Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

ha isso talvez, no entanto depende da vida que faz, e é tudo relativo, eu aqui as vezes tambem ponho dinheiro no banco lol pode até ser 5 euros lol, atençao isto é so brincadeira da minha parte nao me leve a mal Anonimo16062021, mas sabe que para por dinheiro no banco sobretudo aqui em França é difi_il , embora o livret A tem cerca de 70 milhoes de livretes com um valor total que ultrapassa a divida do Estado, de outra forma o dinheiro atualmente nos bancos com esse tipo de livrete comprava a divida toda atual do Estado, obviamente ja a certos politicos que estao a pensar nesse assunto lol
  2.  # 2

Colocado por: Anonimo16062021
    Pois, mas só isso não nos põe o pão na mesa.

Concordo consigo, mas quem não consegue viver em portugal com o que, tem terà de imigrar. Eu referi-me no meu post a quem conseguir viver bem em portugal com 1000euros, a fazer a mesma vida no estrangeiro e a trabalhar as mesmas horas talvez não compense tanto, olhando que estamos longe de tudo e que a vida è muito cara. Mas nem todos somos iguais e apenas partilho a minha experiência.
  3.  # 3

Colocado por: FDEm Portugal, para os que estão no estrangeiro sem acesso à RTP, existe um programa que se chama "Portugueses pelo Mundo".
    Curioso como, de cada vez que vejo este programa, raramente vejo os emigrantes a dizerem coisas más da situação ou do país que os acolhe... percebo que poderia ser visto como ingratidão mas, parece sempre que é tudo um mar de rosas.

Isto que o XLCBruno diz já alguém da minha família dizia há muito tempo. Que podia emigrar para ganhar mais dinheiro mas que, bastava trabalhar cá o mesmo que trabalhava o emigrante lá fora para no final ganhar quase o mesmo.

Um aparte um pouco estranho mas, uma coisa que sempre me fascinou nos emigrantes quando era miúdo e ia à "terra" era ver uma característica quase sempre presente nos carros que traziam.
    Não tanto pelos carros mas, mais pela quase obrigatoriedade de todos eles terem o belo do autocolante oval de fundo branco na traseira com a letra do país... actualmente já não acontece mas, há uns 20 anos não havia carro de emigrante sem o autocolante.

Caro FD

Também vejo as vezes esse programa, e talvez essas pessoas sejam casos bem sucedidos e sò pudemos ficar orgulhosos por isso, mas talvez a televisão so queira mostrar o que quer, pois aqui onde estou com a crise aì em portugal jà vi portugueses a dormir na rua....
    Não me queixo deste país pois acolheu-me e que vim voluntariamente ( apesar de no meu post dar talvez essa impressão), apenas tento explicar que aqui não è um mar de rosas, e ouve-se dizer que se ganha 4ou5 vezes mais que em portugal e è verdade, mas não ouço dizer o que se gasta para viver aqui. O que sobrar no fim do mês dividam por 4ou5 vezes e comparem com o que sobra em portugal... depois depende da situaçao de cada um....

Cumps
  4.  # 4

Colocado por: jorgferr

O sistema de saúde não é tão mau como isso (não é perfeito mas há muito pior, nosEstados Unidosse não tiver seguro de saúde nem o atendem). Na Suiça por exemplo seguro de saúde é obrigatório. O problema no sistema nacional de saúde são os médicos e a pouca vontade de trabalharem.
    Quanto á educação caro Jesus Mendes....conheço muitos poucos filhos de emigrantes comcursossuperiores (tudo bem que isso não importa muito hoje em dia), mas nisso o nosso defeito é formar pessoas a mais para empregos a menos. Veja a quantidade de enfermeiros que temos exportado só para UK como exemplo (prova que formamos bons profissionais)....eles lá até se dão ao luxo de dominuirem o númerdo de vagas pois sai maisbaratocontratar emigrantes.
    Não fosse a corrupção toda em Portugal e o dinheiro roubado e mal gasto e poderiamos ser um país muito melhor.
    Concordam com este comentário:de jesus mendes,maria rodrigues

Aqui na Suiça o seguro è obrigatòrio e privado, ou seja, eu, a minha esposa e a minha filha, são 500 euros mensais/obrigatòrios sem ir ao mèdico. Se for ao médico temos franquias nos seguros de 800euros, ou seja, atè aì pagamos nòs, e sò o que passar acima disso è que o seguro cobre. Mais vale dizer que pago por encheio e ainda pago o seguro. E prefiro não dizer quanto fica uma consulta aqui pois, serà dificil de acreditar....

Os médicos aqui não são melhores que os portugueses ( pois recrutam portugueses), apenas têm meios para fazer melhor ( a pagar o que se paga não admira), mas nas clinicas privadas em portugal ( onde já estive ) são iguais ou superiores. A minha esposa e a minha filha jà utilizaram varias vezes os hospitais aqui e nunca fomos atendidos antes de 2h a 2h30 de espera, jà chegamos a esperar 5h ( talvez seja sempre azar o nosso).

A educação aqui è mais apoiada pelo estado que em portugal, mas não acredito que sejam melhor formados que no nosso paìs, ( a prova è que cada vez mais são recrutados enfermeiros, engenheiros e arquitectos) 70% a 80% dos jovens fazem as aprendizagens, chamados no nosso país dos cursos profissionais apòs o 9ano.

Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgferr, 1976
  5.  # 5

Colocado por: de jesus mendesDiscordo com o comentario do XLCBruno, vivo em Besnçon perto de fronteira Suiça, conheço ate muitos amigos que trabalharam comigo na empresa onde trabalhei ate a minha reforma, tiraram o curso BTS automatismo industrial , mesmo muitos mas muitos portugueses e franceses que aqui conheço que trabalham na aria da construçao , pedreiros eletricitas condutores de maquinas .. ganham muito mais que aqui na regiao onde habito com um nivel de vida muito superior ao da regiao de Franche comte ..o inconveniente da maioria dos portuguses que habitam em Suiça é, que vao para la para estarem un par de anos economizao de maneira a regressar a Portugal, e nessa altura nao podem fazer uma vida(normal) obviamente é um Pais lindo ! mas caro, ha e ja agora onde uma certa forma de raçismo começa.... a aparecer

Boas

Os seus amigos devem ser os ditos "frontaliers" que vivem perto da fronteira vêm trabalhar aqui, ganham 2a3 vezes mais que na frança ( sobretudo com a desvalorização do euro ) e pagam os impostos em frança que nada tem a ver com os daqui. Ou então não lhe disseram o que se paga de impostos aqui. Eu levo uma vida normal aqui, a qualidade de vida è boa, o país é lindo, ganha muito mas tambem se gasta muito sem fazer luxos.

Cumps
  6.  # 6

7.  # 7

Colocado por: Anonimo16062021
    Cada um sabe de si,eu só sei que aqui onde estou faço uma vida normal,+/- igual que fazia em Portugal, eu mais a minha esposa temos os dois o nosso trabalhinho, da para as despesas e sobra ainda algum que vamos apurando todos os meses e por "castigo"ainda vamos todos os anos 5 semas de ferias.e em Portugal já não sabia-mos o que era isso de juntar dinheiro nem ir de férias..

Exactamente, eu tambem faço uma vida normal, temos uma filha e ainda nos sobra algum ao fim do mês, mas senão tem filhos, isso muda muita coisa, pois um filho pequeno aqui muda muito o orçamento ao fim do mês talvez o seu algum diminua depois.

Vocè tem um "castigo" de 5 semanas de ferias em portugal ( o que para mim não considero férias, eu vou estar com a minha familia e amigos e viver um pouco o que tenho e bricolando sempre alguma coisa, férias seria para conhecer algo diferente), eu desde à 3 anos para cá tenho 9semanas por ano e mesmo assim prefiro o meu país, são pontos de vista.

Eu em portugal nunca dei valor a fèrias, sempre juntei dinheiro, mas talvez onde vivo seja propicio para isso e talvez se vivesse na cidade não chegaria para as despesas.
    Talvez o seu algum que fica ao fim do mês para mim não compense tudo o que jà referi anteriormente, e para si com a sua vivência valha muito a pena.
    Não vivemos todos da mesma maneira, nem tivemos todos as mesmas experiencias.
    Em todo caso se se sente bem onde está espero que assim continue da melhor forma.

Cumps
  8.  # 8

Eu já estive para emigrar algumas vezes, mas chego sempre sempre à mesmo conclusão. Para o meu caso especifico enquanto eu e a minha esposa tivermos trabalho em Portugal não compensa emigrar. Se fizesse a vida que fiz enquanto estive em trabalho algumas semanas fora do país, em Portugal chegava com mais 500 euros na conta todos os finais de mês. Mesmo assim não me queixo e no final do ano também sobra sempre dinheiro para ir preparando a velhice :D
    Concordam com este comentário: XLCBruno
  9.  # 9

Penso que o jorgferr compreendeu o que quis dizer no meu post, quem tiver trabalho, uma vida estavel ( mesmo nos dias de hoje nada ser estavel em portugal e alêm fronteiras) e conseguir viver com o que tem em portugal tem de ponderar muito se vale mesmo a pena e dar valor ao que têm.
    Falo por mim, tenho vontade de voltar mas tenho de começar tudo do zero, quase uma vida nova, poucos conhecimentos tenho agora aì em baixo, não è facil.

E contrariamente ao que se pensa não è apenas no nosso país que há problemas e desigualdades.

Quem não conseguir viver com 1000 euros ou com o que ganha e gasta, se não tiver nada a perder, quiser ter qualidade de vida ( ter o seu trabalhinho, e viver bem) e talvez nem pensar voltar a viver em portugal atè aconselho a vir, apenas não se iludam com "cavernas do alibaba".

cumps
    • zeto
    • 12 agosto 2013 editado

# 10

(Vou desvendar o meu segredo)

Boas a todos
    Emigrar vale sempre a pena, um casal que seja orientado que queiram juntar dinheiro, se possivél sem filhos, renda de casa baixa, sem muitas saidas, etc. Consegue se por muito dinheiro de lado, falo por experiência já são muitos anos no estranjeiro., estou a pensar talvês mais 5 anos e voltar para portugal de vez nessa altura terei 45 anos, e se deus quizer não penso em trabalhar mais,,,,,,, por isso criei este tópico para saber se realmente os 1000 me chegam por mês para viver, será o dinheiro que vou ter disponivél até ter a reforma, por isso carro para o trabalho não preciso, pagar crêches para filhos não preciso visto que estamos em casa etc.,etc., não irei ter qualquer renda ou crédito a pagar.....
    Afinal desta forma consegue se viver com os 1000 ou não???
    Obrigadissimo
  10.  # 11

Se for organizado dá tendo em conta que não tem os encargos que mencionei anteriormente. Pelo menos para a minha família dá.
    Concordam com este comentário: 1976
    • zeto
    • 12 agosto 2013

# 12

Colocado por: DOGMA
    nem varrer a casa ou limpar o pó??

Isso é pá mulher, tenho que me preocupar com exterior, jardim etc.
  11.  # 13

nem varrer a casa ou limpar o pó??

Isso serà um dos passatempos ;)
    Concordam com este comentário: zeto
  12.  # 14

digam isso às vossas mulheres..
    Concordam com este comentário:zeto

Lol...
  13.  # 15

Quando penso muitas vezes em emigrar e sou criticado por uns, é só a amostra que cada um interpreta a vida de forma diferente.
    Para uns o sol é a vida, para outros é o pão.

Respondendo ao Zeto, se é possível viver com 1000€ mês, claro que sim, mediante determinadas condições.

Mas lá está, cada um vive à sua forma, andar a poupar para ter a partir dos 45 uma reforma de 1000€ eu dava em louco!!!
  14.  # 16

Bom o meu pai fez isso esteve aqui por volta de uns 16anos..arreliou se com o patrao aqui ,agarrou nas malas foi para ai construi 3 predios tinha 54 anos e viveu até aos 80 anos com os rendimentos.. mas isso era noutros tempos 1970 lol agora aos 45 nestas epocas é pa pode ser mas pelo menos se nao tiver 500 mil de parte vai ser dificil..isto para mim. agora a muita gente mais inteligente que eu isso admito, andei umaaltura para me pirar para Marocos e investir na Medina( agora nem pensar os preços foram x por 10) a minha mulher nao quis agora chapeu tenho de me aguentar aqui lol
    • zeto
    • 13 agosto 2013

# 17

Colocado por: de jesus mendes.mas pelo menos se nao tiver 500 mil de parte vai ser dificil..isto para mim.

Caro de jesus
    Vocé neste caso deve estar habituado a viver bem, e a gastar muito,
    A soma que me deu pode gastar 2000 e picos euros por mês durante 20 anos/. entre os 45 e 65 anos
    Assim nem precisava de ter iniciado este tópico,
    Mas de qualquer maneira obrigado
  15.  # 18

Entao expliquem me la a pessoa que aos 45 ANOS para de trabalhar ;como ja por aqui vi em certos comentarios, como é que vai fazer lol
    1- aos 45 anos nao tera praticamente nenhuma reforma porque nao cotisou os anos necessarios para esse efeito
    2- se nao tiver dinheiro na banca como vai viver?
    3- a unica soluçao foi como o meu pai fez foi para Portugal construi e viveu dos rendimentos!
    4-Agora a mais hipoteses o euro milhoes lol
    5- tenho 65 anos entao deiem me la uma receita magica de forma ainda eu proprio aproveitar nos poucos anos que me restam de vida lol
    6- Nao vivo ha grande , a reforma dos 2 anda por volta dos 4000 euros para mim chega me perfeitamente
    Cumprimentos
    • zeto
    • 13 agosto 2013 editado

# 19

Colocado por: de jesus mendes<
    6- Nao vivo ha grande , a reforma dos 2 anda por volta dos 4000 euros para mim chega me perfeitamente
    Cumprimentos

O amigo voçe nem diga isso que lhe parece mal "não vivo a grande" com 4000 euros
    Por amor de deus ou queria dizer com 400 euros???
    O que diram aqueles reformados que recebem 200 e picos euros cada um
    E vivem igual
    Concordam com este comentário: m.martins
  16.  # 20

Pois nao vivo ha grande..a diferença é que como ja disse muitas vezes nao comparem o nivel de vida daqui com o nivel de vida em Portugal impostos nao sao a mesma coisa ..seguros de saude e tudo mais, so para uma pequena informaçao que ja aqui relatei varias vezes, imposto de casa aqui paga o equivalente ao IMI e mais A TAXA de habitaçao valor mais ou menos identico ao IMI, outra; que seja proprietario ou arrendatario paga essa famosa taixa de habitaçao, Mutuele de saude sabe quanto pago por mes para os dois?quase 200 euros!
    Havia de se fazer o seguinte para verificar o nivel de vida os portugeses vinham para aqui um certo tempo e os franceses iam viver para Portugal um certo tempo e veria mos ...sabe os impostos graudos que paga mos aqui? somos o segundo Pais Da EUROPA onde base de imposiçao é a mais alta! esta Frente a Sueçia, dados feitos ha pouco tempo com debate na televisao ...mesmo A grande ALEMANHA encontra se em 3 ou 4 lugar ja nao me recordo bem

0.1730 seg. NEW