Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 741

Colocado por: rocheiroBoas, ppl, parece que nosso colega marcoaraujo esta a levar por todo lado entao vou falar da minha experiencia..

Repare, não se trata de dar na cabeça. Sei que há muitas pessoas que vivem bem com 500€ por mês e muitos que vivem com a corda na garganta com 1500€.
    Eu posso-lhe dizer que há um ano atrás almoçava um prato de sopa e um mini-prato por 3.60€ e que hoje em dia, porque mudei de cliente, se quiser gastar o mesmo dinheiro para almoçar, tenho de comer uma sandes e um sumo.
    Gastava 25€ de gasolina, agora gasto 50€
    Repare, 150€ só para vir trabalhar. Conheço pessoal que paga 80€ de passe para vir trabalhar e depois ainda têm de ir de carro da estação para casa em que gastam outro tanto?
    É só por isso que acho, repito, acho estranho que alguém consiga jantar fora 8 vezes por mês e dar passeios de trezentos quilómetros, comprar roupas, fraldas, etc... com 300€. Mas se ele consegue, ainda bem!
  2.  # 742

Colocado por: mingosmIsto da gestão de orçamentos é tão particular... Eu pelos vistos tenho a sorte de ter uma mulher que sabe gerir muito bem o que se tem de rendimentos.

Agora, que acho muito estranho uma família de 3 viver na boa, fazer escapadinhas e viagens às caraíbas com 1000€, isso acho. Mesmo que não tenha casa para pagar. Mas, acredito que é possível.

A realidade é que quase todos temos encargos com casa que nunca serão abaixo de 300€ na zona de Lisboa, todos temos encargos com a escola dos putos, todos temos de lhes comprar roupa e outras coisas a toda a hora, todos temos de comer, todos gastamos em combustível, todos pagamos água, luz, gás, telemóvel, MEO/NOS/Cabovisao, todos temos encargos com manutenção de casas e carros. Enfim, já para não falar dos imprevistos. Um frigorífico que a avaria, um cano que rebenta, uma conta de luz anormalmente elevada, um gasto pessoal que não se contava, enfim... Nestes casos 1000€ não chegam.

Acho que aqui ninguém disse que ia para as caraíbas. Quanto à escola, no tempo do Menezes, penso que os moradores de Gaia tinham os manuais escolares à borla (independentemente dos rendimentos) e as vacinas prevenar e rotarix também à borla (para rendimentos totais do agregado até 1000€/mês). Sei porque cheguei a morar em Gaia 5 anos e aí as despesas que tinha ainda eram menores (em vez de 150€/mês em transportes, só gastava 50€ por exemplo; restaurantes muito mais baratos, etc.). Ainda cheguei a serem convidado pela junta de freguesia para dar a vacina à borla ao miudo, mas como tinha isso coberto pelo seguro dispensei a oferta. Isto tudo para dizer que em Lisboa a vida custa mais, mas é perfeitamente possivel viver com 1000€ para um casal com 1 filho. E se for noutro distrito ainda consegue viver melhor.
  3.  # 743

Colocado por: marcoaraujodesconto sobre o preço de tabela de 100% para o funcionário e 50% para conjugue e filhos

Mais uma vez a fazer batota... Esse tipo de seguro, com essas condições, é para uma minoria muito reduzida de pessoas.
  4.  # 744

Estar aqui a discutir casos particulares não traz grande contributo para a discussão.
    Se nos dermos ao trabalho de enumerar as despesas médias de uma família portuguesa de três elementos, que viva nos subúrbios de Lisboa ou Porto como uma grande parte delas, só podemos chegar à conclusão que um rendimento de 1000€/mês é muito apertado para se ter uma vida com o mínimo de descanso/conforto.
    Concordam com este comentário: loverscout, RJAS1972
  5.  # 745

Aha!
    Descobri!
    Depois de postar aqui no fórum imprimi o DL 70/2010 o DL 133/2012, juntei com as normas internas cá do trabalho e fui ler TUDO. Fonix, havia qualquer coisa que não batia certo!
    Resultado: descobri que a norma interna estava errada! Ora liguei para os serviços competentes e questionei a senhora responsável. Eles confirmaram que a nota estava errada e disseram que posteriormente houve um aditamento à mesma...
    Eu não sabia é da existência desse aditamento, ainda andava a me regular pela nota interna (que para mim é a que vale).

Portanto, têm razão, o subs. familiar para crianças e jovens é calculado pela divisão do rendimento total do agregado familiar, e pelo número de crianças/jovens com direito ao abono, acrescentado de 1.
    Mas mesmo assim, o Marcoaraujo continua provavelmente sem ter direito a ele...
    Para um ordenado liquido de 1000€ compreende-se um valor bruto aproximado de 1350€ brutos mensais...
    Se o valor mensal bruto for de 1350€, continua ser ter direito... 18900/2 = 9450.

Mas enfim, já gostei da discussão...O fórum já serviu para alguma coisa hj! :) :)
  6.  # 746

Colocado por: J.FernandesSe nos dermos ao trabalho de enumerar as despesas médias de uma família portuguesa de três elementos, que viva nos subúrbios de Lisboa ou Porto como uma grande parte delas, só podemos chegar à conclusão que um rendimento de 1000€/mês é muito apertado para se ter uma vida com o mínimo de descanso/conforto.

Se estivermos a falar de 1000 por agredado familiar, sim. Se for 1000 individualmente já é bem mais folgado. Julgo que a conversa deste topico começou do ponto de vista individual e mais para o fim já se considerava o valor por agregado.
  7.  # 747

Tyrande, ele vai ter mais um filho para ter direito ao abono. Vai ser a dividir por três.
    Colocado por: marcoaraujopretendo ter um segundo filho dentro de no máximo 2 anos. Uma familia de 4 pessoas (contando com o segundo filho que há de vir) com um income de 1000€ liquidos, recebe 2200€ da segurança social sob forma de abonos de familia e pré-natal, num espaço de 18 meses.
  8.  # 748

Sim, quando tiver 2 filhos a história é outra...
  9.  # 749

Se lhe sair o tiro pela culatra até podem ser três filhos...

Não leve a mal Marco, mas o que não falta para aí são casais que querem o segundo filho e depois lá vêm os gémeos. :)
    Concordam com este comentário: two-rok
  10.  # 750

Mas sinceramente,qual o problema destas pessoas??Porque o MARCOARAUJO esta a ser tão massacrado?mas cabe na cabeça de alguem disser eu gasto 5 tu tambem so gastas 5?eu sou uma pesssoa poupada e as vezes não são nos 1000 euros que esta o ganho mas sim os gastos!ja vi pessoas a pagar 30 euros de telemovel por mes e eu com os meus 10 governo-me e si acabarem não carrego ate fim do mes,o aquecimento anda a lenha se estiver pouco frio busca-se uma manta e não se gasta lenha ,não percebo porque uma pessoa vem aqui dizer que vive sem credito e vem logo disser "e se fosse com credito"!
    que eu saiba a pergunta do topico è simples e clara,não venham para aqui falar de creditos ou prestações !
    Concordam com este comentário: two-rok
  11.  # 751

Colocado por: ramos1999Porque o MARCOARAUJO esta a ser tão massacrado?

Que forum é que o ramos andou a ler? este não foi de certeza.

Colocado por: ramos1999não percebo porque uma pessoa vem aqui dizer que vive sem credito e vem logo disser "e se fosse com credito"!

Se o objectivo do forum fosse responder às questões colocadas, este tópico terminava no post #2, com a seguinte resposta: sim, é possível.
    Concordam com este comentário: two-rok, loverscout
  12.  # 752

Colocado por: Picareta
    Que forum é que o ramos andou a ler? este não foi de certeza.

Se o objectivo do forum fosse responder às questões colocadas, este tópico terminava no post #2, com a seguinte resposta: sim, é possível.
    Concordam com este comentário:loverscout

ai sim então tem duas paginas a contrariar o marcoaraujo!

supostamente não acabaria porque tem pessoas que não conseguem viver com 1000 euros e outras sim!o unico problema è que se colocou aqui a questão sem creditos mas em todas as paginas vem a mesma cantiga de credito!
  13.  # 753

Colocado por: ramos1999ai sim então tem duas paginas a contrariar o marcoaraujo,

Eu não vi ninguém a contrariar, vi si alguns a questionar, o que me parece óbvio, depois de alguém dizer que ganha 1000€ e ainda diz isto:

"Tenho uma moradia isolada, um BMW com 5 anos, vou de férias para o Algarve duas vezes por ano, não falta em casa comida, roupa, medicamentos, passeios ao fds, escapadelas, jantar fora 2 vezes por semana, Internet e TV por cabo, etc. E não preciso fazer créditos para viver. Aliás, não tenho um unico crédito."

Aliás, o texto do marcoaraujo, até é um pouco provocatório, para quem tem que recorrer ao crédito, e vindo de alguém que não precisou de comprar casa, não me parece ter sido muito cordial.
  14.  # 754

Colocado por: Picareta
    Eu não vi ninguém a contrariar, vi si alguns a questionar, o que me parece óbvio, depois de alguém dizer que ganha 1000€ e ainda diz isto:

"Tenho uma moradia isolada, um BMW com 5 anos, vou de férias para o Algarve duas vezes por ano, não falta em casa comida, roupa, medicamentos, passeios ao fds, escapadelas, jantar fora 2 vezes por semana, Internet e TV por cabo, etc. E não preciso fazer créditos para viver. Aliás, não tenho um unico crédito."

Aliás, o texto do marcoaraujo, até é um pouco provocatório, para quem tem que recorrer ao crédito, e vindo de alguém que não precisou de comprar casa, não me parece ter sido muito cordial.

Eu por acaso interassa-me muito esta questão pois estou nessa situação,referente a casa eu acredito pois dos meus pais recebi tambem uma prenda que deu para uma casa,o carro se ele juntar algum e ja tiver no banco onde è que esta a duvida?eu por exemplo trabalhei em Portugal na pintura nos anos 2003 e nessa altura estava na casa dos meus pais e ganhava 750 euros em media por mes e nessa altura posso garantir que punha 500 no banco por mes se me apetece-se,e de tal maneira que em 3 anos de trabalho tinha um bom BMW usado!agora a questão è casado e com um filho !
    • becas
    • 2 outubro 2014 editado

# 755

Colocado por: marcoaraujo

Tranquilidade AdvanceCare. Preço especial para funcionários da minha empresa através de uma parceria que eles têm (se não estou em erro a parceria é desconto sobre o preço de tabela de 100% para o funcionário e 50% para conjugue e filhos e trás ainda como bónus a comparticipação de medicamentos a 100% e óculos até 500€ por membro do agregado familiar). Atenção que só cobre medicamentos com receita médica. Foi muito útil para as vacinas do bebé (prevenar e rotarix). Custavam cerca de 400€ e sairam-me à borla.

Ahhh...seguro de saúde da empresa, assim já faz sentido. Que pena não poder trocar a ADSE, que custa à minha família mais de 200 euros/mês (para 4 pessoas), por um seguro assim. Por momentos tive esperança de mudar para algo que realmente me compensasse...
    Mas desculpe a divagação, muito obrigada por ter respondido.
  15.  # 756

Colocado por: becas

Ahhh...seguro de saúde da empresa, assim já faz sentido. Que pena não poder trocar a ADSE, que custa à minha família mais de 200 euros/mês (para 4 pessoas), por um seguro assim. Por momentos tive esperança de mudar para algo que realmente me compensasse...
    Mas desculpe a divagação, muito obrigada por ter respondido.

Mas tenho uma duvida è precisso ter seguro em Portugal para viver?è que tenho os meus pais,irmãos casados com filhos e familia e ninguem tem seguro,eu mesmo tenho um seguro de 200 euros por mes e posso dizer que em 9 anos ainda não o usei!
  16.  # 757

a questão nem se poem se tem crédito ou nao....basta ter o aluguer de uma casa! agora vir armado em suprasumo da engenharia financeira quando nao tem nem um terço das despesas que um comum mortal tem....e ainda deixar nas entrelinhas que os outros nao sabem gerir o seu orçamento...desculpe lá...mas pos-se a jeito!

se os meus pais me pagarem tudo, ate com 100 euros por mes consigo viver e ainda poupo....
    para comprar uma casa ou um carro a pronto das duas uma, ou o dinheiro caiu do ceu, ou levou varios (para nao dizer bastantes) anos a juntar dinheiro para comprar a pronto....e sem qualquer tipo de despesa que lhe permitisse ter essa poupança.

Para mim suprasumos da economia sao aquelas pessoas que com 485 eur, de salario, pagam renda, pagam transportes, pagam saude, pagam alimentação, pagam educação dos filhos e vivem.... esses sim sao os verdadeiros estica ordenados! se eu era capaz? nao....por isso tem o meu respeito e nao me armo aos cucos!
    Concordam com este comentário: miguelg, treker666, Anonimo16062021, statusquo, RJAS1972, CLOROFILUS
  17.  # 758

so para rematar....de barriga cheia nunca tenho fome e é facil falar!!!
  18.  # 759

Colocado por: loverscoutso para rematar....de barriga cheia nunca tenho fome e é facil falar!!!

então diga-me uma coisa,paga credito?e ganhos de salarios?
  19.  # 760

Colocado por: ramos1999então diga-me uma coisa,paga credito?

respondo eu.
    Paga, mas também não serve de exemplo para ninguém ;))
    Concordam com este comentário: loverscout

0.2136 seg. NEW