Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 721

Colocado por: Jacinta
    Quanto à conta do supermercado, parece-me muito pouco 300 euros por mês. Eu gasto muito mais quando estou aí e não como muito.

Cheira a comida da sogra, não cheira?
    Concordam com este comentário: mmgreg, Rodri12
  2.  # 722

Colocado por: PicaretaA água e a luz em Lisboa estão muito baratas!!!..Eu teria que deixar de tomar banho, e comer saladas ao almoço para ter esses consumos.
    Concordam com este comentário:de jesus mendes,jorgferr,loverscout

Disse que moro na grande Lisboa. Concelho do Barreiro, um dos locais com a água mais barata em PT. Os 15€ que disse até estão inflacionados. Normalmente pago entre 9€ a 15€. Mas vou parar de discutir. Eu sei que vivo muito bem com os meus 1000€ mensais. Claro que tenho casa paga e essa não é a realidade da maioria da população, mas não vou discutir mais nada para além disso. Cada um sabe da sua vida. Fico-me por aqui.
  3.  # 723

Da sogra e da mãe, mas de qualquer das maneiras, a barriguinha, a renda da casa e a saúde devem de ter prioridade.
  4.  # 724

Colocado por: TyrandeVamos por partes:
    1. Leia o edit do meu post, que foi feito antes de você postar novo comentário.
    2. Novamente está a fazer contas sem encargos com renda da casa/prestação. Os 400€ que diz que lhe sobram, numa família normal, são sugados por esse encargo. Sim, porque não é muita gente que já tem casa paga por aí... Maior parte do comum mortal paga prestação de compra/construção ao banco ou renda a um senhorio.
    3. Lamento muito informar mas de acordo com a legislação em vigor, se você tem um salário liquído de 1000€ mensais, é automaticamente excluído do abono familiar para crianças e jovens, pois o último escalão só permite rendimentos anuais de 8803,62€. Ou seja, você ultrapassa em muito o limite...

Em relação ao ponto 3, para efeitos de abono de familia, é o rendimento anual a dividir pelo número de filhos+1. Quem tem 2 filhos por exemplo, e ganha por exemplo 26000€/ano (valor bem superior aos 1000€ mensais liquidos), para efeitos de abono de familia tem um rendimento de 8666,66€ (26000/3), pelo que tem direito ao abono. Quanto mais quem ganha 1000€ mensais...
  5.  # 725

Colocado por: RJAS1972

Concordam com este comentário:Rodri12

Era bom, a minha sogra vive a 300km de distância e a minha mãe infelizmente já faleceu. É saber ir às promoções todas. Como já disse anteriormente, tudo se resume a boa gestão financeira e aproveitar as oportunidades.
  6.  # 726

Ó Marco, não fique chateado porque o que se passa é que nem todos são génios na arte de fazer esticar o dinheiro.

Uma das coisas que se calhar faz confusão às pessoas é que aparentemente você não tem, por exemplo, a despesa que muitos têm só pelo facto de trabalhar (almoços, deslocações, etc...). Despesas essas que facilmente chegam a 150€ já sendo bastante esprimidas.
    O jantar fora é relativo. Eu tanto posso gastar 50 euros numa refeição em casa como posso gastar 5 euros numa refeição fora. Depende do que se come.
    Muitos passeios de 300km é muito combustivel. Mesmo que leve o cesto do picnic e não ponha sequer um pneu em estradas com portagem ainda é dinheiro.

Segundo o que diz faz isto com 300 euros, ou melhor, 272 euros. É pouco credivel, está a perceber?
    Concordam com este comentário: mmgreg
    •  
      Tyrande
    • 2 outubro 2014 editado

# 727

Colocado por: marcoaraujo

Em relação ao ponto 3, para efeitos de abono de familia, é o rendimento anual a dividir pelo número de filhos+1. Quem tem 2 filhos por exemplo, e ganha por exemplo 26000€/ano (valor bem superior aos 1000€ mensais liquidos), para efeitos de abono de familia tem um rendimento de 8666,66€ (26000/3), pelo que tem direito ao abono. Quanto mais quem ganha 1000€ mensais...

Errado.
    Se você ganha 1000euros mensais liquidos, quer dizer que deve auferir cerca de 1500e mensais brutos.
    1500 x 14 (uma vez que você diz que recebe subs. natal e subs. férias) = 21000€
    Ora bem, a continha não é tão linear quanto você diz ser! Antes fosse! Não se divide o rendimento assim por 3! Cada dependente menor tem quoeficiente de 0.5 e cada dependente maior tem quoeficiente de 0.7. O requerente tem peso 1.
    Se você é o único membro do agregado familiar a trabalhar, podemos então concluir que o rendimento anual do seu agregado é de 21000€ anuais.
    21000/1.5 (1 do requerente + 0.5 do dependente menor) = 14000...
    Bem acima do limite para o 3º (e último escalão) de 8803.62€...
    Mesmo que o seu rendimento mensal bruto fosse de 1400€, não dava na mesma...aliás, mesmo que fosse de 1000€ brutos, não dava na mesma...
  7.  # 728

Olá Tirande, O marco tem razão quanto ao cálculo para o abono de família. Os índices que a tirande refere aplicam-se a outras prestações como RSI mas não para o abono.
  8.  # 729

Por isso é que em Portugal cada vez menos se têm filhos. Ordenados de 1000 líquidos não abundam.
    •  
      Tyrande
    • 2 outubro 2014 editado

# 730

Não não é... consulte a seguinte legislação:
    DL 176/2003
    DL 70/2010
    DL 116/2010
    Portaria 1113/2010

Principalmente o DL 70/2010 (que vem a alterar o DL 176/2003 de 2 Agosto, onde estão escarrapachadas as condições para acesso ao abono familia para crianças e jovens) que diz, entre outras coisas:

Objecto e âmbito
    Artigo 1.º
    Objecto
    1 — O presente decreto -lei estabelece as regras para a
    determinação dos rendimentos, composição do agregado
    familiar e capitação dos rendimentos do agregado familiar
    para a verificação das condições de recursos a ter em conta
    no reconhecimento e manutenção do direito às seguintes
    prestações dos subsistemas de protecção familiar e de
    solidariedade:
    a) Prestações por encargos familiares;
    b) Rendimento social de inserção;
    c) Subsídio social de desemprego;
    d) Subsídios sociais no âmbito da parentalidade.

(agora vai ter de ser print-screen porque o PDF está a dar luta no copy-paste. Mas pode consultar tudo isto na legislação postada acima..)
      Sem título.JPG
  9.  # 731

http://www4.seg-social.pt/documents/10152/14988/abono_familia_criancas_jovens

(actualizado a 6 de Agosto de 2014)

Ver página 11:

Para saber o escalão é preciso calcular o rendimento de referência da família
    1. Considerar os rendimentos de todas as pessoas do agregado familiar, nos termos do
    Decreto-lei n.º 70/2010, de 16 de junho; alterado pelo Decreto-Lei n.º 133/2012, de 27 de
    junho.
    2. Dividir esse valor pelo número de crianças e jovens do agregado que têm direito ao
    abono, mais um. Ou seja, se houver 2 crianças, divide por 3.
  10.  # 732

Colocado por: Tyrande

Principalmente o DL 70/2010 (que vem a alterar o DL 176/2003 de 2 Agosto, onde estão escarrapachadas as condições para acesso ao abono familia para crianças e jovens) que diz, entre outras coisas:

Como pode ver no meu post anterior, esse DL foi alterado pelo DL 133/2012:

ver artigo 9 - Rendimentos de referência
    •  
      Tyrande
    • 2 outubro 2014 editado

# 733

O artigo 5º do DL 70/2010 não foi revogado pelo DL 133/2012. Há aqui algo que não bate a bota com a perdigota. Ou então temos um Ministério inteiro a funcionar de forma errada (essa eu ADORAVA que fosse verdade)

Artigo 5.º
    Capitação do rendimento do agregado familiar
    No apuramento da capitação dos rendimentos do agre-
    gado familiar, a ponderação de cada elemento é efectuada
    de acordo com a escala de equivalência seguinte:
      Sem título2.JPG
  11.  # 734

Erga chamado à recepção!

Errrrgggaaaaaa!!!!!!!!
  12.  # 735

O que eu acho que falha aqui nas contas é mesmos os gastos imprevistos. Pelo menos falo por mim, quando o mês se avizinha bom para poupanças ou lá vem um problema no carro, ora o seguro ou selo para pagar, uma revisão, pneus. ora uma ida ao médico, comprar roupa para a pequena, etc. Na teoria eu já poderia ter o dobro da poupança só que na prática depois não consigo.
  13.  # 736

Boas, ppl, parece que nosso colega marcoaraujo esta a levar por todo lado entao vou falar da minha experiencia..

vivi durante 2 anos com minha namorada em casa dos meus pais com finalidade de juntar dinheiro entao juntei algum e em 2013 fiz um pedido de 30 mil euros para o emprestimo da casa no qual pago 130 euros por mes..

apesar de ter essa pequena divida tenho um carro pago no qual comprei novo de fabrica ha 4 anos..

nos em conjunto recebemos a volta de 1100 euros limpos nao temos filhos, vamos comer fora 1 vez por mes e temos as nossas despesas que ultimamente tem sido muito em dentistas...

para acabar posso vos informar que chego ao final do mes entre 300 e 400 euros de poupança, e sem qualquer esforço..

portanto acredito em tudo o que nosso colega marcoaraujo disse ate agora...

abraço
    Concordam com este comentário: Tavares Miguel
  14.  # 737

despesas principais

casa -130
    combustivel 120
    TvCabo/agua/gas/luz/tlm -110 euros
    alimentação - 200 euros
  15.  # 738

Colocado por: marcoaraujoSeguro de saúde para toda a familia: 65€ (cobre tudo, desde parto até estomatologia)

Pode partilhar qual é a companhia desse seguro, que inclusivamente cobre medicamentos a 100%? Eu estaria MESMO muito interessada...nunca ouvi falar em tais valores.
    Concordam com este comentário: two-rok, mingosm
  16.  # 739

Colocado por: becas

Pode partilhar qual é a companhia desse seguro, que inclusivamente cobre medicamentos a 100%? Eu estaria MESMO muito interessada...nunca ouvi falar em tais valores.
    Concordam com este comentário:two-rok

Tranquilidade AdvanceCare. Preço especial para funcionários da minha empresa através de uma parceria que eles têm (se não estou em erro a parceria é desconto sobre o preço de tabela de 100% para o funcionário e 50% para conjugue e filhos e trás ainda como bónus a comparticipação de medicamentos a 100% e óculos até 500€ por membro do agregado familiar). Atenção que só cobre medicamentos com receita médica. Foi muito útil para as vacinas do bebé (prevenar e rotarix). Custavam cerca de 400€ e sairam-me à borla.
  17.  # 740

Isto da gestão de orçamentos é tão particular... Eu pelos vistos tenho a sorte de ter uma mulher que sabe gerir muito bem o que se tem de rendimentos.

Agora, que acho muito estranho uma família de 3 viver na boa, fazer escapadinhas e viagens às caraíbas com 1000€, isso acho. Mesmo que não tenha casa para pagar. Mas, acredito que é possível.

A realidade é que quase todos temos encargos com casa que nunca serão abaixo de 300€ na zona de Lisboa, todos temos encargos com a escola dos putos, todos temos de lhes comprar roupa e outras coisas a toda a hora, todos temos de comer, todos gastamos em combustível, todos pagamos água, luz, gás, telemóvel, MEO/NOS/Cabovisao, todos temos encargos com manutenção de casas e carros. Enfim, já para não falar dos imprevistos. Um frigorífico que a avaria, um cano que rebenta, uma conta de luz anormalmente elevada, um gasto pessoal que não se contava, enfim... Nestes casos 1000€ não chegam.

0.2090 seg. NEW