Colocado por: Anonimo16062021
Pois, mas só isso não nos põe o pão na mesa.
Colocado por: FDEm Portugal, para os que estão no estrangeiro sem acesso à RTP, existe um programa que se chama "Portugueses pelo Mundo".
Curioso como, de cada vez que vejo este programa, raramente vejo os emigrantes a dizerem coisas más da situação ou do país que os acolhe... percebo que poderia ser visto como ingratidão mas, parece sempre que é tudo um mar de rosas.
Isto que o XLCBruno diz já alguém da minha família dizia há muito tempo. Que podia emigrar para ganhar mais dinheiro mas que, bastava trabalhar cá o mesmo que trabalhava o emigrante lá fora para no final ganhar quase o mesmo.
Um aparte um pouco estranho mas, uma coisa que sempre me fascinou nos emigrantes quando era miúdo e ia à "terra" era ver uma característica quase sempre presente nos carros que traziam.
Não tanto pelos carros mas, mais pela quase obrigatoriedade de todos eles terem o belo do autocolante oval de fundo branco na traseira com a letra do país... actualmente já não acontece mas, há uns 20 anos não havia carro de emigrante sem o autocolante.
Colocado por: jorgferr
O sistema de saúde não é tão mau como isso (não é perfeito mas há muito pior, nosEstados Unidosse não tiver seguro de saúde nem o atendem). Na Suiça por exemplo seguro de saúde é obrigatório. O problema no sistema nacional de saúde são os médicos e a pouca vontade de trabalharem.
Quanto á educação caro Jesus Mendes....conheço muitos poucos filhos de emigrantes comcursossuperiores (tudo bem que isso não importa muito hoje em dia), mas nisso o nosso defeito é formar pessoas a mais para empregos a menos. Veja a quantidade de enfermeiros que temos exportado só para UK como exemplo (prova que formamos bons profissionais)....eles lá até se dão ao luxo de dominuirem o númerdo de vagas pois sai maisbaratocontratar emigrantes.
Não fosse a corrupção toda em Portugal e o dinheiro roubado e mal gasto e poderiamos ser um país muito melhor.Concordam com este comentário:de jesus mendes,maria rodrigues
Colocado por: de jesus mendesDiscordo com o comentario do XLCBruno, vivo em Besnçon perto de fronteira Suiça, conheço ate muitos amigos que trabalharam comigo na empresa onde trabalhei ate a minha reforma, tiraram o curso BTS automatismo industrial , mesmo muitos mas muitos portugueses e franceses que aqui conheço que trabalham na aria da construçao , pedreiros eletricitas condutores de maquinas .. ganham muito mais que aqui na regiao onde habito com um nivel de vida muito superior ao da regiao de Franche comte ..o inconveniente da maioria dos portuguses que habitam em Suiça é, que vao para la para estarem un par de anos economizao de maneira a regressar a Portugal, e nessa altura nao podem fazer uma vida(normal) obviamente é um Pais lindo ! mas caro, ha e ja agora onde uma certa forma de raçismo começa.... a aparecer
Colocado por: Anonimo16062021
Cada um sabe de si,eu só sei que aqui onde estou faço uma vida normal,+/- igual que fazia em Portugal, eu mais a minha esposa temos os dois o nosso trabalhinho, da para as despesas e sobra ainda algum que vamos apurando todos os meses e por "castigo"ainda vamos todos os anos 5 semas de ferias.e em Portugal já não sabia-mos o que era isso de juntar dinheiro nem ir de férias..
Colocado por: DOGMA
nem varrer a casa ou limpar o pó??
nem varrer a casa ou limpar o pó??
digam isso às vossas mulheres..Concordam com este comentário:zeto
Colocado por: de jesus mendes.mas pelo menos se nao tiver 500 mil de parte vai ser dificil..isto para mim.
Colocado por: de jesus mendes<
6- Nao vivo ha grande , a reforma dos 2 anda por volta dos 4000 euros para mim chega me perfeitamente
Cumprimentos