se boa gestão financeira. Há muitas familias de 3 que recebem mais do dobro do que eu ganho e andam cheias de dívidas.

Se você se deu ao trabalho de ler o tópico todo, deve ter reparado no desenrolar da conversa. A sua moradia isolada deve estar completamente paga, com certeza!
    Como já referimos várias vezes, adicione ai 300 ou 400 euros de renda/prestação da casa e quero ver fazer boa vida com 3 flihos, mesmo com uma ótima gestão financeira.

Para mim, se houver encargos com pagamento da casa e se o único income mensal for 1000€ então volto a afirmar que é irresponsabilidade ter 3 filhos!
    Agora se já tem tudo pago e não tem encargos mensais, é claro que a conversa é outra...
    Concordam com este comentário: RJAS1972
  9.  # 709

Colocado por: Tyrande

Se você se deu ao trabalho de ler o tópico todo, deve ter reparado no desenrolar da conversa. A sua moradia isolada deve estar completamente paga, com certeza!
    Como já referimos várias vezes, adicione ai 300 ou 400 euros de renda/prestação da casa e quero ver fazer boa vida com 3 flihos, mesmo com uma ótima gestão financeira.

Para mim, se houver encargos com pagamento da casa e se o único income mensal for 1000€ então volto a afirmar que é irresponsabilidade ter 3 filhos!
    Agora se já tem tudo pago e não tem encargos mensais, é claro que a conversa é outra...

Sim, a minha casa já está paga. Mas vamos supor que não estava e que a prestação era de 350€:

Gasto mensalmente:

EDP: 50€ (não tenho gás, cá em casa há termoacumulador e placa de indução)
    SMAS: 15€
    NOS: 48€ (TV+Net+Telefone+Telemóveis)
    Transportes: 150€
    Alimentação: 300€
    Seguro de saúde para toda a familia: 65€ (cobre tudo, desde parto até estomatologia)

Total: 628€

Adicione os 350€ --> daria um total de 978€/mês

Onde está a irresponsabilidade? Ainda para mais, não se esqueça que praticamente toda a gente ainda recebe subsídios de férias/Natal e reembolsos de IRS, pelo que quem ganha 1000€/mês liquidos, se diluir os subsidios e reembolsos de irs para duodécimos, pode acrescentar aí 200€/mês ao ordenado.

Onde é que está a irresponsabilidade?

P.S.: eu falei em familia de 3 pessoas (casal e 1 filho), não de 3 filhos.
    Com o meu rendimento de 1000€ consigo ter uma belissima vida sustentando-me a mim, à minha esposa e ao meu filho. E pretendo ter um segundo filho dentro de 2 anos no máximo.
  10.  # 710

Nao te carro, nao paga IMI nao paga irs?
    •  
      Tyrande
    • 2 outubro 2014 editado

# 711

Tem 3 filhos? Não há gastos com a educação? Um é de colo, e os outros? Não gasta em material escolar? Não vi ali nada...crianças de colo dão N de despesas ainda por cima...
    E roupa, não compra? Ainda por cima quem tem crianças "perde" roupa de um ano para o outro quando elas "esticam" que é uma coisa parva.
    Tem seguro sim senhor, mas e se precisar comprar medicamentos? Mesmo comparticipados, custam €€€.
    Onde está o gasto com IMI?
    Onde está o seguro do caro? O imposto de selo? As manutenções do carro também?

Continuo a achar que é total irresponsabilidade. Acontece o minímo imprevisto e você tem um grande total de 22€ mensais de manobra (se pagasse casa). Isso sem contar com as despesas que referi, que você não contabilizou.
    O subs. férias/natal e o retorno do IRS ficam praticamente em 2 despesas que referi ali, dependendo dos valores...

EDIT: só agora reparei que disse que tem uma família de 3 e não 3 filhos..
    Ah bom!
    Isso muda completamente a coisa de figura.
    Eu naquele post que você citou estava a referir que era irresponsabilidade querer ter 3 filhos num agregado familiar onde o único income mensal eram 1000€.
    Tem de ver o desenrolar da conversa na altura..
    Concordam com este comentário: de jesus mendes
  11.  # 712

Colocado por: TyrandeTem 3 filhos? Não há gastos com a educação? Um é de colo, e os outros? Não gasta em material escolar? Não vi ali nada...crianças de colo dão N de despesas ainda por cima...
    E roupa, não compra? Ainda por cima quem tem crianças "perde" roupa de um ano para o outro quando elas "esticam" que é uma coisa parva.
    Tem seguro sim senhor, mas e se precisar comprar medicamentos? Mesmo comparticipados, custam €€€.
    Onde está o gasto com IMI?
    Onde está o seguro do caro? O imposto de selo? As manutenções do carro também?

Continuo a achar que é total irresponsabilidade. Acontece o minímo imprevisto e você tem um grande total de 22€ mensais de manobra (se pagasse casa). Isso sem contar com as despesas que referi, que você não contabilizou.
    O subs. férias/natal e o retorno do IRS ficam praticamente em 2 despesas que referi ali, dependendo dos valores...
    Concordam com este comentário:de jesus mendes

Vamos por partes:

1) já referi que tenho 1 filho, não 3 filhos. Petenço a uma familia de 3: 1 pai, 1 mãe, 1 filho - 1+1+1=3
    2) O meu seguro de saúde paga 100% do valores do medicamentos, são totalmente à borla
    3) pago de IMI 350€/ano e 200€ de IUC e gasto entre 200€ a 300€ com a revisão+inspeção automóvel, sendo o seguro do carro 150€. Normalmente recebo uns 900€ a 1000€ de reembolso de IRS e este reembolso vai para o IMI e IUC e manutenção automóvel e seguro automóvel.
    4) não tenho qualquer gasto com a educação do meu filho, pois fica em casa com a mãe. Quando tiver idade para ir para a escola, vai para a pública que é mesmo ao lado de casa.
    5) o subsídio de férias e o de natal é usado exclusivamente para passar férias e para comprar prendas, não gasto 1 centimo dos subsidios em outras despesas.
    6) Depois de pagar a água, luz, compras de supermercado, transportes, telecomunicações e seguro de saúde (gasto 600€/mês nestas coisas), ainda me sobram 400€/mês. Destes 400€ que me sobram, compro roupa para a familia toda, vamos jantar fora duas vezes por semana, vamos passear todos os fins-de-semana (muitas vezes para locais a 300km de distânica) e ainda me sobram 100€ que coloco numa conta-poupança.

Como já referi, pretendo ter um segundo filho dentro de no máximo 2 anos. Uma familia de 4 pessoas (contando com o segundo filho que há de vir) com um income de 1000€ liquidos, recebe 2200€ da segurança social sob forma de abonos de familia e pré-natal, num espaço de 18 meses. O segundo filho quando nascer já vai herdar do primeiro filho muita roupa (mesmo que seja de sexo diferente, tenho muita roupa unisexo e os body's e pijamas servem a qualquer sexo), carrinho de passeio, cadeira automóvel, berço, biberons, etc., portanto, não vejo também qual o drama financeiro de ter um segundo filho.
  12.  # 713

E conseguiu comprar uma moradia e um bmw apenas ajuntar 400 eur por mês? Acha mesmo que essa. É a realidade em Portugal ? Acho piada virem para aqui contarem meias verdades....
  13.  # 714

Colocado por: marcoaraujo
    6) Depois de pagar a água, luz, compras de supermercado, transportes, telecomunicações e seguro de saúde (gasto 600€/mês nestas coisas), ainda me sobram 400€/mês. Destes 400€ que me sobram, compro roupa para a familia toda, vamos jantar fora duas vezes por semana, vamos passear todos os fins-de-semana (muitas vezes para locais a 300km de distânica) e ainda me sobram 100€ que coloco numa conta-poupança.

Em Lisboa, só nesses jantares, gasta uns 240€...
  14.  # 715

Colocado por: loverscoutE conseguiu comprar uma moradia e um bmw apenas ajuntar 400 eur por mês? Acha mesmo que essa. É a realidade em Portugal ? Acho piada virem para aqui contarão meias verdades....

A moradia tive sorte porque foi herdada (ou azar, porque adorava a pessoa que faleceu, que foi quem me criou enquanto bebé e criança). Sei que aqui não é exemplo para ninguém. Mas os 400€ que eu poupo todos os meses dão perfeitamente para um apartamento razoável.
  15.  # 716

Colocado por: RJAS1972

Em Lisboa, só nesses jantares, gasta uns 240€...

Moro na grande Lisboa e vou muitas vezes jantar ao centro de Lisboa. Come-se muito bem em diversos sitios por menos de 20€/casal com sobremesa e tudo. Tem é de saber onde ir.
    Concordam com este comentário: treker666
  16.  # 717

Mas essa não é a realidade.... E como tal não serve muito de exemplo... 400 eur é mesmo uma prestação de um apartamentozito quer seja ao banco quer seja ao senhorio... Como diz e bem teve essa sorte ou azar, mas isso não é a realidade do comum mortal
    Concordam com este comentário: mmgreg
  17.  # 718

A água e a luz em Lisboa estão muito baratas!!!..Eu teria que deixar de tomar banho, e comer saladas ao almoço para ter esses consumos.
    Concordam com este comentário: de jesus mendes, jorgferr, loverscout, Bricoleiro
    •  
      Tyrande
    • 2 outubro 2014 editado

# 719

Vamos por partes:
    1. Leia o edit do meu post, que foi feito antes de você postar novo comentário.
    2. Novamente está a fazer contas sem encargos com renda da casa/prestação. Os 400€ que diz que lhe sobram, numa família normal, são sugados por esse encargo. Sim, porque não é muita gente que já tem casa paga por aí... Maior parte do comum mortal paga prestação de compra/construção ao banco ou renda a um senhorio.
    3. Lamento muito informar mas de acordo com a legislação em vigor, se você tem um salário liquído de 1000€ mensais, é automaticamente excluído do abono familiar para crianças e jovens, pois o último escalão só permite rendimentos anuais de 8803,62€. Ou seja, você ultrapassa em muito o limite...
    Concordam com este comentário: mmgreg
  18.  # 720

Estas dificuldades não datam de hoje. Já os meus pais se queixavam do mesmo e os pais deles ainda muito mais.
    A casa é necessária, se não temos que ir morar na rua, mas as seguintes despesas podem eventualmente ser suprimidas:
    - crédito móveis
    - telemóveis
    - seguro de vida
    - gasóleo (dois carros). O passe social deve de ficar mais barato
    Há prioridades na vida.
    Quanto à conta do supermercado, parece-me muito pouco 300 euros por mês. Eu gasto muito mais quando estou aí e não como muito.

0.2676 seg. NEW