Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: tostexPosso até deixar uma pergunta no ar só para pensarem um bocadinho.

Se o desconto directo fosse igual ao desconto em cartão, por que é que este último é muito mais frequente que o primeiro?

porque as pessoas conseguiam facilmente descontos de 75% e 100% com os cupões que os continente envia para casa
    • eu
    • 3 janeiro 2017 editado

# 2

Colocado por: tostexNo primeiro exemplo faz uma compra de 20€, no segundo uma compra de 30. Se o mesmo desconto incidir sobre esses montantes vai achar uma percentagem diferente (50 contra 33%).

Não, em ambos os casos o valor total dos produtos era de 30 euros e em ambos os casos gastei 20 euros.

Eu já li esse artigo e é muito discutível, porque de forma falaciosa aumenta a base sobre a qual incide o desconto.
    • zeto
    • 3 janeiro 2017

# 3

Peço desculpa por me estar a intrometer na vossa conversa sobre os descontos,copões,cartões,promoções etc,etc...
    pergunto:
    neste caso de compras (alimentação) será mais barato comprar no continente ou no pingo doçe??
  2.  # 4

Colocado por: eu
    Não, em ambos os casos gastei 20 euros.

Eu já li esse artigo e é muito discutível, porque de forma falaciosa aumenta a base sobre a qual incide o desconto.

Matemática a um nível tão básico não deve ser discutível.

Isto serve para fidelizar o cliente e fomentar uma próxima ida às compras, e outra, e outra...Não percebo qual a dificuldade de encaixar este conceito.
    Concordam com este comentário: two-rok, 21papaleguas, Bricoleiro, emad
    • eu
    • 3 janeiro 2017

# 5

Colocado por: tostexSe o desconto directo fosse igual ao desconto em cartão, por que é que este último é muito mais frequente que o primeiro?

Obviamente, para obrigar as pessoas a voltar à loja: assim elas vão comprar naquela loja em vez da concorrente.
  3.  # 6

Colocado por: tostex

Está a comparar 2 cupões contra um cupão. Não quer também comparar batatas com alhos??

Posso ensinar o conceito de 'ceteris paribus' ao matemático se for necessário.

se eles colocarem a 50% para o cartão em vez de direto eu posso usar os cupões a acomula sobre o valor total não sobre metade do valor
      cupoes.png
    • eu
    • 3 janeiro 2017

# 7

Colocado por: tostexMatemática a um nível tão básico não deve ser discutível.

Claro que é discutível, porque o exemplo é muito falacioso...
  4.  # 8

Exemplos do que estou a falar dos 100%
    http://blog200porcento.com/mais-uns-100-de-hoje-continente-artigos-1758440
    o que diz a isto?
  5.  # 9

Obviamente, para obrigar as pessoas a voltar à loja: assim elas vão comprar naquela loja em vez da concorrente.

Touché.

Apetece citar aquela velha frase do dogma...

Claro que é discutível, porque o exemplo é muito falacioso...

.... eu desisto. Nos temas de 'obras' neste fórum apresento-me logo como leigo e ainda assim caem-me em cima porque 'eles' é que percebem, nos outros temas parece que é igual. O padrão não é dominar um tema, é teimosia e ter de ter razão...
  6.  # 10

veja este talão
    isso sim são compras como eu ja tive agora com o super preço é impossível isto acontecer
      tala.jpeg
    • eu
    • 3 janeiro 2017 editado

# 11

Olhe como pode ser discutível: nesta tabela, o sr economista está a comparar duas situações muito diferentes, é que no caso do desconto em cartão estão lá mais 400 € de produtos.

Se colocar também esses 400€ de produtos na coluna da esquerda, vai obter um milagre: o desconto é igual.

A falácia desta tabela, é que nos dois casos, não foram levados os mesmos produtos para casa. Comparar alhos com bugalhos é desonestidade intelectual.
  7.  # 12

Eu prefiro comprar um produto com 50% de desconto no PD do que no Continente...

Isto porque a grande maioria dos descontos no continente são em cartão, o que me obriga a ir lá posteriormente fazer uma nova compra, mesmo que não haja nada de interessante que queira lá comprar.

Sem contar que se não estiver sempre a usar os descontos que tem no cartão, os mesmos caducam, portanto não dá pra ir fazendo um "pé de meia" e gastar tudo de uma vez quando vier uma promo boa.

Ao menos no PD fico com o dinheiro do desconto no bolso. Se me apetecer depois ir comprar ao Mini-preço, Modelo, seja o que for, vou!
    Sem precisar de andar a ver se compensa ir outra vez ao Continente...

De qualquer forma (e isto foi a mestre da minha Mãe que se apercebeu) as promoções nos supermercados são cíclicas.
    Hão de reparar, por exemplo, que o sabão em pó no e-leclerc entra em promoção a cada 3 meses.

A minha mãe já está batida nisso. E quem diz o sabão em pó, tem N outros produtos que funcionam na mesma base!
    Ela já está tão pro naquilo que já me diz: "não compres produto X, há de entrar em promo prá semana"
    E eu: "pois....certo! Deves ter uma bola de cristal...mas está bem, não compro."

E não é que na semana seguinte o dito cujo lá estava em promo?
    Concordam com este comentário: two-rok
    • emad
    • 3 janeiro 2017

# 13

Isto serve para fidelizar o cliente e fomentar uma próxima ida às compras, e outra, e outra...Não percebo qual a dificuldade de encaixar este conceito.
    Concordam com este comentário:emad

Esta e a justificação dos descontos em cartao.
    Nao sei qual a vossa duvida.
  8.  # 14

Cada um opina como quiser.
    Mas se eu irei nos próximos anos ao continente, isso dos 33 % em vez de 50% não fazem sentido.
    Compro a 20 acumulo 10. Poupei 50%, é verdade que o dinheiro não está na minha mão, estão no cartão, é dinheiro virtual, mas está lá e pode usar quando quiser. O cartão continente tem valor. Se não o cartão multibanco também não tinha valor, o dinheiro não está na minha mão está virtualmente no banco. Se amanhã o banco fechar posso ficar sem dinheiro.
    É tão simples como pensar doutra forma. Preciso de comprar 10 bens que custam no total 100 euros. Posso comprar hoje 5 bens por 50 euros e amanha os restantes por 50 euros. 1 dos bens que custa 20 euros tinha 50 % desconto. Então no segundo dia em vez de 5o euros só paguei 40 no total da compra. Então porque não hei-de ter poupado 10 euros? No fundo nem interessa o. % de desconto mas os x euros que não gastei.
    Não podem levar à extrema esse assunto, pois a realidade não é assim.
    Por exemplo compro uma pasta oral b a 1,99. Normalmente custa 4, 5 euros. Acredito que nalgum sítio o preço habitual seja 3,99. Portanto não devem ver que pouparam 2,51 euros, mas que compraram um bem mais barato que o habitual. Salvo erro algum lá atrás faltou disso, alguns preços de 50% de desconto, são enganoso, pois o produto está mais caro que o habitual, no entanto no valor final o produto está mais barato que o habitual. ,
    Concordam com este comentário: eu, nelson__ricardo
  9.  # 15

Callinas para muita gente é muito dificil isso entrar na cabeça.
    já tem os cupoes disponiveis online
    eu tem 2 cartão tenho cupoes jeitosos nos outros nada de especial
  10.  # 16

Eu só tenho cupões de 5 ou 10 euros no cartão quando faço muitas compras no Continente, se não, recebo os de x%. Alguém sabe que critério há para se receber o vale de 5 euros?
    • eu
    • 3 janeiro 2017

# 17

Colocado por: emadEsta e a justificação dos descontos em cartao.

Obviamente. Acho que ninguém duvida que o objetivo é fidelizar os clientes.

Nao sei qual a vossa duvida.

A dúvida está no valor dos descontos. Há quem teime que com 50% de desconto imediato o valor do desconto é superior aos casos em que os 50% de desconto são em cartão...

O que é obviamente falso...
    • kostta
    • 3 janeiro 2017 editado

# 18

Claro, mas tendo noção que não poupa 50% d valor do artigo, pois ele tem preço inflacionado.
    Em qq supermercado que comercialize produtos "nossa loja" compra a o óleo Fula a 1,69, capsulas dolce gusto a 4,90.
    Se for ao continente ou outro hiper, vê que esses produtos têm o preço de 2,40 e 5,50, aproximadamente
    Logo os 50€ são apenas 20 ou 30% do valor normal do produto.

Ah, e tb têm sempre produtos com descontos até 50%
  11.  # 19

Colocado por: callinasEu só tenho cupões de 5 ou 10 euros no cartão quando faço muitas compras no Continente, se não, recebo os de x%. Alguém sabe que critério há para se receber o vale de 5 euros?

acho que não ha critério, é mesmo uma questão de sorte
    por isso uso varios para aproveitar os melhores descontos
  12.  # 20

Colocado por: kosttaClaro, mas tendo noção que não poupa 50% d valor do artigo, pois ele tem preço inflacionado.
    Em qq supermercado que comercialize produtos "nossa loja" compra a o óleo Fula a 1,69, capsulas dolce gusto a 4,90.
    Se for ao continente ou outro hiper, vê que esses produtos têm o preço de 2,40 e 5,50, aproximadamente
    Logo os 50€ são apenas 20 ou 30% do valor normal do produto.

Ah, e tb têm sempre produtos com descontos até 50%

mas se segunda comprar no continente oleo fula e tiver um cupão de 5e em compras de 20€ o oleo fula fica a 0,75€ a diferença é assim tão pequena? e se comprar ate segunda paga 0,99€

0.6045 seg. NEW