Iniciar sessão ou registar-se
  1. Cá em casa todos os meses depois de pagos a retenção na fonte de IRS e a TSU, entram 1000 euros líquidos.

Tenho casa e carro pagos, o que ajuda imenso.

Actualmente gasto 600 euros por mês no supermercado (inclui alimentação, produtos de limpeza e produtos de higiene) para dois adultos e uma criança. Não me privo de nada a nível alimentar, pois compro com frequência alimentos caros, como por exemplo polvo, bife da vazia, legumes biológicos, frutas tropicais, queijos importados, bebidas diversas, etc.

O pão compro na padaria e levo a família a comer fora uma vez por semana. Lanchamos fora três vezes por semana. Nestes itens diria que gasto uns 150 euros por mês. Gasto 150 euros para contas (30e SMAS, 50e NOS, 70e EDP). Sobram 100 euros para emergências e outros gastos diversos (roupa, farmácia, etc.) ou imprevistos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zeto
  2. Colocado por: marcoaraujoCá em casa todos os meses depois de pagos a retenção na fonte de IRS e a TSU, entram 1000 euros líquidos.

Actualmente gasto 600 euros por mês no supermercado (inclui alimentação, produtos de limpeza e produtos de higiene) para dois adultos e uma criança. Não me privo de nada a nível alimentar, pois compro com frequência alimentos caros, como por exemplo polvo, bife da vazia, legumes biológicos, frutas tropicais, queijos importados, bebidas diversas, etc.

O pão compro na padaria e levo a família a comer fora uma vez por semana. Lanchamos fora três vezes por semana. Nestes itens diria que gasto uns 150 euros por mês. Gasto 150 euros para contas (30e SMAS, 50e NOS, 70e EDP). Sobram 100 euros para emergências e outros gastos diversos (roupa, farmácia, etc.) ou imprevistos.

Não paga creche ou despesas de escola? eu só de creche pago 265 e é das mais baratas
  3. gasóleo, seguros, etc?
  4. Colocado por: JoaoARicardoPor acaso tenho, o segundo vem a caminho, casa tenho um anexo que fiz mas mesmo assim pago 260€ por mes, disse o que ganhava e nao uke a minha mulher ganha, em casa so se for voce, porque hoje tou a chuva, pra finalizar tenho o meu trabalho ond ganho 1000 e uma especie par time noutra firma onde ganho mais 220

Qual é o interesse deste tipo de comentários?
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
    • becas
    • 26 fevereiro 2016 editado
    Colocado por: marcoaraujoSobram 100 euros para emergências e outros gastos diversos (roupa, farmácia, etc.) ou imprevistos.

Muito apertado, não? Só pensando em despesas correntes...combustível, seguros e manutenção do carro; roupa e calçado (pelo menos as crianças gastam imenso); lazer (livros, música, cinema, espetáculos); cabeleireiro e esteticista (mesmo que ocasionalmente); médicos, dentista e medicamentos (mesmo que ocasionalmente),...
    Às vezes as coisas até andam orientadinhas, mas só no mês passado foram 90 euros para o oftalmologista da miúda, 140 para pediatra para as duas, 120 para os óculos e...ainda faltam as vacinas da meningite (90 e tal cada uma, para duas, em duas doses - cerca de 400 euros)... E como era mês de saldos, tive que aproveitar para renovar o guarda roupa delas, para daqui a um mês não andar a comprar tudo ao dobro do preço...
    Concordam com este comentário: LuisPereira, Neon
  5. Colocado por: marcoaraujoCá em casa todos os meses depois de pagos a retenção na fonte de IRS e a TSU, entram 1000 euros líquidos.

os carros não duram para sempre e a casa com o tempo vai precisando de manutenção. Não era melhor aumentar o nível da poupança para depois evitar o recurso a créditos.

não vi nas suas contas os combustíveis, a escola da criança, não sei a idade mas mesmo o ensino sendo "gratuito" é preciso pagar a alimentação , o prolongamento, etc, etc
  6. Colocado por: jorgferr

Não paga creche ou despesas de escola? eu só de creche pago 265 e é das mais baratas

A cresce é paga pelo avô. Éuma IPSS (edifício novo com todas as condições, melhor que a maioria das privadas) onde paga 130 euros/mês com tudo incluído (alimentação, ginástica, música e dança).

Estivemos 8 meses em lista de espera :/
  7. Na minha casa entram por mês 1700 euros líquidos. 550 euros são para o emprestimo da casa + seguros associados. Gasto com o meu filhote cerca de 250 euros (creche, seguro de saúde, natação, fraldas, toalhitas, comida...). Dos 900 euros que sobram, dá perfeitamente para todas as despesas que temos (2 adultos e uma criança), para viver, na minha opinião com qualidade de vida, e ainda sobra qualquer coisita no fim do mês. Para despesas extras e férias guardo sempre os 2 subsídios.
    Por isso, acho que posso dizer que na minha opinião se vive bem em Portugal com 1.000 euros líquidos.
    Concordam com este comentário: two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zeto
  8. Colocado por: pauloagsantos

os carros não duram para sempre e a casa com o tempo vai precisando de manutenção. Não era melhor aumentar o nível da poupança para depois evitar o recurso a créditos.

não vi nas suas contas os combustíveis, a escola da criança, não sei a idade mas mesmo o ensino sendo "gratuito" é preciso pagar a alimentação , o prolongamento, etc, etc

Tenho despesas de combustível pagas pela empresa. O carro é um BMW e mal será se um BMW não aguentar 30 anos ou um milhão de km. As manutenções da casa são feitas por mim.
  9. Colocado por: becas

Muito apertado, não? Só pensando em despesas correntes...combustível, seguros e manutenção do carro; roupa e calçado (pelo menos as crianças gastam imenso); lazer (livros, música, cinema, espetáculos); cabeleireiro e esteticista (mesmo que ocasionalmente); médicos, dentista e medicamentos (mesmo que ocasionalmente),...
    Às vezes as coisas até andam orientadinhas, mas só no mês passado foram 90 euros para o oftalmologista da miúda, 140 para pediatra para as duas, 120 para os óculos e...ainda faltam as vacinas da meningite (90 e tal cada uma, para duas, em duas doses - cerca de 400 euros)... E como era mês de saldos, tive que aproveitar para renovar o guarda roupa delas, para daqui a um mês não andar a comprar tudo ao dobro do preço...
    Concordam com este comentário:LuisPereira,Neon

Se houver algum imprevisto maior tenho sempre o subsídio de férias e Natal e o reembolso de IRS.
    • Neon
    • 26 fevereiro 2016
    Colocado por: marcoaraujoCá em casa todos os meses depois de pagos a retenção na fonte de IRS e a TSU, entram 1000 euros líquidos.

Perdoe a minha duvida, mas acho que qualquer coisa ai não bate certo? sobram 100 euros x 12 meses = 1200 euros ano o que acho muito pouco para:

Combustíveis/inspecções/Transportes públicos?
    Manutenção automóvel (pneus, lubrificantes, amortecedores, travões, luzes, etc)?
    Seguros habitação/pessoais/viatura?
    Impostos IUC/IMI ou condomínio?
    Consultas/medicação?
    Vestuário para 3 pessoas?
    Calçado para 3 pessoas?
    Despesas escolares ou infantário?
    Já partindo do princípio que não adquire livros, revistas, filmes ou musica, que não tem hobbies ou actividades de desporto com gastos de material ou mensalidades, que não paga cotas em ordens profissionais, que não faz férias, que não faz poupanças, que não oferece prendas de aniversario nem em épocas festivas.

Como faz?
    • Neon
    • 26 fevereiro 2016
    Colocado por: marcoaraujoSe houver algum imprevisto maior tenho sempre o subsídio de férias e Natal e o reembolso de IRS.

Já percebi.
    Pronto a minha pergunta deixa de fazer sentido
  10. Colocado por: LuisPereiragasóleo, seguros, etc?

Como já disse, não tenho despesas de combustível. O Seguro do carro é 120 euros/ano e o de casa 180/ano. A revisão do carro uns 400 a 500. O IMI são 400. Normalmente o reembolso de IRS chega para isso tudo.
  11. Eu acho que com 1000 euros uma pessoa não vive, sobrevive. O dinheiro dá perfeitamente para pagar as contas, mas é impossível ambicionar algo mais e para que os 1000 € sejam sempre folgados, é bom que se herde um tecto e umas rodas automobilizadas, porque é difícil fazer grandes poupanças com o que possa sobrar.

Para quem já comprou o que precisava (casa, carro, etc), 1000 euros limpos dá para alguma coisa, mas não dá para adicionar mais nada de relevante à nossa lista de posses. E ainda que se possa dispensar umas férias em paraísos exóticos, corremos o risco de ficar a viver como a pá do moinho, que roda e roda e roda, mas passa a vida toda no mesmo sítio.

Eu acho que quem faz vida em Portugal com 1000 euros para um casal, com filhos, é uma espécie de herói. E se em cima disso ainda consegue fazer/comprar casa e ir trocando de carrito, então é digno de estátua e nome de rua.
  12. Colocado por: SkinkxEu acho que com 1000 euros uma pessoa não vive, sobrevive.

Eu acho que há mal entendidos neste tópico, alguns falam em 1000 euros para 1 pessoa sózinha/solteira, outros em 1000 euros por casal, outros em 1000 euros e vivem em casa dos pais, outros em 1000 euros e têm familiares que lhes pagam contas...

É claro que assim os resultados vão ser diferentes, o que sei é que feitas as contas não há milagres, quando dá dá, quando não dá alguém tem de pagar.
    Concordam com este comentário: becas, two-rok, Flica
  13. O salário médio em Portugal para um casal com filhos é 1600 brutos. Após impostos sobram 1200 a 1300. Líquidos para sustentar 3 a 4 pessoas, incluindo renda. Esta é a média em Portugal
  14. Colocado por: BricoleiroEu acho que há mal entendidos neste tópico, alguns falam em 1000 euros para 1 pessoa sózinha/solteira, outros em 1000 euros por casal, outros em 1000 euros e vivem em casa dos pais, outros em 1000 euros e têm familiares que lhes pagam contas...

É claro que assim os resultados vão ser diferentes, o que sei é que feitas as contas não há milagres, quando dá dá, quando não dá alguém tem de pagar.

É exactamente como as discussões sobre custos de construção por m2.
    Uns medem a cave, outros não
    Uns medem as varandas outros não
    Uns medem o sótão, outros não
    Uns consideram área útil outros medem a área bruta
    Uns pagam ao electricista, outros são filhos de electricista
    Outros tem uma loja de materiais de construção
    Outros são eles a executar alguns trabalhos
    Uns é com iva outros é sem iva
    .
    .
    .
    .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  15. Mas este tópico ainda não morreu?é sempre as mesmas respostas e perguntas desde a primeira página,pelo andar dos anos claro que 1000 euros será impossível!
  16. Colocado por: marcoaraujoApós impostos sobram 1200 a 1300. Líquidos para sustentar 3 a 4 pessoas, incluindo renda. Esta é a média em Portugal

Não concordo, isso é uma média muito baixa para ser média dos salários em PT. De certeza que a média é um bocado mais alta.
    Concordam com este comentário: two-rok
  17. Pois nao sei, as contas bancarias sao divididas a unica coisa que divido e despesa alimentação e coisas do miudo o resto fica por minha conta..

Um cada um comenta o que quiser, mas abdiquei de algumas coisas como ginásio e outros luxos

0.4227 seg. NEW