Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 761

Colocado por: ramos1999
    então diga-me uma coisa,paga credito?e ganhos de salarios?

como o picareta referiu e bem tenho credito.... no valor de 250 mil euros, mas por nao servir de exemplo a ninguem ( actualmente a minha taxa ja com spread é qualquer coisa como 0.09%) nao me ve aqui armado ao cucos e acima de tudo, tenho noçao da realidade e das dificuldades das pessoas...e de quanto pesa uma renda de uma casa, seja atraves de emprestimo seja atraves do senhorio.

nao lhe vou dizer o que ganho digo-lhe antes que todos os meses o estado leva-me 2,5 salarios minimos (dos antigos)
  2.  # 762

Colocado por: Picareta
    respondo eu.
    Paga, mas também não serve de exemplo para ninguém ;))
    Concordam com este comentário:loverscout

pois mas então se um casal que ganhe 485+485=970 sobram sem creditos(ja que gostam de falar em creditos)
    digamos um casal eles ganham 800+485=1285 e subtraimos 300 euros de prestação=985 quer dizer um homem que tenha uma salario de 800 e ela ou ele de 485,não se conseguem safar em Portugal?
  3.  # 763

Colocado por: loverscout

como o picareta referiu e bem tenho credito.... no valor de 250 mil euros, mas por nao servir de exemplo a ninguem ( actualmente a minha taxa ja com spread é qualquer coisa como 0.09%) nao me ve aqui armado ao cucos e acima de tudo, tenho noçao da realidade e das dificuldades das pessoas...e de quanto pesa uma renda de uma casa, seja atraves de emprestimo seja atraves do senhorio.

nao lhe vou dizer o que ganho digo-lhe antes que todos os meses o estado leva-me 2,5 salarios minimos (dos antigos)

OK ja percebi!
  4.  # 764

Não se lembram do Bibi do Benfica? Nos anos 90 ele gabava-se de ganhar apenas o salário mínimo, ter 3 ou 4 carros topo de gama na garagem, casa com piscina e um apartamento para a amante. Isto sim é boa gestão financeira.
  5.  # 765

Colocado por: ramos1999
    pois mas então se um casal que ganhe 485+485=970 sobram sem creditos(ja que gostam de falar em creditos)
    digamos um casal eles ganham 800+485=1285 e subtraimos 300 euros de prestação=985 quer dizer um homem que tenha uma salario de 800 e ela ou ele de 485,não se conseguem safar em Portugal?

esqueça os créditos esqueça isso tudo, e diga-me la porque se queixam os portugueses do salario minimo nao fazer face ás despesas....pelas suas contas um agregado que ganhe o salario minimo é mais que suficiente (os tais 485+485)...o passos que o oiça!!
  6.  # 766

Colocado por: loverscoutpelas suas contas um agregado que ganhe o salario minimo é mais que suficiente (os tais 485+485)...o passos que o oiça!!

Era!!!....agora é 505+505 = 1010€!!!...afinal este país é o paraíso!!!
    Concordam com este comentário: becas
  7.  # 767

Colocado por: Picareta
    Era!!!....agora é 505+505 = 1010€!!!...afinal este país é o paraíso!!!
    Concordam com este comentário:becas
    então quando estivermos igual aos espanhóis que já falta pouco, ai eles também estarão no paraíso?já agora sabe qual a percentagem de português que ganha em Portugal o salário mínimo?será 100 por cento? 50?? '20?? Aposto que com a mentalidade que vão em Portugal que o que interessa é o ganho e não o que sobra 4000+4000=8000 como salário mínimo não chegaria,eu se fosse para a Suíça ganhar o salario mínimo morria de fome que é zero,e na França se ganha-se os 1100 por 12 meses de salario mínimo nem ganhava para uma garrafa de água!!
    •  
      Tyrande
    • 3 outubro 2014 editado

# 768

Colocado por: J.FernandesNão se lembram do Bibi do Benfica? Nos anos 90 ele gabava-se de ganhar apenas o salário mínimo, ter 3 ou 4 carros topo de gama na garagem, casa com piscina e um apartamento para a amante.

Tá visto de onde saia o guito! hehehehe
    Assim não vale!

:)
  8.  # 769

Há pessoal que vive bem com 1000, outros com 2000, outros até só com 5000€. Cada um sabe de si. E acho eu que não faz sentido estar a discutir isso. Cada um tem os seus gastos e hábitos de consumo.

Se a questão é, dá para uma pessoa viver em PT com 1000€? Dá caramba, mal seria. Dá para levar uma vida moderada com umas saídas à noite, uns jantaritos, talvez umas escapadelas, mas pouco mais.
    Concordam com este comentário: two-rok, parrana
  9.  # 770

pois tambem sou da sua opiniao, as pessoas levam a vida com o que teem, ,e até ha quem receba menos ao fim do mes mas aí julgo que apenas sobrevive.

o mal das pessoas são os altos emprestimos que fazem sem antes fazerem muitas contas ha vida .....
  10.  # 771

Como já aqui foi dito, 1000€ podem chegar e sobrar para viver bem ou não. Depende de muitos fatores! Desde local onde mora (Lisboa nada tem que ver com uma pequena cidade ou vila) até à filosofia de vida (posso ser um gajo que gosta de passar o dia metido em casa a ver novelas, ou ser um boémio e querer ir todos as noites para um bar beber uns copos).
    • becas
    • 3 outubro 2014 editado

# 772

Colocado por: Rodri12Lisboa nada tem que ver com uma pequena cidade ou vila

Muitas vezes, e também neste tópico, se afirma perentoriamente que é muito mais barato viver numa pequena cidade ou vila do que numa grande cidade.
    Excluindo a habitação, onde isso é indiscutivelmente verdade (seja o preço de uma renda ou de uma casa para compra) e de alguns serviços, como restaurantes e cafetaria (e mesmo assim só pensando em Lisboa, porque a norte é tudo bem mais em conta), o custo de vida não é mais baixo numa pequena cidade, sobretudo no interior.
    Pensando em custos fixos e (quase incontornáveis):
    - a água é bem mais cara nas cidades do interior;
    - os pacotes de serviços telefone+net+telemóvel+tv são mais limitados, menos concorrência, logo paga-se mais pelo mesmo serviço (ou pior);
    - gás natural não chega a todo o lado.
    Custos de saúde:
    - para consultas que só existem em hospitais centrais (muitas), é preciso pagar a deslocação: combustível e portagens, ou transporte público (raramente chegam à hora necessária)
    - quem tem subsistemas como a ADSE (e paga por eles) não pode usufruir dos hospitais convencionados...ou tem de pagar as deslocações até lá
    Outros bens de consumo
    - os preços das cadeias de hipermercados são mais elevados (estudo da Deco prova isso)
    - outlets e cadeias de lojas low cost estão longe
    - menos concorrência geralmente implica preços mais altos e menos capacidade negocial do cliente
    - transportes públicos muito deficitários, a obrigar ao uso de carro

e etc.
    Tem muitas vantagens viver em pequenas cidades e vilas? Tem. Mas não é mais barato.
    Concordam com este comentário: two-rok, Picareta, mog
  11.  # 773

Penso que muitas vezes também pesa o facto de muita gente fazer planos e criar expectativas que depois não conseguem lá chegar.

Eu também cheguei a querer uma casa de 300.000€ com muito espaço e afins, mas se um dia conseguir construir uma casa de metade do preço já fico satisfeito. Os meus planos não era viver tanto tempo num apartamento, mas a vida é assim, ninguém disse que seria como queremos e de facto, não é, tudo depende de quanto tempo demoramos a aceitar a realidade e viver de acordo com as nossas possibilidades, sem dramas ou invejas, coisas que já me pareceu ver por aqui.
    Concordam com este comentário: Rodri12
  12.  # 774

Colocado por: becas

Muitas vezes, e também neste tópico, se afirma perentoriamente que é muito mais barato viver numa pequena cidade ou vila do que numa grande cidade.
    Excluindo a habitação, onde isso é indiscutivelmente verdade (seja o preço de uma renda ou de uma casa para compra) e de alguns serviços, como restaurantes e cafetaria (e mesmo assim só pensando em Lisboa, porque a norte é tudo bem mais em conta), o custo de vida não é mais baixo numa pequena cidade, sobretudo no interior.
    Pensando em custos fixos e (quase incontornáveis):
    - a água é bem mais cara nas cidades do interior;
    - os pacotes de serviços telefone+net+telemóvel+tv são mais limitados, menos concorrência, logo paga-se mais pelo mesmo serviço (ou pior);
    - gás natural não chega a todo o lado.
    Custos de saúde:
    - para consultas que só existem em hospitais centrais (muitas), é preciso pagar a deslocação: combustível e portagens, ou transporte público (raramente chegam à hora necessária)
    - quem tem subsistemas como a ADSE (e paga por eles) não pode usufruir dos hospitais convencionados...ou tem de pagar as deslocações até lá
    Outros bens de consumo
    - os preços das cadeias de hipermercados são mais elevados (estudo da Deco prova isso)
    - outlets e cadeias de lojas low cost estão longe
    - menos concorrência geralmente implica preços mais altos e menos capacidade negocial do cliente
    - transportes públicos muito deficitários, a obrigar ao uso de carro

e etc.
    Tem muitas vantagens viver em pequenas cidades e vilas? Tem. Mas não é mais barato.
    Concordam com este comentário:two-rok

Olhe que é, e sabe porquê? Porque uma pequena cidade ou vila não fica só no interior. E falo por experiência própria. Vivo numa pequena cidade rodeado por cidades grandes (Guimarães 7 kms, Braga 25 kms, Porto 45 kms - por ordem crescente de tamanho), e pode crer que tomo um café por 50 cênt na maioria dos sitios, já em Guimarães pago no minimo 60 cênt, em Braga e no Porto 65 cênt. se tomar 2 por dia por mês já poupo 6€ em relação a se vivesse em Guimarães e 9€ se vivesse no Porto ou Braga.
    De infantário (privado) pago 145€ (estou no escalão máximo) em Guimarães pagaria 320€, ou seja mais 175€, no Porto e Braga nem faço ideia. Como pode ver só em 2 coisas do quotidiano já poupo 200€. E para além de ser uma pequena cidade, temos bares, discotecas, centro comercial, 4 Hipermercados, cinemas, temos ainda um parque natural com praia fluvial, temos hotel, escolas publicas e privadas, etc, etc. Ou seja temos tudo o que uma grande cidade tem mas em quantidades e dimensões mais limitados.

Apenas estou a referir isto pois, eu e a minha chegamos a pensar ir morar para Guimarães, mas após fazermos uma série de contas (apenas a coisas básicas) chegamos à conclusão que se ficarmos na nossa cidade de sempre a apenas 7kms de Guimarães poupamos muito €€ ao final do mês.
    Concordam com este comentário: two-rok, fsilva106
  13.  # 775

Colocado por: two-rokPenso que muitas vezes também pesa o facto de muita gente fazer planos e criar expectativas que depois não conseguem lá chegar.

Eu também cheguei a querer uma casa de 300.000€ com muito espaço e afins, mas se um dia conseguir construir uma casa de metade do preço já fico satisfeito. Os meus planos não era viver tanto tempo num apartamento, mas a vida é assim, ninguém disse que seria como queremos e de facto, não é, tudo depende de quanto tempo demoramos a aceitar a realidade e viver de acordo com as nossas possibilidades, sem dramas ou invejas, coisas que já me pareceu ver por aqui.
    Concordam com este comentário:Rodri12

Sem dúvida, nós também sempre quisemos morar numa moradia/vivenda, mas começamos num pequeno apartamento T2, felizmente este ano caiu do céu um bom negócio (na nossa perspectiva) para uma moradia e lá concretizamos esse desejo.
  14.  # 776

Alguém que viva num agregado familiar de 3 pessoas com um rendimento de 1000 euros e que tenha as despesas normais da maioria da população, não vive, sobrevive!

Despesas de habitação: 300€
    Alimentação (5 euros /dia por pessoa): 450€
    Serviços (Água, Electricidade e Gás): 60€
    Passe social (2 pessoas): 70€
    Total: 880€

São 120€ para as restantes despesas.
    Concordam com este comentário: Rodri12
  15.  # 777

Colocado por: RJAS1972Alguém que viva num agregado familiar de 3 pessoas com um rendimento de 1000 euros e que tenha as despesas normais da maioria da população, não vive, sobrevive!

Despesas de habitação: 300€
    Alimentação (5 euros /dia por pessoa): 450€
    Serviços (Água, Electricidade e Gás): 60€
    Passe social (2 pessoas): 70€
    Total: 880€

São 120€ para as restantes despesas.
    Concordam com este comentário:Rodri12

Isso é óbvio, mas penso que o tópico era viver sozinho com 1000€ p/ mês, interpretei mal a coisa? Para um agregado 1 pessoa pode-se viver bem,de 2 pessoas é apertado, mais que isso é "impossível"

Editado: Reparei agora que vi mal e que é para um casal. Bem assim sendo e se não tiverem despesas com habitações, etc como diz o autor do tópico vivem razoavelmente mas basta vir um herdeiro e a coisa muda substancialmente...
  16.  # 778

Colocado por: Rodri12Olhe que é, e sabe porquê? Porque uma pequena cidade ou vila não fica só no interior.

Colocado por: becaso custo de vida não é mais baixo numa pequena cidade, sobretudo no interior.

Eu deixei essa ressalva.
  17.  # 779

Colocado por: RJAS1972Serviços (Água, Electricidade e Gás): 60€

Eu nisso gasto 180€/mês. 2 adultos + 2 adolescentes.
    Será que sou só eu que tenho estes consumos? Vá lá, alguém que diga que também gasta um valor parecido :-((
    Concordam com este comentário: mmgreg, loverscout, Rodri12
    • hangas
    • 3 outubro 2014 editado

# 780

Colocado por: PicaretaSerá que sou só eu que tenho estes consumos? Vá lá, alguém que diga que também gasta um valor parecido :-((

Eu. T2, casal sem crianças. E gastamos, media anual, 35€ Electricidade de 30€ Gas (com aquecimento central a gás)

E com mais alguma preocupação ainda reduzia um bocado a electricidade. Bastava trocar 6 focos de halogenio de 55W no corredor por equivalente em Led e ter cuidado para não deixar aquilo aceso mais que o necessário.

0.4650 seg. NEW