Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 921

Colocado por: jmrgb(...) Reveja as suas despesas que deve encontrar alguns excessos.(...)

É capaz de ter razão, compro a maior parte dos alimentos aos produtores, em mercados ao ar livre. Talvez sejam mais caros embora considere que são alimentos com muita qualidade.
    • ktm333
    • 11 janeiro 2015 editado

# 922

Colocado por: maria rodrigues(...)compro a maior parte dos alimentos aos produtores(...)Talvez sejam mais caros(...)

Se vai diretamente a "fonte", não acredito que seja mais caro..
    Na parte do carro deveria ser colocado o valor do seguro + IUC, a dividir pelos 12 meses, é pago "apenas" uma vez por ano..
  2.  # 923

Colocado por: ktm333(...) Na parte do carro deveria ser colocado o valor do seguro + IS, a dividir pelos 12 meses, é pago "apenas" uma vez por ano..(...)

Até posso concordar, mas não compreendi o que quer dizer. Às vezes preciso que se me descodifiquem algumas expressões!
  3.  # 924

Mais... escrevi talvez (para outros lerem), porque para mim, compro seguramente mais barato e com qualidade. Não me assalta a menor dúvida!
  4.  # 925

Na parte das despesas com o carro, deveria ser colocado o valor do seguro e o Imposto Único de Circulação, a dividir pelos 12 meses, porque e paga apenas uma vez por ano..
    Por exemplo, 180€ de seguro + 59€ de IUC / 12 Meses = 19, 92€ por mês..
    Junto com o IMI que pode ter vários valores diferentes... São várias coisas(que se pagam todos os anos) a acrescentar a "lista" de despesas :)
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  5.  # 926

Tenho uma contabilidade caseira com todas as despesas mensais e anuais e para 2 pessoas reformadas a viver em casa paga e a comer quase todos os dias em casa. No total tenho 1020€ mensais que inclui 200€ mês em gasolina para 3 carros e uma mota. O problema para a maior parte das pessoas é o custo das rendas/prestações da casa e financiamentos para carros.
  6.  # 927

Colocado por: ktm333Na parte das despesas com o carro, deveria ser colocado o valor do seguro e o Imposto Único de Circulação, a dividir pelos 12 meses, porque e paga apenas uma vez por ano..
    Por exemplo, 180€ de seguro + 59€ de IUC / 12 Meses = 19, 92€ por mês..
    Junto com o IMI que pode ter vários valores diferentes... São várias coisas(que se pagam todos os anos) a acrescentar a "lista" de despesas :)
    Concordam com este comentário:maria rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário:maria rodrigues

Mencionei nas despesas dos carros que era tudo incluído. O IMI ainda estou isento (está quase a acabar)... No entanto pago da Herdade que tenho no Alentejo e todas as despesas de manutenção necessárias para manter um casarão com quase 100 anos, mas essas contas não são para aqui chamadas pk isso já é considerado um luxo e não é com 1000€ mensais que dava conta do recado.
  7.  # 928

Colocado por: jmrgbMencionei nas despesas dos carros que era tudo incluído.

Contou com revisões(mesmo feitas em casa), possíveis avarias...?
    Quanto aos 1000€ chegarem para viver, depende do estilo de vida, a minha avó vive com 300€ de reforma, se for eu já não consigo..
    Concordam com este comentário: eu, maria rodrigues
  8.  # 929

Colocado por: jmrgbE quando chegar ao 5º ano, o segredo é comprar os livros só na 2ª semana de aulas, ou seja, depois de os professores dizerem se vão ou não usar o livro.

Lamento desiludi-lo, mas as únicas disciplinas onde poderá ter uma resposta negativa são Educação Visual e Tecnológica e Educação Física. Conte com 150-200 euros em livros (no meu caso é x2). E talvez queira somar algumas atividades extracurriculares (música, desporto,...). E livros, não necessariamente os de estudo. E passeios pelo país, para alargar os horizontes das crianças. E teatro ou outros espetáculos. E etc. Também são despesas de educação - ou deviam ser (o IRS ignora-as).
  9.  # 930

Colocado por: ktm333
    Contou com revisões(mesmo feitas em casa), possíveis avarias...?
    Quanto aos 1000€ chegarem para viver, depende do estilo de vida, a minha avó vive com 300€ de reforma, se for eu já não consigo..

Sim, estão incluidas. E sim, sou eu que compro o óleo num site espanhol e compro as restantes peças de desgaste em lojas locais ou na marca.

Colocado por: becas

Lamento desiludi-lo, mas as únicas disciplinas onde poderá ter uma resposta negativa são Educação Visual e Tecnológica e Educação Física. Conte com 150-200 euros em livros (no meu caso é x2). E talvez queira somar algumas atividades extracurriculares (música, desporto,...). E livros, não necessariamente os de estudo. E passeios pelo país, para alargar os horizontes das crianças. E teatro ou outros espetáculos. E etc. Também são despesas de educação - ou deviam ser (o IRS ignora-as).

Depende dos professores... Lembro-me perfeitamente que a partir do 7º ano só comprava um terço dos livros... No 12º ano só comprei o de Português e o de apoio ao estudo de Matemática com fichas dos exames nacionais anteriores.
    •  
      Tyrande
    • 11 janeiro 2015 editado

# 931

Colocado por: jmrgb

Depende dos professores... Lembro-me perfeitamente que a partir do 7º ano só comprava um terço dos livros... No 12º ano só comprei o de Português e o de apoio ao estudo de Matemática com fichas dos exames nacionais anteriores.

Não deve ter estudado no mesmo Portugal que eu... ou então tinha livros usados de algum familiar, só pode!
    É que eu quando fiz o 12º bem que me lixei que tive de comprar livros de Português, Matemática, Física, Biologia, Desporto (específica) e Inglês...
    E ai dos alunos que aparecessem nas aulas a partir da 3ª semana sem os livros.. Os prof's já não tinham dó...
  10.  # 932

Colocado por: Tyrande

Não deve ter estudado no mesmo Portugal que eu... ou então tinha livros usados de algum familiar, só pode!
    É que eu quando fiz o 12º bem que me lixei que tive de comprar livros de Português, Matemática, Física, Biologia, Desporto (específica) e Inglês...
    E ai dos alunos que aparecessem nas aulas a partir da 3ª semana sem os livros.. Os prof's já não tinham dó...

Toda a minha vida estudantil, nunca usei mais de 1/3 dos livros. Acho que tive inglês do 5º ao 11º ano e nunca nunca jamais tive um prof que usasse o livro. Francês recordo-me que só um ano é que se usou o livro. Lembro-me das aulas de física no 12º ano em que o prof também não usava livro. Aliás, no 12º ano acho que só usei o livro de matemática e português.

Quanto às despesas de saúde, 1 milhão de portugueses estão isentos de taxas moderadores e as crianças não pagam até aos 12 anos. Tenho mais de 30 anos e nunca na minha vida fui a um pediatra. Médico de familia e já era um luxo. Nada contra quem leva os filhos aos pediatras privados. Não podemos é dizer que é impossível viver com X euros, quando a saúde é em muitos casos gratuita. Em alguns concelhos (Gaia por exemplo) os manuais escolares são oferecidos pela câmara, independentemente do rendimento do agregado familiar. A câmara de Gaia também oferece de forma gratuita as vacinas não comparticipadas. Basta viver em Gaia e ter os putos a serem seguidos pelo médico de familia que despesas de saúde e educação é coisa que não existe. E certamente que mais concelhos haverá com estas iniciativas.
  11.  # 933

Colocado por: marcoaraujoQuanto às despesas de saúde, 1 milhão de portugueses estão isentos de taxas moderadores e as crianças não pagam até aos 12 anos. Tenho mais de 30 anos e nunca na minha vida fui a um pediatra. Médico de familia e já era um luxo. Nada contra quem leva os filhos aos pediatras privados. Não podemos é dizer que é impossível viver com X euros, quando a saúde é em muitos casos gratuita.

Sabe muito bem que com rendimentos na ordem dos mil euros/agregado já não está isento de taxas moderadoras (serão ricos?). Há muito pouco tempo, um simples desmaio de uma pessoa do meu agregado familiar custou, em taxas moderadoras nas urgências, 50 euros. Nada mais nada menos. E diz bem, as crianças até aos 12 anos. Provavelmente porque se parte do princípio que aos 13, 14, 15, 16 e etc já são autónomas financeiramente, não? Medicamentos gratuitos, são raríssimos.
    Como ainda há semanas um comentador dizia em relação à declaração pomposa do primeiro ministro de que o país estava muito melhor, digam-me qual é esse país que eu quero ir para lá.
  12.  # 934

Colocado por: marcoaraujoEm alguns concelhos (Gaia por exemplo) os manuais escolares são oferecidos pela câmara, independentemente do rendimento do agregado familiar. A câmara de Gaia também oferece de forma gratuita as vacinas não comparticipadas. Basta viver em Gaia e ter os putos a serem seguidos pelo médico de familia que despesas de saúde e educação é coisa que não existe.

Permita-me a "brincadeira"... Não pagam os habitantes de Gaia mas pagamos nós!

"Gaia em risco de falência com dívida próxima dos 300ME"
    Concordam com este comentário: eu, two-rok
  13.  # 935

Colocado por: jmrgbCá em casa são dois adultos e uma criança e os gastos mensais do ano passado foi em média:

Luz: 47,89€
    Gás: 16,97€
    Água: 21,84€
    Nos (Televisão + Net): 38,72€ (Neste momento estou a pagar 29,99€ depois de tentar rescindir o contrato)
    Condomínio: 24,75€
    Telecomunicações: 0€ (pago pela empresa onde trabalho)
    Carros (todas as despesas incluindo seguro): 145€ (jipe) + 69.55€ (automóvel descapotável que só o uso para passeios)

Total: 364,75€

Comida, roupa, educação, saúde e mais 1 carro, não sei do valor ao certo, é a patroa que fica com estas despesas, mas não ultrapassam os 400€ mensais.
    Infelizmente tanto eu como a minha mulher trabalhamos com horários rotativos e muito raramente estamos de folga juntos, por esse motivo só tenho gastos especiais nas férias e no natal (ao que leva a alguns abusos nessas alturas ^_^).

Olhando aos meus gastos, diria que se consegue viver bem com menos de 1000€... Claro está, sem pagar prestações de casa e carro.
    Concordam com este comentário:zeto
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zeto

O valor que coloca para os carros já inclui a gasolina? Quantos km por mês faz? Portagens nunca?
    Nunca faz um passeio de familia? Quanto gasta por mês nesses passeios?
    Desses 400 euros mensais qual o valor para alimentação? Onde faz as compras?
  14.  # 936

Colocado por: LuisPereira

O valor que coloca para os carros já inclui a gasolina? Quantos km por mês faz? Portagens nunca?
    Nunca faz um passeio de familia? Quanto gasta por mês nesses passeios?
    Desses 400 euros mensais qual o valor para alimentação? Onde faz as compras?

Sim, inclui combustíveis. Faço 448,82 Km (com o jipe que é o meu carro do dia a dia) em média e raramente pago portagens.
    Sim faço passeios e tenho um carro só para essa finalidade como mencionado inicialmente, e o ano passado fiz 2794 Km com o mesmo. Os gastos nessas viagens por norma é só o combustível e alimentação normal, tenho uma herdade no alentejo, a minha mulher tem casa em Nazaré e tenho alojamento gratuito em Loulé (familiares), por isso as nossas férias são por esses lados.
    Não faço a mínima ideia.

Também posso disponibilizar o IRS do ano passado e extractos bancários com os respectivos depósitos a prazo. :p
  15.  # 937

Colocado por: jmrgb

Sim, inclui combustíveis. Faço 448,82 Km (com o jipe que é o meu carro do dia a dia) em média e raramente pago portagens.
    Sim faço passeios e tenho um carro só para essa finalidade como mencionado inicialmente, e o ano passado fiz 2794 Km com o mesmo. Os gastos nessas viagens por norma é só o combustível e alimentação normal, tenho uma herdade no alentejo, a minha mulher tem casa em Nazaré e tenho alojamento gratuito em Loulé (familiares), por isso as nossas férias são por esses lados.
    Não faço a mínima ideia.

Também posso disponibilizar o IRS do ano passado e extractos bancários com os respectivos depósitos a prazo. :p

Se fizer favor!

lol
  16.  # 938

Agora a sério, só estou a tentar perceber onde eu gasto tanto.
    Sempre que ouço os outros a falar parece que conseguem viver com muito menos que eu.

percebi agora as contas que colocou, os 400 euros mensais nao inclui despesas com os carros, nem mesmo combustivel...
    Concordam com este comentário: eu
  17.  # 939

Colocado por: LuisPereiraAgora a sério, só estou a tentar perceber onde eu gasto tanto.
    Sempre que ouço os outros a falar parece que conseguem viver com muito menos que eu.

percebi agora as contas que colocou, os 400 euros mensais nao inclui despesas com os carros, nem mesmo combustivel...

Não percebeu as minhas despesas, 364,75€ por mês (média do ano 2014) são relativos a luz, gás, água, condomínio, NOS e 2 carros (inclui tudo, combustíveis, manutenção, impostos, seguros, etc). A minha esposa paga alimentação, saúde, educação, as despesas do carro dela e outras despesas variadas (produtos de limpeza, roupa, etc). Essas despesas é que não sei ao certo o montante mas nunca ultrapassa os 400€.

Simplificando, na minha família constituída por 2 adultos e 1 criança, gastamos entre 700 a 800€ mensais. Mas na realidade tanto eu como a minha esposa, temos despesas extraordinárias com as outras duas casas (embora eu ainda amortizo alguma coisa com o subsidio das ovelhas e da vindima mas como infelizmente tenho transformador de média e baixa tensão particular, é quase tudo limpo pela EDP) mas essas contas não são para aqui chamadas pois não é esse o objectivo deste tópico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisPereira
    • tnjp
    • 12 janeiro 2015

# 940

Simplificando, na minha família constituída por 2 adultos e 1 criança, gastamos entre 700 a 800€ mensais.

A nossa família também é constituida por 2 adultos e 1 criança e gastamos o mesmo. A acrescer a este valor, temos a renda da casa (400€).

0.2840 seg. NEW