Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 941

Nós somos 1 casal sem filhos.

Despesas mensais médias fixas:
    Renda €325
    Luz €25
    Água €16
    Gás €10
    Telefone+Internet+Tv € 42
    Telemóveis €20
    Combustíveis €120
    Alimentação/supermercado €150/200 (com todas as refeições em casa)
    Total: € 700/750

Fora isso tenho outros encargos extra que são para lazer (desporto, saídas) ou quotizações profissionais..
  2.  # 942

Será que sou só eu que tenho:
    Aulas de ballet da filha
    Aulas de musica
    festas de amiguinhos que de vez em quando lá vai uma prendinha ou duas
    aniversários nossos e de familiares
    revisões de carro
    inspeção do carro
    portagens
    uma ou outra ida ao cinema
    um passeio á beira mar e um gelado para a miudagem
    uma ida ao médico
    enfim...

As contas que por aqui aparecem é só Trabalhar, comer e dormir! Será mesmo assim?
    Concordam com este comentário: maria rodrigues, anatrindade, Rodri12
  3.  # 943

Colocado por: LuisPereiraSerá que sou só eu que tenho:
    Aulas de ballet da filha
    Aulas de musica
    revisões de carro
    inspeção do carro
    portagens
    uma ida ao médico
    enfim...

Na minha opinião
    isso só não entra para aqui, porque já são luxos, e cada um tem os seus..(Tal como a televisão e o telemóvel, mas isso é uma coisa normal)
  4.  # 944

Aulas de ballet da filha
    Aulas de musica
    revisões de carro
    inspeção do carro
    portagens

uma ida ao médico

Colocado por: ktm333

Na minha opinião
    isso só não entra para aqui, porque já são luxos, e cada um tem os seus..(Tal como a televisão e o telemóvel, mas isso é uma coisa normal)

O que está a Bold não me parecem luxos mas sim coisas do dia a dia. (P.S.: actividades físicas para os miúdos também não considero luxos, mas esses dou o beneficio da dúvida)
  5.  # 945

Eu disse fora lazer (inclui muita coisa..desporto, jantares fora, festas de aniversário, prendas, férias, fins-de-semana fora, "futilidades", etc., etc.)
    Despesas com os carros (e temos 2) também só contabilizei combustível, nada de seguros, inspecções e afins.
    Idas ao médico também temos mas são geralmente ao médico de família e somos isentos (dadores de sangue).

O que quis demonstrar é que é possível viver com € 1.000, tendo o essencial mas sem grandes luxos e pequenos prazeres da vida (que eu considero mt importantes!)!
  6.  # 946

O que quis demonstrar é que é possível viver com € 1.000, tendo o essencial mas sem grandes luxos e pequenos prazeres da vida (que eu considero mt importantes!)!

ou seja, sobreviver ;)´

Conheço quem faça uma boa vida a viver com menos de 1000€, mas esses vivem com os pais e não têm conjugues nem filhos ;)
    Concordam com este comentário: anatrindade
  7.  # 947

Colocado por: I_have_a_dreamNós somos 1 casal sem filhos.

Despesas mensais médias fixas:
    Renda €325
    Luz €25
    Água €16
    Gás €10
    Telefone+Internet+Tv € 42
    Telemóveis €20
    Combustíveis €120
    Alimentação/supermercado €150/200 (com todas as refeições em casa)
    Total: € 700/750

Fora isso tenho outros encargos extra que são para lazer (desporto, saídas) ou quotizações profissionais..

Luz e gaz 30 euros? Só? Como aquece a casa?
  8.  # 948

Se reparar, não é sobreviver porque das minhas contas ainda sobram 250/300 para gastos "não-essenciais"... e ainda vou passar da Meo para a Vodafone e em vez dos 42, serão 25...
    • tnjp
    • 12 janeiro 2015

# 949

Será que sou só eu que tenho:
    Aulas de ballet da filha
    Aulas de musica
    aniversários nossos e de familiares
    revisões de carro
    inspeção do carro
    portagens
    uma ida ao médico
    enfim...

As contas que por aqui aparecem é só Trabalhar, comer e dormir! Será mesmo assim?

O título do tópico é sobre se é possível viver com 1000€, claro que quem ganha 1000€ não tem os filhos no ballet mas eles sobrevivem na mesma!
    A minha filha ainda não tem 2 anos, por isso ainda não chegaram todas essas actividades extra, que não são obrigatórias, diga-se.

Aniversários, só mesmo uma lembrança à cara metade e um jantar em família. Aniversários de familiares não tem quaisquer gastos extra! Só a filha é excepção, prendas e festinha no dia de aniversário.
    Gastos com o carro já estão incluídos no valor acima.
    Cinema... aos anos? Não há tempo e o dinheiro também não é muito!
    Passeios: todos os fins de semana e o gasto é de 0,70€ para a bica.
    Com o médico normalmente há a consulta da miúda: 55€ de 3 em 3 meses, com excepções para quando aparece algo de inesperado, mais medicamentos e vacinas não comparticipadas (este mês tem uma de quase 100 balas...)

Nas minhas despesas estão incluídas todas as despesas com o carro e transportes públicos, cerca de 30% da mensalidade da creche, várias refeições fora de casa, entre 180€ e 200€ de supermercado, despesas de casa (luz, água, net, TV, telefone e gás), gastos com roupa principalmete para a miúda...
  9.  # 950

Colocado por: LuisPereiraLuz e gaz 30 euros? Só? Como aquece a casa?

Luz e gás são 25+10=35 e não 25. Tenho aquecimento a gás (não ligo todo o dia, é certo) e lareira.. Mas antes de mudar da EDP para a Goldenergy pagava quase o dobro em gás
  10.  # 951

Colocado por: I_have_a_dreamSe reparar, não é sobreviver porque das minhas contas ainda sobram 250/300 para gastos "não-essenciais"... e ainda vou passar da Meo para a Vodafone e em vez dos 42, serão 25...

Ok, agora meta-lhe um bébé aí nessa equação, com tudo o que isso acarreta, tal como infantário, fraldas, toalhitas, roupas que tem que comprar todos os meses, consultas pediatra, medicações, etc. etc. esses 250/300 para gastos "não-essenciais", com jeitinho não chegam para estas despesas.

Mas claro que cada caso é um caso e eu com isto só quero dizer que com 1000€ pode-se viver bem ou mal neste país. Depende de inúmeros factores ;)
    Concordam com este comentário: anatrindade
  11.  # 952

Colocado por: Rodri12

Ok, agora meta-lhe um bébé aí nessa equação, com tudo o que isso acarreta, tal como infantário, fraldas, toalhitas, roupas que tem que comprar todos os meses, consultas pediatra, medicações, etc. etc. esses 250/300 para gastos "não-essenciais", com jeitinho não chegam para estas despesas.

Mas claro que cada caso é um caso e eu com isto só quero dizer que com 1000€ pode-se viver bem ou mal neste país. Depende de inúmeros factores ;)

Ou adicione um filho na secundária ou mesmo universidade!
  12.  # 953

Colocado por: LuisPereira

Ou adicione um filho na secundária ou mesmo universidade!

Já nem vou para isso, porque se entrarmos por aí... e quem tem 2 filhos nessas condições ;)

Outro ponto importante e a ter em conta é o local onde se vive. é que 1000€, a viver no Porto ou Lisboa não rende o mesmo que 1000€ a viver no interior do país, ou em pequenas vilas, ou cidades.
    Concordam com este comentário: LuisPereira, two-rok, I_have_a_dream
  13.  # 954

Ninguém duvida que tendo filhos as contas dos gastos essenciais serão outras! Eu limitei-me a dar o meu exemplo real de um casal sem filhos (mas em extras gasto muito mais do que 300 porque somos novos e gostamos de gozar a vida e no fim do ano os gastos totais rondam sempre +- os € 15.000).

Por outro lado, também há quem viva num T1 e pague 200/250 de renda e não tenha pacote TV+NET+TLF.. é tudo uma questão de gestão do orçamento familiar..
    Concordam com este comentário: Rodri12
  14.  # 955

Pelas contas de muitos o salário minimo já está em excesso!
    Concordam com este comentário: Rodri12
  15.  # 956

Ou seja: as contas estão mais do que mascaradas! Gasta-se mais em extras (alguns) do que nas ditas despesas normais. Claro que há muita gente em Portugal que vive -sobrevive - com menos de 1000€, por mês! Se olharmos para os novos valores do IRS, quem tiver de rendimento bruto até 599€ agora está isento, a partir de 2015! Quem não estiver isento, lá tem de abrir os cordões à bolsa, que será o caso de quem tem de rendimento mensal 1000€. Portanto, quem se esticar em consumos exagerados, está a "viver acima das suas possibilidades", como diria o banqueiro Ulrich. Ou não foi ele, que disse?
    Concordam com este comentário: LuisPereira
  16.  # 957

Colocado por: maria rodriguesOu seja: as contas estão mais do que mascaradas! Gasta-se mais em extras (alguns) do que nas ditas despesas normais. Claro que há muita gente em Portugal quevive-sobrevive - com menos de 1000€, por mês! Se olharmos para os novos valores do IRS, quem tiver de rendimento bruto até 599€ agora está isento, a partir de 2015! Quem não estiver isento, lá tem de abrir os cordões à bolsa, que será o caso de quem tem de rendimento mensal 1000€. Portanto, quem se esticar em consumos exagerados, está a "viver acima das suas possibilidades", como diria o banqueiro Ulrich. Ou não foi ele, que disse?

Não sei se foi ele que disse isso mas sei que foi ele que disse: "Ai aguenta aguenta", referindo-se à capacidades dos portugueses aguentarem mais medidas de austeridade.
    Concordam com este comentário: LuisPereira, maria rodrigues
  17.  # 958

Só espero que o Passos Coelho não seja frequentador deste forum senão ainda baixa o ordenado minimo!
  18.  # 959

Colocado por: maria rodriguesOu seja: as contas estão mais do que mascaradas! Gasta-se mais em extras (alguns) do que nas ditas despesas normais. Claro que há muita gente em Portugal quevive-sobrevive - com menos de 1000€, por mês! Se olharmos para os novos valores do IRS, quem tiver de rendimento bruto até 599€ agora está isento, a partir de 2015! Quem não estiver isento, lá tem de abrir os cordões à bolsa, que será o caso de quem tem de rendimento mensal 1000€. Portanto, quem se esticar em consumos exagerados, está a "viver acima das suas possibilidades", como diria o banqueiro Ulrich. Ou não foi ele, que disse?
    Concordam com este comentário:LuisPereira

O gastar-se mais em extras do que em despesas básicas, não significa viver acima das possibilidades. Viver acima das possibilidades é gastar-se mais do que se tem.

Agora já toda a gente sabe que quem ganha 1000€ (p.e.) há-de levar sempre umas boas chicotadas nos bolsos, por algum motivo a "classe média" é uma espécie cada vez mais rara nesta selva.
    Concordam com este comentário: two-rok, I_have_a_dream
  19.  # 960

Colocado por: tnjp

A nossa família também é constituida por 2 adultos e 1 criança e gastamos o mesmo. A acrescer a este valor, temos a renda da casa (400€).

ah pois é...
    você e muuuuuito boa gente.....
    a menos que vivam de favor em casa de familiares, ou tenham a sorte de ter casa de morada de herança ou então... que vivam numa barraca...

0.3443 seg. NEW