Iniciar sessão ou registar-se
    • AXN
    • 10 fevereiro 2012

     # 101

    Não estou a entender, esta a perguntar qual a área que esses equipamentos vão ocupar?
  1.  # 102

    Colocado por: AXNesta a perguntar qual a área que esses equipamentos vão ocupar?


    Sim. :) Está a entender.
    • AXN
    • 10 fevereiro 2012

     # 103

    Se não estou em erro, os paineis ficam no telhado, a bomba de calor no exterior o acumulador fica na "sala das máquinas" que terá +/- 7 mts2
    • AXN
    • 10 fevereiro 2012

     # 104

    Já agora quero colocar a questão eu vou ter um recuperador de calor a lenha, compensa (em termos equipamento e instalação) para dar apoio ao aquecimento do piso radiante e/ou as AQS?
    • eu
    • 10 fevereiro 2012

     # 105

    Colocado por: AXNJá agora quero colocar a questão eu vou ter um recuperador de calor a lenha, compensa (em termos equipamento e instalação) para dar apoio ao aquecimento do piso radiante e/ou as AQS?

    Claro que compensa! Eu tenho um recuperador a lenha a alimentar o piso radiante e funciona perfeitamente. A única coisa chata é que é preciso ir meter mais lenha de 2 em 2 horas... e o piso radiante funciona melhor se for aquecido 24/24 horas.
  2.  # 106

    Colocado por: eu
    Claro que compensa! Eu tenho um recuperador a lenha a alimentar o piso radiante e funciona perfeitamente. A única coisa chata é que é preciso ir meter mais lenha de 2 em 2 horas... e o piso radiante funciona melhor se for aquecido 24/24 horas.


    coloca uma bombita e pronto... já ajuda ao recuperador quando se esquece de colocar lenha!!!
    • AXN
    • 10 fevereiro 2012

     # 107

    Sim, eu tambem vou colocar bomba de calor. A questão é se não estarei a colocar equipamentos (e dinheiro) a mais.
    • eu
    • 10 fevereiro 2012

     # 108

    Colocado por: sergyiocoloca uma bombita e pronto.

    LOL... quando uma "bombita" custar uns "euritos" eu faço isso.
  3.  # 109

    Colocado por: AXNA questão é se não estarei a colocar equipamentos (e dinheiro) a mais.


    Se esta tabela estiver correcta diria que para além de estar a gastar dinheiro em equipamentos a mais está a fazer um mau investimento.

    O COP parece-me alto demais (4), mas mesmo se baixar um bocado o COP a fonte de calor mais rentável continua a ser a electricidade aplicada à bomba de calor. Assim não estou a ver qual a vantagem...

    http://www.felixtermica.com/Informacoes/Precos-da-Energia
    • AXN
    • 10 fevereiro 2012

     # 110

    A minha situação é a seguinte: Quero piso radiante hidráulico e AQS.
    Vou colocar paineis solares e acumulador e Bomba de calor.
    Mas como vou colocar um recuperador de calor, será que então compensa colocar um recuperador de calor que de apoio para o aquecimento.

    Não estou a pensar substituir a bomba de calor por recuperador a lenha.
  4.  # 111

    AXN, eu estou a projectar fazer a mesma coisa. Ponderei se instalava recuperador ou não e decidi que não para poupar o investimento do próprio recuperador, mas ainda estou indeciso.

    Mas mesmo instalando o recuperador, se é mais barato aquecer a água com electricidade, para que é que vai tentar apoiar a bomba de calor com algo menos ineficiente? Esse investimento só compensa se a electricidade subir de preço em relação à madeira, e ai já tem o sistema instalado. Certo?
    • Kaux
    • 10 fevereiro 2012

     # 112

    Ou isso ou a esposa está-lhe a atazanar o juízo porque é giro para ligar no Natal :)
  5.  # 113

    Boas, eu tb estou a instalar uma solução idêntica.
    Piso radiante + painel solar (aqs)+recuperador de calor (piso e aqs)+bomba de calor (piso + aqs)

    De inverno, como tenho lenha com abundância o recuperar estará quase sempre a trabalhar, digo quase porque não me levanto a meio da noite para meter madeira lá pra dentro, aí entra a bomba em funcionamento se for necessário.

    De verão os painéis solares fazem bem o trabalho de aqs.
    • AXN
    • 13 fevereiro 2012

     # 114

    Colocado por: ultrahipermegaBoas, eu tb estou a instalar uma solução idêntica.
    Piso radiante + painel solar (aqs)+recuperador de calor (piso e aqs)+bomba de calor (piso + aqs)

    De inverno, como tenho lenha com abundância o recuperar estará quase sempre a trabalhar, digo quase porque não me levanto a meio da noite para meter madeira lá pra dentro, aí entra a bomba em funcionamento se for necessário.

    De verão os painéis solares fazem bem o trabalho de aqs.


    Já tem orçamentos? e quais as marcar e sistemas? Obrigado
    • eu
    • 13 fevereiro 2012

     # 115

    Colocado por: ultrahipermegaDe verão os painéis solares fazem bem o trabalho de aqs.

    E de Inverno também, caso exista sol, como tem sido o caso.
  6.  # 116

    Colocado por: AXN

    Já tem orçamentos? e quais as marcar e sistemas? Obrigado


    Já está adjudicado, quase 12 mil euros, tudo.

    Bomba de calor relopa 13,5kw
    Recuperador é hergom h2-22
    Paineis zantia gold 200
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AXN
  7.  # 117

    Colocado por: eu
    E de Inverno também, caso exista sol, como tem sido o caso.


    Gosto mais de pensar na pior hipótese e depois ter "benefícios".

    Nunca devemos fazer essas contas para o normal, o melhor é fazer para o pior tempo, depois até o sistema trabalha melhor.
  8.  # 118

    CAda um sabe de si é claro... Mas alguém me consegue explicar para que raio se quer um recuperador de calor numa casa com piso radiante?
    Acham que ao chegar a casa e a encontrarem bem quentinha se vão sequer lembrar de acender o recuperador? Ir buscar a lenha, acender o fogo, colocar a lenha... Hummm
    Poupem mas é esse dinheiro, ou por exemplo usem o orçamento do recuperador para reforçar o isolamento, bons vidros, boas caixilharias...
    • AXN
    • 15 fevereiro 2012

     # 119

    Colocado por: Pedro Azevedo78CAda um sabe de si é claro... Mas alguém me consegue explicar para que raio se quer um recuperador de calor numa casa com piso radiante?
    Acham que ao chegar a casa e a encontrarem bem quentinha se vão sequer lembrar de acender o recuperador? Ir buscar a lenha, acender o fogo, colocar a lenha... Hummm
    Poupem mas é esse dinheiro, ou por exemplo usem o orçamento do recuperador para reforçar o isolamento, bons vidros, boas caixilharias...


    Discordo por completo, se há uma coisa que me acalma, é ter uma lareira acessa, um bom vinho, e um bom livro.
  9.  # 120

    Colocado por: Pedro Azevedo78CAda um sabe de si é claro... Mas alguém me consegue explicar para que raio se quer um recuperador de calor numa casa com piso radiante?
    Acham que ao chegar a casa e a encontrarem bem quentinha se vão sequer lembrar de acender o recuperador? Ir buscar a lenha, acender o fogo, colocar a lenha... Hummm
    Poupem mas é esse dinheiro, ou por exemplo usem o orçamento do recuperador para reforçar o isolamento, bons vidros, boas caixilharias...


    Por um lado até lhe podia dar a razão... é bem verdade que se a casa estiver quentinha não me lembra do recuperador de calor.. o pior é que me lembra da factura da EDP e vou logo a correr buscar lenha para o recuperador...
    Concordam com este comentário: sergyio, PMMA
 
0.0313 seg. NEW