Iniciar sessão ou registar-se
    • Gex
    • 31 outubro 2011

# 1

Bom dia,
    Estou neste momento no processo de construção da minha casa e à medida que a construção se vai desenvolvendo, eu vou-me lembrando de pormenores novos. O último foi o seguinte: posso colocar a caixilharia (PVC) e estores da cor que eu quiser (cinza)? Pergunto isto porque no projecto de arquitectura a única refer~encia a cor que aparece é à da pintura da casa (branco). A cor cinza só aparece no projecto de execução, mas este não foi aprovado nem visto pela cãmara. A casa ao lado que está no mesmo lote (será constituída propriedade horizontal para a divisão de duas parcelas) tem estores e caixilharia branca, mas eu gostava que na minha fosse cinza. Poderei colocar à vontade, ou poderei vir a ter problemas com a câmara no final?
    Obrigado
  1.  # 2

Fale com o arquitecto que lhe elaborou o projecto de execução.
    à partida não deve haver nenhum inconveniente, mas estar a alterar alguma coisa em obra é complicado até mesmo as coisas que parecem insignificantes.
    Certamente o arquitecto concordará, isso ficará registado e de futuro, garantidamente não terá problemas.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    • Gex
    • 31 outubro 2011

# 3

Caro adarq, o meu problema não é com o arquitecto, mas sim com a câmara. Como eu disse, o projecto de arquitectura não prevê qualquer cor para caixilharia, mas no projecto de execução (que não foi à câmara) já está lá a referência a "cinza". Quanto aos estores, a única referência que aparece aos mesmos é na tabela de medições e mesmo assim sem cor.
    A minha questão é se a cãmara poderá apresentar algum problema com o facto de a casa ao lado ter estores e caixilharia branca e a minha ter cinza e eventualmente querer obrigar-me a mudá-los (ou pintá-los, sim porque eu não iria gastar esse dinheirão todo outra vez) para aprovar a obra.
  2.  # 4

À partida não
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gex
  3.  # 5

gex

o que conta é o que está aprovado, se nos desenhos para a camara não consta e se não foi preenchido tambem nenhum quadro para a camara sobre isso, então acho que está á vontade para meter quer a caixilharia quer os estores da cor que quiser. ( salvo se no proprio regulamento camarario isso está defenido, o que não acredito).
    Concordam com este comentário: naar
  4.  # 6

Colocado por: GexBom dia,
    Estou neste momento no processo de construção da minha casa e à medida que a construção se vai desenvolvendo, eu vou-me lembrando de pormenores novos. O último foi o seguinte: posso colocar a caixilharia (PVC) e estores da cor que eu quiser (cinza)? Pergunto isto porque no projecto de arquitectura a única refer~encia a cor que aparece é à da pintura da casa (branco). A cor cinza só aparece no projecto de execução, mas este não foi aprovado nem visto pela cãmara. A casa ao lado que está no mesmo lote (será constituída propriedade horizontal para a divisão de duas parcelas) tem estores e caixilharia branca, mas eu gostava que na minha fosse cinza. Poderei colocar à vontade, ou poderei vir a ter problemas com a câmara no final?
    Obrigado

se no projecto de arquitectura aprovado não diz e no regulamento municipal não fala sobre isso e se não existe plano de pormenor, pode por a cor que quiser que a camara não terá razão para o chatear.
    • PMMA
    • 1 novembro 2011

# 7

Colocado por: marco1( salvo se no proprio regulamento camarario isso está defenido, o que não acredito).

Aqui no minho muitas camaras tem isso defenido no pdm sim....
  5.  # 8

Colocado por: PMMA

Aqui no minho muitas camaras tem isso defenido no pdm sim....

PDM ou RMEU? costuma estar em RMEU ou plano de pormenor ou salvaguarda.
    • Gex
    • 2 novembro 2011

# 9

Bom, estive a pesquisar no RUEM, e de facto aparece lá uma referência. Como sempre é algo vago, incerto, vazio, dado a variadas interpretações e que espremido parece-me não dar grande coisa. De qualquer forma, naquela zona há caixilharias, estores e portadas de várias cores. Escrevo aqui o texto para poderem comentar ssf.
    Obrigado

Artigo 13.º
    Materiais e cores de revestimento exterior
    1 — Os materiais e as cores a aplicar nas fachadas e coberturas das
    edificações devem ser escolhidos de modo a proporcionar a sua ade-
    quada integração no local, do ponto de vista arquitectónico, paisagístico
    e cultural.
    2 — Apenas são admitidas cores das quais resulte uma harmonização
    cromática com a envolvente, podendo os serviços municipais indicar
    outras diferentes para acautelar a correcta inserção urbanística das edi-
    ficações e a harmonia do conjunto edificado.
  6.  # 10

pois é vago, mas dá para implicarem consigo se quiserem, logo o melhor será escolher uma cor neutra usual.
    • Gex
    • 3 novembro 2011

# 11

O cinzento não poderá ser considerado essa cor neutra, tipo assim (caixilharia e estores)?:
    1
    • Gex
    • 3 novembro 2011

# 12

Ninguém? Realmente parece-me que o cinzento é uma cor bastante neutra. Desconfio que essa "lei" é mais para quem quiser colocar cores do tipo verde alface ou cor de laranja psd ou vermelho ferrari nas fachadas...
  7.  # 13

Colocado por: GexO cinzento não poderá ser considerado essa cor neutra, tipo assim (caixilharia e estores)?:

sim claro
    falava mesmo em cinzentos/brancos e tons claros
    não vejo problema se for cinzento

0.0162 seg. NEW