Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 901

Colocado por: Sabrina400€ podem até chegar (de forma apertada) para casal com um filho. Mas com casas pagas, carros pagos porque os 400€ será para alimentação e despesas ineretes, luz, água, comunicações... e não sobra de certeza. Depois só se come e dorme? Ainda falta mais alguma coisa para se continuar a viver e que não devem ser consideradas extravangancias (lazer, saúde (uma consulta ao dentista para uma simples limpeza de dentes custa 40,00€) vestir, calçar e pagar escola do filho? Já se ultrapassa em larga escala os 400€!

Falaram em 400€ para alimentação, e a Sabrina já está a falar em 400€ para alimentação, luz, água, comunicações, dentista, escola....convém ler tudo antes de comentar.
    Concordam com este comentário: zeto, two-rok, Bricoleiro
  2.  # 902

Colocado por: zetoO que eu acho muito caro em portugal são as bebidas de marca como por exemplo Refrigerantes,Cerveja, vinhos
    Como tb luz,internet,,
    Acho que alimentação em si não é cara penso que com 400€ por mês para casal e um filho chega
    Ou não?

Para um casal com um filho, os 400€ por mês chegam se comerem peixe (fresco e congelado), uma vez por semana, carne de aves e de porco duas vezes por semana e uns ovos, alternados, entre a carne e o peixe. Carne de vaca, borrego e coelho só de 15 em 15 dias aproveitando as promoções dos super e hipermercados! Bacalhau, uma vez por outra, comprado aquando das promoções; para tanto tem de se prescindir de refrigerantes (absolutamente desnecessários na alimentação), cerveja e vinho só aos fins de semana. Falta acrescentar o pão, o leite, os iogurtes e outros lacticínios; os legumes e a fruta (da época para não "furar" o orçamento), as leguminosas, etc. Em Portugal consegue-se viver com 1000€, dentro dos padrões da classe média, se se abdicar de certos hábitos de consumo, nomeadamente almoçar no restaurante, de segunda a sexta-feira, beber a "bica" mais do que duas vezes por dia (se se reduzir para uma vez por dia, óptimo!), visitas ao cabeleireiro ou idas ao futebol (só em momentos especiais...), etc., etc. Sem falar nos gastos obrigatórios para governar uma casa de três pessoas: água, luz, gás e renda, ou prestação da casa. As comunicações, essas, só o estritamente necessário. Sim, porque se falamos de um casal com um filho adolescente, então falta-nos mencionar inúmeras solicitações [que um(uma) jovem tem] ao nível dos consumos: nem é preciso enumerá-los!...
    Concordam com este comentário: two-rok
  3.  # 903

Colocado por: Italiano

Porque o resto da citação não muda minimamente o sentido da sua intervenção.

Sem dúvida, mas são também fruto do contexto, do ambiente em que se vive. As classes trabalhadoras foram, durante décadas, mantidas na miséria mais negra, e mesmo depois da incrível melhoria nas condições de vida nos últimos 40 anos (excepto para a sogra do ramos1999, que infelizmente continuou descalça e a dividir uma sardinha por 4 pessoas em 1984), continuam a viver bastante aquém do padrão europeu. Algumas pessoas têm noção disso, outras não; algumas pessoas acham isso justo, outras não. Ah, e quando falo de padrão de vida, falo de cultura, de saúde, de lazer, de desporto, de socialidade.

Classes trabalhadoras??

O que é isso?

Só trabalha quem ganha o ordenado mínimo e é escravizado?
  4.  # 904

Colocado por: BricoleiroSó trabalha quem ganha o ordenado mínimo e é escravizado?

Quem disse isto? Se não conhece o conceito de classe trabalhadora, e a sua relevância na análise do século XX, vale a pena fazer umas leituras a respeito.

Quanto a ganhar o ordenado mínimo/ser escravizado, posso dizer-lhe que eu trabalho, não ganho o ordenado mínimo, não sou particularmente escravizado, mas recebo cerca de 65% do salário que os meus colegas da Europa Ocidental, com habilitações e funções similares, em média, recebem. E até tenho sorte. Por isso mesmo, incluo-me no grupo de pessoas que...

Colocado por: Italianomesmo depois da incrível melhoria nas condições de vida nos últimos 40 anos (excepto para a sogra do ramos1999, que infelizmente continuou descalça e a dividir uma sardinha por 4 pessoas em 1984), continuam a viver bastante aquém do padrão europeu. Algumas pessoas têm noção disso, outras não; algumas pessoas acham isso justo, outras não. Ah, e quando falo de padrão de vida, falo de cultura, de saúde, de lazer, de desporto, de socialidade.
  5.  # 905

Quem disse isto? Se não conhece o conceito de classe trabalhadora, e a sua relevância na análise do século XX, vale a pena fazer umas leituras a respeito.

Quanto a ganhar o ordenado mínimo/ser escravizado, posso dizer-lhe que eu trabalho, não ganho o ordenado mínimo, não sou particularmente escravizado, mas recebo cerca de 65% do salário que os meus colegas da Europa Ocidental, com habilitações e funções similares, em média, recebem. E até tenho sorte. Por isso mesmo, incluo-me no grupo de pessoas que...

LOL!o italiano provou agora mesmo o seu remedio,gosta de citar a metade no dos outros mas quando citam os deles não gostam!!
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  6.  # 906

Colocado por: ramos1999LOL!o italiano provou agora mesmo o seu remedio,gosta de citar a metade no dos outros mas quando citam os deles não gostam!!

Tenha juizo! Onde é que eu fui citado a meio? E onde é que eu deturpei as suas palavras? Aliás, até poderia ter deturpado, porque não se percebe grande coisa do que você escreve. No entanto, não foi o caso.

Colocado por: ramos1999LOL!o italiano provou agora mesmo o seu remedio,gosta de citar a metade no dos outros mas quando citam os deles não gostam!!
  7.  # 907

Tenha juizo! Onde é que eu fui citado a meio? E onde é que eu deturpei as suas palavras? Aliás, até poderia ter deturpado, porque não se percebe grande coisa do que você escreve. No entanto, não foi o caso.

quando voce pegou na minha frase e não acrescentou que eu queria dizer que a outra pessoa disse ,alterou o significado das minhas palavras como se fosse eu a dizer
  8.  # 908

Tem razão Picareta. Confesso que não interpretei correctamente o comentário do zeto. Ao ler a frese dele: "Acho que alimentação em si não é cara penso que com 400€ por mês para casal e um filho chega ou não? " Não compreendi que estava a destinar os 400€ apenas à alimentação. As desculpas ao zeto. Sendo assim, é capaz de chegar mas sem fazer muitas saídas para jantar/almoçar fora.
    Concordam com este comentário: zeto
  9.  # 909

Colocado por: ramos1999quando voce pegou na minha frase e não acrescentou que eu queria dizer que a outra pessoa disse ,alterou o significado das minhas palavras como se fosse eu a dizer

Desculpe lá, mas você não tem vindo para aqui dizer que as pessoas podem viver bem com as parcas quantias de que estamos a falar?
  10.  # 910

Cada um de nós vive em circunstâncias diferentes, tem gastos diferentes, hábitos diferentes, tem um número de filhos diferente, tem idades diferentes, vive em zonas diferentes. Mas, todos acham que temos de gastar por igual. Lógica desgraçada.

E assim o tópico vai continuar sem se chegar a conclusão alguma.

Vale uma aposta?
    Concordam com este comentário: mmgreg, Anonimo16062021, two-rok, Picareta
  11.  # 911

É verdade mingosm!
    • Paio
    • 5 outubro 2014

# 912

Colocado por: mingosmCada um de nós vive em circunstâncias diferentes, tem gastos diferentes, hábitos diferentes, tem um número de filhos diferente, tem idades diferentes, vive em zonas diferentes. Mas, todos acham que temos de gastar por igual. Lógica desgraçada.

E assim o tópico vai continuar sem se chegar a conclusão alguma.

Vale uma aposta?
    Concordam com este comentário:mmgreg,Anonimo16062021

Já foi dito N vezes que 1000€ por mês chegam para viver,tendo casa paga carro pago e sem qualquer outro emprestimo, claro que não nos podemos esticar muito, como tb já foi dito que existem milhares e milhares de casais
    Com um ou dois filhos onde a mulher não tem emprego, o marido ganha um exemplo 750€ /mês que é um bom ordenado dai ainda pagam renda,emprestimos etc..
    e vivem igual,,
    Penso que os 1000€ que o zeto se referiu era sem qualquer renda a pagar ou emprestimo,,,
    Sendo assim acho que os 1000€ chegam perfeitamente
  12.  # 913

Pessoal, da minha parte encerro a minha participação neste tópico, acho que já estamos a "chover no molhado", da minha parte só fez confusão alguns usos da palavra "sobrevivência", se alguém se sentiu ofendido pelo que disse, peço desculpa, não foi essa a intenção.
    Devemos ser todos diferentes e tentar compreender as diferenças como algo normal. :)
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    • zeto
    • 10 janeiro 2015

# 914

Queria apenas actualizar o topico em 2015
  13.  # 915

Colocado por: zetoQueria apenas actualizar o topico em 2015

e então novidades?
    • zeto
    • 10 janeiro 2015 editado

# 916

Caro ramos, as novidades até agora são sempre as mesmas, o que vai mudando principalmente e felizmente aqui no forum é que há sempre novos users, por isso resolvi actualizar o meu tópico (já há bastante tempo que não era actualizado)para saber as opniões dos novos
    Muito obrigado a todos
  14.  # 917

Cá em casa são dois adultos e uma criança e os gastos mensais do ano passado foi em média:

Luz: 47,89€
    Gás: 16,97€
    Água: 21,84€
    Nos (Televisão + Net): 38,72€ (Neste momento estou a pagar 29,99€ depois de tentar rescindir o contrato)
    Condomínio: 24,75€
    Telecomunicações: 0€ (pago pela empresa onde trabalho)
    Carros (todas as despesas incluindo seguro): 145€ (jipe) + 69.55€ (automóvel descapotável que só o uso para passeios)

Total: 364,75€

Comida, roupa, educação, saúde e mais 1 carro, não sei do valor ao certo, é a patroa que fica com estas despesas, mas não ultrapassam os 400€ mensais.
    Infelizmente tanto eu como a minha mulher trabalhamos com horários rotativos e muito raramente estamos de folga juntos, por esse motivo só tenho gastos especiais nas férias e no natal (ao que leva a alguns abusos nessas alturas ^_^).

Olhando aos meus gastos, diria que se consegue viver bem com menos de 1000€... Claro está, sem pagar prestações de casa e carro.
    Concordam com este comentário: zeto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zeto
  15.  # 918

Colocado por: jmrgb (...) Comida, roupa, educação, saúde e mais 1 carro, não sei do valor ao certo, é a patroa que fica com estas despesas, mas não ultrapassam os 400€ mensais.(...)

Ou seja quatro euros e meio (4,5€), por dia, aproximadamente, para dois adultos e uma criança. Nem eu, que me considero poupadinha - não frequento o café, nem bebo a "bica" em casa-, consigo esse milagre. Quais são as "gorduras" onde conseguem cortar? Sim, porque, qual ministro do governo, terá forçosamente de fazer "cortes"! Na saúde? Acho que não porque tem uma criança em casa e, no mínimo, terá as idas, de rotina, ao pediatra, presume-se; na roupa? Talvez..., passando rapidamente pelos saldos; na educação? Acho difícil, porque em cada ano escolar há sempre despesas acrescidas, ao longo do ano lectivo; no carro? É possível porque pode ficar na garagem estrela (ou no parqueamento), mas aí vêm os transportes públicos. A não ser que se trabalhe ao pé de casa; resta a comida. Como se faz? Reinventa-se, qual guru gastronómico, num saudável combate à obesidade? Nem aproveitando as promoções dos nossos conhecidos "sítio do costume", "que exagero", "quero, escolho e compro" ou na loja da "D. Alice"!! E temos de atender à higiene pessoal, às limpezas da casa e lavagem da roupa, obviamente.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  16.  # 919

Colocado por: jmrgbComida, roupa, educação, saúde e mais 1 carro, não sei do valor ao certo, é a patroa que fica com estas despesas, mas não ultrapassam os 400€ mensais.
    Infelizmente tanto eu como a minha mulher trabalhamos com horários rotativos e muito raramente estamos de folga juntos, por esse motivo só tenho gastos especiais nas férias e no natal (ao que leva a alguns abusos nessas alturas ^_^).

Não sei em que terra vive, mas na minha terra 400 euros não dá para as despesas que refere.
    • jmrgb
    • 11 janeiro 2015 editado

# 920

Colocado por: maria rodrigues
    Ou seja quatro euros e meio (4,5€), por dia, aproximadamente, para dois adultos e uma criança. Nem eu, que me considero poupadinha - não frequento o café, nem bebo a "bica" em casa-, consigo esse milagre. Quais são as "gorduras" onde conseguem cortar? Sim, porque, qual ministro do governo, terá forçosamente de fazer "cortes"! Na saúde? Acho que não porque tem uma criança em casa e, no mínimo, terá as idas, de rotina, ao pediatra, presume-se; na roupa? Talvez..., passando rapidamente pelos saldos; na educação? Acho difícil, porque em cada ano escolar há sempre despesas acrescidas, ao longo do ano lectivo; no carro? É possível porque pode ficar na garagem estrela (ou no parqueamento), mas aí vêm os transportes públicos. A não ser que se trabalhe ao pé de casa; resta a comida. Como se faz? Reinventa-se, qual guru gastronómico, num saudável combate à obesidade? Nem aproveitando as promoções dos nossos conhecidos "sítio do costume", "que exagero", "quero, escolho e compro" ou na loja da "D. Alice"!! E temos de atender à higiene pessoal, às limpezas da casa e lavagem da roupa, obviamente.
    Concordam com este comentário:Bricoleiro

Pois não sei... Apenas sei que não passo fome e não fazemos cortes em nada, principalmente na educação e na saúde.
    Se gastam mais o problema é vosso e não meu... Reveja as suas despesas que deve encontrar alguns excessos.

Edit: Na educação existe um grande exagero entre o que se diz que se gasta e a realidade. O meu filho está no 2º ano e entre livros e materiais para a escola gastei apenas 80€, vendo que é apenas 1 vez por ano, não estou a ver onde está o grande rombo na carteira. E quando chegar ao 5º ano, o segredo é comprar os livros só na 2ª semana de aulas, ou seja, depois de os professores dizerem se vão ou não usar o livro.

0.2617 seg. NEW